i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
The Great Barrington Declaration

Manifesto de cientistas critica lockdowns e sugere medidas liberais de combate à Covid-19

  • Por Fabio Marcelo Calsavara
  • 14/10/2020 20:51
Lockdown e seus efeitos devastadores na saúde pública: queda nas taxas de vacinação infantil, agravamento nos casos de doenças cardiovasculares, diminuição dos exames para detecção e tratamento de câncer e deterioração da saúde mental
Lockdown e seus efeitos devastadores na saúde pública: queda nas taxas de vacinação infantil, agravamento nos casos de doenças cardiovasculares, diminuição dos exames para detecção e tratamento de câncer e deterioração da saúde mental| Foto: BigStock

No começo de outubro três cientistas se reuniram na cidade de Great Barrington, no estado americano de Massachussets, e assinaram um manifesto propondo medidas mais liberais no combate à pandemia de Covid-19, como a abolição dos lockdowns e a volta total das atividades para aqueles considerados não vulneráveis, como jovens adultos e crianças. A abordagem chamada de “Proteção Focalizada” é a base do documento, conhecido como The Great Barrington Declaration, e desde sua publicação tem gerado controvérsias e sido alvo de críticas.

No manifesto, os epidemiologistas Martin Kulldorff (professor de Medicina na Universidade Harvard), Sunetra Gupta (professor na Universidade de Oxford) e Jay Bhattacharya (professor na Escola de Medicina da Universidade de Stanford) afirmam que as atuais políticas de confinamento estão produzindo efeitos devastadores na saúde pública, como queda nas taxas de vacinação infantil, agravamento nos casos de doenças cardiovasculares, diminuição dos exames para detecção e tratamento de câncer e deterioração da saúde mental. “Manter estas medidas em vigor até que uma vacina esteja disponível causará danos irreparáveis, com os mais desfavorecidos sendo desproporcionalmente prejudicados”, alerta o documento.

Os cientistas também alegam que a mortalidade causada pela Covid-19 é mais de mil vezes maior nos idosos e nos enfermos do que nos jovens. Entre as crianças, aponta o texto, a infecção pelo novo coronavírus é menos perigosa do que uma gripe comum. Por isso, dizem os autores do manifesto, é importante que se permita àqueles que apresentam um risco mínimo de morte pela doença que voltem a ter uma vida normal.

“Sabemos que todas as populações eventualmente alcançarão a imunidade do rebanho – ou seja, o ponto em que a taxa de novas infecções é estável – e que isso pode ser assistido por (mas não depende) de uma vacina”, diz o manifesto.

Desta forma, de acordo com a Declaração de Great Barrington, balanceando riscos e benefícios e deixando que as pessoas saudáveis tenham contato com o vírus para assim criar uma imunidade natural, as mortes seriam minimizadas, assim como os danos sociais causados pela Covid-19.

Por fim o manifesto sugere que medidas sejam adotadas para proteger os mais vulneráveis, os quais devem ser tratados como o alvo central no combate à Covid-19 por parte dos gestores de saúde pública.

Asilos e casas de repouso, por exemplo, deveriam minimizar o rodízio de funcionários, e dar preferência àqueles que já foram infectados pelo novo coronavírus. As compras de mercado e outros produtos essenciais, como remédios, devem ser entregues nas casas dos aposentados, que devem receber visitas de amigos e familiares de preferência do lado de fora das casas.

“Aqueles que não são vulneráveis devem ser imediatamente autorizados a retomar a vida normal. Medidas simples de higiene, como lavar as mãos e ficar em casa quando se está doente, devem ser praticadas por todos. Escolas e universidades devem estar abertas para o ensino presencial. Atividades extracurriculares, como esportes, devem ser retomadas. Jovens adultos de baixo risco devem trabalhar normalmente, em vez de trabalhar em casa. Restaurantes e outros negócios devem abrir. Artes, música, esporte e outras atividades culturais devem ser retomadas. Pessoas que estão mais em risco podem participar se quiserem, enquanto a sociedade como um todo desfruta da proteção conferida aos vulneráveis por aqueles que acumularam imunidade de rebanho”, conclui o manifesto.

