• Carregando...
As ativistas da terceira onda do feminismo enfatizavam o sexo como construção sexual. Elas só não previram os problemas que isso geraria.
As ativistas da terceira onda do feminismo enfatizavam o sexo como construção sexual. Elas só não previram os problemas que isso geraria.| Foto: Pixabay

Em janeiro, a nobre Biblioteca Pública de Nova York desconvidou uma apresentadora de um fórum organizado por um grupo feminista que se descreve como radical, chamado Women’s Liberation Front, ou WoLF.

A ironia era clara: o debate era intitulado “Uma noite sem mulheres canceladas”, já que cinco palestrantes do WoLF se diziam “tiradas do púlpito” — isto é, silenciadas por manifestantes ou excluídas de listas de palestrantes — porque questionaram falas de defensores dos transgêneros quanto à sexualidade e identidade.

Em outras palavras, como alguns meios de comunicação conservadores noticiaram, a Biblioteca Pública de Nova York cancelou o evento das “mulheres canceladas”. Por quê?

A biblioteca não comentou o caso, mas é provável que ela tenha ficado com medo de se tornar também alvo dos ativistas que se manifestaram e até ameaçaram usar de violência em outros eventos promovidos pelo grupo.

“É comum que as pessoas digam que merecemos morrer”, diz Kara Dansky, membro do WoLF, em entrevista por telefone.

Ameaças de morte reais são raras, mas há muitos sinais de um front de fúria se abrindo na guerra cultural. Apesar de personalidades religiosas e pessoas da direita questionarem o movimento transgênero, o conflito com o grupo WoLF envolve feministas símbolos da esquerda justiceira social que defendem seus direitos fundamentais, mas rejeitam a ideia de que um homem pode realmente se tornar mulher, ou vice-versa.

Sendo mais específico, a ira dos ativistas trans e seus apoiadores foi despertada por algumas posições básica assumidas pelo WoLF e outros grupos, entre elas: 1) a de que o sexo de uma pessoa é biologicamente determinada e não pode ser mudado nem por meio de cirurgia; e 2) a de que projetos legislativos aprovados ou pendentes em vários países e estados norte-americanos para ampliar as garantias civis aos transgêneros, chamados de “Leis de Equidade”, são equivocados ou prejudiciais a mulheres e crianças.

Aliança

A quantidade de progressistas defendendo esses argumentos publicamente ainda é pequena. Mas está aumentando. E isso já deu origem a uma mudança política, já que algumas feministas com credenciais esquerdistas antes impecáveis têm se aliado a conservadores e evangélicos que discordam fervorosamente delas em praticamente tudo – sobretudo aborto e casamento entre pessoas do mesmo sexo.

Em janeiro, a conservadora Heritage Foundation de Washington, D.C., organizou um painel chamado “A desigualdade da Lei de Equidade: preocupações da esquerda”, durante o qual várias debatedoras do WoLF explicaram seus pontos de vista para uma plateia da Heritage cheia de apoiadores.

Em vez de provocar um debate amplo, essas discordâncias dão origem a medidas para se silenciar o discurso. Ano passado, por exemplo, manifestantes acusaram a Biblioteca Pública de Toronto de apoiar “o discurso de ódio” por concordar em ceder espaço numa de suas sedes para um evento com Meghan Murphy, editora canadense do jornal Feminist Current e nome importante no movimento contra os direitos dos transgêneros.

“Há uma diferença entre negar isso e a liberdade de expressão — o que é chamado de ‘desplataformização’, que é quando você se recusa a permitir que o discurso de ódio seja disseminado em seu território”, lê-se numa petição online tratando da decisão da biblioteca e assinada por mais de 9 mil pessoas.

Em Seattle, centenas de apoiadores da causa trans — alguns gritando “Chega de ódio e de medo, todo gênero é bem-vindo”protestaram no dia 1º de fevereiro do lado de fora de uma biblioteca onde Murphy estava incluída num evento organizado pelo WoLF.

