• Carregando...
 | Ilustração/Felipe  Lima
| Foto: Ilustração/Felipe Lima

Nos últimos tempos da União Soviética, uma piada corria o país: dois russos, irritados por estarem numa longa e demorada fila para comprar vodca, culpavam Mikhail Gorbachev, o líder soviético. Um deles diz: “Não aguento mais. Vou ao Kremlin matar Gorbachev”. E sai. Uma hora depois, volta e encontra, ainda na fila da vodca, o “camarada” com quem havia conversado – que pergunta: “E então? Matou Gorbachev?” Ele responde: “Não, a fila estava maior do que essa”.

A anedota ilustra com bom humor algumas das causas do esfacelamento do socialismo soviético: a ineficiência da economia comunista e sua incapacidade prover bens de consumo para a população, além da total ausência de apoio popular para manter um regime marcado pelo autoritarismo.

O comunismo ruiu em 1989, com a queda do Muro de Berlim. Foi uma experiência histórica fracassada que começou há exatos 100 anos, com a Revolução Russa, iniciada em março de 1917 (fevereiro pelo antigo calendário russo).

Veja os principais momentos da história do comunismo

Em seu estado “original” – sem propriedade privada de meios de produção e ditadura do partido único – sobrevive apenas na Coreia do Norte. Outras nações ainda comunistas já dão passos, ora mais lentos ora mais rápidos, em direção ao capitalismo – caso de Cuba e China. Mas isso significa que o comunismo está definitivamente morto e que nunca mais voltará?

A resposta

É difícil fazer uma previsão histórica – os marxistas sabem muito bem disso porque profetizaram, equivocadamente, que o fim do capitalismo e a ascensão do socialismo era a marcha inevitável da história. Mas a resposta mais perto da realidade é: sim, o comunismo está enterrado, mas na sua versão soviética. Não é possível, contudo, descartar a possibilidade de haver novas experiências anticapitalistas e socialistas. O bolivarianismo latino-americano é um exemplo.

“O socialismo de tipo soviético me parece historicamente morto, sem condições de abrir perspectivas de futuro”, diz o historiador Daniel Aarão Reis, professor da Universidade Federal Fluminense que estuda revoluções socialistas.

O sociólogo Demétrio Magnoli, autor de vários livros sobre história e geopolítica do século 20, prefere não dizer que o comunismo morreu, por ser um conceito amplo. Mas sim que o que foi enterrado é o leninismo, definido por ele como “a ideia que presidiu a Revolução Russa: de que um partido tomaria poder, estatizaria a economia e conduziria a nação ao comunismo [pela teoria marxista, a sociedade sem classes]”. O leninismo é a versão do marxismo defendida por Lênin, principal líder revolucionário da Rússia.

Comunismo e socialismo são a mesma coisa?

Os dois termos costumam ser tratados como sinônimos. Mas, de acordo com a teoria marxista, há diferenças

Leia a matéria completa

Anticapitalismo vivo

Apesar disso, Magnoli não descarta a possibilidade de surgirem projetos políticos alternativos para se opor ao capitalismo. “As ideologias anticapitalistas não morreram. Sempre vão existir em função das desigualdades econômicas e sociais dentro do capitalismo.”

Especialista em história soviética e autor do livro Rússia: Europa ou Ásia? (Ed. Contexto), o historiador da USP Angelo Segrillo também prefere não assinar o atestado de óbito do comunismo. Ele lembra que hoje o polo mais dinâmico da economia mundial é uma nação que, embora venha adotando um modelo capitalista de produção, ainda se declara oficialmente comunista e controla fortemente os agentes econômicos: a China. “Como o futuro será quando a China se tornar a maior economia do mundo e passar a hegemonizar a economia mundial, como os EUA a hegemonizaram por longo tempo, é uma incógnita.”

A revolução pela cultura

O italiano Antonio Gramsci (1891-1937) foi um teórico do marxismo que ainda hoje influencia, com sua teoria da hegemonia, adeptos do socialismo. Marxistas contemporâneos veem nas ideias de Gramsci a chave para implantar uma sociedade socialista não pela revolução armada, mas por meio da cultura, educação e comunicação. A ideia de quem se inspira em Grasmci é, inicialmente, “converter” os intelectuais ao socialismo. O controle dos aparelhos culturais, então, conduziria à conversão das massas. Nesse momento, não seria necessário tomar o poder com violência. A sociedade já teria uma nova hegemonia cultural; e seria socialista de forma quase consensual.

