• Carregando...
Laudelina de Campos, que defendeu direitos das mulheres no trabalho, é uma das mulheres com história contada no livro Extraordinárias | Laura Athayde
Laudelina de Campos, que defendeu direitos das mulheres no trabalho, é uma das mulheres com história contada no livro Extraordinárias| Foto: Laura Athayde

A primeira mulher a obter licença como paraquedista no Brasil, a pioneira na luta pela inclusão social dos deficientes visuais. A primeira cartunista, a escritora que abriu caminho para outras romancistas negras no país. A mulher que se disfarçou de homem para lutar na Guerra da Independência e a baiana que deu uma surra em soldados portugueses. A auditora fiscal que se embrenhava no meio do mato, enfrentando jagunços e fazendeiros poderosos, para libertar escravos modernos. Essas e outras histórias fazem parte do livro Extraordinárias – Mulheres que revolucionaram o Brasil. A obra, que será lançada nesta sexta-feira (24), pela Companhia das Letras, foi escrita pelas jornalistas Aryane Cararo e Duda Porto Souza. 

Foram dois anos entre pesquisas, curadoria, escrita e edição até chegar à fase da publicação. A dupla selecionou 44 mulheres – sendo quatro delas abrasileiradas – para relatar o legado delas no país. A seleção veio depois de passar por mais de 200 perfis e traz nomes que vão além do eixo Rio-São Paulo, como Ada Rogato, Maria Quitéria, Nair de Teffé, Maria da Penha e Dorothy Stang. “Criamos um mix entre o passado e o presente dessas heroínas, já que nem todas estão mortas, para mostrar o que elas fizeram em várias áreas, como direitos humanos, aviação e literatura. Nosso critério foi escolher mulheres que foram um divisor de águas nas áreas delas”, comenta Aryane. 

As autoras do livro Extraordinárias, Aryane Cararo e Duda Porto SouzaDivulgação

Uma obra para todos

Inicialmente, a proposta era escrever um livro para crianças – área que as duas escritoras já vêm desenvolvendo juntas outros projetos. Com o passar da pesquisa, no entanto, as autoras entenderam que as histórias que seriam trazidas ao leitor precisam ser contadas para todos – jovens e adultos. “É uma linguagem que atinge jovens e adultos e que os pais podem ler para seus filhos”, observa Aryane. 

Para ela, escrever sobre essas histórias pode ajudar a mostrar a meninas e meninos os diferentes espaços que podem ser ocupados por mulheres. “O momento também é bem bacana para isso, falar da importância dessas trajetórias”. 

Duda salienta que se trata de um livro “urgente” para uma geração que precisa conhecer exemplos de mulheres que fizeram a diferença em terras brasileiras. “Não é só sobre mulheres, mas sobre a história do Brasil e sobre nós, sobre histórias de dor e vitória. Queremos acrescentar, neste momento de representatividade feminina, uma contribuição com a educação. Hoje citam-se muitas heroínas, mas poucas do Brasil”, diz. 

Paixão pelos perfis

Durante o trabalho, Aryane e Duda contam ter se apaixonado pelos perfis que relatam. Um deles em especial, o da médica Zilda Arns, morta durante um terremoto em Porto Príncipe, no Haiti, tomou Aryane por um carinho especial na hora de escrevê-lo. “Ela foi pediatra da minha mãe e depois pediatra minha e do meu irmão. Gostei muito de falar sobre ela, por causa desse laço afetivo de infância”, conta.  

As jornalistas decidiram tornar a confecção do livro um projeto feito por mulheres em todas as etapas. Para cada trajetória relatada no livro, há uma ilustração feita por uma profissional mulher.

Livro traz 44 histórias de mulheres que impactaram o paísReprodução

Serviço

Extraordinárias - Mulheres que revolucionaram o Brasil

Lançamento: 2017

Autoras: Aryane Cararo e Duda Porto de Souza

Editora: Seguinte (selo jovem da Companhia das Letras)

Preço: 59,90

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]