• Carregando...
Kwame Anderson, à direita, vendedor de uma distribuidora de bebidas, e seu colega Jason Gaebel, motorista, que socorreram um homem que estava prestes a pular de uma ponte | Kwame Anderson
Kwame Anderson, à direita, vendedor de uma distribuidora de bebidas, e seu colega Jason Gaebel, motorista, que socorreram um homem que estava prestes a pular de uma ponte| Foto: Kwame Anderson

Jason Gaebel e Kwame Anderson não costumam atravessar a ponte sobre aquela rodovia em St. Paul, Minnesota. Mas na manhã desta quarta-feira (15), sem nenhum motivo específico, os entregadores de cerveja decidiram seguir um caminho diferente, disseram os canais de TV locais. 

Depois de deixar uma remessa de cerveja em um bar de esportes nas proximidades, Gaebel guiou o caminhão até a ponte, que atravessa a movimentada estrada abaixo. Então, eles avistaram um homem parado no parapeito da ponte do outro lado da cerca. 

“Amigo, você está bem?”, Gaebel, o motorista do caminhão de cerveja, gritou pela janela enquanto Anderson filmava em seu telefone. “Venha para este lado, amigo”. 

Olhando para eles, o homem respondeu que ia tirar a própria vida. Anderson parou de gravar e ligou para o número da emergência. 

O atendente disse a ele para esperar até a polícia chegar, mas Anderson não aguentou a espera. 

Nossas convicções: Os responsáveis pelo bem comum

“Estava pensando, ou eu ajudo esse cara ou ele vai pular”, disse ele mais tarde ao canal KMSP. “Eu tenho que manter esse cara entretido de alguma forma, porque se eu esperar pela polícia, as coisas podem acabar”. 

Negociador

O primeiro pensamento que veio à sua mente foi, de todas as coisas, Denzel Washington. Ele se lembrou do filme “O Plano Perfeito”, no qual Denzel interpreta um negociador de reféns para o Departamento de Polícia de Nova York. 

“Eu pensei, bem, eu tenho que ser o negociador”, Anderson disse ao canal KSTP. 

Então, durante a hora seguinte, mesmo depois da chegada da polícia, Anderson conversou com o homem. Ele perguntou o nome dele, onde ele cresceu, se ele tinha filhos. Ele descobriu que o homem vivia a cerca de quatro quarteirões da ponte, que ele tinha filhos e que ele era de Chicago. 

“A vida em Chicago é dura”, o homem disse a Anderson, que contou ao site de notícias Pioneer Press. 

“Eu cresci no lado leste de St. Paul, na periferia, assim como você”, Anderson disse que respondeu. 

Numa certa altura, policiais e outras autoridades de St. Paul chegaram e fecharam a faixa sentido leste da ponte, informou a Pioneer Press. 

Anderson continuava fazendo perguntas ao homem: ele queria alguma comida? O homem queria comer alguma coisa com ele? Ele respondeu que não estava com fome. 

“Você precisa de algum dinheiro?”, Anderson perguntou. O homem disse que não. 

“Você quer tomar uma bebida comigo?”, Anderson perguntou. O homem fez uma pausa. 

“Sim? Uma cerveja?” Anderson pressionou. 

“Talvez”, o homem respondeu. 

Leia também: Professora doa rim para ajudar pai de aluna e acaba salvando oito vidas

Enquanto os policiais continuavam distraindo o homem, Anderson correu para o caminhão de cerveja, pegando um pacote de 12 unidades de cerveja Coors Light. 

Ele trouxe a caixa de cerveja até a beirada da ponte, a abriu e disse ao homem que, se ele descesse de lá, o pacote de 12 unidades era todo dele. 

O homem concordou, descendo lentamente para um lugar seguro, onde atendentes de emergência o colocaram em uma ambulância e o transportaram para um hospital. 

Depois que ele terminou de falar com os policiais, Anderson começou a filmar com seu telefone novamente. 

“Acabamos de convencer um cara a não pular da ponte com umas cervejas”, disse Anderson. Os policiais sorriram para a câmera, fazendo sinal de positivo. “Bom trabalho, Kwame”, disse um oficial. 

“É um bom dia”, disse Anderson. 

Mais tarde, ele disse à KMSP que estava “extremamente aliviado”. 

“Eu sabia que, quando o vi parado ali, não iria embora até que ele saísse”, disse Anderson. 

Autoridades policiais, e centenas de outras pessoas no Facebook, elogiaram Anderson por ter tomado a iniciativa. 

“A coisa realmente boa é que esta pessoa que estava dirigindo viu o que estava acontecendo, reconheceu que a pessoa estava em crise e reconheceu que ele poderia fazer a diferença, parando e conversando”, o sargento Mike Ernster, porta-voz da polícia de St. Paul, disse à KMSP. 

A empregadora deles, Breakthru Beverage, uma distribuidora de cerveja, vinho e bebidas, fez uma publicação no Facebook elogiando o trabalho de Anderson e Gaebel. 

“Nem todos os super-heróis usam capas, ou têm superpoderes. Alguns heróis simplesmente param e se oferecem para ajudar alguém que precisa”, escreveu o Breakthru Beverage Minnesota. “Estamos honrados em empregar dois heróis incríveis”. 

Leia também: Em 15 anos, doutores palhaços superam 10 mil ‘atendimentos’

É impossível saber exatamente o que mudou a mente do homem quando ele estava na ponte. Mas um fator importante foi destacado pelas autoridades policiais. 

“A cerveja vem reunindo as pessoas há muito, muito tempo”, disse Ernster, porta-voz da polícia, à Pioneer Press. “Hoje, reuniu as pessoas e ainda salvou uma vida”. 

Vários amigos de Anderson no Facebook concordaram. “Algumas pessoas só precisam de uma cerveja”, comentou uma pessoa. 

“Precisamos de mais pessoas como você”, escreveu outro. “Todos nós aprendemos uma lição valiosa hoje. Sempre tenha cerveja à mão”. 

O homem não teve a chance de compartilhar uma cerveja com Anderson na quarta-feira. Mas Anderson, que também é comediante, disse que convidou seu novo conhecido para um de seus shows. 

“Eu disse a ele que ele precisa de uma risada”, disse Anderson. “Vou garantir que ele receba uma cerveja”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]