i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Opinião

Cientificismo: quando a ciência e a política se unem para escravizar os homens

  • 14/05/2020 16:57
As pesquisas das ciências naturais não podem ser reproduzidas nas ciências humanas.
As pesquisas das ciências naturais não podem ser reproduzidas nas ciências humanas.| Foto: Pixabay

Nesse tempo de pandemia de coronavírus, o desconcerto de políticos e cientistas sobre quais seriam as melhores medidas para se tomar, sobretudo do ponto de vista sanitário, ficou evidente: devemos ou não achatar a curva do contágio? Só nos locais mais afetados ou no país inteiro? Quando seria seguro reabrir? Talvez seja melhor voltar à normalidade e esperar que a população consiga a tal imunidade de rebanho? Ou então isolamos só o grupo de risco?

Perguntas como essas surgiram de toda a parte e até agora ninguém sabe exatamente quais decisões serão as mais acertadas. Contudo, essa confusão, por mais que desoriente, é até certo ponto normal. Leva algum tempo para compreendermos um fenômeno novo, como um novo tipo de vírus: a ciência tem seus limites.

Não é isso o que pareceu em relação à crise do coronavírus. Luiz Henrique Mandetta, ex-ministro da saúde, por exemplo, repetia quase como um mantra ao ser perguntado sobre o distanciamento social ou sobre protocolos de tratamento para a Covid-19: “ciência, ciência, ciência”. Chegando a afirmar que Bolsonaro teria “exonerado a ciência” ao tirá-lo do cargo, como se o presidente tivesse abolido alguma regra matemática que o ex-ministro seguia fielmente. Essa crença exagerada na ciência é, grosso modo, o que se chama de cientificismo.

Esse termo foi cunhado na França na segunda metade do século XIX e indica a concepção e a atitude intelectual particular daqueles que consideram válido apenas o conhecimento das ciências físicas e experimentais como capaz de resolver todos os problemas e de satisfazer todas as necessidades humanas. Portanto, ele desvaloriza qualquer outra forma de conhecimento (incluindo a filosofia) que não aceite os métodos próprios dessas ciências.

Mas as hipóteses nos campos das ciências humanas não podem atender ao rigoroso critério científico de validação que procura refutar uma teoria; porque eles dependem da observação e da descrição. Em outras palavras, não se pode reproduzir em laboratório as pesquisas com o comportamento humano, da mesma forma com que podemos fazer com um mineral, por exemplo. E quando isso foi tentado, as consequências foram terríveis, como veremos mais adiante.

Mas antes uma pequena recapitulação histórica, seguindo Thomas Burnett, da National Academy of Sciences, num artigo para o site Biologos.

Segundo ele, as bases para cientificismo foram postas pela filosofia de Galileu Galilei, Francis Bacon e René Descartes, quando estes encabeçaram um movimento intelectual que proclamava um novo fundamento para o conhecimento, que envolvia o cuidadoso escrutínio da natureza, lançando as bases para o método científico. Porém, para abrir espaço para seus novos métodos, empregaram palavras fortes. Descartes, em seu Discurso sobre o método, chegou a afirmar que aqueles que aprendessem como o mundo físico funcionava poderiam se tornar “senhores e possuidores da natureza”. À medida que as descobertas científicas foram fazendo sucesso, começou a se esboçar o cientificismo.

Essa ideia perpassou os iluministas da Revolução Francesa, que acreditavam que a ciência poderia ser um substituto para religião, e encontrou sua fundamentação no positivismo de Auguste Comte, que preconizava, entre outras coisas, que os únicos dados válidos são adquiridos por meio dos sentidos. Nada transcendente e nada metafísico poderia ter qualquer pretensão de validade.

Assim, através do contínuo progresso da compreensão humana, a religião desapareceria, a filosofia e as humanidades seriam transformadas em uma base naturalista, e todo o conhecimento humano acabaria se tornando um produto da ciência.

A atitude (ou visão de mundo) de considerar válido apenas o conhecimento científico, como vimos, não é em si mesma científica, mas filosófica e histórica. Invalidando a própria ideia de que somente o conhecimento científico é válido.

Mas a própria ideia de aplicar os métodos das ciências naturais às ciências humanas pode ter consequências nefastas.

O professor ciências biológicas da Universidade da Carolina do Sul, Austin Hughes, e autor de mais de 300 publicações científicas revisadas pelos pares, aponta que o cientificismo está fortemente associado à pseudociência da eugenia.

Os proponentes do cientificismo e da eugenia romperam a linha divisória entre ciência e questões morais/filosóficas, ao declarar que a ciência é o único meio de responder a essas perguntas.

Os defensores do cientismo argumentam que nossos padrões de moralidade resultam da seleção natural de características que foram úteis para a sobrevivência de nossos ancestrais. Eles tendem portanto para um relativismo moral. Contudo, essa afirmação não pode ser provada ou negada por nenhum método científico.

Os eugenistas, por exemplo, pretensamente utilizam uma base darwinista para argumentar que devemos interromper a reprodução dos “inaptos”. Mas se os “inaptos” estão tendo sucesso em “propagar seus genes” é porque do ponto de vista darwiniano eles são um sucesso não um fracasso. Por que seria “científico” impedi-los?