Ano passado, em Toronto, de acordo com o National Post, uma moradora de um abrigo para mulheres vítimas de violência sexual, Kristi Hanna, 37, foi acusada de preconceito pelo Centro de Apoio aos Direitos Humanos de Ontário depois de reclamar por ter sido obrigada a dividir o quarto com um transexual barbado, o que fez com que ela se sentisse em perigo. Ela deixou o abrigo.

Lisa Littman, professora na Faculdade de Saúde Pública da Brown University, foi demitida de um cargo de consultora depois que médicos locais se juntaram a críticos que reclamaram de seu estudo que descobriu que muitos adolescentes que se dizem trans e que passaram por algum tipo de tratamento para alterar o corpo estavam reagindo mais “ao contágio social e à influência dos amigos” do que a um transtorno real e permanente.

No Reino Unido, 54 pesquisadores em transgenerismo assinaram uma carta ao jornal The Guardian descrevendo a intimidação que sofreram por terem questionado algumas medidas da Lei de Reconhecimento de Gênero, projeto que estava sendo analisado pelo Parlamento.

“Os membros do nosso grupo foram alvos de protestos, pedidos de demissão na imprensa, assédio, planos para causar nossa demissão, desplataformização e tentativas de censurar nossas pesquisas e publicações acadêmicas”.

Da mesma forma, a autora da saga Harry Potter, J. K. Rowling foi criticada em dezembro depois de tuitar seu apoio a uma pesquisadora britânica que perdeu o emprego num instituto por usar “linguagem ofensiva e não-inclusiva” ao ter dito que “homens não podem se transformar em mulheres”.

Até mesmo a ícone feminista Germaine Greer tem sido alvo de manifestações por dizer que um homem que toma hormônios e passa por cirurgia de mudança de sexo ainda assim é homem.

Repaginação

“Jogaram coisas em mim”, disse ela, numa agora famosa entrevista para a BBC. “Fui acusada de incitar a violência contra os transgêneros. Isso é uma bobagem”.

Em outras palavras, seja bem-vindo ao mundo censor da esquerda das políticas identitárias, no qual os direitos dos transgêneros foram repaginados como a nova fronteira de um movimento mais amplo pelos direitos civis.

Novos termos surgiram, incluindo “transfóbico”, que se junta a racista, homofóbico e misógino como termos em voga para se atacar pessoas que, em muitos casos, não são racistas, homofóbicas ou misóginas, só não se enquadram totalmente na ortodoxia da política identitária.

Mulheres como as que fazem parte do WoLF ganharam para si o acrônimo pejorativo FRET, feminista radical excludente dos trans.

O que “impulsiona a influência delas” é “a mentira de um manto feminista que oculta ideias antitransgêneros”, disse Ria Tabacco Mar, diretora do Projeto pelo Direito das Mulheres da American Civil Liberties Union, ao jornal The Washington Post, falando sobre grupos como o WoLF. “Não se trata de ultrapassar limites partidários. É um princípio excludente”.

Sem dúvida esses termos nasceram de uma solidariedade profunda pelos trans, que certamente enfrentam discriminação e violência. Ainda assim, a velocidade com que essas medidas antes marginais foram aceitas deu origem a conflitos, à medida que novos modos de pensamento se chocaram com os mais antigos.

Algumas feministas e outros progressistas céticos dos direitos dos transgêneros notam que não se discute muito como o movimento faz exigências amplas em vez de pressionar por direitos civis.

Até agora grupos marginalizados têm pedido status igual e proteção da discriminação, mas sem nunca questionar algumas das formas básicas pelas quais as pessoas se identificam.

Identidade e marginalização

Gays e lésbicas jamais lutaram para serem consideradas heterossexuais; negros não lutam para serem considerados brancos. Mas na essência da ideologia adotada por meios apoiadores dos transgêneros está a exigência de que a sociedade redefina o sentido básico da identidade de uma forma muitas vezes contraditória, exigindo sobretudo que homens biológicos sejam considerados mulheres, transformando, assim, a definição tradicional de homem e mulher.

