i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Artigo

Como é possível superar a corrupção generalizada do Brasil

  • PorGuilherme Freire, especial para a Gazeta do Povo
  • 29/01/2020 13:28
O Estado numa visão tomista e uma sociedade pautada pela lei natural são os antídotos contra o relativismo e fisiologismo que assolam a nação brasileira.
O Estado numa visão tomista e uma sociedade pautada pela lei natural são os antídotos contra o relativismo e fisiologismo que assolam a nação brasileira.| Foto: Pixabay

O brasileiro comumente fica indignado ao ver certas sentenças judiciais que favorecem comportamentos corruptos, principalmente dos poderosos. Quando surge algo como a operação Lava Jato, que colocou muitos criminosos do meio político e empresarial na cadeia, a população sente que a justiça está sendo feita. Mas esse sentimento não é duradouro, pois logo surgem sentenças que inocentam ou abrandam o crime. Essas decisões são um contrassenso para a população em geral. Em decorrência dessas decisões tão comuns em nosso país, muitos desacreditam da justiça e acham que a corrupção endêmica é parte da nossa nação. Entendem isso como o “jeitinho brasileiro”, que é uma forma lapsa de moral constituída em um costume que é refletido em nossas instituições.

No fundo, as pessoas entendem que as leis e instituições são meros instrumentos que as pessoas com acesso ao poder usam para se beneficiar ou punir seus adversários. Toda a argumentação retórica de políticos e juristas que sustenta esse sistema não passa de uma hipocrisia. Aparentemente, podemos acreditar que o brasileiro perdeu o senso de justiça e, de forma equivocada, por um desconhecimento de nossa história, é comum atribuir isso a uma herança colonial portuguesa.

No entanto, o fato é que o clima generalizado de corrução está intimamente ligado ao desprezo pela lei natural. Quando o brasileiro fica indignado com corruptos soltos é por que ainda preserva uma visão de lei natural em sua moral e sabe que, apesar de o sistema jurídico do país permitir a impunidade, há uma sentença correta que deveria estar em sincronia com a ética. É claro que existem os exageros e nem sempre o senso comum tem a capacidade de ser o melhor juiz para casos complexos, mas justamente por isso precisam valorizar a lei natural que prevalece sobre a lei positivada do ordenamento jurídico – e a lei positiva só será justa se estiver em acordo com a lei natural.

A lei e a moral

Antes de tudo há uma crise de compreensão da moralidade em nosso país. A raiz disso está no fato de que com o predomínio do positivismo jurídico, a letra da lei passou a ser entendida como a própria moral. Isso abriu espaço para que a política do bem comum fosse substituída pela política maquiavélica e todo tipo de técnica de manipulação empregada para justificar os maiores absurdos jurídicos, do juiz de garantias ao abolicionismo penal.

Muitas leis não representam de fato a moral e acabam por se tornar instrumentos que pretendem favorecer interesses de certos grupos. Ofusca-se, assim, o fato de que o direito tem por fim promover o bem comum e não a uma classe específica da tecnocracia. No entanto, o imaginário dos legisladores e políticos brasileiros de hoje pensa um Estado que não é fundamentado na ordem natural, mas numa norma originária hipotética.

O Brasil não foi criado pela Constituição de 1988 e a ordem jurídica não tem essa lei como seu fundamento último. Ao contrário do que muitos pensam, São José de Anchieta contribui muito mais para apresentar os fundamentos do Estado brasileiro do que a atuação política de Ulysses Guimarães na constituinte.

Isso porque o primeiro tentou ensinar a lei natural ao nosso povo enquanto o segundo tentou criar uma estrutura artificial que não tem fundamentos concretos em nossa nação, mas só na vontade de um grupo de políticos social-democratas que estavam no Congresso naquela ocasião. Não passa de um efeito psicológico pensar que, se a Constituição for tratada como absoluta, o resultado será uma segurança jurídica real e duradoura. Nesse caso, o que realmente ocorre é predomínio da artificialidade, que se manifesta quando os intérpretes da lei se tornam autoridades máximas.

Há um grande clamor em nosso país para o fim da instrumentalização das instituições, mas pouco se atenta para o fato de que uma das consequências lógicas do positivismo é o ativismo pós-positivista, cujo relativismo nos leva a entregarmos nossa organização jurídica aos desígnios de indivíduos. A insatisfação da população com o Supremo Tribunal Federal, que vê a Corte muitas vezes servindo interesses políticos em grande parte é decorrente dessa formação ideológica dos juízes. Quando um país perde o rumo na relação entre política e direito, como o caso do Brasil, a solução está em rediscutir o problema a partir das bases essenciais do Estado.

