• Carregando...
Sede no New York Times na Oitava Avenida. | DON EMMERT/AFP
Sede no New York Times na Oitava Avenida.| Foto: DON EMMERT/AFP

O "New York Times" divulgou, nesta sexta-feira (13), diretrizes de como os jornalistas da instituição devem se comportar em redes sociais. 

O documento afirma que os funcionários não devem se pronunciar de forma enviesada ou partidária que prejudique a reputação do jornal. 

"Em postagens em redes sociais, nossos jornalistas não devem expressar opiniões partidárias, promover visões políticas, apoiar candidatos, fazer comentários ofensivos ou dizer algo que mine a reputação jornalística do 'Times'", afirmam. 

O jornal aconselha seus funcionários a não confirmarem presença em eventos partidários e a não emitir opiniões políticas, mesmo que não estejam cobrindo política. 

"Você talvez pense que sua página de Facebook, Twitter, Instagram ou Snapchat são zonas privadas, separadas do seu papel no 'Times', mas tudo que nós postamos ou curtimos é público, e provavelmente será associado ao 'Times'." 

O memorando cita como exemplo casos em que um jornalista do "Times" compartilhou notícias duvidosas de outros veículos, e isso foi interpretado como uma confirmação dessa notícia pelo "Times". 

"Sempre trate os demais com respeito nas redes sociais. Se um leitor questiona ou critica seu trabalho ou postagem, e você gostaria de responder, pense bem na forma. Não insinue que a pessoa não leu seu trabalho com cuidado." 

"Se as críticas forem especialmente agressivas ou maldosas, provavelmente é melhor não responder." O jornal reforça que seus funcionários podem contar com a proteção do jornal caso sofram ameaças. 

Os jornalistas também são orientados a não reclamar do serviço que receberam como consumidores em redes sociais, já que "é provável que recebam uma consideração especial [das marcas] pelo seu status como editor ou repórter". 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]