• Carregando...
Nova Zelândia: liberdade de negócio, de expressão e de imprensa
Nova Zelândia: liberdade de negócio, de expressão e de imprensa| Foto: Pixabay

Tanto para a produção de bens materiais quanto para a realização pessoal, a liberdade faz toda a diferença no mundo. Um país que provou isso de forma convincente nos últimos 40 anos é a Nova Zelândia. É um modelo com o qual as nações de todo o mundo podem aprender muito.

Situada no Pacífico Sul, no meio do caminho entre o Equador e o Pólo Sul, a Nova Zelândia tem dois terços do tamanho da Califórnia. Seus 5,1 milhões de habitantes vivem em duas ilhas principais e outras menores. Pelas minhas várias visitas lá, posso afirmar com segurança que está entre os destinos mais belos e geologicamente diversificados do mundo.

Em 1950, a Nova Zelândia estava entre os dez países mais ricos do planeta, com uma economia relativamente livre e com fortes proteções para empresas e propriedades. Então, sob a influência crescente das ideias do Estado de bem-estar que floresciam na Grã-Bretanha, nos Estados Unidos e também na maior parte do mundo ocidental, o país deu uma guinada dura em direção ao controle governamental da vida econômica.

As duas décadas seguintes produziram uma safra de governos poderosos e estagnação. Cada vez mais, os neozelandeses se viram vítimas de tarifas exorbitantes, regulamentações tortuosas, subsídios agrícolas maciços, uma enorme dívida pública, déficits orçamentários crônicos, aumento da inflação, disputas trabalhistas onerosas, uma taxa marginal de imposto de renda superior de 66% e um sistema de bem-estar desestimulante.

Naqueles anos, o governo central estabeleceu seus próprios monopólios nos setores de ferrovias, telecomunicações e energia elétrica. As únicas coisas que cresceram durante o período de 1975 a 1983 foram o desemprego, os impostos e os gastos do governo. Este foi o “socialismo democrático” que Bernie Sanders admira, mas que os neozelandeses  finalmente perceberam ser uma calamidade nacional.

Com uma lista interminável de programas de governo fracassados e ruína econômica à sua frente, os líderes do país em 1984 embarcaram em um dos programas de liberalização econômica mais abrangentes já realizados em uma nação desenvolvida. Os dois heróis responsáveis por esse redirecionamento radical foram Roger Douglas e Ruth Richardson - uma história contada por Bill Frezza neste vídeo.

Outro herói daquela época foi o economista Roger Kerr. Seu filho Nicholas mora em Dallas, Texas, e é pesquisador adjunto do Lone Star Policy Institute. Nicholas fez um discurso fascinante em janeiro de 2020, no qual explicou o papel fundamental de seu pai em salvar a Nova Zelândia do socialismo. Ele ressalta que, em meio ao labirinto de regulamentos estúpidos que os socialistas impuseram, "você precisava de uma receita do seu médico se quisesse margarina".

Em outro documentário narrado pelo autor sueco Johan Norberg, a transformação da Nova Zelândia é explicada lindamente. Ele também fez um bom trabalho ao retratar o pesadelo socialista que levou às reformas de livre mercado. Deveria ser uma visualização obrigatória para qualquer curso de "desenvolvimento econômico".

Todos os subsídios agrícolas foram encerrados em seis meses. As tarifas foram cortadas em dois terços quase imediatamente (hoje a tarifa média é de apenas 1,4%). A maioria das importações entra no país completamente livre — ou quase isso — de qualquer cota, tarifa ou outra restrição.

Os impostos foram reduzidos. A taxa máxima foi reduzida para 33%, metade do que era quando os entusiastas de um Estado inchado  estavam no comando. Os livros foram finalmente abertos para que as pessoas pudessem realmente ver em que as elites do governo de Wellington estavam gastando seu dinheiro.

Entre as décadas de 1980 e 1990, o governo da Nova Zelândia vendeu dezenas de empresas estatais que davam prejuízo. A força de trabalho do governo em 1984 era de 88 mil funcionários públicos. Em 1996, após a redução mais radical em qualquer lugar na memória recente, sua força de trabalho do setor público era de menos de 36 mil — uma redução de 59%.