A refundação do Brasil

Um intelectual de grande importância que falou sobre esse tema foi o professor José Pedro Galvão de Sousa, um dos maiores filósofos do direito brasileiro. Apesar de ser um brilhante pensador, o professor Galvão foi extremamente perseguido no meio universitário brasileiro, seja na USP ou na PUC/SP (faculdade que ajudou a fundar). Mas, sem se deixar levar pelas ideologias contemporâneas, ele conseguiu deixar uma obra riquíssima em entendimento da formação jurídica do Brasil.  A partir de sua obra podemos pensar em três formas de restaurar a ordem política no Brasil.

A primeira forma é restaurar a fundação do Brasil e o seu papel no mundo hispânico. A nação brasileira foi fundada sobre o espírito cruzado, sobre o desejo de levar a cristandade para além dos limites do continente europeu. Portugal expandiu seus domínios para cá no clima da Guerra de Reconquista. A vontade portuguesa de circundar o globo em busca de novas terras se devia, em grande parte, ao bloqueio que os muçulmanos fizeram das rotas tradicionais da Europa.

Os Lusíadas ilustram bem o espírito desbravador do povo português. Assim, o Brasil foi resultado de um esforço épico dessa nação europeia, tão pequena em termos territoriais e populacionais, mas gigante em termos políticos e culturais. O Brasil de São José de Anchieta é herdeiro da mentalidade que nos deu Os Lusíadas. Dentro dos países que herdaram a cultura ibérica, marcada pela miscigenação e por um forte senso de comunidade, o Brasil é o maior. Por vocação, o Brasil é um líder do mundo hispânico.

É preciso ressaltar que, sem a tradição cristã europeia, o Brasil não existiria, algo que os progressistas da Semana de Arte Moderna não entenderam, pois foi essa tradição que unificou os vários povos que aqui viviam. Nosso país precisa, nessa concepção, assumir seu papel de líder do mundo hispânico e entender como se deu sua própria fundação a partir do contexto da Cristandade.

Subsidiariedade

A segunda forma que Galvão de Sousa apresenta para restaurar a ordem política em nosso país é recuperar a noção orgânica de sociedade e de Estado pautado pela subsidiariedade. Não há como separar um indivíduo da comunidade na qual ele está inserido. O individualismo negligencia a realidade mais básica que pode ser vista nas famílias ou nas associações: a da vida comunitária. A sociedade orgânica não é a redução dos entes sociais a uma função do todo, como no fascismo ou socialismo, mas justamente um reconhecimento da importância das relações humanas naturais. Por isso o Estado não pode ser uma ordem imposta sobre as pessoas, e sim decorrência de uma sociedade bem organizada. Essa visão está bem alinhada ao tradicionalismo hispânico.

A terceira forma é restauração da lei natural. A lei humana precisa se orientar pelo bem comum (a hipótese contrária é repudiada pela reta razão). Natureza não é tomada em um sentido biológico, mas como a essências das coisas vista sob o ponto de vista da finalidade. A lei natural, descoberta pela reta razão, nos direciona à valorização da vida, da família e do trabalho. Os direitos são percebidos em uma ordem social que também se ordena em busca do bem do espírito.

A fundamentação do direito positivo na lei eterna, que Cícero tanto proclamava, era tida pelos romanos como um elemento constituinte da ordem social saudável. A única forma eficaz e tradicional de combater a arbitrariedade jurídica é a aderência à lei natural. Do modo como se dá a fundamentação jurídica hoje, os juízes ativistas escapam da lei quando essa não segue a pauta progressista. Já quando as leis estão alinhadas ao progressismo esses mesmos juízes as seguem à risca.

A estrutura política se fragiliza quando baseada em noções vagas de contratualismo e democracia, pois não há segurança nenhuma para a ordem jurídica, que acaba por ficar à mercê do grupo político mais organizado e é manipulada conforme os interesses dominantes.

Sem os fundamentos morais baseados na lei natural, o que se consolida na democracia não é a vontade do povo, mas a vontade de quem tem o poder sobre o aparato institucional. O positivismo jurídico encobre a instrumentalização utilitarista dos tribunais com um verniz de ciência e tecnicalidade.

