i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Artigo

Por que cristãos pró-vida devem se opor à pena de morte

  • PorCameron Hilditch
  • National Review
  • 22/01/2021 16:29
Cristãos que defendem a pena de morte se distanciam da natureza humana da mesma forma que os cristãos (e não-cristãos) que defendem o aborto.
Cristãos que defendem a pena de morte se distanciam da natureza humana da mesma forma que os cristãos e não-cristãos que defendem o aborto.| Foto: Pixabay

No fim do ano passado, a administração Trump voltou a realizar execuções federais depois de 17 anos. Antes de deixar o cargo, o ex-presidente Trump esteve à frente de 13 execuções, mais do que qualquer outro presidente nos últimos 100 anos.

Antes das eleições realizadas em novembro, vigorava uma tradição de 130 anos de parar com as execuções durante a transição presidencial. Mas o Departamento de Justiça de Trump se apressou em realizar o máximo possível de execuções antes da posse de Joe Biden. Talvez porque Biden tivesse prometido pôr fim à pena de morte no âmbito federal ou talvez porque o próprio Trump estivesse tentando aceitar o fato de que os últimos meses de seu governo constituiriam um período de transição.

De qualquer forma, é interessante o fato de que o “surto de execuções” realizadas pelo Departamento de Justiça tenha chamado pouca atenção. Claro que tanto os oponentes quanto os apoiadores de Trump estavam ocupados com assuntos mais importantes. Mas há ainda o fato de que o grupo dos apoiadores inclui um público específico que provavelmente apoiaria os atos do presidente mesmo que o caos pós-eleitoral não tivesse dominado o noticiário: conservadores cristãos que há tempos são uns dos maiores defensores da pena de morte.

Uma pesquisa realizada pelo Public Religion Research Institute (Instituto Público de Pesquisas Religiosas) em 2014 mostrou que os evangélicos brancos eram o único grupo demográfico do país a dar apoio a essa causa. Houve sinais de mudança nos últimos anos, mas os evangélicos brancos continuam sendo a grupo que mais apoia a pena de morte nos Estados Unidos.

A preocupação bem-intencionada com as vítimas dos piores crimes explica, em grande parte, o fenômeno. Mas o fato de o governo levar a cabo a pena capital — castigo que não pode ser revertido se posteriormente se descobrir falhas no processo — deveria ser incompreensível para os que professam a essência do cristianismo. Os mesmos compromissos teológicos que legam ao cristão o trabalho de militar contra o aborto deveriam fazer os cristãos serem contra a pena de morte.

Isso é mostrado por São Gregório de Nissa, num dos textos mais incríveis que chegaram até nós da Antiguidade. Durante sua quarta homilia sobre o Livro do Eclesiastes, Gregório, sozinho entre os luminares de sua época, pedia pela abolição total da escravidão. Quando lida no contexto histórico, a homilia atinge o leitor como um raio num dia de céu azul. Nada tão humano e misericordioso é encontrado na literatura da baixa Antiguidade, exceto nos Evangelhos:

“Você conheça à escravidão pessoas cuja natureza é livre e independente, e você faz leis que se opõem a Deus e são contrárias à lei natural Dele. Porque você subjugou aquele que foi criado justamente para ser o Senhor sobre a Terra e que o Criador queria como governante ao jugo da escravidão, resistindo e rejeitando os preceitos divinos Dele. (...) Por que você despreza os animais que foram feitos escravos sob suas mãos, de modo a agir contra a natureza livre, destruindo aquele que é da mesma natureza que a sua e o reduzindo a um bicho de quatro patas ou uma criatura inferior?”

