• Carregando...

Um dos feriados mais importantes comemorado nos Estados Unidos é o Dia de Ação de Graças. Alguns até diriam que é, na prática, o mais importante. Para os americanos, significa família, lautas refeições e congraçamento.

O feriado serve para celebrar a boa colheita que os colonos americanos de Plymouth, Massachusetts, tiveram em 1621, depois de um ano muito ruim, em que o que plantaram foi perdido por causa do rigoroso inverno.

Demorou mais de dois séculos para entrar para o calendário oficial americano, sofreu alterações de datas ao longo dos tempos até ser definido pelo Congresso para a quarta quinta-feira do mês de novembro. Uma curiosidade: o Brasil também tem seu Dia de Ação de Graças, comemorado na mesma data que os EUA. Uma lei de 1966, assinada por Castello Branco, instituiu o Dia Nacional de Ação de Graças, que por aqui obviamente não é feriado.

Dentre as várias datas e ideias importadas de fora, não seria o caso do Brasil também adotar o hábito de comemorar o Dia de Ação de Graças? Não seria uma forma de exercitar a gratidão e lembrar de tudo que nos trouxe até aqui, um dos períodos mais prósperos da humanidade, graças aos esforços de nossos antepassados?

Os colunistas da Gazeta do Povo Rodrigo Constantino e Guilherme Fiuza respondem à pergunta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]