• Carregando...
Estátua de Hans Christian Andersen no Central Park: remoção de símbolos masculinos deve ser uma prioridade para o prefeito Bill de Blasio.
Estátua de Hans Christian Andersen no Central Park: remoção de símbolos masculinos deve ser uma prioridade para o prefeito Bill de Blasio.| Foto: Pixabay

Um membro da Comissão de Projetos Públicos de Nova York pediu que todas as estátuas de homens atualmente no Central Park sejam removidas — e, sinceramente, já era hora.

Durante uma reunião na prefeitura na segunda-feira (23), Hank Willis Thomas, um pintor, disse:

“Há cinco ou seis estátuas [de homens] que acho que poderiam facilmente ser substituídas por estátuas de mulheres”.

Thomas tem razão. Mesmo que isso não possa ser feito “facilmente”, como ele sugere, o governo municipal deveria tornar essa medida uma prioridade. A presença dessas estátuas tem sido algo devastador para as mulheres nova-iorquinas como eu e a cidade não deveria poupar esforços ou gastos para garantir que as estátuas sejam retiradas imediatamente.

Claro que nem todos parecem compreender a gravidade da situação como Thomas compreende. Isso seria bom demais para ser verdade. Ainda que eu, claro, esteja feliz por ter um Verdadeiro Aliado como Thomas na prefeitura – alguém que claramente sabe o que realmente importa para nós, mulheres — há alguns porcos chauvinistas que simplesmente não conseguem entender.

Eu estou de olho em você, prefeito Bill de Blasio!

Sim. Acredite ou não, um representante dos neandertais misóginos teve a ousadia de dizer ao New York Post que, embora apoiasse a instalação de novas estátuas, ele não gosta da ideia de remover as estátuas antigas.

Em outras palavras: De Blasio é homem e não tem ideia do que estamos enfrentando, e ele deveria parar de falar coisas ignorantes que só pioram a situação para nós, mulheres. Digo, você está falando sério, Bill? Você não tem ideia do que significa andar pelo Central Park e ver estátuas de pessoas de um gênero diferente do seu. É nojento, desmoralizante e traumático. Saiba de uma coisa, cara: inanimadas ou não, essas estátuas ainda oprimem as mulheres todos os dias! Na verdade, elas me afetam até quando não estou no parque. Não sei nem lhe dizer quantas noites passei acordada e horrorizada, incapaz de dormir só de saber que as estátuas estão lá.

A verdade é que a existência de estátuas de homens no Central Park é o maior problema que enfrento, enquanto mulher, na cidade de Nova York. Você talvez achasse que os maiores problemas são os impostos astronômicos ou o custo de vida tão alto que você é obrigado a ganhar ao menos US$100 mil para conseguir pagar pelo aluguel de um apartamento que não esteja infestado de ratos. Você talvez achasse que o maior problema é o fato de a cidade feder uma mistura de urina, fezes, vômito, lixo e desespero, ou o fato de a cidade estar tão suja que tive de desviar de uma enorme pilha de fezes humanas da última vez que peguei o metrô em Bryant Park. Você talvez achasse que são as regulamentações opressivas que tiram minha liberdade e restringem minhas escolhas individuais.

Você talvez pensasse isso, Bill — mas você está errado. Não, nada se compara à angústia absurda que enfrento, enquanto mulher, porque há estátuas de homens no parque. Sei que este assunto pode não ser popular entre os homens que estão no poder na cidade (e em todos os lugares), mas você precisa parar tudo o que esteja fazendo para cuidar disso para ontem. Eu imploro: faça todo o possível para resolver isso. (Talvez aumentar os impostos dos ricos? Realocar fundos destinados a coisas menos importantes, como a fome das crianças? Digo, você sabe que algumas dessas crianças são meninos, certo? Então eles não precisam de comida, já que têm o patriarcado para alimentá-los todos os dias!).

Mais uma vez, não quero parecer ingrata. Estou feliz por ver que este assunto está finalmente sendo discutido e que tempo e recursos estão sendo gastos para resolver isso nesta cidade onde pago impostos cobrados sobre meu trabalho duro. Só espero que a cidade perceba que isso não é um problema menor e que abandone tudo para garantir que o caso das estátuas seja resolvido agora mesmo.

Katherine Timpf é repórter da National Review Online.

© 2019 National Review. Publicado com permissão. Original em inglês

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]