Ao mesmo tempo, o movimento também exige que a sociedade substitua ideias binárias de sexo por uma ideia fluida, vaga e nada científica de gênero como elemento fundamental da identidade pessoal.

Os grupos que questionam essas ideias dizem que o sexo é biológico e não pode ser mudado. Mas mulheres trans têm recebido mais atenção de algumas feministas (e outros grupos) porque elas acreditam que homens trans não representam o mesmo perigo nem incomodam tanto os homens biológicos quanto as mulheres trans em relação às mulheres biológicas — coisas como violência sexual e participação em esportes femininos.

Espaços femininos

Sendo mais específico, algumas feministas defendem garantias e oportunidades exclusivas para mulheres. O grupo WoLF e outros críticos rejeitam a ideia de que um homem possa ser considerado legalmente mulher, com o direito a ocupar espaços femininos protegidos, apenas porque ele se diz e se sente mulher, usa vestidos, toma hormônios e até se submete a uma operação de mudança de sexo.

Além disso, elas argumentam que, longe de promover ideias “transfóbicas” odiosas, o objetivo delas é proteger mulheres e crianças de ideias equivocadas capazes de prejudicá-las.

“As discordâncias quanto ao sexo e ao gênero têm dividido a comunidade feminista”, escreveu Libby Emmons, membro do WoLF, na revista online Quillette. Este é, de acordo com ela “um front especialmente nocivo da guerra cultural”.

Há uma ironia nisso tudo. A revolução feminista do último quarto de século foi, em parte, responsável por abalar as noções tradicionais de gênero e sexo. Ela promoveu a ideia de que o gênero (assim como a raça) é sobretudo uma construção social e a de que as principais diferenças entre os sexos são resultado da cultura, das expectativas e da criação, e não da biologia.

Como dizia a feminista pioneira Simone de Beauvoir, “não se nasce mulher; torna-se mulher”. Essa ideia deu origem a uma ênfase no gênero ou em como uma pessoa se sente, como o principalmente elemento de identidade, e não no sexo, e a partir daí foi um pulo para que a ideia de “identidade de gênero” tivesse as mesmas garantias das igualdades raciais e sexuais.

As mulheres membros do WoLF e outras feministas questionam isso, afirmando que a barreira sexual é intransponível.

“A terceira onda feminista dos anos 1990 cometeu o erro de dizer que não havia diferenças entre homens e mulheres no que diz respeito à evolução e biologia”, disse-me Murphy ao telefone de Vancouver, onde ela mora. “Mas o grande problema é a ideologia trans em si, que distingue sexo e gênero e diz que é possível ‘se identificar’ independentemente do sexo biológico”.

Sexo imutável

“O sexo é real e imutável”, disse Murphy na conferência “Mulheres Canceladas” de janeiro, depois que o evento foi transferido para outro lugar de Nova York. “A pessoa nasce homem ou mulher e assim continua ao longo da vida, independente da preferência, de ter passado por cirurgia ou tratamentos hormonais”.

“Sendo mais clara, não estou dizendo que os trans não sofram, seja por disforia ou outras formas de transtorno mental, nem que as pessoas em geral não sofram quando não se enquadram nos papeis de gênero tradicionais”, continua ela. “O que estou dizendo é que não há uma definição clara do que é uma pessoa trans. (...) O transgenerismo nada mais é do que uma sensação pessoal ou uma autodeclaração, o que não os qualifica como parte de uma classe definida de pessoas que são inerentemente marginalizadas ou sujeitas à discriminação”.

Emmons se expressa dessa forma: o transgenerismo é a ideia de que, se vestindo como mulher e agindo “como mulher”, um homem pode se torna legalmente mulher, o que anula as mulheres como uma categoria distinta.

Além disso, argumenta ela, a própria ideia de um homem poder ser considerado mulher por, digamos, usar vestido e salto alto é algo que vem de um estereótipo da feminilidade que, segundo ela, é em si “misógino”.

