i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Ativismo

MP multa empresa por “maus-tratos aos animais”. Crime: desenhar um leão no circo

  • 19/11/2019 18:09
Fantástico Circo e Safari Encantado: linhas de cosméticos consideradas “em desconformidade com a lei” pelo Ministério Público de Minas Gerais.
Fantástico Circo e Safari Encantado: linhas de cosméticos consideradas “em desconformidade com a lei” pelo Ministério Público de Minas Gerais.| Foto: Reprodução/ Facebook

Depois de o Ministério Público da Bahia causar revolta com a decisão de impor uma dieta vegana para crianças da rede pública de ensino de Serrinha, região pobre do estado, agora é a vez de o Ministério Público de Minas Gerais usar seu poder para impor uma visão muito particular de mundo.

Dia 11 de novembro, os promotores de Justiça Júlio César Luciano e Luciana Imaculada de Paula orgulhosamente assinaram um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com a empresa de cosméticos Granado, com sede no Rio de Janeiro. O problema é que, de acordo com os promotores, reagindo a uma denúncia do Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal e do Movimento Mineiro dos Direitos dos Animais, as embalagens de duas linhas de cosméticos da empresa estavam em desconformidade com duas leis.

As leis em questão são a Lei Estadual nº 21.159/2019 e a Lei Federal 5.197/67. A primeira proíbe a prática circense que submeta espécies animais a abusos e maus-tratos. A segunda é a que proíbe a caça, “incluindo o safari”, no território nacional.

A embalagem da primeira linha de cosméticos, chamada “Fantástico Circo”, mostra, com uma estética e tipografia típicas do fim do século XIX, um circo. Em primeiro plano, há um palhaço e uma dançarina. No canto esquerdo da embalagem, vê-se um simpático elefante se equilibrando sobre uma bola vermelha. Como isso configura “prática circense que submeta espécies animais a abusos e maus-tratos” é um mistério.

Já a embalagem da segunda linha, chamada “Safari Encantado”, consegue a proeza de ser ainda mais prosaica. Em primeiro plano, vê-se um carrossel com alguns animais típicos da savana: um elefante, um leão e uma girafa. Na lateral, há o desenho de uma roda-gigante, um pipoqueiro dando pipoca para uma menina e um casal que admira inocentemente o carrossel. Mas não consta que nenhum elefante, leão ou girafa tenha sido caçado para figurar na caixa de perfume.

Nos termos do TAC, a Granado se comprometeu a não vender os cosméticos das linhas Fantástico Circo e Safari Encantado em Minas Gerais e a não fazer publicidade dos produtos com essas ilustrações. Mas não só isso. A empresa deve manter, por seis meses, “materiais de conscientização sobre a importância do apoio às causas de proteção animal”.

O acordo envolve ainda dinheiro, claro. A Granado terá de pagar R$55 mil em reparações indiretas – R$20 mil apoiando um projeto de educação ambiental direcionado a alunos do ensino infantil e fundamental e o restante (R$35 mil) na forma de “doação” à ONG Asas e Amigos da Serra, na região metropolitana de Belo Horizonte.

Procurados para explicar a aplicação draconiana (e bastante questionável) das leis, os promotores não responderam aos pedidos de entrevista. Também procurada para comentar o caso, a Granado não respondeu à reportagem.

Os limites do TAC

Num artigo em que fala sobre os limites de atuação do Ministério Público e dos Termos de Ajustamento de Conduta, o jurista Leonel Costa diz que o TAC “é meio excepcional de transação, somente cabível nos casos expressamente autorizados pela lei, com o intuito de permitir ao potencial agressor de atender e se adequar ao interesse tutelado” e alerta para o uso indevido do instrumento legal, que pode ferir a liberdade individual, de trabalho, de livre exercício da atividade econômica e a liberdade de pensamento.

No artigo, o jurista expressa o temor de que os TACs deem ensejo a “idiossincrasias pessoais” por obrigarem uma das partes a assinar um acordo “sob a ameaça de processo judicial para cobrança de obrigações de fazer, não fazer e multas”. Ou seja, ele teme que o TAC possa servir como instrumento de coação do Estado contra empresas e indivíduos.

Costa cita outro caso em que o Ministério Público usou o TAC de forma no mínimo questionável. Em 2007, o Ministério Público Federal assinou um acordo com a Federação Espírita Brasileira exigindo que as publicações da editora viessem com uma nota de esclarecimento sobre o potencial “conteúdo discriminatório ou preconceituoso” das obras.

