i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Opinião

Lei dos Fogos de Artifício: autoritarismo do bem na era da hipersensibilidade

  • 30/12/2019 18:15
Fogos de artifício
Fogos de artifício: proibição baseada na hipersensibilidade autoritária| Foto: Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/nickgesell-3554748/?utm_source=link-attribution&amp;utm_medium=referral&amp;utm_campaign=image&amp;utm_content=1953253">nickgesell</a> por <a href="https://pixabay.com/pt/?utm_source=link-attribution&amp;utm_medium=referral&amp;utm_campaign=image&amp;utm_content=1953253">Pixabay</a>

Às vésperas das celebrações do Ano Novo, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, sancionou uma lei que proíbe o uso de fogos de artifício que façam barulho na cidade. Iniciativas semelhantes existem em São Paulo e no Rio Grande do Sul. A boa intenção por trás da medida é clara: proteger os animais de estimação e grupos supostamente vulneráveis ao ruído intenso, como crianças autistas e idosos.

Eu amo cachorros e odeio fogos de artifício, até mesmo aqueles coloridos bonitões que encantam milhões de pessoas na virada do dia 31 de dezembro para o dia 1º. de janeiro.

Mas, como já dizia minha avó, o errado é errado mesmo que todo mundo esteja fazendo. E a Lei dos Fogos de Artifício é um ataque à liberdade em nome da sensibilidade exacerbada do nosso tempo. Apesar de cercada de boas intenções, trata-se de uma medida de força por parte do Legislativo. Uma canetada que gera distorções de longo prazo na sociedade.

Não que os fogos de artifício não devam desaparecer. Afinal, já foi o tempo em que a Humanidade se encantava com a mágica da pólvora e com a incrível capacidade humana de usá-la para fins, digamos, artísticos, e não só para a guerra. Mas será que o meio mais correto para se alcançar esse objetivo é a proibição sumária dos fogos de artifícios que fazem barulho ? Ou será que uma mudança cultural como aquela pela qual passou o cigarro seria melhor e mais eficiente, ainda que mais demorada?

Hipersensibilidade canina – e humana

A parte mais problemática das leis que proíbem ou, para usar um eufemismo tão ao gosto dos nossos legisladores, restringem os fogos de artifício que façam barulho é justamente aquela que faz com que tantas pessoas cedam ao poder do Estado com o rabo entre as pernas: a proteção aos animais, notadamente cães e gatos, que têm uma audição até quatro vezes “mais potente” do que a nossa e que, por serem irracionais e não entenderem que o ser humano está usando um rojão para celebrar um gol ou uma volta da Terra ao redor do Sol, podem até morrer (morrer mesmo) de medo.

Por mais fofos, carinhosos, lindos mesmo que sejam os cachorros, dos Golden Retrievers aos pinschers, será ético levar a sensibilidade auditiva deles em conta ao elaborar uma lei que afeta os seres humanos? Para os populistas hipersensíveis, sim. Mas imagine Santo Antônio do Monte, em Minas Gerais, cidadezinha de 30 mil habitantes e polo da indústria pirotécnica brasileira, cuja economia, evidentemente, depende do encanto dos brasileiros pelos fogos de artifício. É ético sacrificar o sustento das famílias que lidam com a fabricação e comércio desses artefatos só porque um poodle tem medo?

Ao que parece, infelizmente já transpusemos as fronteiras que separavam a relação saudável entre ser humano e animal da relação simbiótica e até parasitária entre as duas espécies. Prova disso foi a comoção causada pela morte de um cachorro num supermercado de São Paulo há pouco mais de um ano. Na época, o único a lançar um olhar racional e necessariamente antropocêntrico sobre o episódio foi o professor Carlos Ramalhete, com o artigo “Cachorro não vai pro Céu”.

E aqui, diante da irracionalidade que marca todo o debate, e na esperança quase infundada de me fazer entendido, acho que vale a pena repetir o óbvio: ninguém está defendendo que cães sejam mortos, agredidos, que sejam submetidos a rinhas de luta ou desnecessariamente expostos a qualquer coisa que lhes faça mal, incluindo o barulho de fogos de artifício.

Mas, se deixarmos nos levar pela hipersensibilidade canina (e humana) quanto ao assunto, quais serão os próximos passos? Proibiremos secadores de cabelos e aspiradores de pó (e donos de cães e gatos sabem o quanto os bichos odeiam esses objetos)? Proibiremos o consumo de chocolate com cães por perto? Criaremos Conselhos Tutelares para Pets ou coisa do gênero? Defenderemos a criação de um SUS para animais de estimação?

Denuncismo e o enfraquecimento dos laços comunitários

Outra consequência nefasta dessa Lei dos Fogos de Artifício, bem como de qualquer lei que queira criminalizar a falta de bom-senso e injetar Semancol© à força na veia das pessoas, é a criação de um ambiente pouco civilizado onde é preciso que se fomente uma cultura da denúncia para que a ordem tal como o Estado a enxerga seja imposta.

Isso só enfraquece ainda mais os laços comunitários – já fragilizados por toda uma cultura de violência, inveja e ressentimento. Não acredito que os legisladores tenham pensado nessa hipótese. Afinal, o caráter desse tipo de medida é eleitoreiro e apela para o lado mais sentimental das pessoas – aquele que requer gratificação irracional e imediata.

Mas não é difícil imaginar a possibilidade muito real de vizinhos vivendo num ambiente de discórdia porque o sr. Torres do 401 denunciou o dr. Palhares do 803 por ter estourado um rojão na vitória acachapante do Corinthians contra o Íbis. E não se engane: insaciável como é, o Estado usará, sim, todo o seu poder de coerção (na forma de multas e, se você reclamar, desacato) para arrecadar o que for possível.

O problema é que a boa educação, a civilidade e o tal do bom senso não se sujeitam à força (real ou simbólica) de uma lei. Muito mais eficiente seria uma mudança lenta e gradual, como aconteceu no caso dos cigarros.

Brechas e mais brechas

O problema do bom-mocismo atrapalhado aplicado às leis é que ele abre brechas para infinitos argumentos de fundamentação parecida que podem descambar, e inevitavelmente descambam, para medidas autoritárias. Recentemente, o princípio da laicidade do Estado foi usado para que se proibisse um show gospel no Réveillon do Rio de Janeiro. Sob a justificativa de proteger os ateus, incomodados com a fé alheia, a juíza do caso acabou usando um princípio republicano para criar uma classe de privilegiados.