Será que a ditadura era mesmo evitável na experiência russa?

Uma grande pergunta que envolve a experiência socialista é: o comunismo poderia ter sido democrático ou implica necessariamente a instalação de ditaduras, como ocorreu na prática? Há duas linhas de argumentação. Uma defende que o regime ditatorial era inevitável devido à natureza conceitual do comunismo. Outra afirma que a ditadura de partido único se implantou na Rússia revolucionária, e daí se espalhou a outras nações, devido a circunstâncias históricas. Portanto, haveria a possibilidade de ter havido outro rumo.

O sociólogo Demétrio Magnoli acredita na inevitabilidade da ditadura. Segundo ele, os bolcheviques que tomaram o poder na Revolução Russa acreditavam na teoria marxista, que proclamava ter descoberto uma lei da história: a necessária derrocada do capitalismo e sua substituição pelo socialismo. Assim, eles incorporaram o pensamento de que eram o “futuro do mundo” e de que a história (e não o voto popular) legitimava seu poder. A repressão a quem se opunha, assim, foi uma consequência natural.

O historiador Daniel Aarão Reis concorda que esse foi um fator essencial para explicar o autoritarismo. Ele afirma, porém, que outra circunstância de momento explica a ditadura: a guerra. Logo após a tomada do poder pelos bolcheviques, a Rússia entrou em guerra civil, que se encerrou em 1921. No esforço para se manter no poder, o governo de Lênin centralizou fortemente as decisões. E isso moldou o nascente Estado soviético.

Países atrasados

Para o historiador Angelo Segrillo, a questão da inevitabilidade das ditaduras é um dos problemas mais difíceis da teoria socialista. “Muitos tentam explicar isso dizendo que as revoluções socialistas aconteceram primeiro não em países de capitalismo avançado (onde ela poderia distribuir a abundância), mas em países mais atrasados (onde a revolução socialista foi obrigada a distribuir carência e fazer tarefas repressoras que o capitalismo já tinha completado no passado em países avançados).”

Voltar ao topo

A grande controvérsia: comunismo produziu conquistas sociais do Ocidente?

O legado da experiência socialista soviética no mundo contemporâneo é complexo e controverso. Um dos pontos que mais gera discussão é a tese de que, se não houvesse o medo da ameaça comunista, as democracias ocidentais não teriam edificado após a II Guerra o modelo de Estado de Bem-Estar Social que assegurou amplos direitos aos cidadãos.

As políticas sociais, nesse sentido, seriam “concessões” capitalistas aos trabalhadores para que eles não fossem seduzidos pelo projeto comunista. E também resultado da luta de sindicatos e trabalhadores que, em grande medida, tinham o ideal de construir um socialismo democrático.

“Indiretamente, o socialismo contribuiu para conquistas sociais importantes, que beneficiaram trabalhadores de todo o mundo, especialmente na Europa Ocidental”, diz o historiador Daniel Aarão Reis.

O sociólogo Demétrio Magnoli discorda. Para ele, o Estado de Bem-Estar foi resultado da liberdade que existe no mundo ocidental e que permitiu que partidos e sindicatos se organizassem para reivindicar direitos. Magnoli afirma que argumentar que essas conquistas representam uma reação ao comunismo é uma forma de desqualificar as lutas sociais do Ocidente.

Outras marcas

O socialismo também deixou outras marcas no mundo contemporâneo. Do ponto de vista ideológico, o fim do comunismo soviético deixou órfã a esquerda anticapitalista, que ainda não encontrou uma alternativa concreta de projeto político-econômico. Mas, para o historiador Angelo Segrillo, ainda sobrevive “o ideal de que é possível um mundo melhor, mais cooperativo”, porque o capitalismo não resolveu os problemas básicos da humanidade.

O historiador Daniel Aarão Reis lembra ainda de outro legado da União Soviética: a independência de inúmeros países, conquistada com a retaguarda de Moscou. Com isso, embora tenha se dividido em 15 repúblicas, a União Soviética contribuiu para a formação do mapa-múndi como ele é atualmente.

