• Carregando...
Museu de Arte de Baltimore
Museu de Arte de Baltimore: nova coleção toda feminina| Foto: Divulgação

Na última década, apenas 11% da arte adquirida pelos principais museus da América para suas coleções permanentes foi de mulheres, de acordo com uma pesquisa recente.

Um museu está agora querendo mudar essa tendência.

No ano que vem, o Museu de Arte de Baltimore só adquirirá obras criadas por mulheres para sua coleção permanente, disse a curadora-chefe Asma Naeem.

O esforço é uma tentativa do museu de "ser verdadeiramente radical e enfatizar para as comunidades artísticas que estamos levando a sério essa iniciativa" e "corrigir o cânone", disse Naeem.

E também faz parte de uma série de exposições e programas de um ano focado em artistas femininas, coincidindo com o 100º aniversário do ano da ratificação da 19ª Emenda, garantindo às mulheres nos EUA o direito de votar.

A iniciativa surge quando muitos museus de todo o país preparam exposições comemorativas por volta do centésimo aniversário da emenda. Também faz parte de um esforço crescente para aumentar o número de obras de mulheres em coleções de arte em todo o país, em meio às crescentes críticas sobre as disparidades de gênero em museus e galerias.

Mas Naeem disse não ter conhecimento de nenhum outro museu que buscasse uma mudança tão "abrangente e extensa" em sua programação e coleção de arte. Ela chamou a iniciativa de "medida corajosa".

"Se você pensa na palavra 'artista', existe uma suposição tácita de que é um gênio masculino", disse Naeem. "Isso pode ser visto no fato de que chamamos essas mulheres normalmente de ‘mulheres artistas’. Eles não são artistas mulheres. Eles são simplesmente artistas. "

Uma pesquisa recente com 26 dos principais museus de arte da América descobriu que, embora o mercado de arte tenha sinalizado um desejo de dar mais valor ao trabalho das mulheres, o mundo da arte fez pouco progresso na última década.

Entre 2008 e 2018, apenas 11% de todas as aquisições e 14% das exposições em museus importantes foram de obras de artistas femininas, de acordo com uma pesquisa da Artnet, uma empresa de informações do mercado de arte, e do podcast "In Other Words".

Das 260.470 obras de arte que foram adicionadas às coleções permanentes dos museus desde 2008, 29.247 eram de mulheres, de acordo com a pesquisa.

Os pesquisadores descobriram que, para realmente corrigir a situação, os curadores precisarão repensar não apenas suas exposições, mas também suas coleções permanentes.

"Os curadores dizem que lutam para convencer seus comitês de aquisição a pagar pelo trabalho, principalmente por artistas mais velhas e ignoradas, que frequentemente não têm um histórico de leilão que possa ser usado para validar o preço pedido", afirmou o relatório.

O Museu de Arte de Baltimore espera que seu próprio compromisso de reformular sua coleção permanente incentive outros museus a fazer o mesmo, disse Naeem.

"Os desafios são sistêmicos e generalizados, porque muitas das obras vindas de doadores locais, e as coleções dos mecenas locais são tradicionalmente feitas por artistas do sexo masculino", disse Naeem. "Existem vários indicadores sutis, mas bastante difundidos, do que é considerada uma aquisição criativa, e estamos tentando redefinir todos esses indicadores".

A iniciativa "Visão 2020" incluirá pelo menos 13 exposições individuais e sete mostras temáticas ao longo do próximo ano. A série começa neste outono, com uma exposição sobre mulheres modernistas americanas, com obras de Elizabeth Catlett, Maria Martinez, Georgia O'Keeffe e outros artistas do século XX.

Em 24 de novembro, planeja abrir uma grande instalação de dois andares do museu, projetado pela artista Mickalene Thomas. As exposições posteriores do próximo ano incluem as obras em vídeo da artista sul-africana Candice Breitz e uma pesquisa abrangente de pinturas e obras de Joan Mitchell.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]