i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Dados x narrativa

Apesar de George Floyd, violência policial contra negros está em baixa nos EUA

  • PorTiago Cordeiro, especial para a Gazeta do Povo
  • 05/06/2020 15:31
Apesar da narrativa, os dados mostram que a violência policial que tem como alvo preferencial os negros é um mito do nosso tempo.
Apesar da narrativa, os dados mostram que a violência policial que tem como alvo preferencial os negros é um mito do nosso tempo.| Foto: AFP

Quantos George Floyd morrem nos Estados Unidos por ano? O caso do civil negro e asfixiado por um policial branco em Minneapolis enquanto já estava dominado desencadeou uma série de protestos e saques pelo país. Mas os números sugerem que o número de afroamericanos alvejados por agentes em serviço vem diminuindo.

Um levantamento produzido pelo jornal Washington Post, que mapeia os incidentes envolvendo policiais desde 2015, indica que, em 2019, foram alvejadas por tiros nove pessoas negras desarmadas e 19 armadas, totalizando 28 atingidos. Em 2015, foram 38 afroamericanos desarmados e 32 armados, num total de 70 pessoas. A mesma pesquisa indicou que, em 2018, afroamericanos responderam por 53% das tentativas de homicídio e por 60% dos roubos, mesmo compondo apenas 13% da população.

Quando se trata do total de crimes violentos registrados no país em 2018, 547.948 envolviam negros agredindo brancos. Em 59.778 dos casos, brancos atingiram vítimas negras. Em 70% dos incidentes violentos envolvendo pessoas negras, tanto agressor quanto vítima eram da mesma etnia. Dos assassinatos registrados em 2013, na proporção do número de membros de cada etnia, 0,77% envolveu negros mortos por brancos. E 53,94% envolveram negros mortos por negros.

Por que ainda assim a polícia tem essa fama de alimentar um racismo institucionalizado?

Objetivos secretos 

“Os policiais americanos, em geral, são boas pessoas. Eles cuidam das ruas das nossas cidades todos os dias”, afirma Haven Simmons, professor da Universidade de Salisbury e ex-porta-voz do departamento de polícia da Flórida. “Regiões violentas das cidades apresentam para as forças policiais uma situação de perde-perde: envie agentes e eles serão acusados de racismo, assédio e brutalidade; retire os agentes e eles serão acusados de negligenciar os negros em privilégio das áreas ocupadas por ricos”.

Para o pesquisador, “as alegações racistas disseminadas na sociedade encobrem uma agenda que visa uma utopia socialista, cujo objetivo final é a anarquia que vai levar a um governo tirânico. Seguido esse objetivo, a mídia progressista prefere focar em confrontos entre policiais brancos e civis negros. São incidentes raros na rotina policial, mas a divulgação massiva ajuda a construir uma narrativa sobre um suposto racismo estrutural”.

O resultado, diz ele, é que o país está sob cerco. “Vai ser curioso observar o que acontecerá quando os saqueadores chegarem aos subúrbios, às cidades menores e às áreas rurais, onde muitos americanos estão armados e não confiam mais na capacidade da força policial em protegê-los”.

No artigo Como a narrativa tóxica influencia a forma como vemos a polícia, Rafael A. Mangual, diretor jurídico do Manhattan Institute, escreve que “a polícia tem sido alvo de uma campanha venenosa, de décadas, para apresentar a aplicação da lei como uma engrenagem no maquinário racialmente opressivo do sistema de Justiça”. Esse tipo de pensamento, diz ele, ignora “os progressos espantosos feitos na direção da tolerância racial”.

Menos tiros 

Isso não significa, diz o especialista, que a polícia seja perfeita, “eles não são perfeitos, e alguns sucumbem ao que pode ser um senso de autoridade intoxicante”. Mas os números, lembra ele, indicam que houve, sim, muitos avanços na direção de um tratamento igualitário para diferentes etnias. Por exemplo: em 2015, uma análise do departamento de polícia da Filadélfia concluiu que policiais brancos estavam menos predispostos a atirar em suspeitos negros desarmados do que os policiais negros.

Na pesquisa An Empirical Analysis of Racial Differences in Police Use of Force, publicada em 2016, o professor da economia da Universidade Harvard Roland G. Fryer J. não identificou sinais de racismo na abordagem policial. “Nos casos de uso extremo de força, envolvendo tiroteios, não encontramos nos dados diferenças a respeito da questão racial. Apenas uma fração dos policiais age de forma discriminatória”, afirma o pesquisador.

Segundo Rafael A. Mangual, além de não-discriminatória em geral, a polícia americana tem atirado muito menos. “Em 2018, a polícia disparou suas armas 3.043 vezes. Esse número poderia indicar que a violência policial é comum”, prossegue Mangual. “Mas considere que, no mesmo ano, um total de 686.665 agentes policiais realizou mais de 10,3 milhões de prisões, uma fração dos mais de 50 milhões de contatos que mantiveram com o público”.