No caso da lei que proíbe os fogos de artifícios, também se cria privilegiados à custa da diversão (ainda que questionável e, francamente, de mau gosto) dos demais. Os privilegiados, no caso, são os donos de animais de estimação. Mais até do que os animais em si. Mas por que os donos de animais de estimação (e os cães) devem ser protegidos do incômodo sonoro? O que eles têm de tão especial, de tão virtuoso a ponto de levar o Poder Legislativo a sacrificar a liberdade alheia só para atender a um pedido deles?

Porque, sejamos honestos, a questão dos fogos de artifício diz respeito apenas e tão-somente aos animais de estimação. Grupos supostamente vulneráveis aos barulhos altos, como autistas e idosos, foram incluídos na lei para lhe dar um ar de preocupação com o ser humano. Até porque desde que o homem descobriu como usar a pólvora para fins recreativos os idosos ou usaram a habilidade manual para tapar os ouvidos ou se retiraram para um cômodo isolado ou usaram protetores ou tiraram os aparelhos auditivos.

Novamente vale a pena recorrer a um exercício de imaginação para se constatar quão absurda e totalitária e distorcida é a bem-intencionada lei que proíbe fogos de artifício. Digamos, por exemplo, que a mesma Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos que conseguiu proibir o show gospel em Copacabana se diga incomodada com o barulho dos sinos das igrejas. Digamos que a eles se juntem donos de cães ultrassensíveis que correm para debaixo da cama a cada badalada. O que impede um juiz de usar o “Princípio do Incômodo Auditivo” para proibir os sinos de repicarem?

Sensibilidade exacerbada

Vivemos numa época de sensibilidade exacerbada. Vários autores têm escrito sobre isso. O mais notável deles talvez seja o psiquiatra inglês que atende pelo pseudônimo de Theodore Dalrymple. Seu livro Podres de Mimados: as Consequências do Sentimentalismo Tóxico (que não me canso de citar) expõe bem os motivos que levam as pessoas a apoiarem medidas como a proibição de fogos de artifício com base em argumentos que deveriam sustentar uma história da Lassie, mas nunca uma sociedade racional e civilizada.

Do contrário, o que impedirá as pessoas de, num futuro próximo, usarem todo o tipo de sensibilidade para criminalizar a conduta de seus semelhantes? Eu, por exemplo, tenho uma sensibilidade extrema ao uso errado da crase. Ao me deparar com uma crase errada, caio prostrado no chão, começo a me debater e fico deprimido por pelo menos duas semanas. Pior ainda é quando encontro um erro desses no texto de quem escreve profissionalmente. A crase errada é, para mim, o mesmo que ver um desses médicos que tinha de amputar o braço esquerdo, mas acabou amputando o direito.

Tenho direito a criminalizar a crase errada? O bom-senso diz que não. Que minha sensibilidade afeta um grupo bastante restrito: eu mesmo. Mas o que me impede de tentar usar o meu poder como “a menor minoria do mundo” para proibir, ou melhor, restringir o uso da crase errada, sob pena de multa e detenção, com base no argumento de que o Estado é obrigado a proteger a minha hipersensibilidade quanto ao assunto?

O problema de iniciativas como essa é que, ao mesmo tempo em que impedem as pessoas de celebrarem o Réveillon fazendo barulho e “pintando o céu”, elas jogam no ralo o bom-senso e criam uma sensação de que todo privilégio é defensável, desde que se consiga provar, de alguma forma, que o requerente (ou seu cão) sofre.

Sofrimento que, vale lembrar, é condição necessária para que nós, seres humanos (e nunca nossos cães e gatos), aprendamos, amadureçamos e possamos conviver numa sociedade a mais harmoniosa possível (mas nunca perfeitamente harmoniosa).

118 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 118 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    Livia F S Carvalhal

    ± 158 dias

    Cigarro mudança cultural? As pessoas foram deixando de fumar ou diminuindo, pela proibição.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • C

      Carla

      ± 160 dias

      Achei seu texto ótimo! Nunca vou entender esta frescura de donos de animais quererem conceder a eles privilégios superiores aos dados a seres humanos.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        Cícero Gabriel Cardoso Soares

        ± 161 dias

        Excelente texto. Ninguém aguenta esse autoritarismo cultural brasileiro e o conseqüente furor legislativo da parte de representantes populistas.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • P

          Pedro Daltoe

          ± 161 dias

          Pra mim, tudo o que foi exposto não leva em consideração 2 coisas.. Primeiro, já existe lei do silencio a muito tempo, e é respeitada em 99% do ano e pode-se chamar a policia para fazer valer a lei.. Segundo, o que se faz no primeiro do ano pela maioria da população, não seria aceito no restante do ano se feito por uma minoria, exemplo, os muçulmanos e os Judeus tem calendários diferentes, será que eles poderiam adentrar a noite soltando fogos? Se alguma torcida resolver adentrar a noite soltando fogos, será que vai ser tolerado igual? O que ocorre é que os fogos são soltados por alguns e tolerados por muitos em uma espécie de ditadura da maioria, mesmo sendo proibidos.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • L

            LUIZ APARECIDO DE CARVALHO

            ± 162 dias

            Faltou falar dos milhares de pássaros que são mortos ,da poluição da queima da pólvora , dos incêndios causados pelos fogos e principalmente das milhares de pessoas que chegam aos hospitais queimadas e mutiladas , é claro que campanhas de conscientização fazem mais efeito , mas continuarmos ignorando tudo isso , não podemos , o positivo dessas leis , mesmo querendo menos estado em nossas vidas , é que elas despertam o debate.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              Austríaco-PR

              ± 162 dias

              Parabéns pelo texto. Mais uma legislação de cunho autoritário. Acredito que esse tipo de lei siga o caminho previsto pelo autor. O prefeito não representa a população, uma vez que teve menos de 40% dos votos possíveis, talvez ate menos que 30%. Já os vereadores são eleitos de forma pior, se somarmos os votos que cada um recebeu individualmente, provavelmente teremos um número menor de votos que o grega recebeu. Espero que na próxima eleição possamos trocar todos.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • T