A lógica de Gregório quanto à condenação da escravidão também se aplica à pena de morte. Todos os pensamentos dele sobre o assunto estão condicionados à crença na unidade da natureza humana. Ele acredita que somente a Humanidade, em sua totalidade, expressa a imagem de Deus. Se você excluir uma única alma dessa imagem, ela se quebra para sempre. Qualquer tipo de violência exercida por um ser humano sobre o outro, portanto, significa romper com a natureza humana. Como diz Gregório, expondo a seus oponentes seu argumento contra a escravidão: “Você dividiu a natureza humana em mestres e escravos e a tornou, ao mesmo tempo, mestre e escrava de si”. A morte premeditada de um único ser humano por outro também divide nossa natureza, tornando-a ao mesmo tempo assassina e assassinada.

Dessa tendência que temos em tratar os outros como se eles fossem criaturas diferentes de nós surgem todos os tipos de maldade. Principalmente os políticos são assolados por esse raciocínio, como Gregório via em sua época:

“Aqueles que brilham no palco da vida por causa de um cargo imperial (...) já não estão restritos à natureza humana e assumem um poder e uma autoridade divinos. Eles acreditam que têm soberania sobre a vida e a morte porque alguns por eles são julgados e inocentados, enquanto outros são condenados à morte; e eles nem param para pensar em que é de fato soberano sobre a vida humana, aquele que determina o início e o fim da existência”.

Essa linguagem está bem distante do cristianismo contemporâneo. Gregório fala das autoridades que matam os outros legalmente e dentro das estruturas constitucionais como pessoas não mais “restritas à natureza humana”. Eles se distanciaram do ser humano, da totalidade da nossa espécie, para a qual dos os indivíduos contam.

Essa é a única retórica pró-vida que faz sentido, sobretudo para os cristãos. A principal objeção que o movimento pró-vida faz à ordem jurídica atual dos Estados Unidos é que ela divide a natureza humana — entre os nascidos e não-nascidos — exatamente da forma que Gregório condena. Os defensores da pena de morte claramente têm mais facilidade do que os defensores do aborto, porque o argumento deles apela para a culpa e a responsabilidade pessoal. Mas é possível conciliar a crença num Deus que incorporou na própria carne a natureza humana e essa decisão mortal de divisão da natureza humana entre culpas e inocentes, de acordo com os mecanismos imperfeitos do sistema de justiça?

Se os cristãos pretendem liderar a adoção de políticas pró-vida nos Estados Unidos, eles não podem ter duas visões sobre a vida. Toda porta que se abre para uma espécie de qualificação ou limitação da santidade da vida deveria ser fechada e trancada. Os cristãos progressistas em geral aceitam isso quando à pena de morte, e os conservadores não veem mal algum em aplicar este argumento à vida no útero. Mas o movimento pró-vida ganhará força se os cristãos à esquerda e direita forem capazes de defender em uníssono ambas as causas.

Cameron Hilditch é membro do National Review Institute.

© 2021 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês
30 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 30 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • F

    Fernando Cavalcante

    26/01/2021 0:42:54

    O estágio de criminalidade no Brasil de hoje só pode ser revertido com medidas extremas. Enquanto alfabetizamos e tiramos recursos dos esquerdistas, precisamos eliminar seu braço armado. Pena de morte, no Brasil, deveria ser generalizada. É questão de saúde pública da sociedade, que precisa viver em paz e se livrar deste lixo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • W

      Wallace Vieira

      26/01/2021 0:07:03

      Me espanta a quantidade de comentários aqui favorável a pena de morte, que tristeza a minha de ver a sociedade caminhando para o colapso. Penso que o fator determinante para diminuir a criminalidade não está na pena de morte, isso não corrige a sociedade, isso a pune. Condições mínimas para uma vida com qualidade é um fator importante para uma sociedade onde pena de morte não será necessária. E graças a Deus que nossa Constituição não permite tal coisa. Louvado seja Deus!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • F

        Fernando Cavalcante

        25/01/2021 20:58:25

        Mais uma mostra do viés esquerdista por trás do oportunismo da Gazeta. Vão buscar textos obscuros de autores estrangeiros igualmente obscuros, para tentar introduzir ideias esquerdistas. De cada 10 textos desses, pelo menos 8 são de esquerdistas. O pior é que a Gazeta parece achar que ainda sobrevalorizamos tudo que vem do "Primeiro Mundo" com assinatura destas instituições aparelhadas.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • F

