i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Academia

“Lugar de fala”: a invenção acadêmica de uma militante brasileira

  • PorBruna Frascolla, especial para a Gazeta do Povo
  • 21/02/2020 10:31
Invenção sem suporte acadêmico, o tal de “lugar de fala” é um trunfo racial e, em seu livro, Djamila Ribeiro estabelece suas regras de uso.
Invenção sem suporte acadêmico, o tal de “lugar de fala” é um trunfo racial e, em seu livro, Djamila Ribeiro estabelece suas regras de uso.| Foto: Reprodução/ Wikipedia

Todo conceito difundido no mundo acadêmico tem tradução. Afinal, a academia é uma comunidade global em que indivíduos da espécie humana tentam mostrar uns aos outros as descobertas que fizeram. Se “lugar de fala” fosse um conceito acadêmico, haveria traduções suas de uso corrente no inglês e nas línguas latinas.

O leitor pode fazer um teste com a tradução mais intuitiva, “lugar de habla”, e lançá-lo no buscador. Feito isto, encontrará menos de meia dúzia de resultados com a conotação acadêmica que conhecemos – e todos de autores brasileiros. Só por isto, é muito improvável que lugar de fala seja um conceito acadêmico.

Djamila admite que não é acadêmico

Mas, para tirar a prova dos nove, resta ler o livro de divulgação do conceito, feito por uma acadêmica mestre em filosofia. O livro é O que é lugar de fala? (Letramento, 2017) e a mestre é Djamila Ribeiro – aquela que foi paga pelo contribuinte paulistano durante a gestão Haddad para ficar falando que racismo é relação de poder e, portanto, o militante racialista negro, mesmo encastelado na máquina burocrática, pode pintar e bordar sem ser chamado de racista nunca.

O livro é de dimensões pequenas, com as letras grandonas. Deve dar umas 50 páginas de Word. Leitura leve? A autora até promete um livro acessível, mas com estas palavras:

“Entendendo a linguagem como mecanismo de manutenção de poder, um dos objetivos da coleção [que o livro abre] é o compromisso com uma linguagem didática, atentas a um léxico que dê conta de pensar nossas produções e articulações políticas de um modo que seja acessível, como nos ensina muitas feministas negras.”

Um compromisso (já firmado) é um objetivo? Esse “atentas” está no plural por quê? O plural sobrou aí e faltou no “ensina”, pois “muitas feministas negras” ensinam. A linguagem é tão prolixa que a própria autora se perde. Poderia ter dito assim: “Falar difícil só ajuda os poderosos, então vou escrever de um jeito que todo mundo entenda.” São só umas 50 páginas de Word, mas vou pedir adicional de insalubridade.

A parte do livreto que resolve a nossa questão, a seção “O que é lugar de fala?”, também é muito fácil de ser resumida: o termo lugar de fala só tem um precedente acadêmico, e não é identitário. Ele foi cunhado numa tese de Comunicação sobre o Diário Gaúcho. Assim, o máximo que se pode dizer para defender seu pedigree acadêmico é apontar semelhanças entre “lugar de fala” e “feminist stand point” (ponto de vista feminista), que é um termo feminista acadêmico, para dizer que são a mesma coisa, quando claramente não são (afinal, lugar de fala não vale só pra feminista, e as negras não se estimam apenas feministas).

Se o uso do termo “lugar de fala” só se dá em barracos de militantes nas redes sociais, isso significa que os pobrezinhos usam um conceito inerentemente acadêmico, só que fora da academia, porque são excluídos e oprimidos por essa sociedade machista e supremacista branca.

Para não dizer que a única citação do termo lugar de fala é a da tese de comunicação, há uma referência a certx Jota Mombaça, que consta assim: “MOMBAÇA, Jota. Notas estratégicas quanto ao uso politico do conceito de lugar de fala. Disponível em: <https://goo.gl/DpQxZx>. Acesso em: 15 set. 2017.”