                Tommaso

                ± 162 dias

                Eu apoiareis a lei o dia que a carrocinha voltar. Tem que se ter e prezar pelo equilíbrio.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • T

                  Thiago

                  ± 162 dias

                  O Greca deveria fazer alguma coisa quanto aos terríveis escapamentos irregulares de motos,com seu barulho infernal,que enlouquece a todos todos os dias do ano. Fogos de artíficio são fichinha perto dessas escapamentos de moto,senhor prefeito!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • D

                    Diz

                    ± 162 dias

                    Beleza de ideia. Quero ver serem eficientes para acabar com o barulho infernal das motos, que nos torturam 365 por ano.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • G

                  Giancarlo Bento Antoniutti

                  ± 162 dias

                  Cara que chatice isso....ano novo, vida antiga. Greca poderia ter ficado sem essa.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • F

                    Fernando Nunes

                    ± 162 dias

                    Que divagação que é este texto, esperava um conteúdo mais coerente , afinal a pratica de soltar fogos de articio tem muitas formas de se analisar, até mesmo as queinadurase amputações provocadas, quanto ao barulho não é nada democrático, se estou feliz e lanço um poderoso rojão o meu vizinho que se vire pra aguentar a minha felicidade. É isto!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    2 Respostas
                    • B

                      Barreto

                      ± 161 dias

                      Marcos eisenschlag: nossa, quanta asneira!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Marcos eisenschlag

                      ± 162 dias

                      a maioria dos acidentes de transito sao com menores de 25 anos, vamos tambem proibi-los de dirigir devido aos altos niveis de acidentes?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Marcos eisenschlag

                    ± 162 dias

                    Leis absurdas merecem somente uma coisa: desobediencia civil. Todos ja' sabem que nao havera fiscalizacao e que a lei nao ira dar em nada. Assim como os escapes das motos abertos, que andam pela cidade sem ser parados ou a soltura de baloes que nunca deixou de ocorrer mesmo proibida, o mesmo ocorrera com os fogos. Obrigado vereadora, os fogos irao baixar de preco e "proibido" e' mais gostoso.! ;)

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    5 Respostas
                    • B

                      Barreto

                      ± 161 dias

                      Marcos é o típico cara que tem apenas 2 neurônios.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • J

                      JESIEL

                      ± 162 dias

                      Marcos eisenschlag: então vejamos.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • J

                      JESIEL

                      ± 162 dias

                      jesielmdspr@gmail.com

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Marcos eisenschlag

                      ± 162 dias

                      JESIEL:com certeza voce e' daqueles criados a leite de soja, muita macheza online, mas na vida real fica pianinho.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • J

                      JESIEL

                      ± 162 dias

                      Trouxa

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • J

                    JESIEL

                    ± 162 dias

                    Devemos liberar o contrabando? Tem cidades e pessoas que sobrevivem graças a ele

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • D

                      Diz

                      ± 163 dias

                      Barulho é uma forma de tortura.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • D

                        DANIELLE

                        ± 162 dias

                        Exato

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • D

                      Diz

                      ± 163 dias

                      Que vão fazer barulho nos quintos dos infernos. Inclusive os motoqueiros e motoristas de carros com escapamento aberto.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • B

                        Barreto

                        ± 163 dias

                        Parece que as pessoas não entendem. A lei está proibindo os fogos com barulho. E não os coloridos que realmente importam e deixam a festa bonita. A lei proíbe os fogos tipo rojão. Aquele que é soltado quando chega narcóticos na boca de fumo ou para avisar a chegada de policiais. Aquele que te acorda as 4h da manhã e fica a semana inteira do Natal e do Ano Novo enxendo o ****. Aquele que avorda o teu filho bebê depois de embalo de sono. Aquele fogo de artífício que já proibido em países de primeiro mundo na Europa, Ásia e na América do Norte. Aquele rojão que a molecada coloca dentro de panelas de pressão ou latas de tinta. Até explodirem os dedos das mãos ou ficarem cegos.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • H

                          Henrique Sá Brito

                          ± 163 dias

                          Artigo absurdamente longo, para defender uma ideia, pior de tudo, tendo estragado sua argumentação de início na comparação com o cigarro que só foi ceceado e reprimido através de leis e não por qualquer mudança cultural. Detesto o estado interferindo no dia a dia das pessoas, mas nesse caso realmente é o de coibir a ação de gente mal educada e sem empatia.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          2 Respostas
                          • G

                            Giancarlo Bento Antoniutti

                            ± 162 dias

                            Avisa o traficante pata não usar rojão...o prefeito assinou a lei...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • H

                            Henrique Sá Brito

                            ± 163 dias

                            *cerceado

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • I

                          Isabelle Marques

                          ± 163 dias

                          Perfeito! Sensacional! Inspirador! O mundo está se tornando um lugar muito chato, me sinto pisando em ovos o tempo todo, porque qualquer coisa, por mínima que seja, é ofensiva e/ou politicamente incorreta a ponto de você ser xingado, processado ou banido da vida social. E isso tem prejudicado em muito a comunicação. A partir do momento que algo se torna "ofensivo ou agreasivo", se inviabiliza o diálogo.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • J

                            JESIEL

                            ± 162 dias

                            Vamos abolir todas as leis, confiamos no diálogo!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • A

                          Admar Luiz

                          ± 163 dias

                          É miimi de progressistas hipocritas. O politicamente correto é a praga hodierna. Tenho dois cachorros em casa. Sou contra esse negócio de proibir fogos. Embora também não goste. Mas não se acaba essa prática na base da canetada. A sociedade é que - como no caso do cigarro - tem de evoluir e deixar certos costumes de lado, né? Vc que tem cachorro faz o seguinte: quando houver os estouros de rojões fique perto do seu animal. Sua presença o deixará tranquilo. Simples assim.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            Jorge Dias

                            ± 163 dias

                            Pela leitura dos comentários se conclui fã facilmente que os ECOXIITAS "defensores dos animais" são organizados e fazem mais barulho aqui na Gazeta, do que os fogos de Curitiba toda junta.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • D

                              DANIELLE

                              ± 163 dias

                              Não gosto de fogos...a barulheira é um inferno, assusta ( animais e humanos) atormenta...fere psicológica e fisicamente, causa prejuizo ao Estado, isso sim me deixa deprimida e não a ausência da crase. Olha, se eu não gostasse mto da Gazeta, minha assinatura seria cancelada depois dessa.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • C