          Fernando Cavalcante

          26/01/2021 0:40:20

          Se a esquerda pode usar de duplo padrão, a direita também pode. Uma coisa é matar por comodidade uma vida que se inicia, outra coisa é livrar a sociedade de psicopatas irrecuperáveis. Sou a favor da pena de morte até para mulheres que abortam.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • Y

            Yuri

            25/01/2021 19:42:49

            A pena de morte está prevista na própria Bíblia sendo uma pena justa e proporcional. O fato de eventualmente haver falhas processuais não anula a pena em si.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • D

              Daniel Araujo Almeida Lima

              25/01/2021 16:24:56

              Esse comentário foi removido pelo usuário

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                Marçal

                24/01/2021 23:37:16

                Deveria também se opor as armas?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • D

                  Daniel dos Reis Martins

                  24/01/2021 18:32:03

                  Romanos 13 manda lembranças!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • B

                    BOB WILSON

                    24/01/2021 14:54:37

                    O texto é absurdo. Não vejo qualquer contradição entre a luta contra o aborto e a aplicação, PELO ESTADO, da pena de morte para indivíduos que cometeram crimes violentos. A propósito, Santo Agostinho escreveu que toda a humanidade merecia a condenação pelo pecado, embora Deus pudesse conceder a "graça" a alguns poucos que não mereciam. Ao Estado moderno cabe punir os criminosos, sob pena de se instaurar a barbárie caracterizada pela vingança privada. No Direito Penal brasileiro, entretanto, há uma corrente favoravel à impunidade, chamada "Garantismo Penal".

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • F

                      Francisco

                      24/01/2021 11:52:15

                      1) não há equivalência moral entre o extermínio sem formação de culpa de um ser humano no útero e outro condenado em processo judicial de democracias; 2) o texto é anacrônico ao também tentar estabelecer relação entre o arbítrio de decisões imperiais da antiguidade e as decisões plurais e colegiadas do Poder Judiciário em democracias modernas; 3) deixem a Teologia cristã para os teólogos cristãos.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • C

                        Celso Arruda Salomé

                        23/01/2021 20:06:44

                        Quem já teve um familiar violentado ou vítima de latrocínio pensa diferente, mesmo sendo cristão. OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • E

                          Edgard Barboza

                          23/01/2021 20:04:02

                          Na verdade, a pena de morte é sim um princípio bíblico justamente pelo fato de que a vida humana é preciosa. No momento em que um homem assassina de forma dolosa outra pessoa, ele está sujeito a ter sua vida findada pela mão do Estado. Isso não é opinião minha, é Paulo que diz em sua epístola de que não é sem medo que o Estado traz a ESPADA contra o criminoso. Além disso, o mesmo princípio é trazido no pentateuco diversas vezes. Para leitores mais profundos da Bíblia, também concordarão que até mesmo a morte de Cristo foi o cumprimento de uma pena de morte dada por Deus para saldar pecados de outros. O salário do pecado é a morte...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • O

                            O Pragmático

                            23/01/2021 19:07:11

                            Que parte do "não matarás" o cristão não entendeu? Não há exceções ou letras miúdas.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            2 Respostas
                            • R

                              Rubens Farias

                              25/01/2021 11:23:34

                              Esses falsos religiosos sempre têm uma desculpa quando lhes interessa.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • L

                              Luiz Antonio Fraga

                              25/01/2021 1:17:17

                              O "nao matarás" significa literalmente nao cometer assassinato/homicídio. É diferente de uma pena de morte aplicada após um processo e julgamento penal. É claro que se trata de uma pena em casos mais extremos. E, como toda pena, deve estar prevista no Código Penal e aplicada pelo Estado através do Poder Judiciário. O seu argumento é por demais simplista.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • J