Para quem tem passagem pelo mundo acadêmico, o itálico faz parecer que é um livro com referência incompleta. A URL encurtada ajuda a dar essa impressão: será que vamos digitar o endereço e encontrar um PDF? Não. É só textão de blogue. E Jota Mombaça é alguém de autoridade intelectual respeitável? Resposta: é o autor de “Pode um cu mestiço falar?”, publicado na rede social de textões chamada Medium.

Mas presta?

Acadêmico, o termo não é. Ao menos não fora do Brasil. (Não que ser acadêmico seja lá grande coisa. Afinal, como provou Sokal, a academia é cheia de embusteiros). Mas será que é um conceito útil? O que é, afinal, lugar de fala segundo Djamila Ribeiro?

Não posso transcrever a definição, porque ela não apresenta nenhuma. Não há nenhuma formulação que diga “lugar de fala é isso e isso”. Há argumentos na defensiva, sobre lugar de fala não ser “mimimi”, nem ser errado o personalismo que ele porventura implique. Concluo, então, que lugar de fala é um trunfo e que no livro Djamila Ribeiro oferece suas regras de uso.

Passemos a elas. Para ficar mais claro, acrescento o conceito de “pedigree identitário”. Existem três tipos desse pedigree: raça, sexo e relativo à sigla LGBTT (sic). Todo mundo que não for um homem branco cis hétero tem algum pedigree. Em seguida, se (e somente se) um indivíduo estiver interessado em carreira política, acadêmica, literária ou artística, ele poderá se dirigir a uma espécie de cartório filosófico para expedir um certificado de seu pedigree de negro, gay, mulher, etc.

Esse cartório pode ser a opinião pública de alguém com um pedigree inquestionável, como a própria Djamila, ou um tribunal racial constituído para alguma seleção de vagas e cargos públicos. A concessão desse certificado não se baseia no critério objetivo da cor ou do sexo de alguém, pois nem todos têm “consciência discursiva”. De fato, Djamila concorda que nem todo negro tem lugar de fala de negro – Fernando Holiday e Heraldo Pereira que o digam.

Para ter lugar de fala, é preciso ter a tal “consciência discursiva”, que consiste em aceitar as teses da militância identitária. Uma vez quites com o cartório identitário, o dono do pedigree fica livre para falar todas as baboseiras sobre o seu pedigree sem ser importunado e para fazer disso o seu ganha-pão. Um negro pode falar bobagem sobre O Negro, mas não sobre A Mulher. E, se alguém lhe contraditar as bobagens racialistas, será descartado como racista sem sequer ter os argumentos analisados. Apenas por isso, o lugar de fala já é bastante nocivo ao projeto humano de construir conhecimento e sabota as discussões das democracias.

Pretuguês

Lélia Gonzalez é um nome muito citado por racialistas. Com Djamila, descobri que ela acredita que negros brasileiros falam “pretuguês”, porque preto não fala o "l".

Cito Djamila, que cita Lélia:

“Gonzalez refletiu sobre o modo pelo qual as pessoas que falavam ‘errado’, dentro do que entendemos por norma culta, eram tratadas com desdém e condescendência e nomeou como ‘pretuguês’ a valorização da linguagem falada pelos povos negros africanos escravizados no Brasil. ‘É engraçado como eles [sociedade branca elitista] gozam a gente quando a gente diz que é Framengo. Chamam a gente de ignorante dizendo que a gente fala errado. E de repente ignoram que a presença desse r no lugar do l nada mais é do que a marca linguística de um idioma africano, no qual o l inexiste. Afinal quem é o ignorante?’”

Apenas dois parágrafos adiante, Djamila menciona ialorixás e babalorixás, palavras com "l" do idioma iorubá que significam, respectivamente, "pai de santo" e "mãe de santo". Pajubá cai no Enem e o vocábulo ilê, com "l", é tomado do iorubá e significa "casa". Vá lá que, em meio ao vasto continente africano, exista um idioma sem "l": que ela ao menos o nomeasse, para sabermos se veio para o Brasil e se espalhou por aqui de modo a competir com língua que têm L, tais como o português e o iorubá. Depois, teria como concorrente no campo das sem "l" o tupi: por que os brasileiros pobres falariam pretuguês, e não tupiguês?