                                CARLOS ROBERTO TEIXEIRA

                                ± 163 dias

                                Odeio fogos de artifício,

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • L

                                  Leonardo

                                  ± 163 dias

                                  Pior artigo que li na gazeta do povo, não sei se o colunista tem filho em idade de colo, também acho que ele nunca vai envelhecer, então não terá problema nenhum com fogos, não é só por conto dos animais, mais mesmo se fosse já valeria a proibição, vida é vida parceiro, sua visão é limitada demais para falar de algo tão complexo quanto educação e amor ao próximo. Se liga na vida amigo!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    JOSE Z. NETO

                                    ± 163 dias

                                    E a lei para calar os latidos dos cachorros que por vezes latem sem parar e nos impedem de dormir será aprovada quando? Esta seria bem mais útil!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    2 Respostas
                                    • R

                                      Ricardo Gabriel

                                      ± 162 dias

                                      Olha amigo. Falar sobre cães que latem sem parar é como mexer num vespeiro. A maioria dos donos, nesses casos, não se importam. Somente quem teve noites seguidas de sono roubadas por isso vai entender nossa reclamação. Quanto aos fogos, volto a repetir, o uso é bem limitado durante o ano. E tbm apoio a lei dos fogos mais barulhentos.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                    • T

                                      Tommaso

                                      ± 162 dias

                                      Eu uso bombas para me vingar, já que o meu vizinho é um sociopata estupido.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • F

                                    Felipe Martinelli

                                    ± 163 dias

                                    Pouca gente é mais chata, violenta e intolerância que esses defensores de animais: vide o caso do menino morto no terreno: se preocuparam mais com o "preconceito contra certas raças de cachorros" do que com a brutal morte da criança.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      A VEIGA

                                      ± 163 dias

                                      Equivoca-se o articulista. No caso do cigarro existiram, e existem, inúmeras leis contra o tabagismo, como a proibição de venda a menores, uso em locais públicos fechados e até mesmo abertos, entre outras. Não houve, assim, lenta e gradual mudança cultural. Ressaltando que o tabagismo é um vício e não me consta que existam pessoas viciadas em soltar fogos de artifício. Quanto a estes, a sua correta proibição por lei, além de preservar a saúde de animais e humanos autistas, visa a impedir a perturbação sonora e o sossego de todos os cidadãos. O estampido irritante dos fogos perturba e viola a já existente lei do silêncio. Acho que a lei é oportuna e veio em boa hora.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • W

                                        Willian Cardoso de Souza Jesus

                                        ± 162 dias

                                        Está claro q vc e os q te aplaudem não perceberam q a análise do jornalista vai MUITO ALÉM da proibição de fogos de artifício, q ele, inclusive, deixa claro q sequer gosta. O ponto principal é claramente a crítica ao paternalismo estatal e o fato de q quanto mais poder damos ao Estado pra ele nos dizer oq devemos ou não fazer, mais próximo do autoritarismo ficamos. Portanto, pra aqueles q se dizem liberais ou até mesmo conservadores, concordar com isso é totalmente contraditório com aquilo q pregam ambos. MENOS ESTADO em nossas vidas.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • W

                                      Willian Cardoso de Souza Jesus

                                      ± 163 dias

                                      Se vc se diz liberal ou até mesm conservador e se indignou, discordando profundamente dessa análise, tenho uma dura constatação pra fazer: VC NÃO É NEM UM E NEM OUTRO... Estou cansando de viver num Estado paternalista q acredita saber oq é melhor pra mim e meus familiares. E me incomoda ainda mais ver tantas pessoas entregando sua liberdade e sua vida na mão de um ente comprovadamente indigno da nossa confiança. Basta ter estudado o mínimo sobre História para diagnosticar essa realidade e abominar qualquer tentativa do Estado de intervir em nossas vidas.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • F

                                        Freitas

                                        ± 163 dias

                                        Citou a mudança "cultural" em relação ao cigarro. Mas, me pergunto: se não houvesse "autoritarismo" na proibição, teríamos colhido os mesmos bons resultados?

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • G

                                          Giancarlo Bento Antoniutti

                                          ± 163 dias

                                          Os mais intolerantes são aqueles que continuamente se dizem tolerantes! ....principalmente a dona daquele pet que late o ano inteiro debaixo da porta do apto.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            ALEX COELHO DE SOUZA DIAS

                                            ± 163 dias

                                            O mais importante nesta lei é a propaganda enganosa de políticos que se valem de artifícios para ganhar votos ou outras vantagens. Assim acontece com regulamentação de patinetes, de bicicletas e outras leis absurdas que vão contra a própria cultura do povo. Por isso sempre me questiono qual a real utilidade de uma câmara de vereadores? Para ficarem o ano inteiro inventando leis que regulamentem besteiras? Ou para dar nome as ruas? Ou ainda par dar placas de taxi? Bom para pensar durante o ano novo.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • V

                                              vortice

                                              ± 163 dias

                                              Logo logo não poderemos sequer abrir um champanhe ou espumante! Que coisa ridícula!!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • G

                                                Giancarlo Bento Antoniutti

                                                ± 163 dias

                                                Logo logo álcool será proibido novamente.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • V

                                              vortice

                                              ± 163 dias

                                              Tanta coisa pior nos bairros e estes políticos de m... fazem uma lei autoritária e sem sentido como esta! E as motos sem escapamento empinando nas ruas? E os malditos carros de som com propagandas? E os vileiros com som alto pela madrugada? E, em se tratando de animais, o que dizer das centenas ou milhares de animais abandonados nas épocas de festas, dos cavalos magros puxando carrinhos abarrotados de lixo e gente? Estes legistadores deveriam ter vergonha na cara e parar de interferir na vida das pessoas de bem!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • W

                                                Walkyria

                                                ± 163 dias

                                                Argumentos rasos, lamentáveis e apressados do articulista, jornalista, escritor e tradutor... Não se trata pura e simplesmente de banir ou eliminar os fogos de artifício, a questão central do problema é o barulho. A beleza e o encanto dos fogos estão nas cores e nos variados arabescos e desenhos que formam no céu e agradam a adultos e crianças. As famílias de Stº Antônio do Monte e de outros lugares podem continuar tirando o seu sustento da fabricação desses artefatos - SEM o componente dos estampidos. É o que propõe a lei, que chega mais do que em boa hora, no rastro de iniciativas semelhantes também em outras partes do mundo. Simples assim.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • B

