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O que é a “Falácia do Mundo Justo” e entenda por que ela é perigosa

  • 18/08/2020 22:17
Incêndios, tornados, tempestades: apesar de tantos eventos terríveis, a natureza não está tentando se vingar
Incêndios, tornados, tempestades: apesar de tantos eventos terríveis, a natureza não está tentando se vingar| Foto: BigStock

Em agosto deste ano, o físico austríaco Fritjof Capra, autor dos best-sellers O Tao da Física e Ponto de Mutação, concedeu uma entrevista ao jornal Folha de S.Paulo em que denuncia: “O coronavírus deve ser visto como uma resposta biológica de Gaia, nosso planeta vivo, à emergência social e ecológica que a humanidade criou para si própria. A pandemia emergiu de um desequilíbrio ecológico e tem consequências dramáticas por conta de desigualdades sociais e econômicas”.

O geógrafo David Harvey concorda, e acrescenta, no artigo Política anticapitalista em tempos de Covid-19 , uma explicação marxista para a pandemia. “O capital modifica as condições ambientais de sua própria reprodução, mas o faz num contexto de consequências não intencionais (como as mudanças climáticas) e contra as forças evolutivas autônomas e independentes que estão perpetuamente remodelando as condições ambientais. Deste ponto de vista, não existe um verdadeiro desastre natural”.

Esse raciocínio não surgiu com a pandemia de Covid-19. A ideia de que tudo acontece por um motivo, mesmo os desastres naturais, e que o planeta é capaz de se vingar de quem o maltrata, é recorrente e perpassa escritos de diferentes épocas e locais, do teólogo brasileiro Leonardo Boff ao ambientalista britânico James Lovelock (autor de A Vingança de Gaia). O problema é: trata-se de uma falácia, construída sobre o argumento de que o mundo é justo e capaz de se corrigir sozinho.

“Eventos aleatórios”

Falácias são raciocínios que não se sustentam, mas simulam veracidade. Neste caso, a falácia é considerar que tudo que acontece se equilibra em uma relação de causa e efeito. Coisas boas acontecem com quem é bom, coisas más a quem merece, tanto no plano individual quanto no coletivo – daí a noção de que a pandemia é resultado das supostas más ações da humanidade inteira.

A teoria da crença no mundo justo surgiu pelas mãos do professor de psicologia social americano Melvin Lemer. “Este autor iniciou os seus trabalhos em meados dos anos 60, tendo como ponto de partida a sua experiência com doentes mentais, enquanto psicólogo clínico, e com alunos de que era professor numa faculdade de Medicina”, escreve Isabel Falcão Correia no artigo “A teoria da crença no mundo justo e a vitimização secundária: Estudos empíricos e desenvolvimentos teóricos”. “Lemer reparou que os médicos do hospital desvalorizavam e culpabilizavam os doentes mentais pela situação em que estes últimos se encontravam e pelas dificuldades consequentes com que se confrontavam”.

Segundo a teoria de Lemer, “para manter a própria sanidade mental, muitas pessoas não podem se dar ao luxo de aceitar que o mundo é governado por uma agenda de eventos aleatórios”. Por outro lado, diz ele, acreditar na existência do mundo justo permite “conduzir a vida com um senso de confiança e esperança no futuro”.

Em outras palavras, “as pessoas acreditam que recebem o que merecem, ou merecem o que recebem”. E essa crença surgiria, segundo Lemer, durante a infância, quando a criança substitui o “princípio do prazer” pelo “princípio da realidade”. No lugar de buscar a satisfação imediata, passa a agir conforme conceitos morais prevendo uma recompensa maior, no longo prazo. Na medida em que envelhece, diz ele, a pessoa que acredita que fez por merecer recompensas maiores do que a vida entregou tende a sentir raiva e frustração.