Críticas e apoio

As críticas ao documento que propõe o modelo de imunidade de rebanho surgiram de vários lados. Uma dessas críticas, um artigo escrito por Nafeez Ahmed para o site Byline Times, ataca o American Institute for Economic Research (AIER), think tank que sediou o encontro dos cientistas em Massachussets. Mas, mais do que apontar defeitos no modelo proposto pelo trio de cientistas, o autor do artigo questiona os financiadores do AIER. De acordo com Ahmed, “a Declaração parece subsistir em uma rede de lobby político rotineiramente envolvida em negar os riscos para a saúde humana de indústrias poderosas, como combustíveis fósseis e tabaco”.

No Brasil, a Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), também publicou um artigo no qual elenca falhas na abordagem dos signatários da Declaração de Great Barrington. Para a Abrasco, o manifesto contra os lockdowns e a favor da imunidade de rebanho “agride o amplamente majoritário consenso internacional a respeito das medidas para o enfrentamento da pandemia do COVID-19. Consenso este construído pelo aprendizado contínuo desses oito meses de adoecimento e perdas de vidas por todo o mundo”.

No texto publicado, a Abrasco reforça a possibilidade, ainda que pequena, de ocorrência de casos graves de Covid-19 entre os jovens. A associação sugere que pode haver colapso no sistema de saúde pública e defende que a proporção de pessoas que apresentam anticorpos contra o vírus é muito pequena quando confrontada com os índices de doentes e de mortos.

A Abrasco relaciona a declaração a uma suposta dificuldade do presidente americano Donald Trump – “defensor ardoroso da estratégia apontada pelo documento” – em sua campanha para reeleição e, por fim, afirma que o trio “sugere implicitamente que a vida de um jovem vale mais do que a vida de uma pessoa mais idosa”, o que seria um problema ético inaceitável.

Uma semana depois de publicada a declaração, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom afirmou, em entrevista coletiva, que confiar na imunidade de rebanho adquirida de forma natural seria um problema ético e científico. “Permitir que um vírus perigoso e que ainda não é completamente conhecido circule livremente é simplesmente antiético. Não é uma opção”, disse.

“A imunidade de rebanho”, alertou Adhanom, “é um conceito usado para a vacinação, na qual toda uma população pode ser protegida de um determinado vírus assim que um limiar de vacinação é atingido. A imunidade de rebanho é atingida protegendo as pessoas de um vírus, não expondo-as a ele. Nunca na história da saúde pública a imunidade de rebanho foi usada como estratégia para responder a um surto, muito menos em uma pandemia”, alertou.

Mas da mesma OMS veio uma opinião que concorda, pelo menos em parte, com a Declaração de Great Barrington. Em entrevista recente à revista britânica The Spectator, David Nabarro, diretor da organização para a Covid-19, afirmou que medidas extremas de confinamento e lockdowns não vão vencer a guerra contra o coronavírus, que deve se estender por um período ainda razoável de tempo. “Apelo para os líderes mundiais: parem de utilizar lockdowns como ferramenta principal, desenvolvam sistemas melhores, trabalhem juntos e aprendam juntos. E lembrem, os lockdowns têm uma consequência que jamais deve ser subestimada, que é fazer os pobres terrivelmente mais pobres ainda”.

O modelo de lockdown também foi criticado por um estudo que comparou os dados de mais de 50 países. O resultado dessa comparação trouxe dados interessantes: a Covid era mais mortal em lugares com populações mais velhas e maiores taxas de obesidade, mas a taxa de mortalidade não era menor em países que fecharam suas fronteiras ou aplicaram o bloqueio completo. Outra pesquisa analisou 23 países e 25 estados dos EUA com políticas amplamente variadas. A descoberta deste levantamento foi de que a tendência da mortalidade era semelhante em todos os lugares, uma vez que a doença se instalou: o número de mortes diárias aumentou rapidamente por 20 a 30 dias e depois caiu rapidamente.

Censura no Google?

Ao se fazer uma busca por Great Barrington no Google, o resultado que leva ao site oficial do manifesto aparece entre os últimos da lista. Em outros países, internautas reclamam que o mecanismo de busca sequer apresenta um meio de se chegar à declaração, e mesmo assim oferece resultados a sites que criticam a proposta.

