• Carregando...
Mamoudou Gassama se encontra com o presidente francês, Emmanuel Macron | Reprodução/ Twitter
Mamoudou Gassama se encontra com o presidente francês, Emmanuel Macron| Foto: Reprodução/ Twitter

As imagens de vídeo são impressionantes: em questão de segundos, um jovem escala quatro andares de um prédio de apartamentos em Paris para resgatar uma criança pendurada para fora de uma sacada. 

O nome dele é Mamoudou Gassama, um imigrante “sem papéis” de 22 anos do Mali, que agora está sendo festejado como herói nacional, apesar de viver na França há menos de seis meses. A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, anunciou que a cidade apoiaria seu esforço para permanecer na França, e o presidente Emmanuel Macron o recebeu no Palácio do Eliseu na segunda-feira (28). “Anunciei a ele que, em reconhecimento a esse ato heroico, ele seria regularizado o quanto antes e que a brigada dos bombeiros de Paris estava pronta para recebê-lo”, disse Macron no Twitter. 

Gassama – batizado de "Homem-Aranha" na mídia social francesa – passou a ser uma celebridade depois de resgatar a criança na noite de sábado, em um momento em que a vida está se tornando cada vez mais difícil para os imigrantes na França. 

O governo de Macron reprimiu os imigrantes econômicos em particular e dobrou a quantidade de tempo que as autoridades podem deter os recém-chegados. Da mesma forma, o Ministério do Interior ordenou o fechamento de acampamentos de imigrantes improvisados em Paris, onde um jovem imigrante se afogou este mês. 

Mas o exemplo de Gassama imediatamente forneceu um grito de guerra para aqueles que criticaram a linha dura do governo. Uma petição online começou a circular na noite de domingo para pedir que ele recebesse seus documentos de residência. 

"Ele me explicou que chegou do Mali há vários meses, sonhando em construir sua vida aqui", disse a prefeita de Paris Anne Hidalgo via Twitter. "Eu disse a ele que seu gesto heroico é um exemplo para todos os cidadãos". 

Gassama narrou os eventos no sábado à noite para o jornal francês Le Parisien. 

Por volta das 20 horas, ele estava com a namorada no 18º arrondissement, distrito de Paris, assistindo à final da Liga dos Campeões. Andando pela rua, ele viu uma multidão reunida embaixo de um prédio, gritando e gesticulando para cima na rua Marx-Dormoy. 

Então ele viu o menino, que as autoridades mais tarde disseram ter quatro anos. 

"Eu subi para salvá-lo, voilà", disse Gassama. 

"Eu fiz isso porque era uma criança", disse ele ao Le Parisien. "Eu amo muito as crianças". 

"Eu não pensei nos andares", ele disse, referindo-se ao prédio que ele escalou. "Eu não pensei sobre o risco". 

Para muitos, a questão era como o menino de quatro anos de idade tinha conseguido escalar a grade da sacada em primeiro lugar. 

Sua mãe não estava em Paris na hora, e seu pai, que aparentemente havia deixado o menino sozinho em casa, foi interrogado pelas autoridades, disse uma fonte judicial à Agence France-Presse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]