• Carregando...
Gazeta do Povo lança edição exclusiva de “Revolução dos Bichos”, de George Orwell
| Foto: Arte - Gazeta do Povo

A Gazeta do Povo está oferecendo de forma gratuita a seus assinantes uma edição exclusiva de 'Revolução dos Bichos', do escritor britânico George Orwell, em formato digital. O livro foi lançado em 1945, no Reino Unido, sob o título 'Animal Farm' (Fazendo dos Animais). Na época, Stalin comandava a URSS com mão-de-ferro, e já tinha promovido milhões de mortes na Ucrânia, além de promover expurgos de adversários políticos e enviar os opositores para campos de trabalho forçado na Sibéria. O ebook lançado pela Gazeta do Povo conta com tradução de Gisele Eberspächer, mestre em estudos literários, e com ilustrações de Osvalter Urbinati, vencedor do prêmio ÑH da Society for News Design de melhor capa de jornal do ano em 2016.

Há pelo menos cinco anos os livros de George Orwell (1903-1950) figuram entre os mais vendidos do Brasil, especialmente os clássicos ‘1984’ e ‘Revolução dos Bichos’. Em 2020, ‘Revolução dos Bichos’ foi o terceiro livro de ficção mais vendido do Brasil, seguido por ‘1984’, em quarto lugar. Nos EUA, o livro ‘1984’ também voltou à lista dos best-seller em 2017. Tais números refletem a atemporalidade das obras de Orwell.

Enquanto ‘1984’ trata de um estado totalitário em seu auge, quando nada escapa ao controle do “Big Brother”, termo popularizado pelo livro, ‘Revolução dos Bichos’ é uma alegoria sobre o nascimento da União Soviética. A Fazenda Solar, do Sr. Jones, é tomada pelos animais, que expulsam os humanos e dão início a uma utopia: um lugar no qual os animais não sejam mais explorados. Com o tempo, porém, as coisas mudam de figura e na realidade um tipo de exploração, ainda pior que anterior, se instala entre os bichos.

Na Fazenda Solar, a utopia logo dá lugar ao terror, como aconteceu na União Soviética — e em todos os lugares em que o comunismo se instalou. As execuções, a fome, o trabalho forçado, a criação de uma elite política: tudo é contado em forma de fábula de maneira magistral por George Orwell. Por isso o interesse público no autor se renovou: vivemos em tempos em que as liberdades individuais estão sob ameaça, seja por ditaduras como a China, ou por gigantes companhias de tecnologia, que censuram em nível mundial.

O livro, um libelo contra a opressão, também pode ser enviado para familiares e amigos, sem nenhum custo adicional. Leia e compartilhe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]