Pelo menos dois tópicos sobre o mesmo tema foram abertos no serviço de ajuda do Google, e nos dois casos há questionamentos sobre uma possível censura da empresa contra a iniciativa dos cientistas. Nos dois casos, a mesma resposta vinda de um funcionário da empresa identificado como Danny Sullivan não cita nenhuma forma de censura e afirma que o fato de a página aparecer em uma determinada posição na lista dos resultados da busca é fruto de um sistema automatizado.

“Pode levar um tempo para nossos sistemas automatizados aprenderem o suficiente sobre novas páginas como esta, para que elas se classifiquem melhor. Esse atraso pode variar de acordo com o país. Esta página já aparecia e continua aparecendo na primeira página de busca nos EUA. Por exemplo, o site oficial de Joe Biden [candidato democrata à presidência dos EUA] levou algum tempo para aparecer na primeira página de pesquisas que o buscavam, algum tempo depois que ele foi lançado. Tenha em mente que as classificações podem mudar com frequência”, informou.

51 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 51 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    Carlos Roberto

    ± 7 dias

    Nosso presidente Bozo, já em abril, cantava a bola. A ciência esculhambou com a economia mundial com o apoio incondicional da imprensa. O Brasil só não está pior porque o Bozo deu a cara a tapa com "maus exemplos" (sic).

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      José Ricardo

      ± 9 dias

      Os cientistas a favor mostram dados e números já comprovados de que Lockdown e outras restrições a população além de serem danosas são ineficazes, os cientistas que criticam sempre atacam com achismo, dizem que os outros são lobistas a serviço do Satã capitalismo e outras balelas!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • G

        GRU

        ± 9 dias

        Tarde demais. Destruíram a economia, os empregos e a vida de muita gente em nome da ciência. A mídia apoiou tudo

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • D

          Daniel M

          ± 9 dias

          E tem trouxa que disse no meio da pandemia “vamos acreditar na ciência”. Como? Cada um diz uma coisa, infelizmente alguns seres humanos são maus, imaginem quanto a ciência já não foi manipulada, vendida, alterada ao longo dos anos.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • M

            Marçal

            ± 10 dias

            Defendo o posicionamento claro do veículo e de seus editores como forma de tornar-se mais claro p o leitor suas posições. Textos assim geram imagem desfocada da realidade, sobre o veículo e sobre o mundo. Mas aceito seus argumentos, no mínimo elegantes.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • B

              bombastus

              ± 10 dias

              Usar máscara só se a pessoa estiver mesmo doente. Melhor é ficar em casa até sarar. Isso de ter que usar máscara pois "pode ter o vírus" e ser assintomático, ou que o vírus vai até "10 metros de distância", ou de que ele fica solto no ar. Teremos que dormir de máscara e tomar banho com ela. Sejamos racionais. Para as outras gripes e tuberculose, por exemplo, ninguém ficava apavorado para usar máscara.Um exagero que interessa para aqueles que querem desagregar a sociedade e distrair a população de algo que não querem que vejam, além de não deixar o cidadão pensar. Pensar é perigoso para certas ideologias. LEIAM 1984 DE GEORGE ORWELL; é igualzinho ao momento atual

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • B

                bombastus

                ± 10 dias

                O dia em que máscara de tecido for eficaz contra vírus, qualquer um, ... faça-me o favor. Quem está doente, seja a doença que for, que fique em casa até se curar. Esse negócio de que máscara salva vidas é um engodo. Nem em sala limpas de laboratórios de primeira linha conseguem ficar isentos de vírus. Não tussa nem espirre sem colocar o cotovelo ou um lenço. Basta isso. deixem máscaras de lado: só causam alergia, faz a pessoa respirar seu CO2, seus vírus e bactérias, forçar o pulmão e não tirar da cabeça das pessoas o assunto doença. Só faz mal. E ainda cria uma legião de apavorados e desunião entre as pessoas que começam a discriminar e até denunciar quem não usa. Isso interessa a quem?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • B

                  bombastus

                  ± 10 dias

                  Sabemos que morrem 650 mil pessoas todos os anos de gripe no mundo, morrem 1 milhão ao ano de tuberculose, morreram 645 mil no primeiro ano de gripe suína.... e não ficam pedindo máscara nem fechamento de atividades. Muito oportunismo e cinismo. E o povo, imaturo e inseguro cai nessa. ACORDEM.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • B

                    bombastus

                    ± 10 dias

                    Desde o início ficava claro que esses protocolos e medidas extremas de isolamento, fechamento de escolas e comércio seriam inócuas, pois, como todo vírus de qualquer gripe, o covid 19 seria difícil de ser contido. Ao invés de acabar com as economias, retardar a educação, aumentar o desemprego e violência doméstica e causar muitas outras doenças de cura difícil (psicológica e ideológica), deveriam insistir em saneamento e higiene básicos, medicamentos para tratamento dos adoecidos e tocar a vida em frente, inclusive SEM MÁSCARA, que vem sendo exigida de maneira irracional e danosa à saúde. Parem de aterrorizar a população e serem oportunistas. ANTIGO NORMAL JÁ.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • Z

