• Carregando...
 | Wilson DiasAgência Brasil
| Foto: Wilson DiasAgência Brasil

Gazeta do Povo assinalou, em um editorial recente, que uma sondagem divulgada pelo Instituto Paraná Pesquisas revelou que 43% dos brasileiros são favoráveis a uma “intervenção militar”, índice ainda maior entre jovens de 16 a 24 anos. Já uma pesquisa do Instituto Datafolha mostrou que 65% da população não confiam no Congresso Nacional. De acordo com a última medição do Instituto Latinobarómetro, apenas 1% dos brasileiros acreditam viver em uma democracia plena, menor índice de toda a América Latina. O Brasil também está na lanterna do ranking em outros dois quesitos: 13% da população se diz satisfeita ou muito satisfeita com a democracia e só 3% dos brasileiros acreditam que se governa para o bem do povo. 

Em 2018, o Brasil passará pela oitava rodada de eleições presidenciais desde a redemocratização. Os brasileiros também serão chamados a eleger o Congresso Nacional, as assembleias estaduais e os governadores dos estados. Eleições periódicas são uma das facetas centrais das democracias modernas, mas não a única. Em meio a uma crise político-institucional que corrói a confiança da cidadania, o Podcast Ethos visita, pela primeira vez, o tema do governo e da cultura democrática, partes fundamentais das convicções da Gazeta do Povo

O que é democracia, afinal? É possível avaliar a qualidade da democracia? Como anda a democracia brasileira? E por que tudo isso importa? 

Confira nosso bate papo sobre isso e muito mais com Jamil Assis, gestor do projeto Cidade Modelo do Instituto Atuação:


Erratas: A Argentina (49º lugar) está à frente do Brasil (51º lugar) no índice The Economist e o Chade tem Estado, mas com nota atribuída 0,00.

Ouça também o Podcast Ideias #26 sobre Democracia:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]