• Carregando...
Jordan Peterson
Jordan Peterson: o segredo da vida é responsabilidade| Foto: Divulgação

Jordan Peterson passou por maus bocados.

Em meados de 2019, Peterson desapareceu da vida pública enquanto lutava contra graves problemas de saúde decorrentes de um vício em remédios controlados.

“Inferno absoluto”, é como sua filha Mikhaila descreveu o que ele passou.

Duas semanas atrás, Peterson voltou ao YouTube para anunciar que se recuperou o suficiente para começar a lançar novos conteúdos novamente.

“Estou vivo e tenho planos para o futuro”, afirmou.

Peterson também está pronto para compartilhar o que aprendeu com sua provação.

“Eu aprendi algumas coisas durante aquele período difícil, suponho”, disse ele, “ou pelo menos posso dizer o que me fez continuar durante o que foi certamente o pior período da minha vida”.

Uma olhada em como Jordan Peterson escapou do submundo com seu espírito intacto pode ser uma lição para todos nós. Mas primeiro vamos ver brevemente como ele chegou lá, enquanto ele e Mikhaila relataram sua jornada em um vídeo de junho.

Descensus ad Infernos

A descida de Peterson começou em abril de 2019, quando sua esposa Tammy foi diagnosticada com câncer terminal.

Naquele momento, Peterson experimentou algo que discutiu extensivamente em seus livros e palestras: o colapso da ordem e o surgimento do caos.

Em seu best-seller “12 Regras para a Vida: Um Antídoto para o Caos”, Peterson descreveu a ordem como “território explorado”: ​​o conhecido e o esperado em nossas vidas. “Ordem”, por exemplo, “é a estabilidade do seu casamento”.

Na verdade, o casamento de Jordan com Tammy foi uma grande fonte de ordem e estabilidade em sua vida. Na seção de agradecimentos de "12 Regras Para A Vida", Peterson escreveu que sua esposa Tammy, “… tem sido um pilar absoluto de honestidade, estabilidade, apoio, ajuda prática, organização e paciência …”

Mas então, ele foi informado, aquele pilar logo cairia.

“Caos”, escreveu Peterson, “é o novo lugar e tempo que surge quando a tragédia surge de repente …”

“É o novo e imprevisível emergindo repentinamente no meio do que nos é familiar.”

“É o lugar onde você acaba quando as coisas desmoronam…”

E quando as coisas desmoronam, isso pode nos lançar em um loop emocional. Como Peterson escreveu em seu livro muito anterior, “Mapas de Significado — A Arquitetura da Crença”, “Quando o mundo permanece conhecido e familiar… nossas emoções permanecem sob controle. Quando o mundo de repente se transforma em algo novo, no entanto, nossas emoções são desreguladas…”

Diante de notícias tão terríveis, a ansiedade de Peterson aumentou. Ele já tomava benzodiazepínicos para ansiedade. Após o diagnóstico de sua esposa, seu médico aumentou a dosagem. No entanto, isso só parecia aumentar a ansiedade. Peterson percebeu que havia desenvolvido um vício perigoso.

Tammy desafiou seu diagnóstico recuperando-se logo depois. Mas a provação de Jordan estava apenas começando.

Seu médico fez com que ele tentasse parar de fumar, trocando medicamentos. Mas isso fez com que seus níveis de ansiedade aumentassem. Então ele tentou diminuir, mas isso também era insuportável. O pior de tudo foi que ele desenvolveu uma doença chamada acatisia, que Peterson comparou a ser espetado com um aguilhão de gado sem parar durante todas as horas em que estava acordado. A condição o mantinha em constante movimento, pois ficar deitado, sentado ou parado era insuportável.

Então Jordan, junto com Mikhaila e seu marido, iniciou uma longa (e controversa) busca, primeiro na América do Norte e finalmente no Leste Europeu, por ajuda médica que o tiraria dos benzodiazepínicos e o ajudaria a se recuperar dos danos neurológicos que ele havia sofrido .

Em vários momentos, Peterson sofreu delírio, alucinações, distorção do tempo e problemas físicos de tal forma que ele não conseguia subir escadas ou ir para a cama.