“Questiono até que ponto o referido acordo estaria carregado de subjetividade e uma axiologia particular e o quanto ainda invadiria a liberdade de criação do autor, o direito editorial, sem se falar ainda da liberdade de pensamento e de manifestação e qual seria, de forma concreta, o interesse difuso ou coletivo a merecer regulação, proteção ou prevenção”, escreve o jurista.

Em outro caso mencionado pelo autor, uma empresa de eventos teve de assinar um TAC e pagar multa por não ter instalado câmeras numa “rave”. A ideia era que as câmeras desestimulassem o uso de drogas e outras práticas ilícitas no lugar da festa. O problema é que, sob o mesmo pretexto, o Ministério Público poderia exigir a instalação de câmeras em ambientes privados como quartos de hotéis e motéis, se transformando, assim, num verdadeiro “Big Brother”.

Questões

Muitas questões além do poder aparentemente ilimitado do Ministério Público envolvem o TAC assinado entre a instituição e a empresa de cosméticos. A primeira delas diz respeito à própria legitimidade do acordo. Afinal, para que haja medidas de reparação, supõe-se que alguém tenha se sentido de alguma forma prejudicado pelos desenhos. Mas como um desenho estilizado de animais pode prejudicar os animais de verdade, a fauna, o meio ambiente? Seguindo este raciocínio, o desenho animado Dumbo, um clássico da Disney, também deveria ter sua exibição proibida?

Da mesma forma, como o uso de uma palavra – safari – pode se transformar na ação em si? E como a palavra impressa num rótulo de perfume para evocar não a matança de animais selvagens, e sim certo cenário até idílico, com um quê de “pureza natural”, pode ser considerada nociva a quem cometa a ousadia de comprar o perfume por causa daquele simpático leão ali retratado?

Vamos abolir, então, a palavra “safari” do dicionário, ignorando que um dos significados dela é “expedição de observação de animais selvagens”? Na esteira dessa medida extrema, proibiremos também as agências de vender pacotes de viagens para a África do Sul que incluam a observação dos animais selvagens?

Em nome da coerência, o Ministério Público de Minas Gerais, reagindo a uma denúncia sem qualquer fundamento de uma entidade qualquer, pode também pedir a retirada de circulação dos romances de Ernest Hemingway (um famoso defensor da caça a animais selvagens como símbolo da masculinidade), bem como a destruição dos quadros de Toulouse Lautrec e das litografias de Marc Chagall.

Quanto ao aspecto mais econômico da medida, que impacto ela pode ter do ponto de vista da empresa? Afinal, a elaboração de uma embalagem implica custos muito maiores do que os R$55 mil pagos como reparação por danos abstratos. Como isso afeta até mesmo o processo criativo dos publicitários, receosos de usar qualquer imagem e até mesmo palavras capazes de ferir suscetibilidades?

106 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 106 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • L

    Luiz Fernando Fortes de Camargo

    23/12/2019 11:50:25

    Com o devido respeito aos colegas Advogados e Advogadas da empresa, deveria não ter sido assinado o TAC e deixado a questão ir para o Judiciário para se decidir a questão. A Gazeta faria uma contribuição incrível para a Sociedade se trouxesse o número de ações civis públicas movidas pelo MP que são julgadas improcedentes, onde demonstraria que ele nem sempre tem a razão.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • L

      Leandro

      25/11/2019 11:57:09

      Bizarro

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • B

        Beto Burke

        24/11/2019 13:48:37

        A Granado não devia assinar o TAC e apelar judicialmente. Tem que fazer resistência à esses absurdos nem que fique sujeito a multas e sanções. Já fiz isso. Temos que resistir.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • Z

          Zequinha

          21/11/2019 12:31:29

          Não caberia neste caso a aplicação da lei do Abuso de Autoridade??

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • Z

            Zequinha

            21/11/2019 12:31:28

            Não caberia neste caso a aplicação da lei do Abuso de Autoridade??

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • J

              Jr

              21/11/2019 3:36:49

              Que aberração. Vejo maus tratos frequentemente e ninguém faz nada. A exposição "queer", apoiada pelo santander, colocou animais sendo estuprados e cadê o MP para defende-los?? oh gente podre...