                                                  Barreto

                                                  ± 163 dias

                                                  Perfeito.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • M

                                                Matheus Justi Corrêa

                                                ± 163 dias

                                                Artigo fraco, com argumentos rasos e conceitos equivocados. O tema poderia ser muito melhor tratado

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • C

                                                  Cezar

                                                  ± 163 dias

                                                  Gostaria de ter a sua opinião. Escrita.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • D

                                                Darci Junior

                                                ± 163 dias

                                                Sou conservadora, mas isso não significa que devo ser insensível aos problemas que envolvem a sociedade que vivo. O autor do artigo cita somente os animais domésticos. Mas, para mim e as pessoas que defendem essa lei, estamos pensando nos animais abandonados nas ruas que se vêem totalmente encurralados diante da exposição dos fogos de artifícios, os quais para procurarem um lugar para se sentirem seguros, se cortam em arames farpados, são atropelados em avenidas ao atravessarem desorientados, e principalmente fogem de seus lares por sentirem-se em perigo. A lei é muito bem vinda. Nem tudo na vida deve ser por meio de um processo de adaptação.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • J

                                                  JoseHumberto

                                                  ± 163 dias

                                                  Tá com dó??? Adote, leve para sua casa.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • M

                                                mozart veloso de mendonça

                                                ± 163 dias

                                                NÃO PODEMOS CONVIVER COM TAL IRRACIONALIDADE. QUEIMA DE FOGOS COM USO DO DINHEIRO PÚBLICO É, NO MÍNIMO, IRRESPONSABILIDADE DOS GESTORES PÚBLICOS DE TODOS OS ENTES DA FEDERAÇÃO....ENTENDO QUE A LEI DE RESPONSABILIDADE PÚBLICA DEVERIA PUNIR, COM RIGOR, AQUELES QUE GASTAM MILHÕES DE REAIS, QUEIMANDO OS NOSSOS RECURSOS...... CRIEM VERGONHA NA CARA....

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • S

                                                  Sr. Walker

                                                  ± 163 dias

                                                  Se essa lei ‘pegar’ vou comprar uns cinco cachorros.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • S

                                                    Sílvia

                                                    ± 163 dias

                                                    Linhas e linhaa sobre o nada....autoritarismo? "Menas" seja la vc quem for. Ja ouviu falar em Poder de Polícia?

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • C

                                                      Carlos Eduardo D'Amico

                                                      ± 163 dias

                                                      Tá tudo ficando muito chato. Gosto da festa do réveillon mas serei obrigado a jogar fora os meus fogos com "deliciosos" estampidos. Ah, em tempo, alguém tem visto fiscalização ou autuação aos motociclistas com os escapamentos deveras estridentes?

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • P

                                                        PG

                                                        ± 163 dias

                                                        Ridicula essa lei. daqui a pouco iremos proibir as pessoas de coisas inimagináveis nos tempos de hoje. Me assusta o silencio de tantos vereadores a respeito e a sanção da lei pelo Prefeito, ao qual tenho muita estima. Realmente é o comodismo de nao dizer - SOU CONTRA!!!! e ponto final. Cada vez mais as minorias estão se sobressaindo e a grande maioria, vai ficando refém, pois nao tempo para exercer sua vontade.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • D

                                                          Dagomir Marquezi

                                                          ± 163 dias

                                                          Quem ama e respeita os animais apóia a proibição de fogos de artifício barulhentos. Esse artigo faz pirotecnia mental para justificar o injustificável.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • J

                                                            JoseHumberto

                                                            ± 163 dias

                                                            - Não tenho animais de estimação, gosto do show dos fogos e se alguém se preocupa com o barulho, que compre um "protetor auricular para os seus animais". Simples assim e não precisa LEI.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • M

                                                              MateusMS

                                                              ± 163 dias

                                                              uma pergunta: qual a necessidade de ter barulho???

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • A

                                                                ANGELO VOLPI NETO

                                                                ± 163 dias

                                                                Meu Deus como tem gente que escreve BOBAGEM

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • R

                                                                  Richard François da Silva

                                                                  ± 163 dias

                                                                  Sinceramente a matéria não faz nenhum sentido, isso está parecendo uma folha de SP invertida, querem defender a qualquer custo a visão de mundo que tem. Já que a proibição é um atentado contra a liberdade individual, por que não liberamos a maconha, cocaína e todo o resto? Também há famílias que tiram seu sustento dessas fontes.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • A

                                                                    ANDRE DE ANDRADE

                                                                    ± 163 dias

                                                                    O texto é bom, daria boas reflexões. Não concordo com tudo. O que me incomoda, e estou de acordo com o autor, é que essa lei surge por causa dos animais. Idosos, autistas e outras humanidades só foram lembradas por causa dos animais. Os bichos vão ganhando direitos humanos, e os humanos virando bichos que não sabem cumprir deveres. Que os animais sejam amados e cuidados, mas não como pseudos humanos, mas como "animais de criação".

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • L

                                                                      Leandro

                                                                      ± 163 dias

                                                                      Deveriam aproveitar e proibir as porcarias de sons altos (funk, pagode, axé). O problema que hoje as pessoas tratam seus animais como humanos, literalmente muitos deles se tornam "humanos", tomam banho na água quente, vão na academia, usam roupinhas esquisitas que vão contra a própria natureza ser! passam creme, perfume, vão no shopping, comem comidas especiais, domem dentro de casa, são tratados melhores que as próprias crianças. Tais animais perderam suas essências (muito mais cruel que um circo), e seus "donos" acham bonito isso. No mais, a questão de proibição e sim educação.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • M

                                                                        MAURO FONSECA DE MACEDO

                                                                        ± 163 dias

                                                                        Quando a Lei ignora a realidade, a realidade se vinga ignorando a Lei. Sempre vai ter alguém incomodado com alguma coisa. Proponho que passemos proibir tudo para vivermos em bolhas (como no filme Matrix), sonhando com os tempos em que as coisas eram permitidas!