“Não é exagero”, relatou Peterson, “dizer que para mim as consequências da abstinência de benzodiazepínicos foram piores do que a morte”.

"Sabe, você não quer dizer algo assim levianamente", continuou, "mas houve muitas vezes, muitas vezes, quando teria sido preferível, pelo que eu poderia dizer, apenas não estar vivo do que experimentar o que eu estava experimentando. ”

Há uma boa razão para não considerar o relato de Peterson um exagero. Um artigo de 2017 no American Journal of Preventative Medicine encontrou uma ligação entre as principais doenças físicas e o risco de suicídio.

Como, então, Peterson conseguiu suportar um sofrimento tão profundo? Sua filosofia de vida pode ter algo a ver com isso.

Sofrimento e sobrevivência

“A vida é sofrimento”, escreveu Peterson em “12 Regras Para A Vida”. “Não existe verdade mais básica e irrefutável.”

“O que no mundo deveria ser feito sobre isso?” ele perguntou. “A resposta mais simples, óbvia e direta? Busque o prazer. Siga seus impulsos. Viva o momento."

Mas Peterson rejeitou a noção de que a busca da felicidade é o maior objetivo da vida, citando Aleksandr Solzhenitsyn, sobrevivente e escritor que denunciou o sistema dos gulags soviéticos:

“… que a lamentável ideologia sustentando que os seres humanos são criados para a felicidade não tem futuro ficou evidente com o primeiro golpe do porrete do capataz”.

“Em uma crise”, explicou Peterson, “o sofrimento inevitável que a vida acarreta pode rapidamente ridicularizar a ideia de que a felicidade é o objetivo final da vida. (…) um significado mais profundo é necessário. ”

“É muito bom pensar que o significado da vida é a felicidade”, Peterson afirmou em uma entrevista para o jornal inglês The Guardian, “mas o que acontece quando você está infeliz? A felicidade é um ótimo efeito colateral. Quando vier, aceite com gratidão. Mas é fugaz e imprevisível. Não é algo para se ter como objetivo — porque não é um objetivo. E se a felicidade é o propósito da vida, o que acontece quando você está infeliz? Então você é um fracasso. E talvez um fracasso suicida. A felicidade é como algodão doce. Simplesmente não vai ser o suficiente.”

Em uma entrevista para o Dr. Oz (cirurgião cardíaco e professor da Universidade de Columbia que tem um programa famoso na TV americana), Peterson falou sobre a felicidade: "É um barco raso em um mar muito agitado."

E, de fato, como Peterson relatou, não foi a felicidade que o ajudou a superar sua crise. “A razão pela qual sobrevivi”, disse, “certamente não foi porque estava curtindo minha vida”.

Então, qual foi o motivo? Que tipo de propósito de vida é forte o suficiente para suportar o grau avassalador de sofrimento que pode se abater sobre nós em tempos de crise e caos? Que “significado mais profundo” sustentará o espírito humano durante uma longa e extenuante estada no submundo: por meio de um surto de doença grave ou uma temporada em um gulag?

Para Peterson e Solzhenitsyn, a resposta é responsabilidade.

Como Peterson explicou, Solzhenitsyn abraçou a responsabilidade radical e foi assim que sobreviveu ao gulag com seu espírito, não apenas intacto, mas triunfante.

E Peterson credita sua própria sobrevivência ao apego à família (“A razão [de eu sobreviver] foi porque tinha uma família à qual era muito apegado …”) e sua dedicação ao trabalho (“Meu trabalho … também foi extremamente útil porque eu poderia me sustentar produzindo e depois escolhendo os pensamentos que foram úteis, apesar da minha angústia … e da minha falta de esperança para o futuro.”).

Incrivelmente, Peterson conseguiu continuar trabalhando em seu próximo livro durante a maior parte de sua crise de saúde.

“Responsabilidade: é isso que dá sentido à vida”, disse Peterson certa vez em uma palestra. E, como ele demonstrou na prática, uma vida significativa é aquela que pode resistir a uma tempestade de sofrimento.