A atual Rússia também herdou um papel na geopolítica que, embora muito atenuado em relação aos tempos socialistas, ainda é significativo devido ao arsenal bélico-nuclear construído muito em função da bipolaridade com o Ocidente. Demétrio Magnoli afirma que o ideal soviético de grandeza sobrevive hoje na Rússia de Vladimir Putin.

Voltar ao topo

História vermelha

Confira os principais momentos do comunismo, de sua concepção intelectual ao colapso da experiência soviética.

1848 - É publicado o Manifesto Comunista – obra de Karl Marx e Friedrich Engels que iria se tornar a inspiração ideológica para as experiências socialistas do século 20.

1917 - Em meio à carestia e inflação provocadas pela participação russa na I Guerra Mundial e a protestos populares, o regime absolutista do czar Nicolau II é derrubado. A revolução começa em março (fevereiro no calendário russo da época) com a promessa de implantar uma democracia pluripartidária. Mas o governo provisório mantém a Rússia na guerra e não consegue atender às reivindicações populares: paz, pão, distribuição de terras, autonomia para as nações não russas que compunham o antigo império. A crise persiste. Em novembro (outubro no calendário da Rússia), o partido bolchevique, sob o comando de Vladimir Lênin e Leon Trotsky, dá um golpe no governo provisório e assume o poder. A revolução começa a se tornar comunista.

1918 - A Rússia sai oficialmente da I Guerra. Mas o país entra em guerra civil. Internamente, Lênin estabelece um regime altamente centralizado de governo e extingue todos os partidos que se opunham aos bolcheviques.

1921 - Termina a guerra civil, com a vitória dos bolcheviques. Lênin se dedica à consolidação do sistema socialista de produção, com a estatização e coletivização de terras e indústrias.

1922 - É criada a União Soviética – país que reúne, sob o comando da Rússia, diversas outras repúblicas de povos não russos. A expectativa de autonomia dessas nações se frustrou diante do centralismo comunista. O nome do novo país foi inspirado no termo soviet – os conselhos populares de trabalhadores que formaram a base do poder dos bolcheviques.

1924 - Lênin morre e começa uma disputa interna pelo poder.

1926 - Stálin elimina Trotsky do Partido Comunista e, aos poucos, se torna o ditador absoluto da União Soviética. É a instalação do chamado stalinismo – o totalitarismo comunista, período de expurgos e violenta perseguição política.

1945 - O fim da II Guerra Mundial marca o início da expansão do comunismo pelo mundo. Na “partilha” da Europa pós-guerra, o Leste Europeu passa a ser esfera de influência da União Soviética. Aos poucos, quase todos os países da região adotam o comunismo. Também é o início da Guerra Fria, que se torna mais aguda quando a União Soviética consegue desenvolver sua bomba atômica, em 1949.

1968 - Período de forte contestação do status quo, tanto no mundo capitalista quanto no comunista. Atrás da cortina de ferro, a Tchecoslováquia vive a Primavera de Praga – tentativa do governo local de democratizar o socialismo. A União Soviética invade o país e sufoca o movimento.

1986 - A União Soviética passava por uma forte crise, que tinha várias causas: a guerra no Afeganistão de alguns anos antes; a baixa dos preços do petróleo (uma das principais fontes de renda do país); a incapacidade dos soviéticos de acompanhar a nova corrida armamentista anunciada pelos EUA; e principalmente a ineficiência da economia estatizada. Diante desse quadro, o líder soviético Mikhail Gorbachev tenta arejar o regime comunista. Lança a perestroika (abertura econômica) e a glasnost (abertura política).

1989 - O Muro de Berlim é derrubado e vira símbolo do fim da experiência socialista. Os países comunistas, com raras exceções, começam a adotar o capitalismo.

1991 - Após uma tentativa de golpe na União Soviética para restaurar o regime autoritário, o país entra em colapso com a reação contrária comandada pelo presidente da República Russa, Boris Ieltsin. Ao fim do ano, 15 repúblicas que integravam a União Soviética declaram independência em relação a Moscou. É o fim do Estado que promoveu o comunismo ao longo do século 20.

Voltar ao topo

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]