• Carregando...
 |
| Foto:

Avaliar a democracia de maneira objetiva é um desafio. O índice mais conhecido sobre o tema é o da revista Economist, que em sua última edição colocou o Brasil na 49ª posição entre 167 países, com uma nota de 6.86 em uma escala de 0 a 10, o que faz do país uma “democracia falha”. 

Já avaliar a democracia no nível local, onde as pessoas vivem seu cotidiano, é algo inovador. Com o propósito de gerar informações para orientar políticas e melhorar a vida nas cidades, o Instituto Atuação criou o Índice de Democracia Local - um conjunto de indicadores e métricas que oferece uma "fotografia" da qualidade da democracia no município, a partir de cinco indicadores, que são os pilares de uma democracia saudável e se desdobram em vários índices temáticos.

Acesse: Todos os dados do Índice de Democracia Local

O índice foi testado pela primeira vez em Curitiba em 2017, com a intenção de ser aplicado em outras cidades e fortalecer a democracia brasileira a partir de suas bases. A Gazeta do Povo apresentou os dados em primeira mão, porque valoriza o governo local e acredita que o diagnóstico da democracia em nível local e pensar iniciativas a partir dessa realidade têm potencial para transformar o Brasil em uma democracia plena.

Por isso, o Podcast Ethos recebe o cientista político Humberto Dantas e o doutor em ciência política Rafael Cortez para discutir os resultados do Índice com Jamil Assis, gestor do projeto Cidade Modelo do Instituto Atuação.

Ouça o Podcast Ethos:

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]