                      Zyss

                      ± 10 dias

                      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • F

                        Freitas

                        ± 10 dias

                        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • D

                          Denis

                          ± 10 dias

                          A Suécia, que não fez lockdown, se encontra na 17ª posição no "ranking" de mortes por milhão. Contudo, há muitas semanas, o número de mortes diárias está próximo de zero. A Argentina, que praticou a quarentena mais longa do mundo, no mesmo ranking, no momento está na 18ª posição (logo atrás da Suécia). Contudo, na Argentina, o número de novos casos e de novas mortes está em forte ascensão, e o país logo vai ultrapassar não apenas a Suécia, mas muitos países à sua frente.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          3 Respostas
                          • D

                            Denis

                            ± 10 dias

                            Se San Marino e Andorra estão aparecendo, é porque o ranking não é de número de mortes por milhão, mas por 100 mil habitantes

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • D

                            Denis

                            ± 10 dias

                            Se San Marino e Andorra estão aparecendo, é porque o ranking não é de número de mortes por milhão, mas por 100 mil habitantes

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Freitas

                            ± 10 dias

                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • Z

                          Zyss

                          ± 10 dias

                          Acabou de sair um estudo cdc covid, apenas 3% dos infectados nunca usaram máscaras na vida. O restante foi infectado usando máscaras. Mais um mito da fake ciência indo pelo espaço.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • D

                            Denis

                            ± 10 dias

                            O "peso" dos três cientistas autores do manifesto, a evidência dos fatos e o raciocínio lógico empregado tornam muito difícil o trabalho dos críticos. Tanto que, na própria reportagem, as críticas foram muito frágeis e tiveram que se basear em alguma distorção do que foi dito (alguma falácia lógica).

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • R

                              Reinaldo de Oliveira

                              ± 10 dias

                              Quanta contradição nessa presidência da OMS. Que moral tem Tedros Adhanom para falar em ética. Ele como presidente da organização foi negligente e subserviente do governo chinês em esconder que o vírus estava fora de controle na China, agora vem querer dar lição de moral em pesquisadores. Vai plantar batata no asfalto !!!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • M

                                Marco Polo

                                ± 10 dias

                                Fica evidente a desfaçatez de quem é contra a proposta dos cientistas quer replicaram o entendimento de milhões deles, ao redor do mundo, desde maio do corrente ano: Nafeez Ahmed (jornalista) e Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) e a própria OMS. O STF, constituído de eminentes leigos em tudo, a menos na ideologia marxista, sequer jogou moeda para o alto para escolha aleatória de um modelo ou do outro. Optou pelo que os jornalistas, artistas, corruptos, e demais leigos desejavam, de acordo com as intenções socialistas direcionadas pela OMS e interesses espúrios do Partido Comunista Chinês. Muito triste!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  Freitas

                                  ± 10 dias

                                  Não é necessário lockdown (aliás poucos países adotaram o lockdown total), O que deve ser feito é respeitar as regras sanitárias (distanciamento, uso de máscara, higienização e, principalmente, RESPEITAR OS PRÓXIMOS). >>> "A maioria dos governos europeus aliviou as quarentenas durante o verão para restabelecer suas economias, que foram prejudicadas pela primeira onda da pandemia do coronavírus. Mas o retorno às atividades normais --desde restaurantes lotados a semestres de aulas em universidades-- alimentou um surto agudo de novos casos em todo o continente." - Os governantes europeus são burros?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  6 Respostas
                                  • R

