• Carregando...
No filme mais recente da franquia, Stallone interpreta um Rambo patriótico e disposto a tudo para salvar a sobrinha, sequestrada por uma gangue de mexicanos
No filme mais recente da franquia, Stallone interpreta um Rambo patriótico e disposto a tudo para salvar a sobrinha, sequestrada por uma gangue de mexicanos.| Foto: Yana Blajeva/ Divulgação

Quando reencontramos John Rambo, vivido mais uma vez por Sylvester Stallone, ele está a cavalo procurando por campistas que ficaram presos pela tempestade. Apesar de ter sido apresentado ao público por anos como o soldado quebrado pelo qual os EUA só se interessam quando é preciso matar alguém, desta vez o soldado mais famoso do cinema é revisto como um caubói.

Ele doma cavalos na fazenda da família no Arizona – para onde foi na cena final do filme anterior e onde criou seus primeiros laços genuínos de afeto desde que deixou o exército, ainda na juventude, com a família mexicana que tomava conta da propriedade. A paz de espírito, porém, é apenas aparente e, como sempre foi em sua vida, a guerra o persegue.

Mesmo que Rambo: Até o Fim (2019), dirigido por Adrien Grumberg, não abrace as convenções estético-narrativas dos faroestes, há um motivo para reenquadrar o personagem de Stallone como um caubói. Sua jornada neste filme é, em muitos sentidos, semelhante à de Ethan Edwards, vivido por John Wayne em Rastros de Ódio (1956), uma das muitas obras-primas de John Ford. Ambos são ex-soldados, modificados profundamente pela experiência de guerra, que buscarão redenção ao procurar por uma jovem integrante da família. Um filme de ação de 2019, porém, não tem o luxo de dedicar tempo à meditação fordiana sobre o homem, a terra e a história de crueldade da ocupação europeia no continente americano.

A sobrinha adotiva de Rambo, Gabrielle, papel de Yvette Monreal, decide ir ao México para confrontar seu pai, que a abandonou ainda criança. Lá, ela é sequestrada por uma gangue especializada em tráfico de pessoas, o que faz com que, para resgatá-la, o herói de guerra precise liberar toda a sua violência. Primeiro para proteger a jovem, depois para se vingar. A guerra, agora, é trazida para o quintal da América. Assim como Ethan, ele está atrás de um ideal de inocência representado pelo seu último laço afetivo.

Rambo, em cada filme da série, encarna uma espécie de espelho dos Estados Unidos. O primeiro, no início dos anos Reagan, refletia a ressaca com o fim da Guerra do Vietnã, longa, custosa e traumática. O segundo, contradizendo o discurso do primeiro, abraçava o ufanismo oitentista, levando ao terceiro, que prepara o terreno tanto para o fim da Guerra Fria quanto para a Guerra do Golfo. O quarto filme é lançado no final da administração Bush Filho, no auge da Guerra ao Terror. Todos com crescentes doses de violência – neste último ele literalmente retira um coração pulsante do peito de um inimigo usando as próprias mãos.

Este novo trabalho não é diferente em sua relação com a política externa americana. Os vilões são todos mexicanos, fazendo com que o filme encarne o discurso “construa o muro” de Donald Trump. Como forma de escapar das invitáveis críticas, há três personagens “boas” vindas do país de Zapata. A já citada Gabrielle, sua avó Maria e uma jornalista investigativa mexicana, interpretada por Paz Vega e inspirada por Anabel Hernández, uma das mais contundentes vozes contra os cartéis mexicanos. O discurso final é que mexicanos são bons apenas se abraçarem os valores americanos (como o da liberdade de expressão).

Portanto, na impossibilidade de se isolar, John Rambo joga sobre a gangue todo o peso dos anos em que a morte foi sua única companheira. Pela primeira vez na franquia ele conta com o luxo de defender um território conhecido, lhe permitindo máxima eficiência na arte de matar. Rambo se torna um misto de Jason e Predador, progressivamente mais criativo nas formas de mutilar e matar – algumas delas, em uma espécie de piada macabra, lembram as armadilhas preparadas pelos vietcongues para impedir o avanço do exército americano durante a Guerra do Vietnã.

O caubói segue enfrentando os inimigos dos Estados Unidos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]