O problema, como aponta Isabel Falcão Correia, é que “diversos estudos têm mostrado que as pessoas com maior crença no mundo justo tendem a culpabilizar mais as vítimas do que as pessoas que acreditam menos no mundo justo”. Ou seja, quem considera que existe um mundo justo tende a ser menos empático em relação às dificuldades alheias, e também a se tornar mais amargurado quando a recompensa projetada não chega.

Abordagem cosmológica

Para o professor de filosofia John Florindo de Miranda, doutorando pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o conceito de mundo justo abrange diferentes pontos de vista. “Existe a abordagem cosmológica ou teológica. “Se você pensa que a pandemia caiu sobre nós é porque merecemos, essa explicação se baseia numa ordem que é colocada, seja pela própria natureza ou por um criador do universo”, afirma.

“Mesmo em culturas não cristãs, como a Grécia Antiga, já notamos a associação entre a justiça e a vontade de um deus”, prossegue. “As tragédias gregas retratam diversos episódios em que os homens são punidos pela prática do mal. Ésquilo, por exemplo, mostra que Agamenon paga com a própria vida pelo erro que cometeu”.

Tradicionalmente, diz ele, a esquerda progressista aborda a falácia do mundo justo do ponto de vista das instituições, e então questiona se o Estado reproduz conceitos justos em suas ações. Há também, explica o professor, “o mundo justo do ponto de vista das ações pessoais. É quando entram as considerações psicológicas, que diferenciam a disposição de caráter dos indivíduos”.

E a explicação para a pandemia a partir da falácia do mundo justo? “Não, a Covid-19 não vai restaurar a justiça para o universo”, afirma Riley Haas em um artigo para um site inteiramente dedicado a questionar o conceito de mundo justo. “Não existe nenhum significado inerente ao vírus, e o mundo não vai se tornar mais justo só porque surgiu um ser que lentamente infecta a maior quantidade possível de humanos”. Em outras palavras, diz ele, “o vírus não se importa com o que você pensa. Ele não tem como se importar: é um vírus”.

Como diz o professor John Florindo de Miranda, “Se a justiça envolve sempre um agente voluntário e intencional, então a atual pandemia não pode ser uma ‘vingança’ ou obra de justiça da natureza contra a humanidade – pois é muito implausível pensar que a natureza é um agente intencional”.

Nova oportunidade

De toda forma, afirma o docente da UFPel, o fato de o mundo não funcionar com equilíbrio e justiça perfeitos não significa que as pessoas não devam praticar a justiça. “A justiça é algo interpessoal, obrigatório (diferentemente da misericórdia), imparcial e voluntário (quer dizer, demanda um agente)”.

Desde a Antiguidade, diz o professor, “é usual para nós concebermos a justiça como uma virtude, uma qualidade do caráter, razão pela qual é possível ser justo mesmo numa sociedade injusta e corrompida. Hoje há uma tendência de responsabilizar a sociedade pelos erros individuais das pessoas. Mas os autores clássicos nos mostram que a ideia mesma de justiça depende de uma vontade e de uma disposição pessoal para agir bem”.

Nesse sentido, diz ele, a pandemia não é um ato de vingança, mas sim “uma oportunidade de repensarmos a nossa vida”.

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Comentários [ 26 ]

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  • A

    AALB

    23/08/2020 21:05:16

    a esquerda não tem jeito. Ela vai culpar o capitalismo se um meteoro cair em Jupiter, e vai engendrar algum raciocinio tortuoso para " provar" que o Trump tem culpa na morte do camelo no sahara.

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    • R

      RENATO VOLPI JUNIOR

      20/08/2020 10:35:52

      Excelente a abordagem

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      • Z

        Zequinha

        20/08/2020 4:41:45

        Achei que o COVID era resultado de porcos que comem morcegos

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        • B

          Beto Burke

          20/08/2020 0:48:33

          O mundo é aleatório e probabilístico, pra desespero de muita gente.

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          • L

            LAEL DENIS

            19/08/2020 19:00:48

            A única "natureza" que vejo ativa e disposta á vingança é a "natureza comunista". Esse vírus chinês veio como um GOLPE GLOBAL sobre o capitalismo e a liberdade individual. Estamos em uma guerra ideológica de proporção mundial senhoras e senhores.