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • V

                VOTO IMPRESSO JÁ

                21/11/2019 0:15:47

                Esses promotores surpreenderam e deram um exemplo do quão estúpido pode ser o homem. A segunda hipótese seria de má fé. Esse caso vai ter publicidade e provavelmente haverá cancelamento do tac.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • T

                  TOATOA

                  20/11/2019 20:38:52

                  abuso de autoridade.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Marcos

                    20/11/2019 20:37:01

                    O Ministério Público está repleto de mentalidade esquerdista. Merece tanto freio moral anti-ideológico quanto STF, Judiciário, Executivo e Legislativo... Menos Estado... menos Estado... não é à toa que temos uma sociedade esclerosada por que tudo é o Estado. Esse fascismo estrutural que temos é um câncer.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • J

                      José Carlos Menezes

                      17/12/2019 0:13:37

                      Isso não tem nada a ver com esquerdismo. É só burrice mesmo é má fé

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • P

                    Paulo

                    20/11/2019 18:48:03

                    Brasil: gaiola das loucas!!!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • K

                      Karpeno

                      20/11/2019 18:33:08

                      Estadismo. Autoritarismo. A censura reina. Logo tudo será punido.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • K

                        Karpeno

                        20/11/2019 18:32:24

                        A censura reina.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • J

                          José Carlos

                          20/11/2019 18:03:08

                          Maus tratos é a população mineira pagar impostos para ser revertido em altos salários a estes dois promotores de besteiras.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • Z

                            Zyss

                            20/11/2019 17:23:45

                            AGORA CABE INVESTIGAR SE A DOAÇÃO FOI UMA ARMAÇÃO!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • B

                              Benedito

                              20/11/2019 17:22:11

                              Inacreditável os comentários dos leitores...não entenderam nada! Eu imaginava estar entre leitores liberais e conservadores mas vejo uma horda que merece o petismo como antítese...vocês são primários e lamentáveis...recomendo o Mein Kampf pra vcs. lamentável a "direita" brasileira...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              9 Respostas
                              • Z

                                Zequinha

                                21/11/2019 12:32:46

                                Tem gente que calado é um poeta!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • L

                                Luigi Tenco

                                20/11/2019 21:21:26

                                É thank.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • S

                                sansão

                                20/11/2019 19:37:13

                                é thanks, jumento

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • L

                                Luigi Tenco

                                20/11/2019 18:16:22

                                José Carlos, 'obrigado' em inglês é thank, não tack. Bem diferente, não é mesmo? (com sinal de interrogação, já que é uma pergunta)

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • L

                                Luigi Tenco

                                20/11/2019 18:04:56

                                Eu sei que é tac, mexo com isso diariamente. Erro de digitação.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • J

                                José Carlos

                                20/11/2019 18:01:49

                                Luigi Tenco: É TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) e não tack (obrigado), bem diferente não é mesmo.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • L

                                Luigi Tenco

                                20/11/2019 17:43:36

                                Bené, eu trabalho em órgão semelhante a esse MP, e sei direitinho como é a sanha protagonista de promotores e procuradores. E é claro que, neste caso, o tack é absurdo. Acho que você é que não entendeu xongas.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • L

                                Luigi Tenco

                                20/11/2019 17:28:38

                                Lamentável é um gênio escrever "inacreditável os comentários..."

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                              • L

                                Luigi Tenco

                                20/11/2019 17:25:18

                                Hummm!!! Temos um intelectual na turma. Vamos lá, sabichão, nos guie pelas sendas da sabedoria.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • E

                              eneida

                              20/11/2019 17:02:25

                              O Ministério Público é um trem sem freios. Faz o que quer, como e quando quer e ninguém pode fazer nada. É assim mesmo?! Não há lei para os abusos deles? Lembrando que o "miserê" que reclamou do salário de 24 mil, que na verdade são 60 mil, pertence aos quadros mineiros.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • L

                                Luigi Tenco

                                20/11/2019 16:53:33

                                Bomba! Bomba! MP MG proíbe cantar "Atirei o Psu no Gato"! e dizer a frase "mata a cobra e mostra o pau".

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                2 Respostas
                                • L

                                  Luigi Tenco

                                  20/11/2019 18:21:25

                                  Isso, denegrição dos K9.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • F

                                  Flavio Teixeira

                                  20/11/2019 18:16:54

                                  Proíbe também a música do “eu não sou cachorro, não...” por discriminação contra os cães...