“A palavras ‘mulher’ está prestes a perder o sentido”, disse-me Emmons.

Em termos práticos, membros do WoLF e outras feministas parecem estar lutando contra algo maior, já que os trans, a fluidez de gênero e o caráter não-binário ganharam aceitação e passaram a ser promovidos por muitas instituições de elite, incluindo universidades, a imprensa, Hollywood, o Partido Democrata e até a NCAA, o órgão do governo que cuida dos esportes estudantis.

Lei de Equidade

Ano passado a Câmara dos Deputados dominada pelos democratas aprovou a Lei de Equidade, que agora está sendo analisada pelo Senado. A lei proíbe a discriminação com base na “orientação sexual e identidade de gênero”. Cerca de 18 estados, além dos parlamentos canadense e britânico, adotam leis semelhantes ou estão analisando projetos de leis nesse sentido.

Apesar de menos de 1% dos adultos norte-americanos se identificarem como transgêneros, faculdades e universidades estão adotando a norma de todos declararem seu pronome preferido. “Ele” e “ela” não são mais as únicas opções. “Eles/elas”, por exemplo, agora é usado para se referir a uma pessoa trans, e não mais a um grupo.

A Associated Press, o New York Times e outros veículos de imprensa hoje obrigam que se use esse tipo de pronome. Um colunista libertário, Jon Caldara, diz que foi demitido pelo Denver Post em janeiro por uma coluna na qual questionava justamente as orientações de estilo da AP.

O clima político da esquerda é tal que durante uma reunião municipal realizada em Janeiro, a senadora Elizabeth Warren prometeu dar a um jovem trans o poder de veto para a pessoa a ser indicada como secretária de educação.

Gestos como os de Warren são vistos por alguns críticos das redes sociais como a adoção de uma ortodoxia politicamente correta, mas o que aconteceu naquela reunião foi claramente uma expressão de aceitação.

Privacidade e segurança das mulheres

Então por que pessoas que sentem que nasceram no corpo errado não deveriam poder fazer a transição para o sexo oposto e não deveriam ser tratadas legal e socialmente de acordo com o gênero que adotam, e não o sexo com o qual nasceram?

“Não consideramos isso uma questão de direito dos trans”, disse Dansky. “Queremos proteger a privacidade e a segurança de mulheres e meninas”.

Para as mulheres do WoLF e quem concorda com elas, as implicações dos direitos dos trans são amplas. Como eles acreditam que mulheres trans são homens, as feministas estão preocupadas com os esforços dos trans para permitir que homens entrem em espaços femininos.

Elas argumentam, por exemplo, que as “leis de equidade” que estão sendo aprovadas em todo o mundo anglófono permitiriam a presença de homens biológicos em espaços que estiveram sempre reservados às mulheres, como banheiros, vestiários, equipes esportivas e prisões.

Boa parte da discussão se atém aos banheiros públicos. Mas Jennifer Finney Boylan, que se identifica como mulher trans, disse num artigo publicado no New York Times que não há provas de que “grandes homens peludos” estão invadindo os banheiros femininos.

Boylan diz ainda que tampouco há provas disso nos esportes femininos e não há nenhum temor de que os trans estejam mudando as coisas de uma forma significativa ou preocupante. Na verdade, ela diz que provas dos efeitos reais das leis de equidade e outras medidas para reconhecer os direitos trans parecem piada.

Ainda assim, algumas das provas indicam que há vários casos nos quais homens biológicos que se dizem mulheres tiveram acesso ao que antes eram espaços restritos às mulheres.

Homens em espaços femininos

“Falei com suas mulheres no Texas que foram obrigadas a dividir uma cela com dois prisioneiros homens fisicamente intactos”, contou-me Dansky. Na verdade, os noticiários locais que falaram das reclamações das detentas do Federal Medical Center de Carswell, no Texas disseram que elas foram obrigadas a dividir os chuveiros e banheiros com homens biológicos.