Estado Tecnocrático

José Pedro Galvão de Sousa nos deixou outra observação de grande importância quando descreve a perspectiva do “Estado Tecnocrático”. Essa perspectiva é filha da síntese entre utilitarismo e positivismo. Essa concepção vê os homens como engrenagens de um sistema encabeçado pela administração estatal, que está refém do cientificismo e dissociada de análises profundas da sociedade, de modo que concebe o planejamento central como absoluto.

O estado tecnocrático é a instrumentalização institucionalizada da sociedade por meio da imprensa e do gerenciamento pretensamente técnico. Contudo, ele se opõe à visão de sociedade orgânica que atua em sincronia com um Estado pautado pela subsidiariedade e de acordo com o bem comum. Assim, como o positivismo jurídico torna o sistema judiciário um instrumento daqueles que fazem e interpretam as leis, o Estado Tecnocrático é a instrumentalização de toda a sociedade organizada em favor daqueles que são os donos do poder.

Em última análise é preciso frisar que essas propostas de restauração política que identifico na obra de Galvão de Sousa são naturalmente inspiradas na concepção tomista do Estado. Santo Tomás resgatou a noção de autoridade, ao mesmo tempo em que ressaltava a importância da condução do Estado para o bem comum, além do regime misto como forma de evitar o poder tirânico.

Se voltarmos à concepção tomista de Estado, atentos às contribuições importantes como a Galvão de Sousa ou de São Roberto Belarmino, sem dúvidas teremos uma visão mais clara da relação entre uma organização estatal saudável e o problema de uma ordem jurídica instável.

O Estado numa visão tomista e uma sociedade pautada pela lei natural são os antídotos contra o relativismo e fisiologismo que assolam a nação brasileira.

Conteúdo editado por:Paulo Polzonoff Jr.
36 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 36 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • M

    Manuel Soares

    30/01/2020 20:48:54

    Pra quem não entendeu o artigo: A lei no Brasil está fundamentada na vontade dos legisladores e não em princípios universais, pautados na ética real que é parte da ordem do universo, a lei natural. Se a lei não se pautar na lei natural, sempre haverá jogos de interesse porque não há parâmetros reais para dizer o que é errado ou não. De uma forma ou outra, pode prender quem quiser, pq os julgamentos vão ser de acordo com quem manda mais na política.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • S

      sansão

      30/01/2020 17:45:58

      Creio que o problema passa por educação, os paises que ocupam os principais postos neste ranking, são os que tem menor indice de corrupção.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • A

        Astro

        30/01/2020 17:02:53

        Primeira coisa é reduzir a impunidade, vejam que a Lava-jato, foi a única operação que colocou gente grande na cadeia. Segundo: que as penas aplicadas por esses crimes sejam realmente cumpridas. Terceira: corrupção não tem ideologia, vide Lula é Flávio Bolsonaro. É por fim: não ter políticos de estimação e sim princípios. Não é porque um lado fez que o outro está autorizado a fazer.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • C

          Celito Medeiros

          30/01/2020 16:21:16

          Um bom texto e bons comentários, mostram que o Povo está atento e com opinião própria, o debate reforça a linha de pensamento da Sociedade. A diferença entre Moral e Ética, mesmo ainda não bem compreendida por alguns e isto sim, é Histórico, vivenciamos isto há longo tempo. A questão é que tudo o que é Moral é Legal. A Moral é exatamente o conteúdo das Leis, que bem ou mal, foram aprovadas, muitas delas, infelizmente por interesses escusos de alguns Parlamentares. Não, a questão não é generalizada, mas localizada em níveis operacionais dos corruptos e corruptores. Se temos também muitos do Povo que se beneficiam imoralmente, existem muitos que são Éticos, acima da Moral.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • Z

            Zyss

            30/01/2020 15:27:30

            Só matando em praça pública na frente de todos.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • G

              Guilherme Pereira

              30/01/2020 14:53:15

              Não é possível no Brasil, infelizmente é impossivel para a corrupção a única forme de se livrar da corrupção é sair do país, se tivesse 1.000 Moros no Governo todo e na Politícia a coisa toda iria parar a corrupção... mas não é possivel! Sr. Moro Presidente já!!!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • B