O processo de abertura de uma nova empresa na Nova Zelândia ficou mais fácil e rápido, principalmente porque os regulamentos que não foram abolidos foram finalmente aplicados de maneira uniforme e consistente. Ao mesmo tempo, a filiação sindical obrigatória foi abolida, assim como os monopólios sindicais sobre vários setores de trabalho.

As mudanças dramáticas deram resultados consideráveis. O orçamento nacional foi equilibrado, a inflação despencou para taxas insignificantes e o crescimento econômico disparou entre 4% e 6% ao ano durante anos.

Hoje, o governo nacional da Nova Zelândia alterna entre os principais partidos políticos, mas as reformas de quase quatro décadas atrás permaneceram praticamente intactas. De acordo com diversos índices importantes, o país continua em uma posição notável e invejável.

Tanto o Índice de Liberdade Econômica Mundial do Instituto Fraser quanto o Índice de Liberdade Econômica da Heritage Foundation classificam o país como a terceira economia mais livre do mundo, produzindo "crescimento constante do PIB" como resultado.

O Índice da Heritage Foundation revela em sua análise da Nova Zelândia que “os subsídios são os mais baixos entre os países da OCDE, e isso estimulou o desenvolvimento de um setor agrícola vibrante e diversificado”. Ele também aponta que “existem muito poucas limitações na atividade de investimento, e o investimento estrangeiro tem sido ativamente encorajado”. A maior taxa de imposto de renda de pessoa física, de 33%, está exatamente onde estava quando foi reduzida pela metade há quase 40 anos.

O Instituto Fraser também classifica os países em termos de Liberdade Humana geral e, separadamente, em termos de Liberdade Pessoal; A Nova Zelândia vem em 1º e 4º, respectivamente.

O ranking global de direitos políticos e liberdades civis da Freedom House dá à Nova Zelândia uma pontuação de 97 em 100, colocando o país em sua categoria principal de liberdade.

A ONG Repórteres Sem Fronteiras, que avalia a liberdade de imprensa das nações, coloca a Nova Zelândia em 9ª lugar em seu último relatório.

O Banco Mundial produz um Índice Doing Business anual que mede o peso das regulamentações governamentais sobre os empresários. A Nova Zelândia obtém a primeira posição tanto no quesito “iniciar um negócio” quanto em “facilidade de fazer negócios”. Abrir uma empresa em um país médio em outras partes do mundo leva de três a quatro vezes mais tempo do que na Nova Zelândia.

A Transparency International classifica o mundo com base em quão corrupto o setor público de cada país é considerado por especialistas e executivos de negócios. Mais uma vez, a Nova Zelândia está em primeiro lugar.

Escrevendo no New Zealand Herald, Alexander Gillespie da Universidade de Waikato observa medidas adicionais do status da Nova Zelândia, algumas das quais são excepcionais:

"The Economist diz que nossa Internet (em termos de acessibilidade e acesso) também está classificada em segundo lugar, atrás da Suécia. Por outro lado, o último Relatório de Competitividade Global nos fez cair uma posição, para o 19º lugar. Da mesma forma, o Índice de Inovação Global, registrou que a Nova Zelândia caiu da 25ª para a 26ª posição (...)

Com relação à paz, em termos de segurança social e proteção; extensão do conflito doméstico e internacional em curso e o grau de militarização, a (ONG) Visão da Humanidade diz que estamos classificados em segundo lugar, atrás da Islândia (...).

O Índice de Democracia, que leva em conta a realização de eleições livres e justas e a influência de potências estrangeiras, nos coloca em 4º lugar no mundo. Noruega, Islândia e Suécia se saem melhor (...)

Nossa felicidade continua firme, sendo o 8º lugar mais alegre do planeta, diz o Relatório Mundial da Felicidade”.

