• Carregando...
Song of the South
Cena do filme Song of the South| Foto: Reprodução

Uma das atrações mais visitadas dos parques da Disney vai passar por uma reestilização. A “SplashMoutain”, presente na Disneylândia da Califórnia e no Magic Kingdom da Flórida vai deixar de lado a ambientação inspirada no filme “Song of the South”, de 1946, e passará a ser uma atração temática do filme “A Princesa e o Sapo” (2009). E por que estamos discutindo essa mudança? Por causa de uma pressão contra o antigo tema original, considerado racista e propositalmente oculto pela própria Disney.

A gigante americana admite isso publicamente? Não. Em uma publicação no blog oficial dos parques da Disney a mudança foi creditada a uma abordagem feita pelos “Imagineers” (mistura de “engineers” e “imagination”, como são conhecidos os engenheiros que projetam as atrações dos parques). A troca de personagens ainda está em fase de estudos, mas segundo o blog é uma forma de a empresa “aumentar e melhorar a experiência dos visitantes e contar uma história totalmente nova”. Como a Disneylândia já tem uma área chamada New Orleans Square, aberta em 1966 pelo próprio Walt Disney, nada mais natural – diz o blog – que o filme ambientado na Louisiana seja o novo tema da montanha russa.

No entanto, uma petição online criada há duas semanas e com pouco mais de 21 mil assinaturas pedia a mudança. O autor do pedido classificou a nova postura proposta pela Disney como uma vitória, e fechou a petição. No texto, ele explica as vantagens que a Disney teria com a troca de ambientação, como uma maior diversidade para os parques e mais possibilidade de vendas de merchandising.

Nas páginas oficiais dedicadas ao brinquedo, a Disney promove a Splash Moutain como “um mundo fantástico repleto de personagens e canções clássicas”. A música “Zip-a-Dee-Doo-Dah”, uma das mais conhecidas dentre o cancioneiro da empresa”, ganhou um Oscar de melhor canção original em 1948 e é tema é um dos fundos sonoros das filas do brinquedo. A ideia é que quem visite a atração se sinta flutuando suavemente "por um colorido pântano do sul com o alegre Br’er Rabbit, que está em busca do seu 'lugar de risadas'" A diversão vem da perseguição feita pelos personagens Br’er Bear e Br’er Fox, que querem a todo custa capturar o coelho pelas curvas do rio. Os personagens estão presentes no fime.

"Song of the South" é uma adaptação cinematográfica das histórias do personagem Tio Remus, uma coletânea de histórias folclóricas publicada ainda no século XIX nos Estados Unidos. O filme é alvo de críticas desde o lançamento por ser supostamente racista e tratar a escravidão nas fazendas de algodão de forma romantizada. Tanto que a Disney, conhecida pela vasta disponibilidade de seus filmes desde as fitas VHS até o próprio serviço de streaming, não conta com uma versão oficial de "Song of the South" disponível em seus canais oficiais. Nada que uma busca no Google não resolva.

Voltando à mudança nos parques, a nota no blog oficial da Disney enaltece a nova personagem principal da atração, a princesa Tiana, como uma “mulher moderna, corajosa e empoderada, que persegue seus sonhos e nunca perde de vista o que realmente importa”. A nota segue afirmando que o novo conceito, baseado no filme da princesa negra, “é inclusivo, se inspira e se conecta a todos os nossos visitantes, e fala da diversidade a todas as milhões de pessoas que visitam nossos parques todo ano”.

A mudança ainda não tem prazo para acontecer. Os parques da Disney reabrirão em 11 de julho próximo, e os passeios na Splash Mountain continuam sendo disponibilizados. De real, apenas uma arte conceitual foi divulgada pela Disney, que garante que os “imagineers estão trabalhando para que em pouco tempo seja possível apresentar novas revisões prévias e desenvolver a história da atração quando essa transformação começar”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]