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            • D

              DE MEO

              19/08/2020 16:47:08

              Artigo que fica na superficialidade do tema. Seu autor desconhece princípios básicos da Filosofia e destaca, ao que parece aleatoriamente, impressões de outros autores, aos quais claramente não entendeu.

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              1 Respostas
              • P

                Patinho

                19/08/2020 21:44:47

                Para Filosofia o que importa são as Fantasias e as Crenças e não a realidade material. E se esse posicionamento falha miseravelmente é só por a culpa no Bolsonaro!

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            • R

              RUI SIMON PAZ

              19/08/2020 15:44:09

              Continuação. Mas, não é por castigo, é pelo ímpeto substantivo que jazz na essência de todo o ser, qual seja, a tendência universal de preservação da vida. Por isso, sugiro ao autor: leia com mais atenção e desprendimento as obras dos autores citados. E, sobretudo< substitua a arrogância do saber pela humildade da busca, como diz Ubiritam D'Ambrosio...

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              • R

                RUI SIMON PAZ

                19/08/2020 15:41:13

                O autor deste artigo ou não leu Lovelock e Capra, ou leu e não compreendeu. Retirou frases de um contexto maior das obras referidas. Se tivesse lido com mais atenção, veria que o que afirmam este autores é a existência de uma inteligibilidade emergente de todos os seres vivos da natureza: todos os seres estão sinalizados para preservar a vida, a sua e de sua espécie. Com efeito, preservam a vida do conjunto biótico. Este padrão Spinoza chamou de "conatus". Assim, toda vez que há uma ameaça ao conjunto, todos os seres ativam o "conatus" e isto poderá se manifestar de diversas formas: catástrofes naturais, epidemias, pandemias.

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                • L

                  LAEL DENIS

                  19/08/2020 18:53:58

                  Que piada

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                Doarcy Junior

                19/08/2020 14:48:58

                se o COVID faz parte da natureza ... ela não esta se vingando ... esta apenas se manifestando ... talvez estejamos passando por uma forma de seleção natural

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                • L

                  Leandro Pires

                  19/08/2020 14:29:28

                  O artigo é falacioso em vários momentos, a começar pelo simples fato de que falar de "justiça" é algo muito amplo, pois a justiça não é um conceito autônomo, de que algo ou alguém possa se apropriar. Uma justiça interpessoal e imparcial, como afirma o professor John Florindo de Miranda, inclui a possibilidade de que o ponto de vista dele também esteja equivocado, ou impreciso. Eu não afirmo taxativamente que a pandemia é ou não é um castigo para a humanidade ou consequência de seus atos. O grande equívoco nesta linha de pensamento é o de querer dimensionar o que está fora de seu alcance, tal como os cientistas que afirmam saber o tamanho do universo ou a quantidade de estrelas existentes.

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                  • M

                    MARIA JOSE PARCHEN

                    19/08/2020 14:02:49

                    Já vi e li equívocos. E este artigo é mais um. O autor mistura conceitos e confunde a hipótese de Gaia com a lei física de causa e efeito. Lamentável o raciocínio equovocado e raso

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                      Luiz

                      19/08/2020 14:01:05

                      Livre arbítrio meu caro, é o uma conquista do raciocínio individual, escolher, por si mesmo, o caminho a trilhar. É assim que edificamos nosso progresso, Ou o retardamo. pelo livre-arbítrio sempre seremos senhores dos nossos atos. Pelo bem ou pelo mal responderemos por eles. No universo nada acontece ao acaso. Causa e efeito. Ação e reação. Lei da Causa e Efeito é natural e divina. Mas as consequências do que fazemos são efeitos involuntários e obrigatórios. Ninguém foge a Lei.

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                      • G

                        GRU

                        19/08/2020 13:16:26

                        Capra é um falastrão ideológico. Vivemos com a crise covid uma evidência do perigo que países comunistas não democráticos trazem ao conduzir pesquisas que colocam em risco a humanidade.