O homeschooling é legal na Nova Zelândia, com requisitos mínimos para registro. Os pais podem usar o currículo nacional ou escolher uma alternativa. Está se tornando cada vez mais popular.

Com toda essa liberdade, em todas as medidas, um socialista pode esperar que a Nova Zelândia esteja entre os países mais pobres do mundo, onde os trabalhadores sejam explorados continuamente. É claro que isso não é verdade, como poderia prever qualquer pessoa que entenda de economia e da natureza humana. O Fundo Monetário Internacional relata que o PIB per capita na terra dos kiwis é o 22º maior do mundo, enquanto o Instituto Legatum coloca a Nova Zelândia entre os dez primeiros em prosperidade global.

Se a diferença entre ricos e pobres o preocupa, o leitor ficará feliz em saber que a Nova Zelândia tem uma pontuação relativamente boa nesse indicador também. O Coeficiente de Gini, por mais problemas que tenha, é a representação mais utilizada para medir a desigualdade de riqueza de um país. Varia entre 0 (todos têm a mesma renda) e 1 (um morador ganha tudo, ninguém ganha nada). A World Population Review afirma que o Gini da Nova Zelândia é 0,672, melhor do que a média mundial de 0,74. O mesmo índice revela que o país com o melhor Gini do mundo são os Estados Unidos, com 0,480.

O cálculo do Coeficiente de Gini do Banco Mundial difere acentuadamente do anterior e decisivamente a favor da Nova Zelândia. O Banco Mundial diz que o Gini da Nova Zelândia antes de impostos e transferências é 0,455, quase idêntico ao 0,486 para os Estados Unidos.

A primeira-ministra do Partido Trabalhista da Nova Zelândia é Jacinda Ardern, muitas vezes considerada no exterior como mais "esquerdista" do que realmente é no governo. Embora mais simpática aos gastos do setor público do que a oposição, ela conquistou a inimizade de muitos progressistas no ano passado por descartar novos impostos sobre a riqueza ou ganhos de capital. Mas, depois dos tiroteios na mesquita de Christchurch em março de 2019, foi saudada pela esquerda por buscar medidas contra a liberdade de expressão e contra as armas

Um empresário e amigo meu, Emile Phaneuf, mudou-se do Arkansas para a Nova Zelândia há alguns anos, atraído pela liberdade econômica e pessoal. Ele me contou que, em geral, o país correspondeu às suas expectativas, mas dá uma advertência: os regulamentos de habitação são uma “bagunça”.

Em 2018, o governo de Ardern proibiu os estrangeiros de comprar a maioria dos imóveis residenciais. Os proprietários enfrentam uma infinidade de regras que restringem os aumentos de aluguel e os forçam a fornecer serviços como banda larga. Com o tempo, o mercado imobiliário pode precisar desesperadamente das mesmas forças libertadoras que fixaram o resto de uma economia outrora super regulada.

Enquanto isso, aqui nas Américas, a Venezuela está no extremo oposto do espectro — último ou próximo a ele em todas as medidas de liberdade. O resultado? Toda a propaganda dos políticos de lá sobre "ajudar as pessoas" acabou em desespero, miséria, fome, empobrecimento e tirania. O êxodo unilateral fala muito. É uma história de fracasso e tragédia humana que o socialismo produz repetidamente.

A experiência da Nova Zelândia é um dos inúmeros exemplos em que o socialismo causou a ruína que o capitalismo, então, consertou. (A Alemanha sob Ludwig Erhard após a Segunda Guerra Mundial é especialmente espetacular). Não conheço nenhum caso na história em que o capitalismo tenha produzido um desastre reparado pelo socialismo. Nenhum. A única coisa que o socialismo faz pelos pobres, ao que parece, é dar-lhes muita companhia. O que a Nova Zelândia fez deve ser imitado pelos desastrosos planejamentos centrais da Venezuela, de Cuba e da Califórnia, se quiserem se recuperar.

Qual é a lição geral aqui? Montesquieu, o pensador iluminista francês, resumiu em 1748: “Os países são bem cultivados não porque são férteis, mas porque são livres”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]