                            JORGEHF

                            23/01/2021 18:41:18

                            então o cidadão pode estuprar uma criança, matá-la , esquartejá-la e viver na cadeia com refeições pagas à custa do contribuinte? Assaltantes podem matar mas o estado não? Pena de morte é uma defesa da sociedade contra os assassinos. Quantos assassinatos ocorrem sem que se saiba o autores? com a pena de morte aposto que os assassinatos seriam reduzidos. E se aplicada aos políticos corruptos a corrupção diminuiria. e aos traficantes de drogas idem. E aos membros do PCC idem

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            3 Respostas
                            • C

                              Clayton

                              24/01/2021 22:21:02

                              Não matarás implica responsabilidade do Estado em coibir crimes contra a vida. Se um policial permite que um assassino execute sua vítima podendo impedir, ele é corresponsável. Se o Estado permite que um assassino continue matando, agredindo a sociedade, podendo impedir, ele se torna corresponsável. Como ele vai coibir é outra questão. A título de exemplo, dois papas afirmaram que ela é imoral nas circunstâncias atuais a pena capital, mas ela não é intrínsecamente má. É certo que, infelizmente, há casos irrecuperáveis, como no caso de sociopatias, onde só o medo funciona, mas há vários meios de coibir isso, e daí a discussão vai longe...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • J

                              JORGEHF

                              23/01/2021 19:49:05

                              então porque os assassinos matam? então não são cristãos e a eles não se aplica o não matarás

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                            • O

                              O Pragmático

                              23/01/2021 19:04:47

                              O texto tala especigicamente sobre os cristãos, não sobre a sociedade como um todo. Ser cristão é uma opção, mas não é fácil. "Não matarás", sem letras miúdas.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • T

                            TIAGO

                            23/01/2021 13:19:38

                            É por isso que sai da igreja. Certas práticas de mal além de morte merece também tortura.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • P

                              Paulo César de Castro Silveira

                              23/01/2021 10:45:23

                              Não deve não. A pena de morte aparece na Bíblia n vezes.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              3 Respostas
                              • R

                                Rubens Farias

                                25/01/2021 11:24:56

                                Religião, principalmente cristã =HIPOCRISIA

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • L

                                Leonardo David

                                24/01/2021 13:39:29

                                Se for assim, a Bíblia também diz que você pode comprar escravos, mas só se não forem brasileiros ou, se forem, tem que ser filhos de alguma visita ou da empregada que more em casa. (Levítico 25:44-45). É sério que você lê a Bíblia com se fosse um manual de instruções sociais dividida em capítulos????

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • L

                                Liliane Carla De Souza

                                23/01/2021 11:33:41

                                O que diz o quinto mandamento?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • H

                              Hermes Wessa

                              23/01/2021 2:59:08

                              Pô Gazeta o " cidadão de bem" fica confuso assim !

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • O

                                O Pragmático

                                23/01/2021 19:05:26

                                Cínico.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • Z

                              Zequinha

                              23/01/2021 2:09:37

                              Leva o marginal pra casa e põe pra dormir junto... hipocrisia é nojenta!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • C

                                CIBELE DE OLIVEIRA

                                23/01/2021 1:08:26

                                Só mais um malabarismo e desonestidade para equiparar a morte de um nascituro inocente com a punição para criminosos que cometeram crimes graves. Que houve centenas de injustiças no tempo que não havia exame de dna é fato, mas isso não se aplica ao estado atual das coisas, ainda mais que a execução não é imediata, ficando o condenado anos no tal corredor da morte. Esse artigo só engana os incautos.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • R

                                  Rubens Farias

                                  23/01/2021 0:39:18

                                  Como sempre uma grande HIPOCRISIA, falam em religião, defendendo aquele asqueroso do Trump e olha o que fazia, mandando matar a rodo.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • Y

                                    Yuri

                                    25/01/2021 19:45:00

                                    Esse aí tá com saudades já

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                Fim dos comentários.