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • G

                                guilherme palma

                                20/11/2019 16:52:19

                                Cara, que mundo triste vivemos hoje em dia.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • E

                                  Emerson

                                  20/11/2019 16:35:44

                                  Se realmente tivéssemos pessoas tratando animais de maneira agradável não precisaríamos de tais termos de ajustamento. O triste é percebermos o ser irresponsável que alguns chamam de "humanos" aprontando todas e ainda querendo ter razão.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  5 Respostas
                                  • K

                                    Karpeno

                                    20/11/2019 18:32:09

                                    A censura reina.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    Luigi Tenco

                                    20/11/2019 17:58:26

                                    aliás, mau trato.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    Luigi Tenco

                                    20/11/2019 17:53:37

                                    Hummmmm!!! Estampar, veja bem ESTAMPAR!!!, um desenho, UM DESENHO!!!!, de um animal é mal trato? VOCÊ NÃO LEU A MATÉRIA!!!!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • E

                                    Emerson

                                    20/11/2019 16:59:23

                                    Luigi Tenco: li a matéria sim mas fiz o meu comentário pensando em outras atitudes maléficas contra os indefesos animais como vimos recentemente em rede de mercados ou motoristas de ônibus que simplesmente tratam os peludinhos como se fossem seus alvos criminosos prediletos.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    Luigi Tenco

                                    20/11/2019 16:47:08

                                    Aprontando o quê? Você não leu a matéria!!!

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • R

                                  Robson Rigonati

                                  20/11/2019 16:32:56

                                  35 mil "doado" a uma "ONG", tudo armado.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • L

                                    Luiz B

                                    20/11/2019 16:17:36

                                    falta do que fazer desse povinho! ou ta rolando algo$

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • R

                                      Robison Luiz Goulart

                                      20/11/2019 16:13:07

                                      Mais injusto é quando a justiça com tanto atribulamento, tanta demanda, se ocupa de frivolidades como essa. Por uma justiça mais eficaz e neutra, sem ideologia, sem ativismo.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • V

                                        Vincenzo

                                        20/11/2019 16:11:37

                                        Paulo Polzonoff Jr dá a entender que desconhece como os animais de circo são treinados, ou então que concorda com os treinamentos que eles recebem. A imagem idílica de circo é aproveitada para vender produto, mas na realidade o circo, no que tange aos animais dele, é um grande atraso humanitário. Quando eu li o artigo havia 61 mensagens, eu li somente as 10 primeiras, todas elas embarcaram na teoria Polzonoff, fingindo-se desconhecedor dos maus tratos aos animais em circo. Então, neste aspecto, parabéns Polzonoff, mas para a evolução da humanidade o seu artigo é um passo atrás.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        1 Respostas
                                        • Z

                                          Zyss

                                          20/11/2019 17:23:03

                                          Tudo bem, mas sobre os desenhos de animais nos rótulos, vc concorda com o MP?

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Meg Litton

                                        20/11/2019 15:53:21

                                        Dá vergonha de certos "promotores" neste país... A Granado deveria PROCESSAR O GOVERNO MINEIRO POR CONTRATAR E/NER/GÚ/ME/NOS DESTA ESPÉCIE...

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • F

                                          Fábio Mauricio Holzmann Maia

                                          20/11/2019 15:50:02

                                          Afinal o Brasil é uma democracia? Ou vivemos na pior ditadura. A ditadura do politicamente correto?

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • C

                                            Cristian carla a. Volski cassi

                                            20/11/2019 15:38:44

                                            Só piora...

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • P

                                              Paulista

                                              20/11/2019 15:28:42

                                              Está faltando um TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA para o Judiciário e Ministério Público de todo o Brasil, quando você pensa que já viu muitos absurdos na vida, não se engane, tem muita coisa à ser apresentada por essa patota.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • M

                                                Marcos Ctba

                                                20/11/2019 15:25:01

                                                mundo dos ofendidinhos perderam a noção acham que são paladinos. Vão atras dos estrupadores, pedófilos e feminicidios.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                1 Respostas
                                                • A

                                                  Alex

                                                  20/11/2019 16:52:24

                                                  Ao ler "feminicídios", tirei meu like... Sugestão: troque por homicídios.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                              • H

                                                Henrique Barros

                                                20/11/2019 15:24:35

                                                Parabéns, Gazeta do Povo, pela excelente reportagem. É uma situação kafkaniana. Sempre achei, no mínimo, esquisito esse instrumento denominada TAC.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • R

                                                  RMM02

                                                  20/11/2019 15:18:33

                                                  Parques temáticos e shoppings centers, que usam "animais" de plástico para compor seus carrosséis precisarão ser ajustados também.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  2 Respostas
                                                  • F

