• Carregando...
O sistema só estará funcionando plenamente a partir de 2020, mas mesmo assim já gerou 7 milhões de punições até agora | JOHANNES EISELE/AFP
O sistema só estará funcionando plenamente a partir de 2020, mas mesmo assim já gerou 7 milhões de punições até agora| Foto: JOHANNES EISELE/AFP

Para as pessoas que moram na China, a repressão feita pelo governo é parte da vida. 

O país chegou a ganhar o título de "menos livre" no Índice de Liberdade Econômica da organização Heritage Foundation e é considerado "não livre" politicamente pela Freedom House. 

Infelizmente, a situação está prestes a piorar. 

Leia mais em: Na China, governo e empresas transformam em realidade a ficção científica do Ocidente

O governo chinês anunciou um novo programa batizado de "sistema de crédito social". O sistema só estará funcionando plenamente a partir de 2020, mas mesmo assim já gerou 7 milhões de punições até agora. 

O sistema avalia a "confiabilidade" dos cidadãos chineses de acordo com uma variedade ampla de fatores, incluindo o que compram, como usam o seu tempo e quem são seus amigos. 

Nossas convicçõesOs limites da ação do Estado

O governo então puniria aqueles considerados pouco confiáveis a partir dessa métrica – não deixando que seus filhos frequentem escolas privadas de prestígio, não permitindo que viajem e apagando sua presença online. 

O governo comunista chinês promete que o sistema de crédito social "permitirá que os confiáveis vaguem livremente pela terra ao mesmo tempo que dificulta que os pouco confiáveis deem qualquer passo". 

Leia mais em: A coisa mais assustadora da 4ª temporada de Black Mirror não é a tecnologia – são os humanos

Mas devemos nos perguntar exatamente o que eles querem dizer quando falam de "inconfiabilidade". 

No caso do jornalista Liu Hu, poderia significar uma tentativa de expor a corrupção do governo. Outras ofensas poderiam ser ações como atravessar ruas fora da faixa de pedestres, fumar em trens, criticar o governo ou ter amigos ou familiares que falem mal do governo – essas são atividades que podem baixar a nota de alguém. 

Nossas convicções: Liberdade de expressão

O sistema de crédito social monitora as pessoas todos os dias, o dia inteiro, usando várias fontes diferentes – começando com as câmeras de vigilância com tecnologia de reconhecimento facial que já estão vendo as pessoas enquanto elas seguem com suas atividades diárias, gravando, julgando e atualizando silenciosamente e em tempo real. 

Leia mais em‘Black Mirror’ volta mais insana, crítica e realista em sua terceira temporada

Outro método de monitoramento é o registro das atividades realizadas por uma pessoa no seu próprio celular. Os chineses já monitoram o uso de internet e o comportamento online da população com rigor, e exigem que provedores de internet e empresas de telecomunicações cooperem com o governo para poder operar no país. 

Recursos como registros públicos, documentos fiscais e sistema de educação também são usados. 

Resumindo: o Big Brother é real. 

Leia mais em: A ciência perturbadora de “Black Mirror” já é realidade

Para muitas pessoas, especialmente no Ocidente, a própria noção de um sistema de crédito social é impensável. É um sistema que literalmente permite que o governo monitore os cidadãos em todos os aspectos de suas vidas privadas diárias. 

O sistema não só restringe a privacidade pessoal, mas também a liberdade econômica, já que não permite que as pessoas participem plenamente de um mercado livre, caso o governo não aprove seu estilo de vida. 

Nossas convicções: O valor da democracia

A China teve ganhos significativos em sua prosperidade econômica ao longo dos últimos anos. Porém, a história mostra que as nações que oprimem regularmente a população e reprimem o potencial econômico nunca serão tão prósperas como as nações que não fazem isso. 

Existem muitas políticas que o governo chinês deveria rever, mas o sistema de crédito social é a intrusão mais recente – e talvez mais gritante – na vida da população chinesa.

©2018 Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]