• Carregando...
Greta Thunberg fala durante a Cúpula de Ação Climática nas Nações Unidas, em 23 de setembro de 2019.
Greta Thunberg fala durante a Cúpula de Ação Climática nas Nações Unidas, em 23 de setembro de 2019.| Foto: AFP

Greta Thunberg precisa se controlar.

A celebridade adolescente ativista do clima se dirigiu às Nações Unidas e criticou veementemente as pessoas presentes: “Vocês todos vêm a nós, jovens, em busca de esperança. Como vocês ousam! Vocês roubaram meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias.”

Alguém pode ter roubado sua infância, mas os culpados não estavam na plateia. Thunberg, de 16 anos, da Suécia, trovejou: "Eu deveria estar de volta à escola do outro lado do oceano", o que já seria fácil de conseguir, começando por não faltar a duas semanas para cruzar o Atlântico no mês passado, em um golpe publicitário para mostrar que evita viagens a jato.

Greta Thunberg é a vanguarda de um movimento juvenil contra as mudanças climáticas — incluindo uma “greve climática” global na semana passada — que está sendo promovida e comemorada por adultos que a consideram útil para seus próprios propósitos.

As crianças são peões poderosos. O slogan "para as crianças" tem um apelo político sedutor, enquanto as crianças oferecem aos seus seguidores adultos duas ferramentas úteis. As mesmas pessoas que dizem: "O mundo deve prestar atenção a essa garota de 16 anos" serão as mesmas que vão dizer a quem ousar contrariar: "Como você se atreve a criticar uma garota de 16 anos?"

Há uma razão para não procurarmos adolescentes em busca de orientação sobre questões preocupantes de políticas públicas. Com raras exceções — pense, digamos, no filósofo John Stuart Mill, que era um prodígio infantil — as crianças não têm nada de interessante para nos dizer. Eles apenas repetem o que disseram os adultos, com menos nuances e maturidade.

Grande parte da defesa do clima dos jovens se resume à queixa que todos os pais conhecem bem: “Eu quero e quero agora.” Como dizia uma manchete de uma reportagem da National Geographic, “as greves climáticas mundiais das crianças exigem que aquecimento seja interrompido, e rápido.”

Por trás da birra infantil, está a ideia de que um fenômeno global de longa duração possa ser rapidamente interrompido. Só é preciso que os adultos se importem com as crianças. Isso não leva em conta fatores essenciais, como custos e complexidade, mas quando é que as crianças pensam nisso? (E quem pode culpá-las? Elas são crianças.)

Em vez disso, os jovens ativistas do clima afirmam que foram traídos pelos mais velhos. Greta Thunberg disse isso com seu habitual tom de acusação na ONU: "Vocês estão falhando conosco, mas os jovens estão começando a entender sua traição."

Isso é ridículo. Por nenhuma medida global de bem-estar social e econômico, falhamos em crianças. Segundo a HumanProgress.org, a taxa global de pobreza caiu de 28% em 1999 para 11% em 2013. A expectativa de vida aumentou de 63,2 anos para 71,9 anos entre 1981 e 2015. A taxa de conclusão da escola primária aumentou de 80% em 1981 para 90% em 2015. As mesmas tendências positivas se aplicam à fome, trabalho infantil, alfabetização e assim por diante.

Se ficar claro que as mudanças climáticas são um desafio significativo, a juventude de hoje terá mais recursos e tecnologia para lidar com ela do que qualquer outra geração na história da humanidade.

Obviamente, os adultos que ouvem a cantilena não explicam isso. Em vez disso, eles alimentam as crianças com uma dieta de avisos apocalípticos que as crianças repetem como se fossem demandas urgentes. Um palestrante no comício climático da juventude em Washington, DC, disse na semana passada que temos apenas 18 meses — sim, apenas até o início de 2021 — para evitar danos ambientais irreversíveis.

De acordo com a National Geographic, “vários adolescentes que começaram como ativistas fervorosos desistiram, citando depressão, ansiedade e o medo de que os líderes mundiais não ajam a tempo de impedir que suas vidas — e as de seus filhos — sejam irremediavelmente afetadas pelas mudanças climáticas. "

Isso é loucura, e são os adultos que são responsáveis ​​em última instância. Quanto às crianças, elas ficarão bem. Um dia, eles crescerão, mesmo em um mundo mais quente.

©2019 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]