                                    RODRIGO

                                    ± 10 dias

                                    Joao Lucas Ronzani: Nem perca tempo, Freitinhas e aquele sr do apocalipse, semi deus propagador da terra parada, hipocrita contumaz!!! E pior choraooooo, choraaaaaa q ta loco. Sempre tentando lacrar e ganhar biscoito. Até ontem só dava ele, exigindo e impondo o q devemos fazer, tipo ficar trancado em casa, usar mascara, crianca nao pod estudar, etc... Apenas vai se adequando as novas narrativas. Mas nao passa de um loser frustrado.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    Joao Lucas Ronzani

                                    ± 10 dias

                                    Certo meu caro Freitas! A Suécia se encontra em 7º lugar em número de mortes por habitante na Europa no exato momento, o que comprova a fala da Márcia. Enquanto as outras nações estão sofrendo com a segunda onda a Suécia se encontra com o número de contágio estável, número de mortes muito reduzido e com muito menos problemas econômicos.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • F

                                    Freitas

                                    ± 10 dias

                                    Marcia: EM 03.06.2020 >>>" Suécia reconhece erros em não adotar lockdown no combate ao coronavírus. País tem oitava maior taxa de mortalidade de Covid-19 no mundo." - PESQUISE E COMENTE...

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • F

                                    Freitas

                                    ± 10 dias

                                    Marcia: O que ficou demonstrado é que, se não seguirem as regras sanitárias, há um recrudescimento do surto. Quanto à Suécia, talvez você não saiba, mas, até a semana passada, ERA O PAÍS COM O MAIOR NÚMERO DE MORTES/MILHÃO DE HABITANTES NA EUROPA. Soltaram esse "mito" da Suécia e muitos acreditaram. PESQUISE.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Marcia

                                    ± 10 dias

                                    Isso só mostra que fechar tudo não adiantou nada. Pergunta se tem "segunda onda " na Suécia!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • F

                                    Freitas

                                    ± 10 dias

                                    Um exemplo para aqueles que não seguem regras sanitárias (não estou falando de lockdown) >>> "A Europa notificou mais de 700 mil novos casos de Covid-19 na última semana - uma alta de 34% em relação aos sete dias anteriores. O número de mortos subiu 16%."

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  Araucária

                                  ± 10 dias

                                  Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  9 Respostas
                                  • R

                                    RODRIGO

                                    ± 10 dias

                                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • F

                                    Freitas

                                    ± 10 dias

                                    Araucária : Mas, você é ruim da cabeça, hein? Veja as suas conclusões. Sair é só passear em supermercados, parques? BARBARIDADE.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • E

                                    Eduardo Prestes

                                    ± 10 dias

                                    Fica em casa Freitas, trancadinho e com máscara. Quem está com medinho, fica em casa. Eu nem ligo para essa porcaria, circulando e trabalhando direto, sem máscara. E tratamento precoce quando eu pegar esse vírus chinês... Como 99% dos infectados tem sintomas leves, considero minhas chances excelentes.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    Araucária

                                    ± 10 dias

                                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • F

                                    Freitas

                                    ± 10 dias

                                    Araucária : Muito pelo contrário: tenho saído de casa todos os dias, sempre com máscara, mantendo distanciamento social. Sou uma pessoa que mantém o respeito pelos outros e não mando ninguém ficar em casa, principalmente quem não conheço.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    Araucária

                                    ± 10 dias

                                    # Fique em Casa Freitas.... Fecha as Janelas, tá frio hj, cuidado!!!!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • F

                                    Freitas

                                    ± 10 dias

                                    Araucária : "Só fala de lockdown? "Manifesto de cientistas critica lockdowns e SUGERE MEDIDAS LIBERAIS DE COMBATE À COVID"." >>> E as notícias que coloquei foram com a intenção de, voltando à quase normalidade, é muito importante destacar AS REGRAS SANITÁRIAS, não essa festa que se observa mundo afora.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    Araucária

                                    ± 10 dias

                                    Freitas: Responde sim ou não. Normas sanitárias, máscara e dist social = lockdown para vc? Por que é sobre lockdown que a reportagem fala ....# FiqueemCasa Freitas!!!!!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • F

                                    Freitas

                                    ± 10 dias

                                    ???? Enlouqueceu? Apenas fica mais do que demonstrado que, se não houver obediência às normas sanitárias (higienização adequada, distanciamento, uso de máscara, etc.) o surto recrudesce. Serve de alerta para pessoas do seu nível (baixo). >>>"A maioria dos governos europeus aliviou as quarentenas durante o verão para restabelecer suas economias, que foram prejudicadas pela primeira onda da pandemia do coronavírus. Mas o retorno às atividades normais --desde restaurantes lotados a semestres de aulas em universidades-- alimentou um surto agudo de novos casos em todo o continente. "

