• Carregando...
Hannah Mouncey tem 1,90 metro de altura | Reprodução
Hannah Mouncey tem 1,90 metro de altura| Foto: Reprodução

A liga de futebol australiano contará com uma atleta transexual pela primeira vez na história. Hannah Mouncey, de 28 anos, foi autorizada a jogar a segunda divisão do esporte, que é organizada em nível local. Mouncey iniciou o processo de troca de sexo em 2015 e anteriormente já havia jogado handebol em times masculinos.

Hannah Mouncey teve o seu pedido para participar do draft de escolha dos atletas rejeitado anteriormente, mas foi aceita desta vez para a liga semiprofissional. A Liga de Futebol Australiano para Mulheres (AFLW, na sigla em inglês), que organiza o esporte, considerou que Mouncey cumpre as regras e por isso não havia porque impedi-la de jogar e que deseja o maior número de pessoas aptas a disputar o esporte. Alguns clubes demonstraram interesse em contratar a jogadora.

"Esses são assuntos complexos e estamos considerando a opinião de especialistas, de diversas estruturas internacionais e o feedback de comunidades que são impactadas pelas nossas decisões", afirmou Tanya Hosch, gerente de políticas sociais e de inclusão da liga no site oficial da AFLW. A organização, contudo, ainda irá formular uma política oficial de atletas transgêneros. Em 2017, a federação recusou o pedido da atleta para participar devido ao porte físico dela - Hannah Mouncey tem 1,90 metro de altura.

Em suas redes sociais, Hannah Mouncey agradeceu aos fãs, mas não fez o mesmo para a AFLW. "Creio que seria muito inapropriado agradecer a AFL por me permitir fazer algo que é aberto a qualquer outro australiano, e que a ciência e as pesquisas apoiaram o tempo todo", publicou a jogadora em sua conta no Twitter.

É importante lembrar que o futebol australiano é um esporte muito físico, se assemelhando muito mais ao rúgbi do que ao futebol. Cada time tem 18 atletas, que podem tocar a bola (oval) com qualquer parte do corpo. É o esporte mais popular da Austrália.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]