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • L

                                                                          Leandro Pires

                                                                          ± 163 dias

                                                                          Excesso de sensibilidade?? Vamos então soltar a bandidagem, afinal, pra que direito penal? Para que regular a liberdade de ir e vir do bandido? As pessoas de bem que se protejam! Aff! Que argumento mais furado. Se hoje conseguimos conviver minimamente em sociedade é porque conseguimos construir um arcabouço legal mínimo que nos garante essa possibilidade. O direito natural é o direito do homem das cavernas. Vivemos em um mundo civilizado. Ponto.

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • L

                                                                            Leandro Pires

                                                                            ± 163 dias

                                                                            Não se trata de termos ou não tantas leis, direitos e garantias. Temos sim que observar a qualidade dessas leis. Se metade das leis que existem no Brasil fossem simplesmente revogadas sem qualquer critério, voltariamos a idade da pedra no que diz respeito às relações sociais. Quanto ao mérito da lei dos fogos de artifício, é acertadissima, visto que não protege só os animais, mas também os próprios seres humanos. Conheço gente que nesse dia prefere dormir. Não pode ser justo que metade da cidade tenha que suportar a barulheira porque a outra metade gosta e não está nem aí. O direito existe para evitar o dano, o prejuízo, o incômodo.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • R

                                                                              ROBERTO TSUNEO CERVATO SATO

                                                                              ± 163 dias

                                                                              Creio que o artigo é muito bom, porque fala de liberdade e excesso de sensibilidade. É isso que está em questão! Eu também não vejo sentido nos fogos, além de tudo são muito perigosos. Mas o uso por UMA vez ao ano, concentrados em alguns poucos minutos, merece a mobilização de todo um aparato legislativo para se criar uma lei? Nem tanto ao céu, nem ao inferno. Esqueçam os cães, autistas, ou fogos... imagine cada situação de potencial conflito entre pessoas de uma comunidade... merece uma lei? Não podemos tolerar algumas coisas por alguns minutos? Onde estávamos, ou estavam, essas pessoas sensíveis desde a criação dos famigerados fogos? O artigo trata de tolerância e convivência.

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              2 Respostas
                                                                              • L

                                                                                Luli P

                                                                                ± 163 dias

                                                                                Queria ver se vc tivesse um filho autista

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                              • T

                                                                                Tiago Gonçalves

                                                                                ± 163 dias

                                                                                Aqui onde eu moro, se solta fogos ao menos 2x por semana durante o ano todo.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                            • T

                                                                              Tiago Gonçalves

                                                                              ± 163 dias

                                                                              A liberdade do indivíduo acaba, na hora que começa a do próximo. Existem pessoas que precisam dormir para trabalhar no dia seguinte e tem um vizinho que solta bomba a noite toda - Existem pessoas que tem animais que acabam se machucando ou até morrendo por causa do estampido alto - Existem crianças autistas que demandam toda a atenção dos responsáveis devido ao barulho - Existem idosos que devido a idade sofrem com o barulho. Até que ponto a liberdade de um indivíduo pode ir? As pessoas que soltam bombas são a minoria, uma minoria que incomoda a maioria, e uma maioria que também deve ter sua liberdade respeitada.

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              1 Respostas
                                                                              • P

                                                                                Paulo Búrigo Marcondes Godoy

                                                                                ± 163 dias

                                                                                Tiago, acho que a questão dos fogos é bem parecida com a do cigarro em ambiente fechado. O direito de não fumar é maior do que o "direito" de quem quer fumar. Não se pode obrigar outrem a fumar ou a ouvir fogos compulsoriamente.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                            • D

                                                                              DAG HAUER BERGAN

                                                                              ± 163 dias

                                                                              Acho que seria bacana enfiar um rojão no rabo dos adeptos aos fogos, iriam gostar de sentir a vibração no fiofó.

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              1 Respostas
                                                                              • M

                                                                                Mirtão

                                                                                ± 163 dias

                                                                                Você, pelo jeito, já sentiu né!? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                            • T

                                                                              Tiago Gonçalves

                                                                              ± 163 dias

                                                                              Sobre o enfraquecimento dos laços comunitários: Já vivemos em um país onde as pessoas não confiam uma nas outras, já existe a discórdia porque o vizinho estoura rojão, existem brigas e discussões - os brasileiros não tem educação, bom senso e civilidade. A delimitação da liberdade individual para que ela não infira a liberdade individual alheia e a imposição da mesma sobre a sociedade por um estado democrático, é o caminho para a civilidade

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • T

                                                                                Tiago Gonçalves

                                                                                ± 163 dias

                                                                                Sobre a economia de Santo Antônio do Monte ser baseado na indústria pirotécnica, tem 2 questões: 1. Poderá continuar fabricando os fogos com pouco ruído; 2. Em uma sociedade comercial, aqueles que estiverem operando em mercados que vão diminuir ou desaparecer, seja por força da inovação ou por força de novos leis, irão naturalmente se adaptar e encontrar outra vocação.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                1 Respostas
                                                                                • L

                                                                                  Luli P

                                                                                  ± 163 dias

                                                                                  Agradeço a sensatez. Nem precisei comentar

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                              • S

                                                                                Sophia Costa

                                                                                ± 163 dias

                                                                                Excelente texto!

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                • G

                                                                                  GRU

                                                                                  ± 163 dias

                                                                                  Péssimo artigo. O autor não sabe a diferença entre autoritarismo e democracia. Mais uma vez palavras usadas ao contrário do seu significado para expor uma opinião, A lei foi proposta e aprovada na Câmara Municipal que por sua vez foi eleita por todos nós e sancionada pelo prefeito também eleito. Volte pro dicionário e deixe de mimimi

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                  • A

                                                                                    André Luiz Figueiredo Rafful

                                                                                    ± 163 dias

                                                                                    Respeito sua opinião, mas discordo totalmente. Em nome da liberdade de expressão as pessoas podem incomodar os outros? Ainda acredito no princípio em que os seus direitos terminam onde começam os do próximo.

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    2 Respostas
                                                                                    • F

                                                                                      Felipe Martinelli

                                                                                      ± 163 dias

                                                                                      O incômodo, assim como a ofensa é individual, alguns se incomodam com os fogos, outros não. Porque um grupo de ser privilegiado pela legislação, em detrimento dos demais?

