• Carregando...

Este é o terceiro episódio da nossa série especial do podcast Ideias na qual estamos discutindo sobre a dimensão do problema da baixa qualidade da educação brasileira. O objetivo, aqui, é trazer contribuições, insumos a respeito das políticas públicas que podem melhorar o quadro educacional do país.

A quem está nos ouvindo, educadores, professores, pais de alunos e, por que não, estudantes brasileiros, valem algumas provocações: por que a educação do país patina em tantos aspectos? Por qual razão os alunos permanecem com desempenho pífio nos rankings internacionais? O que há de errado com a formação de professores? Até quando crianças chegarão à 3ª série sem serem alfabetizadas e, afinal, a ideologização do ensino é o principal dos problemas?

O diagnóstico é complicado e mudar o quadro não é fácil, mas é possível se seguirmos exitosos de países que avançaram nesse sentido. Para debater esse assunto a Gazeta do Povo convidou Ilona Becskehazy, ex-secretária de Educação Básica do MEC, mestre e doutora em política educacional, e João Batista, psicólogo e Ph.D. em Educação pela Florida State University. Já atuou no Banco Mundial, no MEC, na OIT (Organização internacional do trabalho). É fundador do Instituto Alfa e Beto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]