• Carregando...
O médium brasileiro João de Deus trata paciente em sua Casa de Dom Inácio de Loyola, em Abadiania, 120 km a sudoeste de Brasília, estado de Goiás, em abril 4, 2012. Centenas de pessoas visitam a casa fundada em 1978 pelo curandeiro popular João Teixeira, mais conhecido como João de Deus, em busca de cura para doenças. | PEDRO LADEIRA/AFP
O médium brasileiro João de Deus trata paciente em sua Casa de Dom Inácio de Loyola, em Abadiania, 120 km a sudoeste de Brasília, estado de Goiás, em abril 4, 2012. Centenas de pessoas visitam a casa fundada em 1978 pelo curandeiro popular João Teixeira, mais conhecido como João de Deus, em busca de cura para doenças.| Foto: PEDRO LADEIRA/AFP

Acusado de abuso sexual por diversas mulheres de todo o País e no exterior, o médium João de Deus teve a prisão preventiva decretada na sexta, 14, e se entregou à polícia neste domingo, 16. Os casos de abuso sexual vieram a público após 13 mulheres relatarem as denúncias no sábado (8) durante o programa Conversa com Bial, da TV Globo, e ao jornal O Globo. 

Na segunda (10), Aline Saleh, 29 contou sua história à Folha de S.Paulo: "Quem tem de sentir vergonha é ele, e não eu". Ela diz que, em 2013, esteve na casa e que foi levada para um banheiro, posta de costas e que João de Deus colocou a mão dela em seu pênis. 

No início da semana a Promotoria chegou a criar uma força-tarefa para recolher as inúmeras denúncias de abusos sexuais contra o médium. 

Quantas denúncias foram feitas? 

Segundo a Promotoria, 335 contatos já foram recebidos, com mensagens principalmente por email, incluindo também outros seis países (Alemanha, Austrália, Bélgica, Bolívia, Estados Unidos e Suíça). 

Também foram colhidos os depoimentos de 30 pessoas nos Ministérios Públicos de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Distrito Federal e Espírito Santo. 

O que as vítimas alegam? 

Em comum, a maioria das mulheres diz que recebeu um aviso para procurar o médium em seu escritório ao fim das sessões em que ele atende os fiéis. 

No local, segundo as vítimas, João de Deus dizia que elas precisavam de uma “limpeza espiritual” antes de abusá-las sexualmente. 

De quais crimes o médium é acusado? 

Os crimes em apuração são os de estupro e posse sexual mediante fraude (usar a fé para obter sexo). 

Quem são as vítimas? 

Entre as vítimas estariam mulheres adultas, adolescentes e até crianças. 

Quais as provas contra o médium? 

O promotor Luciano Miranda Meireles afirmou que os depoimentos podem ser a única forma de comprovar as acusações, já que crimes como estupro não ocorrem à luz do dia nem têm testemunhas. 

O que diz a defesa do religioso? 

João de Deus negou em depoimento qualquer tipo de culpa nos abusos sexuais dos quais é acusado e sua defesa tentou desqualificar as denunciantes. "Ele não admite [envolvimento]", afirmou o delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, André Fernandes, que acompanhou a oitiva. 

O médium falou por mais de duas horas a duas delegadas. Segundo Fernandes, ele respondeu a todas as perguntas e se recordou de alguns atendimentos feitos a mulheres que o denunciaram. 

O suspeito disse que a regra era recebê-las coletivamente, e não em recintos individuais, como consta dos relatos de supostas vítimas. 

Onde João de Deus está preso? 

Ele está no núcleo de custódia do complexo penitenciário de Aparecida de Goiânia, de acordo com a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária de Goiás. O local é destinado a presos vulneráveis, como idosos e de saúde mais frágil, e aqueles que correm algum tipo de risco. 

Leia maisMovimentações atípicas em contas de João de Deus após denúncias reforçaram pedido de prisão

As celas da unidade possuem chuveiro com água fria e camas de alvenaria com colchonetes. Não há informações se o médium dividirá o espaço com outros presos. 

Diariamente, os internos têm direito a uma hora de banho de sol e a quatro refeições: café da manhã, almoço, lanche e jantar. 

Alguns dos crimes prescreveram? 

A delegada Karla Fernandes, responsável pela investigação de supostos abusos sexuais cometidos por João de Deus, disse nesta segunda (17) que o médium não vai responder pela maioria dos crimes dos quais é suspeito. 

Os 15 casos sob análise da Polícia Civil de Goiás, segundo ela, se referem a posse sexual mediante fraude (no caso específico, usar da fé das mulheres para cometer atos libidinosos com elas). 

Até setembro deste ano, segundo a investigadora, a lei previa um prazo decadencial (para a denúncia ser feita) de até seis meses após a data do fato. Mas quase todos eles são antigos e a comunicação não se deu em tempo hábil. 

Houve mudança na legislação penal e, somente desde aquele mês, o prazo decadencial não existe mais para esse crime. A mudança não se aplica aos casos anteriores, pois a lei brasileira não permite que uma regra nova retroaja para prejudicar o réu. 

Outra vítima cujas acusações foram colocadas em xeque é uma das filhas de João de Deus, que disse ter sido abusada pelo médium ainda quando era criança. Depois que o vídeo ganhou as redes sociais, ela gravou um outro depoimento negando o primeiro, mas, recentemente, disse ter sido coagida a fazê-lo. O criminalista afirmou que a filha tem um passado de "internações" e, justificou, que, por isso, João de Deus aceitou fazer um acordo na Justiça. 

O que será da Casa Dom Inácio de Loyola sem João Teixeira de Faria, o João de Deus? 

Além das cirurgias espirituais, o centro promove correntes de oração e banhos de cristal, realizados por funcionários ligados ao líder espiritual. Para seguidores, as "entidades" continuam se manifestando, mesmo sem a "presença física" de João de Deus. Por isso, o espaço segue aberto, mas com cerca de um terço do movimento normal.

A perspectiva é de que fiéis sigam viajando para Abadiânia, mas em uma proporção menor e talvez mais regional do que a atual, estima André Ricardo de Souza, professor de Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). "Talvez dê para comparar com o que ocorreu em Uberaba depois que Chico Xavier morreu (em 2002). Outros psicógrafos surgiram e atraem pessoas. Tem fluxo, mas é bem menor", diz ele, que também é coordenador do Núcleo de Estudos de Religião, Economia e Política da universidade. 

O professor ressalta que João de Deus mistura elementos do espiritismo com o catolicismo, de modo a exibir imagens de santos e ter um deles, católico, como a principal entidade que incorpora (Santo Inácio de Loyola, que dá nome à casa). "Há muitos casos desse tipo hoje, independentemente da identificação com o espiritismo kardecista, que transita entre religiões." 

Por fim, o delegado André Fernandes disse ainda que o líder espiritual estava em "perfeito juízo" durante os questionamentos e que não teve nenhum problema de saúde. "Ele lembra das pessoas, explica o que aconteceu, como foi, ele estava em perfeito juízo", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]