Lélia pretende menosprezar o ensino do português culto, fazendo crer que ele nada mais é que uma conspiração de gramáticos opressores. Marcos Bagno, autor de Preconceito linguístico, defende essa tese da maneira mais convincente possível citando o mesmo exemplo da troca de "l" por "r", chamada pelos linguistas de rotacismo.

O rotacismo é uma marca do português medieval. Camões clama às musas: “Dai-me hũa fúria grande e sonorosa/ E não de agreste avena ou frauta ruda”. Frauta é flauta. Camões falava pretuguês? Sugiro que Djamila invente um escravo preto que escrevia poesias a mando de Camões e em seguida vá brigar com Marcos Bagno.

Com Djamila, descobri também que a lenda da Santa Escrava Anastácia foi laicizada e globalizada. Uma identitária portuguesa, Grada Kilomba, escreve em inglês que a Escrava Anastácia foi torturada com uma máscara que a impedia de falar. Justo este mês, conheci esse folclore carioca durante palestra do professor Luiz Mott sobre santos negros: o povo viu a imagem de uma escrava com uma máscara fechando-lhe a boca, desenhada por um viajante no séc. XIX para ilustrar castigos de escravos no Brasil, e inventou nome e biografia para a mulher retratada.

Ela seria uma princesa africana virgem que foi escravizada, recusou-se a ser amante do senhor e foi punida com o uso daquela máscara. (A lenda parece ser coisa do Rio de Janeiro, porque a imagem cultuada estava na Igreja carioca do Rosário dos Pretos. Quem quiser ter uma dimensão da lenda pode ler o ensaio de Peter Fry em O Fio da Memória (7 Letras, 2018). Na Bahia, nunca vi esse culto).

A máscara, porém, era comum entre escravas que lidavam com comida e era uma punição para tagarelice ou maledicência. Faltando-nos o pedigree de mulher negra com consciência discursiva, como nós, enquanto sociedade, podemos dizer que a Escrava Anastácia é mito popular e não verdade histórica?

Chantagem emocional

Dar o poder de determinar verdades factuais é entregar os dedos. Depois dos dedos, vêm os braços, que são os favores do Estado.

A linha de argumentação geral do livro é que ser mulher é ruim e que ser negro é horrível. E ser mulher e negra ao mesmo tempo é uma hecatombe em qualquer circunstância. Independe mesmo de contexto. São enquadradas na condição estanque de mulher negra uma ex-escrava do séc. XIX (Sojourner Truth) e uma acadêmica de sucesso do séc. XXI (Grada Kilomba), sem nenhuma observação acerca do abismo social que separa duas.

Truth e Kilomba são mulheres negras. Logo, sofrem opressão – se uma foi escrava e outra dá palestras pelo mundo, não vem ao caso. Lemos que Truth era uma abolicionista, mas, no que depender de Djamila, não saberemos o que significa isso, nem se teve efeitos no Brasil. Por mais que galgue respeito, uma mulher negra é uma oprimida, e ponto final. Chega a ser ofensivo: “as mulheres negras ao mesmo tempo em que fazem parte de algumas instituições não são consideradas como iguais, [vide] o exemplo das trabalhadoras domésticas que trabalham em casa de família. Há a tentativa das pessoas brancas em dizer o quanto elas são importantes e ‘quase da família’, ao mesmo tempo em que elas ainda seguem ocupando um lugar de marginalidade.”

Todos os pesquisadores têm vínculo empregatício com uma instituição. Num lar, só a empregada tem vínculo empregatício com o chefe da família. Mas Djamila nos ensina que, seja doméstica ou doutora, uma negra está sempre em condição socialmente inferior aos seus pares.