A eugenia é uma pseudociência no pleno sentido da palavra. Mas o prestígio que ela tem (e ainda permanece residual e veladamente em alguns lobbies, como o abortista) não seria possível sem essa confusão entre a ciência — um método para se obter conhecimento (sob vários aspectos, limitado) — e o cientificismo — uma escola filosófica.

O cientificismo continua difuso na sociedade, por conta do próprio prestígio da ciência. Como se pode acompanhar durante esse período de pandemia. Hoje também é comum ouvir alegações de que não há nada que possa ser conhecido fora do escopo da ciência. Mas isso seria semelhante a um pescador de sucesso dizendo que tudo o que ele não pode pegar em suas redes não existe, para usar uma expressão encontrada em Oracles of Science: Celebrity Scientists Versus God and Religion [Oráculos da Ciência: Cientistas Famosos versus Deus e Religião] de Karl Giberson e Mariano Artigas.

Portanto, quando cientistas como Neil deGrasse Tyson, Stephen Hawking e Richard Dawkins, que podem ser considerados quase como pop-stars da ciência, fazem declarações como “Não há possibilidade de um Deus em nosso universo” eles estão extrapolando o próprio método científico e misturando filosofia e ciência.

Essa postura muitas vezes acaba prejudicando a ciência verdadeira, ao confundir uma coisa com outra, já que o cientificismo se apropriou indevidamente das especulações teóricas das ciências sociais e as declarou “baseadas na ciência”. Essa confusão, por utilizar do próprio prestígio das ciências, leva a muitas decisões políticas catastróficas, como a história do século XX provou em profusão.

30 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 30 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    rdi

    ± 2 dias

    Texto mau intencionado. Misturar a questão científica e uma pandemia com cientificismo e ciências humanas não faz nenhum sentido a não ser o de desinformar. Os 3 primeiros parágrafos não tem relação nenhuma com o resto do texto e ainda joga no ar o aborto, a eugenia e a não existência de deus pra confundir um pouco mais. Quem aí leu e diz que entendeu ta batendo palma pra maluco.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      rdi

      ± 2 dias

      Texto mau intencionado. Misturar a questão científica e uma pandemia com cientificismo e ciências humanas não faz nenhum sentido a não ser o de desinformar. Os 3 primeiros parágrafos não tem relação nenhuma com o resto do texto e ainda joga no ar o aborto, a eugenia e a não existência de deus pra confundir um pouco mais. Quem aí leu e diz que entendeu ta batendo palma pra maluco.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • O

        odimn pesch badotti

        ± 12 dias

        Hoje temos a novasiência, com seus principais representantes o Sr Neil Fergunson do Imperial College e o ilustre Atila Iamarino, da respeitadíssima (entre os comunistas) USP. Fizeram FALÁCIAS GROSSEIRAS COM BOA APRESENTAÇÃO GRÁFICA E ESPALHARAM O PÂNICO. Mesma coisa na Europa e EUA, população caiu na onda certamente gasolinada pelos esquerdas de plantão que tem uma alegria mórbida pelo sofrimento da iniciativa privada.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          Maquiavel

          ± 12 dias

          Apostas lançadas que o Mandettinha vai sair candidato nas próximas eleições!!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          1 Respostas
          • R

            rdi

            ± 2 dias

            Sim. Até pq ele já era político antes de ser ministro do miliciano. Nenhuma novidade.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

        • M

          Maquiavel

          ± 12 dias

          Se você passar a imagem de um carro em baixa velocidade, você verá claramente este carro; se você fizer esta mesma imagem do carro em altíssima velocidade, você não conseguirá ver a imagem do carro. O carro deixou de existir?? Com DEUS é a mesma coisa, não é porque você não consegue ver que ELE não existe!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • E

            ELI MORENO

            ± 12 dias

            Tema de instigante. A idolatria pela ciência como orientadora da vida dos cidadãos é antiga e nutriu ideias de que ela deveria sobrepor e, até mesmo, extinguir a política. O pensamento de que o cidadão comum não teria conhecimento e base científica suficiente para participar do destino do Estado e da própria sociedade, conceito que sobre-existe até hoje. Ciência e política não se unem para escravizar os homens, visto que devem buscar o bem comum. A ciência é subsidiária da política, não há ciência sem propósito humano. Cientificismo, esse sim, é inimigo da ciência e da política. Ver + em https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/ciencia-e-politica-os-verdadeiros-e-os-falsos-dilemas/

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • E

              ELI MORENO

              ± 12 dias

              Tema de instigante. A idolatria pela ciência como orientadora da vida dos cidadãos é antiga e nutriu ideias de que ela deveria sobrepor e, até mesmo, extinguir a política. O pensamento de que o cidadão comum não teria conhecimento e base científica suficiente para participar do destino do Estado e da própria sociedade, conceito que sobre-existe até hoje. Ciência e política não se unem para escravizar os homens, visto que devem buscar o bem comum. A ciência é subsidiária da política, não há ciência sem propósito humano. Cientificismo, esse sim, é inimigo da ciência da política. Ver + em https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/ciencia-e-politica-os-verdadeiros-e-os-falsos-dilemas/