                Bingo Two

                30/01/2020 15:35:30

                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • R

                  Rafael B M

                  30/01/2020 13:25:35

                  Ótimo artigo, professor!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • D

                    Diego Cardoso Baima

                    30/01/2020 13:12:11

                    Ótimo artigo. É preciso rever as coisas em suas bases.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • O

                      Olímpio Da Conceição Filho

                      30/01/2020 12:15:55

                      Enquanto houver a impunidade que há no Brasil, não se conseguirá combater a corrupção. Como os nossos parlamentares, liderados por Maia e Alcolumbre, aprovam leis que estimulam a impunidade a corrupção vai continuar.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • E

                        EMERSON ZANON GRANEMANN

                        30/01/2020 10:53:17

                        Refundar o Brasil vai muito além de personalismos e ideologias radicais. Este excelente texto provoca importante reflexão para todos, afinal a mudança que queremos depende só de nós através de nossas atitudes, envolvimento político e voto.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Mário Kume

                          30/01/2020 10:01:16

                          É uma missão difícil, porem já começou com Sérgio Moro que enfrentou sozinho toda a tigrada que habita este país. O grande começo é o povão começar a votar certo !!!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Manuel Soares

                            30/01/2020 2:01:40

                            Esse Moro não vai resolver nada. Ele é tão pelego do centrão quanto o Bolsonaro. É necessário restaurar o Império e afundar essa República fajuta.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            5 Respostas
                            • S

                              Sou Brasil

                              30/01/2020 12:10:50

                              Fracos em argumentação, vão por jornais de município...O Brasil é Continental...Se tem violência na sua cidade, é problema de bairro, do município..."Estatísticas a nível de Brasil" é o que conta.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Manuel Soares

                              30/01/2020 11:55:13

                              Ou você acha que o Temer e Dilma eram democratas e deixavam a PF trabalhar enquanto o Bolsonaro faz de tudo pra parar eles? Vocês são gado do antagonista pra acreditar nessa história. Essa República é podre por dentro. Cada um que se aproxima, apodrece também

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • M

                              Manuel Soares

                              30/01/2020 11:51:40

                              O crime começou a diminuir antes do Moro estar lá. Em 2018 já estava caindo. Desde que ele entrou o cara temtodo o aparato de segurança do país na mão e não conseguiu uma prova pra prender mais ninguém. Até no tempo do PT e do Temer com eles fazendo de tudo pra abafar as coisas, ainda assim a PF avançava. Chegou os cara do Moro lá e não resolveu mais nada.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • F

                              Francisco Krupa

                              30/01/2020 11:16:15

                              Sou Brasil: Diminuindo criminalidade aí não sei se é pra rir ou chorar..kkkkk. É só ver os jornais todos dias pra ver como está diminuindo kkk

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • S

                              Sou Brasil

                              30/01/2020 2:38:28

                              Nossa Manuel, vc arrebentou agora!!Mas pode melhorar e muito nos seus argumentos!!!...Falar que o Moro não vai resolver nada, tem que ter um ótimo argumento, pois o cara está diminuindo todo índice de criminalidade!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Manuel Soares

                            30/01/2020 1:42:43

                            Tem que começar alfabetizando direito. Dá pra ver que a maioria aqui nem entendeu o que leu

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • D

                              Decio mango

                              30/01/2020 1:17:34

                              A esquerda passou anos dizendo que a prisão no Brasil servia apenas para preto e pobre...quando entrou no puder roubaram e corruPTaram e começaram com ação de juízes não alinhados com estes vagabundes, a prender ricos e bandidos de colarinho branco...ai não pode...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • F

                                Freitas

                                30/01/2020 1:07:03

                                Se o mais alto dignitário do Brasil presta-se a passar vexame, é difícil passar uma boa lição aos brasileiros. >>> Demitido ontem do cargo de secretário-executivo de Onyx Lorenzoni, Vicente Santini foi nomeado hoje assessor especial da Secretaria Especial de Relacionamento Externo da Casa Civil. Amigo de infância de Flávio e Eduardo Bolsonaro, Santini havia sido exonerado por usar avião da FAB em viagens à Suíça e à Índia.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                3 Respostas
                                • C

                                  Celito Medeiros

                                  30/01/2020 16:23:38

                                  E assim que Bolsonaro soube, já o demitiu, agora pela segunda vez. Quem está na alça de mira é quem o contratou, assim a limpeza está sendo feita, não é fácil sanear o meio.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  MateusMS

                                  30/01/2020 15:21:56

                                  Sou Brasil: eu tbem esperava.. mas agora virou 'fofoqueira'... acredita só no que quer...

