• Carregando...
Em todo o mundo, as restrições impostas por causa da Covid-19 estão levando jovens ao desespero e, cada vez mais, a buscarem saídas extremas.
Em todo o mundo, as restrições impostas por causa da Covid-19 estão levando jovens ao desespero e, cada vez mais, a buscarem saídas extremas.| Foto: Pixabay

Políticas governamentais destinadas a reduzir a pandemia da Covid-19 resultaram em consequências indesejadas que ameaçam vidas – incluindo, tragicamente, a vida de jovens que geralmente são poupados dos piores efeitos da Covid-19.

Fechamento de escolas, decretos de permanência em casa e fechamento de empresas consideradas "não essenciais" estão contribuindo para o aumento das taxas de depressão e de suicídio entre os jovens, bem como o aumento da incidência de overdoses de drogas e mortes relacionadas.

O New York Times noticiou nesta semana que um aumento alarmante de suicídios de estudantes fez com que as escolas em Las Vegas agissem rapidamente para reabrir as escolas para o ensino presencial. No distrito de Clark County, Nevada, 18 alunos cometeram suicídio durante os nove meses de fechamento das escolas - o dobro do número de alunos que cometeram suicídio no distrito em todo o ano de 2019. A criança mais nova tinha apenas nove anos.

De acordo com o Times: “Um aluno deixou um bilhete dizendo que não tinha mais esperanças”.

Desespero crescente da juventude

O desespero dos jovens em meio aos lockdowns e às restrições de saúde pública relacionadas à Covid-19 parece estar piorando. Embora os dados agregados de suicídio dos EUA para 2020 não estejam disponíveis por alguns anos, devido a atrasos nos relatórios, os dados estaduais e municipais revelam tendências desanimadoras.

No condado de Pima, os suicídios no Arizona aumentaram 67% em 2020 em comparação com o ano anterior para crianças de 12 a 17 anos, e os suicídios infantis em todo o estado também aumentaram desde 2019. West Virginia viu um aumento repentino nas tentativas de suicídio de estudantes durante a pandemia.

Partes de Wisconsin relataram taxas de suicídio disparadas entre jovens em 2020, enquanto hospitais no Texas e na Carolina do Norte estão atendendo mais pacientes jovens que tentaram se suicidar.

Os dados do CDC mostram um aumento de 24% nas visitas de saúde mental da sala de emergência para crianças de 5 a 11 anos, em comparação com 2019. Entre adolescentes de 12 a 17 anos, esse aumento é de 31%. No verão passado, o CDC informou que um em cada quatro adultos jovens havia pensado em suicídio no mês anterior.

A saúde mental da infância e da adolescência tem se deteriorado na última década, com aumento das taxas de depressão e suicídio na juventude. Mas o isolamento e a desesperança causados pela resposta à pandemia exacerbaram essa tendência.

No início deste mês, um estudante do ensino médio e estrela do futebol em Illinois, que já havia lutado contra a depressão, cometeu suicídio. Seu pai diz que a "depressão de seu filho piorou significativamente depois que a Covid bateu".

Outro estudante do ensino médio e jogador de futebol no Maine, Spencer Smith, suicidou-se no mês passado depois de deixar um bilhete dizendo que se sentia trancado em casa e que a separação dos colegas com o aprendizado à distância era demais para ele suportar. “As crianças precisam dos colegas mais do que nunca agora”, disse seu pai, Jay Smith. “Eles precisam de contato cara a cara para que possam liberar suas emoções.”

Uma abordagem holística para a saúde pública

Alguns pesquisadores reconheceram logo no início da pandemia que haveria consequências não intencionais significativas nos lockdowns e nos decretos do governo, alertando sobre os altos custos de saúde mental e outros declínios na saúde pública.

“A crise da Covid-19 pode aumentar as taxas de suicídio durante e após a pandemia”, observou um artigo de junho de 2020 no QJM: An International Journal of Medicine. “As consequências da crise da Covid-19 para a saúde mental, incluindo comportamento suicida, provavelmente estarão presentes por um longo tempo e atingirão o pico mais tarde do que a pandemia atual.”