Por todo o livro, a autoridade de negras (com consciência discursiva) é apresentada acriticamente e está tácito que não existe nenhuma discordância entre elas. (Truth era uma fervorosa adventista, mas isso se omite). Se uma mulher negra falou, do alto de seu duplo pedigree de oprimida, então é verdade. E quem discorda é imoral.

Assim, política pública vira ocasião para chantagem emocional. Toda política pública deve ser pensada tendo referência mulheres negras, porque elas são as mais oprimidas de todas:

“Quando, muitas vezes, é apresentada a importância de se pensar políticas públicas para mulheres, comumente ouvimos que as políticas devem ser para todos. Mas quem são esses ‘todos’ ou quantos cabem nesses ‘todos’? Se mulheres, sobretudo negras, estão num lugar de maior vulnerabilidade social justamente porque essa sociedade produz essas desigualdades, se não se olhar atentamente para elas, se impossibilita o avanço de modo mais profundo.”

Nada contra olhar atentamente. Afinal, é possível alguém olhar atentamente para um grupo (os amigos, por exemplo) sem propor políticas públicas específicas para eles. A falta de clareza e objetividade, misturada ao dramalhão feito em cima da condição racial, faz passar o subtexto de que só mulheres negras devem ter políticas públicas para si, por uma questão moral à qual a eficácia não diz respeito.

Se o Bolsa Família tivesse sido proposto na era do identitarismo, não passava! Um homem branco cis hétero, fruto da invasão holandesa, passa fome no semiárido. Enquanto isso, Djamila Ribeiro pode mandar beijos de Paris e dar piruetas argumentativas semiletradas para dizer que nascer mulher e negra é a pior coisa que pode acontecer a alguém no Brasil.

Quem for discutir políticas públicas com uma Djamila, tenha em mente que ela raciocina assim: “ainda é muito comum a gente ouvir a seguinte afirmação: ‘mulheres ganham 30% a menos do que homens no Brasil’, quando a discussão é desigualdade salarial. Essa afirmação está incorreta? Logicamente, não, mas do ponto de vista ético, sim. Explico: mulheres brancas ganham 30% a menos do que homens brancos. Homens negros ganham menos do que mulheres brancas e mulheres negras ganham menos do que todos.”

Fatos não são fatos que podem ser destrinchados. Fatos têm que ser corretos do ponto de vista ético. Enquanto Djamila citava a calamidade da violência sofrida por mulheres negras, não deixei de me perguntar onde estavam os homens negros, de mortalidade altíssima por causa de guerras do tráfico. Na certa, dizer que homens negros tenham um problema maior do que as mulheres negras é eticamente incorreto.

O xis da questão: bacharelismo

A coisa mais confusa acerca do lugar de fala é ele implicar a existência. “O falar não se restringe ao ato de emitir palavras, mas de poder existir. Pensamos lugar de fala como refutar a historiografia tradicional e a hierarquização de saberes consequente da hierarquia social. Quando falamos de direito à existência digna, à voz, estamos falando de locus social, de como esse lugar imposto dificulta a possibilidade de transcendência.”

Para o senso comum, quem fala? Quem não é mudo. Aqui, porém, falar implica se meter com historiografia, coisa que muito pouca gente de cordas vocais saudáveis faz. “Falar”, em djamilês, significa exercer atividades acadêmicas ou afins. Só tem existência digna quem exerce esse tipo de atividade. Isso nem tem a ver com classe social, pois o dono de uma cadeia de supermercados não tem “fala” nem “existência digna” se está apenas preocupado em aumentar os lucros.

O coelho que se esconde no fundo da cartola tem nome: bacharelismo. Em países de tradição capitalista, a panaceia identitária se chama “paridade de gênero” (pretende colocar mulheres em 50% dos cargos de chefia) e é seguida pela “diversidade” (que consiste em colocar minorias étnicas e LGBT nos quadros). O Brasil não tem essa tradição. Entre nós, o status reside no anel de doutor, no emprego público, no gênio literário, na condição de bem nascido, na de brilhante político. O lugar de fala é o meio de obter tudo isso, na marra e no grito.