São, portanto, pouco mais de 3 mil tiros para mais de 50 milhões de abordagem. A polícia de Nova York, por exemplo, disparou 72 tiros no ano de 2016 inteiro. Em 1971, haviam sido 810 disparos. Ainda assim, em meio à pandemia de Covid-19, a cidade americana vem sendo palco constante de manifestações, aglomerações e saques contra a violência policial contra negros. 

Pressão psicológica

Os policiais vêm atirando menos, mas continuam sujeitos a ferimentos a bala e a altos níveis de pressão psicológica. Também é assim no Brasil. O estudo Vitimização Policial: Morbidade por Arma de Fogo de Policiais Militares do Estado do Rio de Janeiro, produzido por Fernanda Mendes Lages Ribeiro, analisou dados referentes a policiais militares baleados no Rio de Janeiro entre 2015 e 2017. O levantamento concluiu que os feridos tinham, em média, 34,7 anos e, em 40,8% dos casos, foram alvejado entre o abdome, o tórax e a cabeça.

Como também concluiu o estudo Fatores Associados ao Estilo de Vida de Policiais Militares, realizado com base em entrevistas concedidas por policiais militares de Recife, a profissão gera grandes desgastes pessoais. “Nos resultados sobre o estilo de vida, 12% relataram fumar, 10% foram classificados com suspeita de consumo abusivo de bebidas alcoólicas, 73% foram considerados insuficientemente ativos e 40% disseram se envolver em conflitos pessoais de forma frequente ou às vezes”. São pessoas que, em geral, têm menor escolaridade e menor nível de renda do que a média da população.

E lidam diariamente com o risco de perder a vida.

33 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 33 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    Ricardo Maia

    ± 30 minutos

    Olha o nível da argumentação de alguns setores sobre esta pesquisa: https://www.causaoperaria.org.br/professor-nazista-de-harvard-diz-que-policia-mata-mais-brancos/. O professor, que é negro, é chamado de nazista. Infelizmente, os fatos não importam para muitos

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • C

      Cesar Tiossi

      ± 39 dias

      Tem gente da esquerda dizendo que essa notícia é racista. Inacreditável!!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • T

        Tarcísio Gomes de Paula Pessôa

        ± 39 dias

        Perfeito. A esquerda sempre apostando no pior, insistindo na narrativa mentirosa e tendenciosa dos fatos. Estão tentando a td custo vender a idéia de polícia racista. Não gostam de estatísticas, elas desmentem seus argumentos desinestos. Afinal, segundo admitem, vale de tudo para destruir o regime “opressor”, inclusive agir na prática fascista de agressão ao cidadão comum. A esquerda é covarde, invejosa e corrupta, não só aqui, mas no mundo.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • N

          Nico Gavelick

          ± 39 dias

          Parabéns à Gazeta do Povo por ir atrás dos dados. Ainda há uma luz no fim do túnel para o jornalismo.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Marcus Vinicius de Andrade

            ± 39 dias

            Novembro vai chegar e eu terei um grande prazer de ver Donald Trump reeleito.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • E

              Eduardo Soares

              ± 39 dias

              Realmente, EUA deve ser muito ruim para minorias e imigrantes. Deve ser por isso que todos tentam fugir de barco para a China, paraiso da democracia.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • K

                Karla Neris

                ± 39 dias

                Olá Eduardo Prestes, desculpe-me a resposta foi erradamente para você na verdade, seria para o Valério.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • E

                  Eduardo Prestes

                  ± 39 dias

                  Entre a polícia e os bandidos, ficarei sempre do lado da polícia. O tal Floyd tinha uma ficha corrida extensa, com muitos crimes cometidos. Houve exagero por parte do policial, que está sendo processado por isso. Mas o tal Floyd não foi vítima de racismo, e sim dos riscos de sua conduta criminosa. A polícia não costuma incomodar quem é honesto.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  2 Respostas
                  • E

                    Eduardo Prestes

                    ± 39 dias

                    Exato Karla, a repressão da polícia é contra criminosos, é a sua função institucional. A polícia não é racista, ela atua contra criminosos. Há estudos que explicam porque os “negros” cometem muito mais crimes do que “brancos”. Obviamente não é pela cor da pele ou genética, mas por questões culturais e valores morais.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • K

                    Karla Neris

                    ± 39 dias

                    Tem certeza que você leu o texto todo? " A mesma pesquisa indicou que, em 2018, afroamericanos responderam por 53% das tentativas de homicídio e por 60% dos roubos, mesmo compondo apenas 13% da população."