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                    • P

                                                                                      Paulo Búrigo Marcondes Godoy

                                                                                      ± 163 dias

                                                                                      Exatamente esse o ponto. Quem não gosta é obrigado a ouvir, não está certo. Questão parecida com a do cigarro em ambiente fechado.

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                  • G

                                                                                    Gilnei Hax

                                                                                    ± 163 dias

                                                                                    De uma infelicidade imensa este artigo. Cada vez me convenço mais de que irracionais são os homens.

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    • B

                                                                                      Barreto

                                                                                      ± 163 dias

                                                                                      Só com leis "indigestas" como essa que a sociedade avança. Exemplos: leis de antitabagismo em locais fechados, álcool e direção, cinto de segurança, uso de focinheira em cães de grande porte, etc. Muitos reclamaram, mas agora percebe-se que é mais sensato.

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                      • L

                                                                                        Luiz Fernando Fortes de Camargo

                                                                                        ± 163 dias

                                                                                        Excelente texto, parabéns pela lucidez.

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                        • M

                                                                                          Marcos eisenschlag

                                                                                          ± 163 dias

                                                                                          Ate que enfim alguem expoe o autoritarismo dessa lei. Como vemos pelos comentarios falta cabresto pra tanta boiada, que acostumada com leis para tudo, nao conseguem acreditar que se consiga viver a partir de restricoes auto impostas de comportamento - o bom senso. Ja' dizia Justiniano - "onde existem muitas leis nao existe Justica." E e' nessa cultura que politicos HIPOCRITAS florescem. A tal vereadora Fabiane Rosa, autora dessa lei, e' a mesma que ABSOLVEU no conselho de etica da Camara a vereadora Katia dos animais por RACHADINHA. Ou seja, ROUBAR O DINHEIRO DO POVO PODE, mas soltar fogos nao....ESSE E' O PADRAO MORAL DESSA VEREADORA.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                          • M

                                                                                            Marcos eisenschlag

                                                                                            ± 163 dias

                                                                                            Ate que enfim alguem expoe o autoritarismo dessa lei. Como vemos pelos comentarios falta cabresto pra tanta boiada, que acostumada com leis para tudo, nao conseguem acreditar que se consiga viver a partir de restricoes auto impostas de comportamento - o bom senso. Ja' dizia Justiniano - "onde existem muitas leis nao existe Justica." E e' nessa cultura que politicos HIPOCRITAS florescem. A tal vereadora Fabiane Rosa, autora dessa lei, e' a mesma que ABSOLVEU no conselho de etica da Camara a vereadora Katia dos animais por RACHADINHA. Ou seja, ROUBAR O

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                            • E

                                                                                              ELIANA T

                                                                                              ± 163 dias

                                                                                              Graças a Deus, foi sancionada a Lei! Tomara que a fiscalização seja eficaz. Pena que Curitiba ficou para trás nesse quesito em relação a outras capitais que já sancionaram. Paz para os ouvidos!

                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                              • J

                                                                                                Jorge Dias

                                                                                                ± 163 dias

                                                                                                Eu tenho mais medo dos ECOXIITAS do que dos esquerdistas.

                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                • R

                                                                                                  Roberto Garcia

                                                                                                  ± 163 dias

                                                                                                  Apesar de que não solto rojões acho um absurdo. O Estado regula tudo na vida do cidadão. Pelo andar da carruagem vamos chegar ao ponto de nos dizerem o jeito de andar e que horas devemos dormir ou fazer amor. A regulação estatal é a nova forma de escravidão. Viramos seres autômatos do Estado . Incrível como George Orwel estava certo.

                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                  1 Respostas
                                                                                                  • M

                                                                                                    Mirtão

                                                                                                    ± 163 dias

                                                                                                    Calma. Estamos despetizando o Brasil. Logo, logo esta onda do politicamente correto vai acabar.

                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                • A

                                                                                                  André

                                                                                                  ± 163 dias

                                                                                                  Muito bom o artigo, e a referência à crase também. As pessoas não sabem um mínimo do nosso português e ainda se aventuram no inglês, massacrando e torturando as duas línguas simultaneamente. Para elas, a ignorância é o paraíso.

                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                  • C

                                                                                                    Cidadão Brasileiro

                                                                                                    ± 163 dias

                                                                                                    Esse é um artigo de mera e pura OPINIÃO do autor. MAS (sim, tem um grande MAS), ao que tudo indica, felizmente a GRANDE MAIORIA da sociedade quer se ver livre desse meio obtuso que uns poucos têm necessidade de usar para não passarem despercebidos. Já que melhor ideia não têm, que tentem doses altas de rivotril para acalmar os seus cerebrozinhos ansiosos por pouco usados, e com a vantagem de não perder mãos e dedos. Não difere muito da necessidade de colocar som alto na avenida e na praia, acelerar motos e carros pelo barulho, para APARECER. Estourar bombas para que ressonem um estampido desagradável a mais de km é, na verdade, muito antes de uma expressão de júbilo, reles ato triste.

                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                    1 Respostas
                                                                                                    • M

                                                                                                      Mirtão

                                                                                                      ± 163 dias

                                                                                                      Noooooooooooosa! A boneca está desconsola-daaaaa. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                  • D

                                                                                                    Diego Pinheiro

                                                                                                    ± 163 dias

                                                                                                    Matéria sensata com uma dose de tapa na cara de alguns hipócritas.... Não pode fogos de artifício por 15 minutos, mas cachorro de condomínio latindo o dia e noite inteira, pode...

                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                    2 Respostas
                                                                                                    • R

                                                                                                      Ricardo Gabriel

                                                                                                      ± 162 dias

                                                                                                      Diego e Marcos. Compartilho com vcs a mesma opinião.

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                    • M

                                                                                                      Marcos eisenschlag

                                                                                                      ± 163 dias

                                                                                                      Tem muito dono de cachorro que acha essa lei bacana para poder abandonar o animal por 7 dias sozinho dentro de casa para ir salgar as nadegas. Essa e' a tal "posse responsavel" estimulada por esse tipo de lei.

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                  • A

                                                                                                    ANDERSON LUIZ ADAMS

                                                                                                    ± 163 dias

                                                                                                    Artigos como esse incentivam a seguinte reflexão: por que pago essa assinatura?