Conteúdo editado por:Paulo Polzonoff Jr.
49 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 49 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    Cleise Ellen Franco

    ± 197 dias

    Sinto 1 mescla de tédio c/ raiva, ao saber que o dinheiro dos impostos de quem labuta, também é direcionado p/ sustentar porcarias e devaneios como a dessa mulher. Alguém poderia avisá-la( ela deve saber, mas faz pose ), que os chefes tribais vendiam seus inimigos aos árabes( costume milenar ), que os revendiam aos mercadores portugueses e espanhóis. Essa prática abominável ainda acontece, e c/ brancos também.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • W

      Williams

      ± 206 dias

      Que belo texto!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • K

        Karin

        ± 206 dias

        Parabéns pelo texto, lúcido, elegante e irônico. Provoca indignação com um pouco de risada.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • G

          Giorgio Benedettini

          ± 207 dias

          Lugar de fala é o c*!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Marcia

            ± 207 dias

            Não é essa mulher que inventou o termo “branquitude”, dizendo que todo branco já nasce privilegiado só por ser branco? Não importa se esse branco era um europeu no início do século XX e veio ao Brasil fugindo da fome e passou fome no Brasil também até conseguir se estabelecer?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • R

              Rita Lyra

              ± 209 dias

              As pesquisas sérias são muito importantes, tanto para a ciência, como para a sociedade de um modo geral. Ocorre porém que, no meio delas há todas essas teses, estudos desnecessários e outras aberrações do mundo acadêmico que não servem para nada, a não ser manter um estudante por mais tempo na universidade, bancado como o dinheiro do povo e que não traz quase nada de aproveitável.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                marina alves dos santos

                ± 209 dias

                Lembrou-me de Bolsonaro no Roda Viva antes das eleições: A entrevistadora queria por que queria que ele aceitasse que temos (os brasileiros) uma dívida para com os negros. Ele disse claramente que não vê assim e, francamente, a maioria dos negros não está nem aí com essas deslumbradas com "identidade Discursiva". Tanto que ele venceu a eleição, defendendo sempre a "meritocracia"

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • S

                  Silvania Loureiro

                  ± 209 dias

                  Ótimo texto!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • A

                    Almir Parente Cronemberger

                    ± 210 dias

                    Retrato perfeito da tragédia da educação no Brasil. Enganação, falta de seriedade e desperdício de dinheiro público. Para ter um lugar ao sol no mundo das letras, é preciso, antes de tudo, saber falar e escrever direito.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • I

                      Itana Gimenes

                      ± 213 dias

                      O artigo é muito preconceituoso, cheio de raiva, muito racista. Instigou comentarios tão racista quanto o artigo. Estamos num país civilizado?

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      3 Respostas
                      • J

                        JF

                        ± 207 dias

                        Comentário sem contra argumentação consistente, não passa de mimimi de gente recalcada!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • D

                        Decio mango

                        ± 212 dias

                        boiola politicamente xarope na área... geração mela cueca sem sexo e de lascar

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • Z

                        Zyss

                        ± 213 dias

                        Ainda não, precisamos nos livrar dos esquerdistas, aí teremos um pouco de paz.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • Z

                      Zyss

                      ± 213 dias

                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • D

                        Decio mango

                        ± 213 dias

                        Esta negritude já encheu o ****...só b0sta

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • A

                          ANDERSON SILVA

                          ± 213 dias

                          Nossa, essa "tar" é mestre em Filosofia? Deixa Sócrates saber!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • S

                            Salvador

                            ± 213 dias

                            Isto é só fonte de renda, arranjou uma boquinha e se travestiu de "ativista" para ficar escrevendo contra a "opressão da elite branca". Mas, para tal, teria minimamente de saber gramática, a qual não domina, nem em básicas conjugações verbais. Resultado? Gramática também vira opressão da elite contra negros....kkk