                                                    Fernanda Fernandes

                                                    20/11/2019 16:15:13

                                                    Pensei no mesmo kkkkk

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                  • C

                                                    Cristian carla a. Volski cassi

                                                    20/11/2019 15:39:05

                                                    Kkkkk

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • L

                                                  LUIZ HENRIQUE SOARES RODRIGUES

                                                  20/11/2019 15:01:24

                                                  Depois nenhuma empresa séria quer investir no país e ficam reclamando que o governo não faz nada. Até tenta, mas a cada 2 passos para a frente, o Judiciário dá 30 para trás, assim não tem como sair do buraco. Postura lastimável do Judiciário nestes últimos dias.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • C

                                                    Carlos Eduardo

                                                    20/11/2019 14:57:40

                                                    Pessoalmente, acho a Lei de Abuso de Autoridade um escárnio contra o povo honesto e trabalhador desse país, que quer justiça e segurança. Fico pistola quando aparece esse tipo de gente, justamente dando razão a quem apóia essa iniciativa que livra a cara dos corruptos. O desserviço que esses membros do Ministério Público fazem vai muito além do prejuízo para a empresa.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • I

                                                      izabel cristina solis corrales

                                                      20/11/2019 14:37:26

                                                      ah tá, desenho não pode, mas manter animais engaiolados no mercado central de BH pode?? horrorizada com o tanto de pássaros, aves cães e gatos nas gaiolas daquele mercado. Maus tratos diários com os bichinhos sendo mantidos nas gaiolas naquele calor e sujeira.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • V

                                                        vortice

                                                        20/11/2019 14:36:55

                                                        A Coca-Cola que se cuide com as caixas de mate leão! O pior é que pagamos caro estas maluquices.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • R

                                                          Ruy de Oliveira Melo

                                                          20/11/2019 14:28:42

                                                          A qualquer momento um energúmeno qualquer, vai propor a censura a qualquer forma de arte visual que exiba qualquer animal, de coleira, em "cadeirinha com cinto de segurança", piquetes ou invernadas cercadas, estábulos, pocilgas etc... etc... etc... Acontece que no Brasil, não há criminalidade, malversação de dinheiro público, desemprego, criança passando fome... Tadinho dos Promotores, alguns deles precisam mostrar trabalho para fazer valer o que ganham ; não importa que trabalho.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • M

                                                            MAURO FONSECA DE MACEDO

                                                            20/11/2019 14:12:59

                                                            Acho que o MP de Minas Gerais está precisando fazer convênio com algum Sanatório. Talvez não haja bandido precisando ser preso em MG e, por isto, o MP está sem ter o que fazer!

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • V

                                                              VALERIA CALIANI DECHTON

                                                              20/11/2019 14:00:35

                                                              A burrice quando se instala faz um estrago monumental, ainda mais na mão de quem tem a caneta! É vergonhoso, inacreditável e mais, eu, se fosse advogada da GRANADO, NÃO deixaria assinar TAC algum! Onde está o crime? Aliás, onde está o animal maltratado? Vão procurar o que fazer! Os promotores de Minas estão sem trabalho!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • R

                                                                Ricardo Carvalho

                                                                20/11/2019 13:43:30

                                                                Quem puder abandonar esse país deveria faze-lo. O Brasil é um caso perdido.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                1 Respostas
                                                                • B

                                                                  Benedito

                                                                  20/11/2019 17:17:23

                                                                  Quando vc for, já irá tarde, não fará falta!

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                              • L

                                                                Lucas de Carvalho Lopes

                                                                20/11/2019 13:32:18

                                                                O ministério público precisa urgentemente de um freio. Se tornou um poder paralelo sem contrapesos.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                1 Respostas
                                                                • Z

                                                                  Zyss

                                                                  20/11/2019 14:09:56

                                                                  Hj em dia o contrapeso seria mais gente da ala conservadora dentro desses poderes.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                              • L

                                                                Luigi Tenco

                                                                20/11/2019 13:20:28

                                                                Já em Minas, há órgãos públicos que gostam tanto de animais que empregam até jemuntos...

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • L

                                                                  Luigi Tenco

                                                                  20/11/2019 13:18:20

                                                                  Na minha terra, o nome disso é CENSURA!

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • A

                                                                    Afonso Celso Frega Beraldi

                                                                    20/11/2019 13:16:39

                                                                    So posso usar um termo: I M B E C I S do MP

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • F

                                                                      Flavio Teixeira

                                                                      20/11/2019 13:15:08

                                                                      Cuidado! Em MG se você sair à rua com um cachorro numa coleira, será multado e preso por subjugar animais... E por que deixar seu animal de estimação comer numa tigela, no chão? Ele não merece comer ao seu lado, à mesa? E por que ele não tem um quarto só para ele? Onde fica o direito a intimidade dos bichos? Quanta maldade...

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.