Mais tarde, os autores da Declaração de Great Barrington, um documento que clama uma resposta de "proteção localizada" ao Covid-19 em vez de políticas pandêmicas universalmente restritivas, explicou que a política de saúde pública deve considerar todos os aspectos da saúde pública – não apenas um vírus e não apenas os efeitos de curto prazo.

O bioestatístico da Universidade de Harvard, Martin Kulldorff, disse ao The Wall Street Journal que "você não pode apenas olhar para Covid-19, você tem que olhar holisticamente para a saúde e considerar os danos colaterais". Um dos autores da Declaração de Great Barrington, Kulldorff acrescenta: “Você não pode olhar apenas para o curto prazo.”

O que Kulldorff e outros pesquisadores de saúde pública expõem é o fato de que há contrapartes em qualquer política. “Se isso salvar apenas uma vida” – um mantra ecoou durante a resposta à Covid-19 como um grito de guerra para lockdowns – falha em reconhecer as vidas danificadas ou perdidas devido a essas políticas de lockdown.

Os danos e mortes do lockdown são tão reais quanto os danos e mortes da covid e devem ser levados a sério ao se considerar uma resposta holística à pandemia.

Os economistas examinam as contrapartes, e muitos têm destacado aquelas relacionadas à covid desde a primavera passada. Como Antony Davies e James Harrigan da FEE escreveram em abril: “Independentemente de reconhecê-los, existem contrapartes. E reconhecê-las é uma parte importante da construção de uma política sólida.”

Este princípio econômico básico foi lindamente articulado por Henry Hazlitt em seu livro clássico, Economics in One Lesson:

A arte da economia consiste em olhar não apenas para os efeitos imediatos, mas também para os efeitos mais longos de qualquer ato ou política; consiste em rastrear as consequências dessa política não apenas para um grupo, mas para todos os grupos.

Nove décimos das falácias econômicas que estão causando danos terríveis no mundo hoje são o resultado de ignorar esta lição. Todas essas falácias derivam de uma de duas falácias centrais, ou ambas: a de olhar apenas para as consequências imediatas de um ato ou proposta, e a de olhar para as consequências apenas para um determinado grupo, com negligência de outros grupos.

À medida que os dados sobre as consequências não intencionais da política na pandemia se tornam mais sombrios, os formuladores de políticas estão começando a reconhecer as contrapartes. A reabertura de escolas em Las Vegas é um sinal positivo dessa mudança, mas mais precisa ser feito para afrouxar as restrições prejudiciais à pandemia e permitir que a vida social e econômica se recupere.

A justificativa para os bloqueios generalizados e as restrições à pandemia decretadas desde a primavera passada era salvar vidas, mas está se tornando cada vez mais claro que essas medidas obrigatórias estão custando vidas e pode ser ineficaz em retardar a disseminação do coronavírus.

Isso é particularmente importante agora, pois mais pesquisas mostram que os danos dos lockdowns e políticas relacionadas podem superar seus benefícios. Um novo estudo revisado por pares no European Journal of Clinical Investigation descobriu que políticas restritivas e obrigatórias podem não ser mais eficazes no controle da disseminação do coronavírus do que medidas voluntárias.

“Não questionamos o papel de todas as intervenções de saúde pública, ou das comunicações coordenadas sobre a epidemia, mas não encontramos um benefício adicional de decretos de permanência em domicílio e fechamento de negócios”, concluem os pesquisadores.

Não há uma resposta política perfeita para uma pandemia, mas reconhecer as contrapartes, examinar as consequências entre os grupos e também ao longo do tempo e defender uma abordagem mais voluntária e descentralizada pode minimizar os custos humanos e maximizar a saúde geral e o bem-estar.

Kerry McDonald é membro da FEE, escritora, economista e especialista em educação.

©2021 FEE. Publicado com permissão. Original em inglês.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]