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              Jesus

                              ± 213 dias

                              Lugar de fala é o aparelho fonador. Ou, tomando a parte pelo todo: lugar de fala é a boca, como lugar de w€®∆@ é o ânus. Mas nesse país de faz-de-conta esquerdista, lugar de fala é outra coisa, porque essa gente usa a boca para defecar.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • D

                                Daniel Jr Hecke

                                ± 213 dias

                                Um texto longo para chegar no mesmo lugar... Um monte de lixo!!!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • D

                                  Daniel Jr Hecke

                                  ± 213 dias

                                  Bom texto! O Monte de lixo é o resultado dessa esquerda, politicamente correta, que desvirtua a verdade para criar a sua narrativa.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • T

                                ThiagoCardoso

                                ± 213 dias

                                Eu tenho plena convicção que estás pessoas estão no lugar errado... deveriam estar num hospício, pq isso é doença mental incurável

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • P

                                  Pzig

                                  ± 213 dias

                                  Esclarecedor. Vivemos em tempos de retrocesso total em prol dos esgotos e abismos de catacumbas.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • C

                                    Carlos Andrade

                                    ± 213 dias

                                    A Teoria do Preconceito Linguístico criada para defender Lula e Dilma, já caiu em desuso, porquê agora se cobram os erros gramaticais do Presidente, do Ministro Moro e orincipalmente do Ministro da Educacão

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • J

                                      JF

                                      ± 207 dias

                                      Pau que bate em Chico não bate em Francisco!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    luiz

                                    ± 213 dias

                                    O lugar de fala como posição de conhecimento e experiencia acaba de ser substituído pela capacidade de falsos filósofos de cuspirem asneiras. Contanto que seu teor seja de esquerda.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • D

                                      DENISSON HONORIO DA SILVA

                                      ± 213 dias

                                      Não devemos nos supreender, a visão marxista também assola no velho mundo. Houve na Inglaterra a mesma aberração;tentativa de descaracterizar a lingua inglesa por considerarem elitista. Como aqui a desigualdade social e discriminação racial sempre foram fartas, houve um prato cheio para os energumenos, beócios e capadócios.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • F

                                        Fabio

                                        ± 213 dias

                                        Só os 'oprimidos' podem falar ( qualquer coisa )...

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • D

                                          De outro Planeta

                                          ± 213 dias

                                          Lixo incinerado diante de todos e todas. Subiu fumaça cinza.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • A

                                            Antoniel Souza Ribeiro da Silva Júnior

                                            ± 213 dias

                                            Excelente texto. Desmascara mais um uso da linguagem a serviço do marxismo cultural. Presepada pura.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • A

                                              All Jr

                                              ± 213 dias

                                              O pior disso tudo: vivemos numa democracia em que, por conta dessa ideologia Vermelha maldita e podre, tenta-se calar todos aqueles que têm direito de fala, quais sejam, todos os seres que detém a condição humana. Por isso a desumanização e a criação de “castas” (que tem lugar de falar): para aqueles que não forem considerados “humanos”, legitimado está toda forma de violência, pois “quem discorda de Mim”, nem gente seria... ideologia perversa essa. Acorda Brasil!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • A

                                                Alexandre Souza

                                                ± 213 dias

                                                Que texto! Grande parte dessa "Academia" é uma fraude. Também há disso lá fora, como apontaram o Alan Sokal e o Jean Bricmont.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • C

                                                  Curitibano

                                                  ± 213 dias

                                                  Tanta baboseira seria horário senão fosse criada às custas do dinheiro dos contribuintes. A acadêmica no Brasil se transformou em celeiro de idiotas.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • A

                                                    Admar Luiz

                                                    ± 213 dias

                                                    Será que “as mulheres negras”, coitadinhas, vão entender o “academismo “ da prezada aí? Logo o academismo que ela tanto combate? Mais uma delinquente intelectual querendo ensinar seus pares. Mas o que faz é espalhar cizânias e o coitadismo que está em voga por essas paragens. Credo!