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                        • M

                          Marcos Liboni

                          19/08/2020 13:14:28

                          O artigo é falacioso em si ao negar a possibilidade de existirem ordens, leis e princípios implícitos na organização da vida e das relações. É bem vinda a reflexão sobre um possível caráter aleatório de muitos acontecimentos na natureza, mas ficar preso no paradigma mecanicista puro é puro conservadorismo.

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                            André R.

                            19/08/2020 12:42:07

                            Em apoio ao Dilbert : sim, 1o. e 2o. Parágrafos dizem a mesma coisa, mas no 3o. Parágrafo mudou o rumo, e tornou-se falacioso.

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                              CLAYTON SALFER

                              19/08/2020 12:14:05

                              ""Desde a Antiguidade, diz o professor, “é usual para nós concebermos a justiça como uma virtude, uma qualidade do caráter, razão pela qual é possível ser justo mesmo numa sociedade injusta e corrompida. Hoje há uma tendência de responsabilizar a sociedade pelos erros individuais das pessoas. Mas os autores clássicos nos mostram que a ideia mesma de justiça depende de uma vontade e de uma disposição pessoal para agir bem”. Nesse sentido, diz ele, a pandemia não é um ato de vingança, mas sim “uma oportunidade de repensarmos a nossa vida”."

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                                Dilbert

                                19/08/2020 12:07:26

                                O artigo em si é uma falácia. Mistura conceitos teológicos com a questão ecológica para desacreditar esta última e reduzir tudo a uma questão da “justiça” do bom (natureza) contra o mau (ser humano), o que nada tem a ver com o trabalho do Capra e do Lovelock. A visão integral da teia da vida afirma que todos somos o Universo e nossas ações e reações afetam o equilíbrio geral, mas isso nada tem de divino ou místico. É por críticas rasas assim que se percebe a intenção de manter o status quo típico de conservadores, que acham a mudança de paradigma (qualquer que seja) um perigo para a humanidade e não um caminho ou um processo de evolução.

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                                • A

                                  André R.

                                  19/08/2020 11:38:26

                                  Perdão: se desequilibrio de renda, desemprego, superpopulação, carencia de alimentos , carencia de água, falta de saneamento basico não tiverem correlação estatistica com a fome, a peste e a guerra, joguemos as ferramentas estatisticas no lixo ! Sim, nos mesmos construimos nossos castigos ! A Matematica demonstra !

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                                    Fabio Serra Barbosa da Silva

                                    19/08/2020 11:35:06

                                    Ótimo artigo. Analise interessante.

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                                    • C

                                      C. Coutinho

                                      19/08/2020 11:24:05

                                      Abordagem interessante! Muitas vezes buscamos dar sentido e ordem a fatos aleatórios de acordo com nossas crenças. Buscando um sentido pelo bem de nossa “sanidade mental”. Porém, não devemos ignorar que eventos, mesmo aleatórios, trazem consequências e que devemos reagir às mesmas de forma passiva como conformados ou ativamente como oportunidade de mudança. Gostei do artigo :) parabéns!

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                                        Regina

                                        19/08/2020 9:48:36

                                        A velha história: falar de justiça é lindo, ser justo são 'outros quinhentos'! Gostei do artigo, Tiago Cordeiro!

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                                        • C

                                          CLAYTON SALFER

                                          19/08/2020 12:10:34

                                          Perfeito Regina, o final.do artigo diz tudo. A Justica começa por mim. Como esperar que ela caia dos céus, ou que os outros a pratiquem, sem que eu me esforce ardorosamente em ser mais Justo?

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                                        Doctor Doom

                                        19/08/2020 9:07:26

                                        Excelente artigo!!

                                        Denunciar abuso

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                                        • S

                                          Saber é poder

                                          19/08/2020 4:32:49

                                          Tudo drogadão.

                                          Denunciar abuso

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