Círculo completo

Peterson também credita sua sobrevivência ao apoio de sua família, que ele descreveu como "acima e além do dever". Sua filha e seu genro foram especialmente úteis, pois tomaram a iniciativa de procurar e obter tratamento médico para ele, mesmo quando essa busca os levou para a Rússia no auge do inverno. "Sim, bem, eu não ia desistir", Mikhaila respondeu depois que Jordan, sufocado pela emoção, agradeceu por sua ajuda.

Isso foi especialmente comovente, visto que Peterson dedicou um capítulo inteiro de “12 Regras Para A Vida” contando a história da batalha extremamente dolorosa de Mikhaila contra a artrite reumatóide juvenil.

A família Peterson moveu céus e terras para ajudar Mikhaila, tendo o cuidado de não roubar dela suas próprias forças para combater promover o desespero. E agora a responsabilidade que Jordan abraçou há muito tempo voltou para abençoá-lo, enquanto a filha que ele criou e cuidou assumiu em troca o fardo de salvar sua vida.

“Eu vi minha filha adolescente”, escreveu Peterson, “passar pela destruição de seu quadril e tornozelo e sobreviver a dois anos de dor contínua e intensa e emergir com seu espírito intacto. Observei seu irmão mais novo, voluntariamente e sem ressentimento, sacrificar muitas oportunidades de amizade e envolvimento social para ficar ao lado dela e de nós enquanto ela sofria. Com amor, incentivo e caráter intacto, um ser humano pode ser resiliente além da imaginação. ”

Admitindo seus erros

Uma das maneiras pelas quais Solzhenitsyn abraçou a responsabilidade radical foi descobrir em sua alma qualquer culpa que ele mesmo carregue em produzir sua própria situação.

Peterson também imitou seu herói dessa forma.

“Na verdade, é bastante chocante para mim”, confessou à filha, “que eu não soubesse — apesar de minha especialidade profissional, não ter ideia de como o uso de benzodiazepínicos poderia ser catastrófico”.

Mikhaila apontou para o público que ele não é um psiquiatra, mas um psicólogo. E psicólogos aconselham, mas não prescrevem medicamentos.

Mesmo assim, Peterson recusou-se a escapar da situação, dizendo: "Ainda é útil manter-se atualizado com a literatura relevante".

Peterson também está tentando redimir seus erros e seu sofrimento, espalhando a consciência sobre os perigos do uso de benzodiazepínicos.

Ele também exemplificou a responsabilidade quando abordou de frente uma crítica que alguns fizeram contra ele:

Qual é o velho ditado: “um médico cura a si mesmo”, certo? Escrevi um livro de autoajuda. Sou psicólogo. É como, “Bem, por que diabos eu não vi isso chegando?” E “Por que não fui mais cauteloso?” E acho que essas são perguntas razoáveis. (…) Bem, e aí está a próxima questão: por que as pessoas deveriam levar a sério tudo o que eu digo, por causa disso? E acho que o que eu diria é se você vai esperar para aprender com pessoas que não cometem erros ou não têm tragédias em suas vidas. Você vai passar muito tempo esperando para aprender algo. E a segunda coisa que eu diria é, em minhas palestras e meus escritos, nunca sugeri que eu fosse outra coisa senão uma das pessoas que também precisavam aprender essas lições. Então, eu me incluí na população de pessoas que precisavam de algum aprimoramento moral. ”

E ele não está apenas dizendo isso após o fato. Muito antes de sua doença, ele disse ao The Guardian:

“Além disso, [12 regras para a vida: um antídoto para o caos] não foi escrito apenas para outras pessoas. É um aviso para mim. Eu também estou dizendo: ‘Cuidado, porque o passado sempre volta para assombrar.’ ”

Um médico cura a si mesmo? Onde mais importava, o Dr. Peterson se curou.

Ele prescreveu, tanto para si mesmo quanto para seu público, uma vida de significado e responsabilidade como um antídoto para o caos e o desespero. Essa receita salvou sua vida. Algum dia, pode salvar a sua e a minha também.

© 2020 FEE. Publicado com permissão. Original em inglês
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]