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • R

                                  RPM

                                  ± 10 dias

                                  O Bolsonaro estava certo. O que falar agora ESQUERDALHA.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • Z

                                    Zyss

                                    ± 10 dias

                                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • M

                                      Marco Polo

                                      ± 10 dias

                                      Esse é o problema Zyss. O pessoal da esquerda é limitado, não produzem nada de real e útil, não constroem, não medicam, não entregam cartas, não conduzem pessoas de um lugar ao outro, não costuram, não fazem pão, .... apenas falam, falam e falam. E como isso não tem um retorno financeiro bom, tentam ditar regras para os outros seguirem, e assim tentarem obter algum ganho extra e vias enviesadas. Esperar bom senso de alienados e corruptos é acreditar em Papai Noel.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • W

                                    Wendell

                                    ± 10 dias

                                    Fica claro que o alvo são as eleições americanas, a arma é o medo, o alvo são os Republicanos. Controle social é o que a esquerda mundial quer. Quanto a essa Associação Brasileira, não fazem pesquisa, só política!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • P

                                      Pedro tenvia

                                      ± 10 dias

                                      Apoiar o "fique em casa", é se submeter ao medo, isto funciona?, ou melhor, isto funcionou?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Marçal

                                        ± 10 dias

                                        A GP comete um desserviço à sociedade dando espaço a argumentos obscurantistas e negacionistas. A pergunta que fica é: A Gazeta do Povo é a favor ou contra os principais órgãos de saúde e escolas de medicina e saúde pública do mundo? A posição do veículo é dúbia e leviana neste tema bem como leva a dubiedade de pensamento a um grupo de leitores já negacionistas. Jogar para a plateia, e não fazê-la pensar claramente custa caro, para a própria saúde do leitor.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        2 Respostas
                                        • J

                                          Joao Lucas Ronzani

                                          ± 10 dias

                                          Meu sr., a GP simplesmente colocou uma reportagem sobre esse "manifesto", apresentou os que concordam e não concordam, e as razões para tais. A GP não emitiu nenhuma opinião a respeito do documento publicado. Se o sr. não concorda com o documento não tem problema, emita a sua opinião e não acuse o meio de comunicação de ter um vies quando ele não publicou um texto enviesado.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • A

                                          Araucária

                                          ± 10 dias

                                          #fique em casa, para sempre, seja feliz!!! Eu to na praia, no churrasco, e trabalhando!!!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • D

                                        DENISSON HONORIO DA SILVA

                                        ± 10 dias

                                        Há muitas perguntas sem repostas. E claramarente as abordagens que foram colocadas não necessariamente cientificas. No Brasil, em particular, houve sim um vies politico. Atacar o presidente pela maneira que interpretou a pandemia, foi com argumentos pseudocentificos.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • F

                                          Freitas

                                          ± 10 dias

                                          "A Europa notificou mais de 700 mil novos casos de Covid-19 na última semana - uma alta de 34% em relação aos sete dias anteriores. O número de mortos subiu 16%."

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          2 Respostas
                                          • C

                                            Carlos

                                            ± 10 dias

                                            Exatamente. Cedo ou tarde o vírus alcança todo mundo

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • L

                                            LSB

                                            ± 10 dias

                                            Ou seja, não funcionou...

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • F

                                          Freitas

                                          ± 10 dias

                                          "Pandemia pelo mundo Em pânico, Europa se prepara para segunda onda de covid-19. > Alemanha limita festas e restringe bares para conter covid-19 > Itália tem maior número de casos em 24h desde início da pandemia > Portugal decreta estado de calamidade e aperta restrições > França restabelecerá estado de emergência a partir do dia 17" Leia mais em: https://www.gazetadopovo.com.br/mundo/franca-declara-emergencia-sanitaria-para-conter-novo-avanco-de-covid-19/ Copyright © 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          2 Respostas
                                          • Z

                                            Zyss

                                            ± 10 dias

                                            Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • L

                                            LSB

                                            ± 10 dias

                                            Ou seja, o lockdown não funcionou..

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        Fim dos comentários.