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • C

                Carlos Henrique

                ± 12 dias

                Caramba uma lufada de ar em meio ao "jornalismo" é esse tipo de artigo que me faz continuar assinante da GP

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • L

                  L. Luz

                  ± 13 dias

                  Parabéns pelo lúcido comentário. Só um reparo ao artigo, pegando um gancho na sua exposição: é falacioso dizer que os cientistas mencionados afirmaram "Não há possibilidade de um Deus em nosso universo”. Quem leu as publicações de Hawkings, por exemplo, no original e não em traduções mal feitas, sabe que ele estava falando exatamente do critério basilar de uma teoria científica: a falseabilidade. Nunca poderemos PROVAR que Deus EXISTE em termos científicos, pois não há como provar que Ele NÃO EXISTE. Apenas isso. Ciência e fé não são antagônicas, apenas devem ser discutidas nos respectivos foros.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • L

                    L. Luz

                    ± 13 dias

                    Postei no lugar errado, referia-me ao comentário do Sr Adonis.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • B

                  Beto

                  ± 13 dias

                  Primeiro ele não falou e sim escreveu. Talvez seu nível de entendimento do texto esteja fraco.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • I

                    IvoHM

                    ± 13 dias

                    Para uma certa turma aí, se um médico afirma que a hidroxicloroquina não funciona, trata-se de ciência. Se outro médico afirma que cura, é achismo. Da mesma forma, existirem 5.427 gêneros é ciência. Homem e mulher é fundamentalismo. Ou ainda, a mídia afirmar que existe o aquecimento global, depois "mudanças climáticas", é ciência. PhDs renomados contestarem tal falácia é charlatanismo. Saiam da Matrix!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • A

                      Adonis

                      ± 13 dias

                      Parabéns pelo texto. De fato, ao negar Deus, aqueles que o fazem negam também a aplicação do método científico, porque Deus é uma proposição que não pode ser testada e reproduzida pelo método científico. A eugenia, idem, porque também contraria pressupostos lógicos da evolução. Se uma variação consegue sucesso em se perpetuar, é porque está apta á sobrevivência, conforme a própria teoria da seleção natural preconiza. De qualquer forma, leitura obrigatória.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • L

                        Luiz

                        ± 13 dias

                        É por isso que eu digo ... não desconsiderem a teoria de que a terra é plana ... existe gente suficientemente ****** pra acreditar nisso

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • S

                          Stefano Maestrello

                          ± 13 dias

                          Ótimo texto!!!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • E

                            Enzo De Maio

                            ± 13 dias

                            Falou falou falou e não disse nada....

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • M

                              Mirtão

                              ± 13 dias

                              Leu, leu, leu, (ou não leu) e não entendeu nada. BurrichÓ.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • C

                            Cris Bispo

                            ± 13 dias

                            Amei o texto. Explicou muita coisa q eu sabia mas não sabia verbalizar.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • A

                              Adhemar Ricardo Harada Ferreira

                              ± 13 dias

                              Comentário impertinente. Essa sua obsessão está te fazendo mal perdedor. Leia e aprenda. Simples assim.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • E

                                eneida

                                ± 13 dias

                                Muito bom! Mas aqui no Brasil além do cientificismo temos também o oportunismo político. O mantra de Mandetta tem mais de política que de qualquer outra coisa. E o povo que se dane e morta de fome.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  Marcelo Loeser

                                  ± 13 dias

                                  Nossa que excelente artigo. Parabéns. Sou médico e convivo com isso o tempo todo.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    Jorge Dias

                                    ± 13 dias

                                    Ótimo.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      ALEX

                                      ± 13 dias

                                      Lembro-me do vice-presidente, Mourão, há pouco tempo atrás dizendo que o neto teria nascido mais clarinho, logo mais evoluído. Eu gostaria de saber o que pensa Mourão da eugenia!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • A

                                        Adhemar Ricardo Harada Ferreira

                                        ± 13 dias

                                        "Comentário impertinente. Essa sua obsessão está te fazendo mal perdedor. Leia e aprenda. Simples assim. L

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • V

                                      VIVIANE MAC

                                      ± 13 dias

                                      Rafael, adorei, obrigada por esse texto tão significativo.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • F

                                        Francisco Carlos Barbosa Gomez

                                        ± 13 dias

                                        Parabéns. Esclarecedor para o que vivemos com essa pandemia.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • A

                                          ANTONIO DE PADUA GOMES BARBOSA

                                          ± 13 dias

                                          Muito bom. Esclarecedor.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • F

                                            Fernando Lopes

                                            ± 13 dias

                                            Excelente texto mostrando um tema antigo sempre recorrente, às vezes esquecido, quando o nobre e desejado conhecimento científico invade a política e as ciências sociais pretendendo tomar decisões, o que nunca foi papel da ciência, mas sim da política. Pior ainda quando pretende suplantar a filosofia e as religiões.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • L

                                              Leonardo Hoehne Polato

                                              ± 13 dias

                                              Orgulho de assinar esse jornal

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              Fim dos comentários.