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • J

                  jean farias

                  ± 39 dias

                  Parabéns a equipe Gazeta por esclarecer os fatos. A VERDADE IMPORTA!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • V

                    Valério Assolari

                    ± 39 dias

                    Que reportagem desnecessária! Trazer um monte de números para justificar uma ação policial criminosa e preconceituosa. Podemos utilizar de estatística para provar quase que qualquer ponto, basta mostrar uns números e ocultar outros, porque não traz quantos brancos são agredidos e mortos pela polícia também? Até então era sócio da Gazeta, infelizmente esse tradicional jornal está se deixando levar por essa direita doentia e fica passando pano para governo com viés facista. Já deu para mim, ao invés de dar voz a uma pessoa negra sobre esse tema traz um branco justificando o injustificável.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • C

                      Carmo Augusto Vicentini

                      ± 39 dias

                      Isso não leia mais a GP. Você sempre pode ler o Granma ou umas edições antigas do Pravda. Acho que vão se alinhar mais com sua orietação política canhota.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • P

                    Pedra

                    ± 39 dias

                    Reportagem mentirosa!! Esse tipo de reportagem serve para afirmar o racismo que existe no Brasil. Somos o pais mais racista do mundo e gostamos de fingir que não existe racismo no Brasil.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    2 Respostas
                    • C

                      Carmo Augusto Vicentini

                      ± 39 dias

                      Eu não tenho problemas com racismo, mas confesso que detesto esquerdismo.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • E

                      Eduardo Prestes

                      ± 39 dias

                      O racismo nunca foi problema no Brasil, isso é uma invenção mentirosa da esquerda, para criar conflitos e divisões.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • P

                    Pedro Silva

                    ± 39 dias

                    De tanto militar, a Gazeta já sendo considerada blog de fake news. Deveri cuidar pra não entrar em outras listas.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • S

                      SantoHomem!

                      ± 39 dias

                      Reportagem mentirosa. É por isto que gosto de ler o Estadão e a Folha. Entrem na CNN.COM para ver a pesquisa que compara a violência policial entre Estados Unidos, Reino Unido e Austrália. Em 100 mil prisões, a proporção de mortos é a seguinte: EUA: 1348, Austrália: 21, Reino Unido: 13. A polícia dos EUA é extremamente violenta e covarde. E sem este papinho que é invenção da direita.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • C

                        Carmo Augusto Vicentini

                        ± 39 dias

                        Estadão? CNN? Folha? A esquerda é uma piada pronta mesmo.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • D

                      DENISSON HONORIO DA SILVA

                      ± 39 dias

                      Deve chocar os que fazem disto um campo batalha para impor seus pontos de vista. Se fossemos retroceder à década de 80,onde havia ainda URSS, veriamos os mesmos argumentos esquerdistas. Na verdade é isto que choca. A desigualdade social e racial como causa para a violencia policial é anacronica. Continua naquelas platitudes marxistas-leninistas e não aprofundam na analise cultural e valores das familias e etnias envolvidas.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • E

                        Eduardo Prestes

                        ± 39 dias

                        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • S

                          SantoHomem!

                          ± 39 dias

                          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • A

                        Admar Luiz

                        ± 39 dias

                        o que se vê aí é oportunismo puro. Como não poderia deixar de ser a esquerdalha se infiltra em tudo. Como é indefensável sua defesa ao comunismo/socialismo ela pega qualquer bandeira que estiver ao seu alcance. Geralmente é a bandeira de uma minoria qualquer. Essa anti racista é velha. Tem outra pós modernas, LGBT, homossexuais, ideologia de gênero, meio ambiente, e, calro, agora, o "fascismo". A esquerda tem método. Podem ver como as ações são coordenadas no mundo todo com op mesmo feitio. Violência e depredação. E se preciso for, agressões até a morte. Mas eles são humanistas, né?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • G

                          Gabriel Rodrigo

                          ± 39 dias

                          Excelente matéria!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • R

                            Ricardo Toledo

                            ± 39 dias

                            Contra fatos não há argumentos. Mas os esquerdistas são hábeis em enganar, ainda mais quando se trata de gente burra ou de muita má-fé

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • H

                              Hélio

                              ± 39 dias

                              Essas manifestações nada tem a ver com racismo, É um imensa hipocrisia financiada pela esquerda e alimentada pela grande mídia. Alguém por favor, que faça parte de todo esse aparato defensor dos negros, me responda por favor: quem deles está preocupado e proteste contra a fome e a escravidão, que ainda vigora no Continente Africano ?

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • P

                                Pedro Zanoni

                                ± 39 dias

                                Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • P

                                  PTsempre

                                  ± 39 dias

                                  Inacreditável!!! se a violência policial nos EUA estivesse diminuindo, o mundo inteiro não teria feito tamanha manifestação contra o racismo.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  2 Respostas
                                  • N

                                    Neto

                                    ± 39 dias

                                    Pois é, para a esquerda a narrativa é sempre mais importante que os dados, como mostrado na matéria.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • C

                                    Carmo Augusto Vicentini

                                    ± 39 dias

                                    Senta lá no cantinho. Seja um bom menino e vá ler as estatísticas de violência americanas e só depois volte pra conversar com os adultos.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • M

                                  m a filho

                                  ± 39 dias

                                  A verdade é dura, mas é a verdade.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • P

                                    PTsempre

                                    ± 39 dias

                                    Ihhhh, agora quem agride está virando vítima. Santa paciência !!!! que texto, dantesco.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • V

                                      Vitor Pinto

                                      ± 39 dias

                                      É mimimi da esqueda, simples assim

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      Fim dos comentários.