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • S

                                  Sou Brasil

                                  30/01/2020 2:40:23

                                  argumentos fracos!...Espero mais de você Freitas!!!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • R

                                Roberto Garcia

                                30/01/2020 0:44:27

                                Bem menos filosófico e mais prático seria prover um Estado menos agigantado, obeso e por consequência burocrático. A burocracia é uma fonte geradora de corrupção. O ser humano é naturalmente pelos tempos imemoriais propenso à corrupção. Tem é que que tirar do seu alcance a chance de se corromper. O resto é enxugar gelo.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • M

                                  Manuel Soares

                                  30/01/2020 11:58:33

                                  Fala pro Rodrigo Maia e pro Gilmar Mendes fazerem isso. Esse povo da utopia laranja vive em mundo de algodão doce

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • P

                                Paulo Lima

                                30/01/2020 0:09:13

                                Primeira providencia é higienizar o STF, afastando e processando ministros envolvidos com corruptos e corrupção.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • F

                                  FRANCISCO BEDUSCHI

                                  30/01/2020 8:37:59

                                  O que esperar de um tribunal cujo presidente foi reprovado duas vezes em concurso para juiz?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • A

                                Ana Clara Martins Lazarini

                                29/01/2020 23:38:41

                                Muito bom artigo! Nos convida a uma reflexão profunda do problema

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • J

                                  JP

                                  29/01/2020 23:37:19

                                  Moro, Moro, Moro

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • F

                                    Fernando

                                    29/01/2020 23:17:41

                                    Convido a todos ficar 30 minutos na Linha Verde e ver quantos carros trafegam a mais de 70 Km/h. Eu já fiz uma estimativa e cerca de 80% dos motoristas não conseguem respeitar sequer o limite de velocidade de uma via. Já tive esperança no Brasil e no brasileiro, não tenho mais. Nem o que está ao seu alcance o brasileiro médio faz.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    2 Respostas
                                    • J

                                      José de Paula Rodrigues

                                      30/01/2020 5:39:53

                                      Sabe como os americanos determinam a velocidade de uma rodovia? Eles fazem uma medição da velocidade natural - que é a velocidade com que cerca de 80% dos motoristas passam no trecho. Descartam os 10% mais apressados e os 10% mais lentos, calculam a média do resto, e esse é o limite, que é reavaliado a cada X anos. Ou seja, a lei (em sentido genérico; um limite de velocidade é uma "lei local") se adapta à realidade, à natureza, e não o contrário. Quando a natureza (natureza humana, no seu exemplo), ou o bom senso, excede alei, viramos foras-da-lei, e levamos fama de fazedores de "jeitinho".

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      José de Paula Rodrigues

                                      30/01/2020 5:39:17

                                      O seu exemplo específico ilustra muito bem a tecnocracia, o positivismo vigente aqui em Pindorama: por que os carros devem trafegar a 70 km/h? O que 70 km/h tem de mágico? Será que os carros modernos, com melhores freios, melhores suspensões, melhores motores, melhores pneus, melhores itens de segurança (ABS, airbag, ESC etc etc etc) do que os automóveis dos anos 90, não podem trafegar em velocidades maiores?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • S

                                    Sr. Walker

                                    29/01/2020 22:12:30

                                    Matando todo mundo?

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      Jair Lenzi

                                      29/01/2020 22:03:58

                                      Ajudaria muito se o STF abrisse mão de ser o abrigo seguro dos corruptos e, se o presidente se esforçasse pelas medidas do Moro ao inves de ficar de conchavos com gilmar, toffoli e cia pra evitar q seu filho criminoso tenha julgamento adequado. Mas o fato é de q alem de TRAIDOR deve estar preocupado em criar uma barreira pra sua propria defesa. Nao fosse, nao precisava o gen Heleno q nos 13 anos de roubalheira do PT nunca disse nada, agora vem falar q é o governo q mais atacou a corrupção. Fosse isso, nossa percepção seria outra alem de ver um general mentir pra se garantir no emprego

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • J

                                        JULIANO RIBAS DEA

                                        29/01/2020 21:52:01

                                        Não é. O problema é cultural, fisiológico. Essa desgraça já começou errada com a colonização portuguesa, e depois, foi só ladeira abaixo.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        Fim dos comentários.