Em Massachusetts e outros estados, mulheres trans estão sendo aceitas em abrigos para mulheres vítimas de violência, uma prática que deu origem ao caso de Hanna, vítima de violência sexual que deixou o abrigo ao se ver obrigada a dividir o quarto com uma pessoa que ele considerava homem.

Até ano passado, ao menos 17 estados permitiram que atletas trans competissem sem restrições, de acordo com o Transathlete.com, site que monitora a questão.

Intervenções médicas

Mais sério ainda do que o impacto dos direitos dos trans sobre os esportes ou prisões femininas é a questão das intervenções médicas para jovens, adolescentes e até crianças com disforia de gênero.

Nos últimos 10 a 15 anos, especialistas em disforia sexual têm tratado crianças e adolescentes com medicamentos e cirurgia que permitem que eles adequem seus corpos às suas identidades sexuais. A prática tem defensores fervorosos.

Norman Spack, um pediatra endocrinologista do Hospital Infantil de Boston, descreveu, durante uma palestra há alguns anos, como sua experiência com crianças com disforia de gênero — que, enfatiza ele, são raras — o levou a acreditar nos benefícios das intervenções médicas.

Durante anos, ele dirigiu um programa no hospital que administrava remédios para retardar a puberdade e hormônios que causam mudanças irreversíveis nos corpos, como seios para meninas trans que nasceram meninos.

“Não fazer nada por eles só os colocará em risco de tirarem suas vidas por meio do suicídio”, diz Spack em sua palestra. “Mas também diz algo quanto a sermos ou não uma sociedade realmente inclusiva”.

Spack garantiu que as crianças tratadas no hospital são avaliadas com rigor e, se tiverem menos de 18 anos, precisam passar por meses de terapia e ter o consentimento dos pais antes de tomarem remédios ou passarem por cirurgia. Mas há muitos críticos dos procedimentos de mudança de sexo que afirmam que os defensores disso aceleram o processo, dispensando a avaliação psicológica.

Pressão social

Littman descobriu que alguns adolescentes estão reagindo mais a uma pressão social do que a uma necessidade psicológica, sugerindo que o tratamento com hormônios como estrogênio e testosterona pode ser um erro grave. Ela menciona, por exemplo, o caso de quatro meninas que se relevaram trans depois que sua professora de ginástica fez o mesmo.

E há ainda a questão das cirurgias, sobretudo as mastectomias em meninas que querem fazer a transição para virarem meninos.

Um estudo publicado pelo Journal of the American Medical Association em 2018 concluiu que mulheres e meninas que queriam ser homens e que se submeteram a mastectomias duplas eram geralmente mais felizes do que as que não tinham se submetido a cirurgias. Mas o que incomodou muitos críticos foi a informação de que, entre as pessoas estudadas, 33 tinham se submetido a mastectomias antes dos 18 e 16 tiveram os seios removidos aos 15 anos, ou antes.

Nem todos os profissionais da saúde consideram isso algo bom. Em 2018, a American College of Pediatricians concluiu que o protocolo de mudança de sexo para crianças e adolescentes seguido em algumas clínicas “se baseia na ideologia de gênero, não tem fontes probatórias e viola o antigo princípio ético de, antes de mais nada, não causar danos ao paciente”.

Emmons, membro do WoLF, diz que há muitas mulheres com pouco mais de 20 anos, que passaram por tratamentos com hormônios e mastectomias e que agora se arrependem. Na verdade, uma busca no Google por “rede de destransição” ou “Pique Resilience Project” revelará vários exemplos exatamente disso.

Ela acrescenta apressadamente: “Crianças não podem fazer tatuagem, beber ou votar. A única coisa que elas podem fazer é destruir seu sistema reprodutivo”.

Richard Bernstein, ex-New York Times, é jornalista e escritor, colaborando atualmente com o site RealClearInvestigations.

© 2020 Veículo. Publicado com permissão. Original em inglês
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]