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • M

                                                      Meg Litton

                                                      ± 213 dias

                                                      Esta a.n.t.a EXISTE? Credo!!!

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • D

                                                        Daniel Moraes

                                                        ± 213 dias

                                                        Para quem deseja se aprofundar no tema recomendo que sigam o Instagram de jessicao_a_femista . Tem até tabela de dívidas histórica! Um mergulho no universo progressista! #comedia

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • L

                                                          Luis Franco

                                                          ± 213 dias

                                                          tipo um fanzine encadernado...

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          1 Respostas
                                                          • M

                                                            Marco Antonio Severo de Souza

                                                            ± 213 dias

                                                            Pago com nossos impostos!

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                        • I

                                                          IvoHM

                                                          ± 213 dias

                                                          Infelizmente, essas pessoas não só chatas pra carvalho. São também nocivas. Essas, vá lá, teses acabam pegando pela repetição, e por fim, está todo mundo empregando o conceito. Aliás, teve o seu primeiro grande momento de divulgação no programa da Lacrátima Karlmarques, pela nossa notável intelectual e pensadora Kéfera...

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • V

                                                            Val

                                                            ± 213 dias

                                                            Quando vi a foto, no início da matéria, quase desisti de ler, mas prossegui. Minhas "certezas" foram confirmadas, essa mulher é uma piada pronta.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • U

                                                              Ulisses

                                                              ± 213 dias

                                                              Penso que o artigo tb está prolixo. Mas é importante q se destaque esses discursos como pertencentes ao ambiente universitário. Há muita gente com diploma q ñ sabe se expressar em português, o q praticamente inviabiliza pensar por meio de conceitos acadêmicos. Qualquer bobagem q se diga de modo enfático, de "um lugar de fala" "correto", parece virar uma moda esquisita amada por todos. Mas o fato, q deve ser sempre trazido à luz, é q há muita gente utilizando $ público para tratar de bobagens. E aqueles q apresentam estudos conceituais, científicos ficam, muitas vezes sem espaço na "academia". Entre quem estuda muito e quem fala bobagem, nossa sociedade escolhe o que?

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • N

                                                                Natalin

                                                                ± 213 dias

                                                                a esquerda nunca me surpreende: só produz lixo e mais lixo com 'ares' de intelectual, e o que é pior : gastando dinheiro público.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • N

                                                                  Natalin

                                                                  ± 213 dias

                                                                  a esquerda nunca me surpreende: só produz lixo e mais lixo com 'ares' de intelectual, e o

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • L

                                                                    luiz

                                                                    ± 213 dias

                                                                    Lugar de fala é uma designação para expressar interesses vazios e mal intencionados , pregar o relativismo mal intencionado e faturar alto com dinheiro publico causando o caos ?

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • P

                                                                      Pindorama

                                                                      ± 213 dias

                                                                      Deu publicidade a um amontoado de conceitos medíocres e confusos, ideológicos e imbecís. Agora sim, vai receber citações e ganhar relevância.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • V

                                                                        voz que clama no deserto

                                                                        ± 213 dias

                                                                        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • A

                                                                          alexandre borges de oliveira

                                                                          ± 213 dias

                                                                          alguém anotou a placa ?!?!?! que porrada ! olé ! olé ! olé !

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • D

                                                                            DELMO FONSECA

                                                                            ± 213 dias

                                                                            Fantástico. Colocou a Djamila no seu devido lugar.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • J

                                                                              Jessé Borges Furin

                                                                              ± 213 dias

                                                                              Espetacular.

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • P

                                                                                Pedro JJ

                                                                                ± 214 dias

                                                                                Parabéns. Excelente artigo.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                Fim dos comentários.