• Carregando...
 |
| Foto:

Jason Barker nos convida, no New York Times, a celebrar o bicentenário do nascimento de Karl Marx na antiga cidade de Trier, no sul da Alemanha. O argumento do professor de filosofia e celebridade é que Marx sempre esteve certo e continua sendo nosso guia indispensável para o futuro. Barker carrega a tocha com argumentos tão imortais quanto errados. 

Seu postulado fundamental é que Marx corretamente analisou o capitalismo como guerra de classes, o eterno conflito entre exploradores e explorados (o proletariado), uma luta que levará necessariamente à autodestruição do capitalismo e sua substituição por uma sociedade sem classes.

De passagem, Barker afirma que todos os economistas de hoje aceitam a definição de capitalismo de Marx. Parece mais provável que Barker nunca tenha conhecido um economista, pois nenhum deles ainda vê o capitalismo de acordo com a estrutura conceitual marxista da exploração.

Leia maisKarl Marx está nos livros e agora no cinema. Quem foi ele de verdade?

Ao contrário da filosofia, a economia é baseada na análise da realidade. O grande erro de Marx foi ter falhado em prever que o capitalismo produziria uma enorme classe média que não é nem exploradora nem explorada. Nos países desenvolvidos, essa classe média representa talvez 90% da população, deixando os dois extremos à margem do sistema. Isso não apenas contradiz a estrutura marxista; isso a desmantela.

Destemidos, os pós-marxistas a partir de Vladimir Lenin tentaram expandir o conceito de guerra de classes para uma escala planetária, dividindo as nações em duas categorias: as nações capitalistas exploradoras e as nações proletárias – isto é, colonizadas – exploradas.

Os fatos mais uma vez invalidaram essa tese, uma vez que nações anteriormente colonizadas, influenciadas pelo comércio internacional e seus próprios empreendimentos capitalistas, geraram, por sua vez, suas próprias classes médias predominantes, como tem sido o caso da China, da Índia e do Brasil.

Exploração comunista

A exploração no mundo em desenvolvimento é principalmente centrada em países que se dizem comunistas, como China, Vietnã, Coreia do Norte e Cuba, onde os dignitários do Partido Comunista exploram e oprimem suas próprias populações.

Aqui, novamente, Barker, seguindo o exemplo de Lênin, evita a realidade através do uso de metáforas: as contradições do capitalismo são traduzidas para a guerra entre os sexos e as raças, expressa atualmente pelos movimentos #MeToo e Black Lives Matter, as expressões mais proeminentes da consciência proletária no momento.

Tal metáfora não pode substituir a análise, no entanto, uma vez que é apenas nas sociedades capitalistas que tais contradições sociais vêm à luz e são discutidas e (às vezes) resolvidas. Nos países que negam o capitalismo – especialmente a China – o Partido declara que o assédio sexual e o racismo só existem nas sociedades ocidentais. Como isso soa para mulheres trabalhadoras na China ou para os tibetanos? 

Leia maisCinco coisas que Marx queria abolir (além da propriedade privada)

Barker propõe um contra-argumento para a abertura e a disposição das sociedades capitalistas de atacar tabus: eles têm que agradecer às críticas marxistas. Se com isso ele quer dizer que a crítica social e o escrutínio do poder dominante são as funções da filosofia, então estamos plenamente de acordo. Mas quem precisa de Marx para isso? Sócrates foi mais longe nesse exercício e pagou o preço por isso, ao contrário de Marx. 

Barker admite que Marx nunca descreveu realmente a sociedade do futuro, mas, em vez disso, nos convidou a procurá-la. De fato, onde quer que o esquema marxista utópico fosse aplicado, ele produziu catástrofes humanas bem documentadas; no laboratório do marxismo, as nações são cobaias.

Todos os experimentos marxistas fracassaram, e os marxistas nos explicam que a falha não está no comunismo, mas apenas em sua desajeitada aplicação. A União Soviética fracassou porque os russos eram russos, e o marxismo foi um desastre nos outros lugares porque, veja você, os chineses e os cubanos são povos tropicais. Essas desculpas demonstram que, assim que o marxismo é aplicado, ele deixa de ser marxista, o que permite uma filosofia resolutamente materialista se transformar em idealismo puro. 

O próprio Marx disse que ele não era marxista – de longe sua declaração mais perspicaz. Quanto aos seus discípulos contemporâneos, para quem o marxismo é um substituto do pensamento real, eles nunca serão persuadidos de seu erro, porque não estão interessados na realidade.

©2018 City Journal. Publicado com permissão. Original em inglês
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]