                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                    1 Respostas
                                                                                                    • E

                                                                                                      Eduardo

                                                                                                      ± 163 dias

                                                                                                      Aparentemente porque é barata, a maioria que se faz essa pergunta estaria melhor servido na mídia esquerdista. Vá em frente e realize seu desejo.

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                  • L

                                                                                                    Lissandro Bassani

                                                                                                    ± 163 dias

                                                                                                    Como ja mencionado, o direito de um acaba onde com eça a afetar o de outro. Convivência em sociedade. Por que tenho que ser obrigado a ficar ouvindo explosões (O DIA INTEIRO - sequer se contentam em soltar por 10 min n a virada). Incomodam e não servem pra mais nada a não ser incomodar. Fogos bonitos que tenham impacto visual concordo, você olha a criatividade de quem os fez e a beleza plástica. Sem encher o **** dos outros. Quando alguém faz uma lei acertada e coerente a boiada reclama como é o caso aqui.

                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                    1 Respostas
                                                                                                    • M

                                                                                                      Mirtão

                                                                                                      ± 163 dias

                                                                                                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                  • W

                                                                                                    WILSON ZETI

                                                                                                    ± 163 dias

                                                                                                    Neste ano novo desejo a todos que gastaram com fogos que este dinheiro te falte em dobro.

                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                    • M

                                                                                                      Momento Fletor

                                                                                                      ± 163 dias

                                                                                                      Parece-me um tanto irracional chamar os demais animais de irracionais. Ainda mais com fatos não incomuns como o recentemente ocorrido em Barra Velha - SC, de conhecimento de todos. Em países desenvolvidos como a Alemanha o seu uso é mais restrito e sem estampidos.

                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                      • M

                                                                                                        Márcio Sommer Bittencourt

                                                                                                        ± 163 dias

                                                                                                        Artigo absolutamente infeliz.

                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                        • G

                                                                                                          Guilherme Costa Straube

                                                                                                          ± 163 dias

                                                                                                          Bela abordagem, que abrange vários pontos da questão. Sempre é muito difícil existir uma solução perfeita, que não prejudique alguém, em algum ponto. A obrigatoriedade do uso do cintos de segurança também gerou comentários do tipo "Cadê minha liberdade para poder transitar livre desse incômodo?", que me lembro bem. Mas hoje, o uso é uma realidade e ninguém contesta. Será a mesma coisa com os fogos.... As vezes a civilização caminha para o lado certo, só não se percebe disso!

                                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                                          • A

                                                                                                            Ae Carvalho

                                                                                                            ± 163 dias

                                                                                                            Que desperdicio de matéria! Lindos os fogos, mas pra que tanto barulho? O sentido do barulho para os chineses é afastar os maus espiritos, sabiam? E que muitos paises ja usam fogos e luzes sem os estampidos (minimizados)? Quanto mimimi nesse artigo, putz!

                                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                                            • R

                                                                                                              RAFAEL MARQUES GANDOLFI

                                                                                                              ± 163 dias

                                                                                                              Que artigo infeliz.

                                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                                              • M

                                                                                                                MARCUS VINICIUS TADEU PEREIRA

                                                                                                                ± 163 dias

                                                                                                                Bela matéria.

                                                                                                                Denunciar abuso

                                                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                                                • W

                                                                                                                  WILSON

                                                                                                                  ± 163 dias

                                                                                                                  UTILIZAR FOGOS DE ARTIFÍCIO COM RUIDOS É CELEBRAR A IGNORANCIA DO HOMEM EM SEU ESTADO MAIS PRIMITVO, RECLAMAR DA PROIBIÇÃO É ESQUECER UMA CARACTERÍSTICA FUNDAMENTAL DA CONVIVÊNCIA EM SOCIEDADE : O DIREITO DE UM TERMINA ONDE COMEÇA O DIREITO DO OUTRO . O direito de alguém de fazer barulho termina quando começa a perturbar a tranquilidade do próximo!!! E alguém falou sobre motos barulhentas ,são verdadeiramente uma agressão gratuita aos moradores nas madrugadas curitibanas ...mas existem leis a respeito ,que não são forçadas pela autoridades responsáveis ,REALMENTE TOTALMENTE OMISSAS !!!

                                                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                                                  • T

                                                                                                                    Takushi

                                                                                                                    ± 163 dias

                                                                                                                    Realmente estamos numa era difícil, os posicionamentos são extremos e não admitem contra-argumentos, além da fragilidade "intelectual e emocional" de grande parte Da população. Fazer o quê? Tolerar e se adaptar.

                                                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                                                    • J

                                                                                                                      JEFFERSON LUIZ RODRIGUES

                                                                                                                      ± 163 dias

                                                                                                                      Quem escreveu essa matéria deve ter loja de fogos de artifício, escreveu um texto gigante só para falar m....! Se quer ouvir fogos, pega um foguete, senta em cima dele e estoura porque ninguém merece ficar ouvindo estrondos! Pra acabar mesmo, pagarem alguém para escrever uma estupidez dessas.

                                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                                      1 Respostas
                                                                                                                      • W

                                                                                                                        WILSON ZETI

                                                                                                                        ± 163 dias

                                                                                                                        Foi o Lanza?

                                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                                    • R

                                                                                                                      Ricardo

                                                                                                                      ± 163 dias

                                                                                                                      Mas realmente, está cada vez mais chato viver nesses dias..., nada pode, tem que cuidar o que for falar, este mundo está cheio de mimimi!!!!

                                                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                                                      • R

                                                                                                                        Ricardo

                                                                                                                        ± 163 dias

                                                                                                                        Só p lembrar, que tem prazo de um ano para estar proibido, tal prazo se deve ao fato dos lojistas poderem venderem seus estoques...

                                                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                                                        • J

                                                                                                                          José Ferreira de Lacerda

                                                                                                                          ± 163 dias

                                                                                                                          E o que dizer de uma moto de 30 anos de uso, pouindo mais que 20 carros novos, acelerando no trânsito fazendo mais ruído que uma frota de 100 veículos a sua volta? E uma moto nova cujo proprietário tem carência de atenção e acelera propositadamente fazendo com que pelo escapamento adotado, o som chega a mais de 1 quilômetro em plena cidade?

                                                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                                                          • C

                                                                                                                            CLAUDIA

                                                                                                                            ± 163 dias

                                                                                                                            Que ***** de materia

                                                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                                                            Fim dos comentários.