Seu app Gazeta do Povo está desatualizado.

ATUALIZAR

PUBLICIDADE
  1. Home
  2. Ideias
  3. Ethos 10 - Um caminho para melhorar a vida na sua cidade

Podcast 

Ethos 10 - Um caminho para melhorar a vida na sua cidade

O Podcast Ethos recebe o cientista político Humberto Dantas e o doutor em ciência política Rafael Cortez para discutir o Índice de Democracia Local com Jamil Assis, gestor do projeto Cidade Modelo do Instituto Atuação.

  • Da Redação
 |
 
0 COMENTE! [0]
TOPO

Avaliar a democracia de maneira objetiva é um desafio. O índice mais conhecido sobre o tema é o da revista Economist, que em sua última edição colocou o Brasil na 49ª posição entre 167 países, com uma nota de 6.86 em uma escala de 0 a 10, o que faz do país uma “democracia falha”. 

Já avaliar a democracia no nível local, onde as pessoas vivem seu cotidiano, é algo inovador. Com o propósito de gerar informações para orientar políticas e melhorar a vida nas cidades, o Instituto Atuação criou o Índice de Democracia Local - um conjunto de indicadores e métricas que oferece uma "fotografia" da qualidade da democracia no município, a partir de cinco indicadores, que são os pilares de uma democracia saudável e se desdobram em vários índices temáticos.

Acesse: Todos os dados do Índice de Democracia Local

O índice foi testado pela primeira vez em Curitiba em 2017, com a intenção de ser aplicado em outras cidades e fortalecer a democracia brasileira a partir de suas bases. A Gazeta do Povo apresentou os dados em primeira mão, porque valoriza o governo local e acredita que o diagnóstico da democracia em nível local e pensar iniciativas a partir dessa realidade têm potencial para transformar o Brasil em uma democracia plena.

Por isso, o Podcast Ethos recebe o cientista político Humberto Dantas e o doutor em ciência política Rafael Cortez para discutir os resultados do Índice com Jamil Assis, gestor do projeto Cidade Modelo do Instituto Atuação.

Ouça o Podcast Ethos:

8 recomendações para você

deixe sua opinião

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE