i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
DEMOCRACIAS

O segredo dos países mais honestos do mundo

Quanto menor a corrupção, maior é a qualidade de vida. Estabelecer boas práticas de governo, porém, exige anos de trabalho e muita vontade política

  • PorTiago Cordeiro
  • especial para a Gazeta do Povo
  • 22/02/2018 11:26
Segundo o Índice de Percepção da Corrupção, a Escandinávia é a região que concentra os países mais honestos do mundo | Pixabay
Segundo o Índice de Percepção da Corrupção, a Escandinávia é a região que concentra os países mais honestos do mundo| Foto:

Basta olhar para qualquer ranking de corrupção, de qualquer ano, para concluir: a Escandinávia é uma espécie de capital da transparência, tanto no setor público quanto no privado. Veja, por exemplo, a lista de 2018 da ONG Transparência Internacional, divulgado no dia 21 de fevereiro: a Dinamarca é o segundo país mais honesto do mundo, atrás da Nova Zelândia. A Finlândia e a Noruega, os terceiros. A Suécia, o sexto.

Quanto ao Brasil, em 2017 ficamos em 97º lugar entre os países mais corruptos, numa lista que geralmente inclui perto de 180 nações. Entre os países mais corruptos do planeta, apenas um é das Américas: a Venezuela ficou com a 11ª pior nota. Os demais estão na África e na Ásia. O Brasil caiu 17 posições em relação ao ano anterior. Culpa, talvez, do aumento da sensação de corrupção depois das denúncias da operação Lava Jato. “A Lava Jato pode ter aumentado a sensação de corrupção, apesar de a operação, em si, não indicar nem que a transparência aumentou, nem que diminuiu”, afirma Juliana Sakai, diretora de operações da ONG Transparência Brasil, que não tem relação com a Transparência Internacional.

INFOGRÁFICO: Os melhores e piores países no ranking. E a posição do Brasil

O que são esses rankings? Como eles são calculados, se o próprio conceito de corrupção pressupõe a prática de atividades ilícitas (logo, escondidas) para ter acesso a dinheiro ou vantagens desleais? De fato, é dificílimo medir e comparar o comportamento moral de um país. O Banco Mundial mantém um banco de dados, com base em informações sobre os casos internacionais em que foram comprovadas movimentações bancárias superiores a US$ 1 milhão, e que caracterizam desvio de dinheiro. O Fórum Econômico Mundial também elabora um índice, atualizado anualmente e publicado dentro de seu Relatório de Competitividade Global.

Mas é a Transparência Internacional que elabora a lista mais influente. “É o trabalho mais utilizado no mundo todo, mesmo que um único indicador não dê conta de medir corrupção”, explica o professor Esteban Ortiz-Ospina, pesquisador da Escola de Governo Blavatnik, da Universidade de Oxford. A lista da ONG surgiu em 1995 e é resultado de entrevistas com membros de instituições internacionais e do cruzamento dos dados de uma série de estudos – na versão mais recente, foram analisados 12 trabalhos, e só entraram na lista final os países que foram citados em ao menos três deles. A ONG produz uma série de estudos, na verdade, incluindo Relatório Global de Corrupção, um Barômetro Global de Corrupção e um Índice de Pagamento de Propinas. Mas o mais amplo, aquele que se apoia em 12 estudos, tem um nome autoexplicativo: Índice de Percepção da Corrupção.

É isso que ele mede, a percepção de corrupção, mais do que os atos ilegais em si. “Não existe nenhuma forma segura de saber quanta corrupção de fato existe”, afirma o cientista político britânico Dan Hough, diretor do Centro para Estudos da Corrupção da Universidade de Sussex. “É difícil medir conceitos como corrupção democracia ou liberdade. Qualquer tentativa de qualificá-la esbarra em grandes desafios metodológicos”. Daí a escolha por medir percepção e comparar os resultados com outras nações. É uma opção válida, diz Esteban Ortiz-Ospina: “Existe uma clara correlação entre percepção de corrupção e a prática de atividades ilícitas”.

País intermediário

Existem também os estudos mais pontuais. Um deles, muito curioso, avaliou o comportamento dos diplomatas de diferentes países. Todos frequentam a sede da Organização das Nações Unidas, em Nova York. Até 2002, os veículos desses representantes oficiais de seus países, e também seus familiares, tinham imunidade diplomática. Podiam cometer infrações de trânsito e se recusar a pagar as multas. O levantamento, publicado em 2007 por dois professores do National Bureau of Economics, Raymond Fisman e Edward Miguel, compilava essas irregularidades entre 1997 e 2002 e analisava de quais nações eram os representantes que as cometiam.

Concluiu que, em geral, os diplomatas de países conhecidos por baixos índices de corrupção são os que menos cometem irregularidades de trânsito na cidade americana. Uma exceção notável era o caso da Colômbia, onde a percepção de corrupção era alta, mas o comportamento de seus representantes no exterior era exemplar. Na média de multas por diplomatas, os países que menos seguiam as regras de trânsito eram Eritreia, Egito, Chade, Sudão e Bulgária. Os mais disciplinados, que não registraram nenhum incidente, eram 22 países, um bloco heterogêneo que inclui Noruega, Japão, Reino Unido, Equador, Grécia e Jamaica.

Nestes diferentes rankings, o Brasil costuma ficar em posições entre o ruim e o mediano, como se vê no ranking da Transparência internacional. Por exemplo, no estudo das multas em Nova York, é o 30º com mais infrações cometidas, numa lista de 149 nações. No levantamento mais recente do Fórum Econômico Mundial, não existe um ranking de corrupção – a falta de transparência é apenas um entre muitos outros dados usados para formar um ranking global de competitividade. Nesse panorama, estamos na posição 80 entre 137 nações.

Impacto direto

Esses índices importam porque, em geral, o impacto da corrupção no desenvolvimento de um país é muito grande. “Em geral” porque, como lembra o professor Dan Hough, existem casos de países pouco transparentes que, ainda assim, conseguem crescer. “Alguns países pobres se tornaram ricos sem superar seus desafios no caso da corrupção. Em alguns países a corrupção arruína qualquer chance de desenvolvimento econômico. Em outros, a correlação não é tão óbvia. A China é um grande exemplo, assim como a Coreia do Sul”. Aliás, nenhum dos países do bloco BRIC (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) se sai bem quando o assunto é transparência.

“Países pobres são mais abertos à corrupção. É neles que o impacto de práticas ilícitas atinge a população numa proporção maior”, diz o cientista político Michael Johnston, professor da Universidade Colgate. “Em países mais ricos, a corrupção assume formas menos óbvias e pode se tornar entranhada no Judiciário e na política. É um tipo de atividade ilícita que atua dentro da própria instituição, e não contra ela como costuma acontecer nos países pobres”.

Na maior parte dos casos, a corrupção sistêmica reduz a confiança nas instituições e provoca o desperdício de dinheiro público. Desperdício gera ineficiência e, no limite, tira vidas. “Em países onde as pessoas são forçadas a pagar propina para ter acesso a serviços essenciais, como saúde e água, as estatísticas podem ser horríveis”, escreveu a educadora canadense Huguette Labelle, ela mesma autora de estudos para a Transparência Internacional. Um deles indica que, na comparação entre os países onde mais de 60% das pessoas se diz forçada a pagar suborno, a taxa de morte de mulheres durante o parto é oito vezes maior do que nos países onde menos de 30% das pessoas paga propinas.

“Isso significa 482 mulheres mortas, para cada 100 mil nascimentos, nos países mais corruptos, na comparação com 57 mortes para 100 mil onde há menos suborno”. Em síntese, diz ela, “menos propina significa menor mortalidade materna, melhores índices de alfabetismo entre jovens e melhor acesso a saneamento básico”.

A falta de transparência também gera uma situação de insegurança para os investidores. O Fórum Econômico Mundial pergunta, para empresas de todo o mundo, quais são os maiores impeditivos para fazer negócios com um determinado país. No caso do Brasil, em primeiro lugar, os pesquisados citam taxas e impostos. Em segundo, as leis trabalhistas restritivas (talvez esse item mude na próxima pesquisa, depois da reforma trabalhista). Em terceiro, o nível de corrupção. A falta de mão de obra preparada e com bons índices de educação vem só em décimo lugar – ou seja, não é percebida como um problema tão grave. Na Noruega, por sua vez, a corrupção é apenas o 14º problema mais citado, numa lista de 16.

Receita de sucesso

Mas por que um país é menos corrupto que outro? A empresa de análise de riscos Verisk Maplecroft oferece algumas respostas. Depois de examinar o grau de transparência e o desempenho das economias de 198 países entre 2012 e 2014, identificou que as áreas mais corruptas do mundo são a África subsaariana e o Oriente Médio. E apontou que economias em desenvolvimento são mais sujeitas à falta de transparência, em especial quando atuam em alguns setores especialmente sensíveis para a corrupção: petróleo, gás e mineração.

É possível, portanto, que os fatores histórico e cultural tenham influência, o que ajudaria a explicar por que vizinhos como Suécia e Finlândia são mais transparentes do que os também vizinhos Congo e Angola. Além disso, a estrutura do país também tem influência: os pesquisadores Richard Florida e Charlotta Mellander concordam que países dependentes do extrativismo são mais suscetíveis a práticas ilícitas, enquanto que economias baseadas na inovação e no capital humano tendem a ser mais transparentes. E indicam que os níveis de felicidade e de tolerância a etnias e diferentes orientações sexuais também são maiores em países menos corruptos. De fato, educação, tolerância e desenvolvimento humano parecem estar ligados à transparência.

O acesso livre a informações da gestão pública também está diretamente ligado à transparência. A legislação brasileira vem avançando na exigência de prestação de contas mais claras. O Ministério Público Federal mantém um sistema público de monitoramento para que a população acompanhe a agilidade dos estados e municípios em aderir às leis de transparência. Já é um avanço, mas o país precisa melhorar sua gestão.

“Existem duas questões, a corrupção e a má gestão”, diz Juliana Sakai, da Transparência Brasil. “Existe uma falta de preparo nos governos estaduais e municipais para lidar com uma série de questões ligadas a contratos e licitações. Quanto melhor for a gestão, maior a eficiência e a capacidade de combater fraudes”.

Nesses quesitos, os países escandinavos dão o exemplo. Em primeiro lugar, suas trajetórias ensinam que alcançar transparência dá trabalho e leva tempo – o primeiro rei dinamarquês a proibir o pagamento de propinas e o oferecimento de presentes a funcionários públicos foi Frederico 3º, que governou o país entre 1648 e 1670. O monarca também deu início a uma prática hoje centenária na região: a contratação de trabalhadores do governo por mérito, e não por indicação. Frederico deu o exemplo: seu próprio conselheiro de estado, responsável por realizar a reforma anticorrupção, Peter Griffenfeld, foi condenado à prisão perpétua por aceitar suborno e venda de cargos.

Ainda hoje, quem quer presentear um político precisa enviar o pacote diretamente aos conselhos locais. E a quantidade de cargos ocupados por indicação é quase zero. Quem assume encontra a mesma equipe de seu antecessor. Quando acontecem irregularidades, os envolvidos, incluindo quem sabia e não denunciou, são punidos com demissão, multa e prisão. Aliás, é mais difícil cometer irregularidades, porque o acesso aos gastos governamentais, na Dinamarca como na Finlândia ou na Suécia, é absolutamente transparente. E os cidadãos se acostumaram a usar essas ferramentas para avaliar e monitorar seus gestores.

44 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 44 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • C

    Cético

    ± 0 minutos

    Para nós brasileiros enquanto houver reeleição, nunca chegaremos a lugar nenhum. Democracia, é alternância de poder, o resto é consequência.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • A

      André R.

      02/01/2021 13:12:44

      A corrupção começa com o corrompido. Nossa educação, pobre, admite a corrupção , e valoriza o Maluf. O resto, é só propagação : justiça, autarquia, ilicitações públicas, políticos, etc.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • R

        Renata de Paula Xavier Moro

        02/01/2021 12:41:49

        Curioso ver a Suíça tão bem colocada. Os cidadãos em si podem ser honestos, mas a hipocrisia está em que muito de todo o dinheiro que o país tem vem da corrupção e crime organizado mundo afora, pro qual eles dão guarida. Aliás, um comentário de outro leitor mais abaixo toca justamente nesse ponto dos paraísos fiscais.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • A

          André R.

          02/01/2021 13:05:12

          Sim ; estruturar uma economia - sem produção - com bancos que escondem dinheiro roubado, matado, desviado, pode. Bacana !

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • T

        Tommaso

        02/01/2021 10:22:45

        Não tem muito Segredo, é só é não ter brasileiro e quase nada ou em menor quantidade todas as etnias que formaram o Brasil.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • F

          Flavio Teixeira

          02/01/2021 1:46:45

          É o povo! É a cultura da ixperteza. Do "levar vantagem em tudo, cérrrto?" É o povo, esse pseudo moralista. Tombe um caminhão com cerveja e outro com pás, picaretas, ferramentas. Qual ficará intocado?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • W

            wilmar scoz

            02/01/2021 1:01:52

            Por que só mencionar as mulheres mortas por cem mil habitantes? E os homens? Provavelmente são tão inferiores que não se precisa mencionar. Sempre ideologias de grupos, aqui a feminismo, tem que prevalecer. Que condução forçada do texto, para defender interesses da ala socialista.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • D

              David Messias Martins

              01/01/2021 22:03:37

              Hoje os municípios pequenos no Brasil a corrupção é um tanto maior que nas grandes cidades, já que a sociedade civil é mais desorganizada nos municípios do interior do país. O acompanhamento da administração pública por parte da população é mais precário.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • C

                Celito Medeiros

                01/01/2021 18:34:12

                Um texto bem elaborado. Mas com uma grave afirmação que me faz questionar o que seja HONESTIDADE ou ÉTICA. Não existe mais honesto, ou é Honesto ou não é. Tipo o sujeito que se diz Honesto, nem é corrupto, mas vive traindo a esposa. Bem diferente de Moral, que depende de leis, tratados, cultura etc... NÃO tenho dúvidas de que os países citados possuem uma relação íntima de modo CULTURAL. NÃO tenho dúvidas de que as posições fornecidas são corretas quanto à Corrupção, com alguns ajustes ainda assim necessários. Nos ditos 10 Melhores, podemos encontrar PECADOS CAPITAIS gravíssimos, e quem acha que não, não conhece a realidade por trás das cortinas, nem sempre de ferro.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • M

                  MOHAMAD JAWD TALAH JUNIOR

                  12/03/2019 12:08:58

                  Interessante é ver que em alguns dos 10 mais íntegros, estão os paraísos fiscais que abrigam boa parte do dinheiro desviado dos mais corruptos, mesmo assim eles são íntegros, é uma ótica esquisita.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  2 Respostas
                  • R

                    Renata de Paula Xavier Moro

                    02/01/2021 12:35:03

                    Percebi isso ao ver a Suíça tão bem colocada. Os cidadãos em si podem ser honestos, mas a hipocrisia está em que muito de todo o dinheiro que o país tem vem da corrupção e crime organizado mundo afora, pro qual eles dão guarida.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • D

                    David Messias Martins

                    01/01/2021 21:57:15

                    Bem pensado!!!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • A

                  Antonio Eduardo Fernandes

                  14/03/2019 20:55:47

                  Em síntese, diz ela, “menos propina significa menor mortalidade materna, melhores índices de alfabetismo entre jovens e melhor acesso a saneamento básico”. Erro GROSSEIRO. Correlação estatística não é prova de causalidade. É uma das primeiras coisas que se aprende em Estatística

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • A

                    André R.

                    02/01/2021 13:07:27

                    Inocente, ho-ho-ho, o coelhinho da páscoa vem aí !

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • L

                  LEONARDO AUGUSTO DE OLIVEIRA PORTES

                  12/03/2019 12:08:58

                  Curiosamente entre os 10 mais íntegros 7 são monarquias parlamentaristas, logo, países com mais estabilidade democrática. De outro modo, os 10 piores da lista todos tratam-se de repúblicas.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • R

                    Rubens Farias

                    02/01/2021 0:47:17

                    LEONARDO AUGUSTO DE OLIVEIRA PORTES: me desculpe mas também existem monarquias corruptas. O problema não é ser ou não monarquia e sim o grau de Educação e Cultura dos povos desses países. O povo brasileiro é um dos mais mau educados do mundo. O nosso presidente foi eleito o Corrupto do ano. Por isso a nossa posição no ranking

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • T

                  Tony preocupado

                  12/03/2019 12:08:58

                  Me parece bastante óbvio que se os impostos, a corrupção, os lucros dos bancos e das empresas e a honestidade do povo forem contidos e limitados ao poder aquisitivo da população, o Brasil poderia estar entre as maiores potências do mundo, se não for pelo seu povo, certamente o será pelo capital agrícola que os poucos %-tos plantados hoje já representam.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • M

                    Meg Litton

                    12/03/2019 12:08:58

                    O Brasil é feito de BRASILEIROS, então não tem jeito: a maioria da população é REGIDA PELA LEI DE GERSON, gosta de levar vantagem em tudo...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    1 Respostas
                    • L

                      Lizandro chrestenzen

                      12/03/2019 12:11:08

                      Disse tudo e sem Mimimi...

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • J

                    Joao Queiroz

                    12/03/2019 12:08:58

                    Correlação corrupção / liberdade econômica desconsiderando Honk Kong e Singapura que não estão na lista da transparência internacional: Nova Zelândia (1º / 1º), Dinamarca (2º/10º), Suiça (3º/2º) Finlândia (3º/24º), Noruega (3º/21º). Freedom works.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    3 Respostas
                    • F

                      Flavio Teixeira

                      02/01/2021 9:57:45

                      De péssimo gosto

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • J

                      Julio Cesar

                      12/03/2019 12:11:08

                      BR E UMA PIADA !

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                    • J

                      Joao Queiroz

                      12/03/2019 12:11:08

                      Brazil (99º/153º)

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                  • B

                    BRC52

                    12/03/2019 12:08:58

                    BR... Ideologias, dogmas, idolatria... Q sobra? Quem a Dinamarca descobrir o BR em 2018. Deixar 1500 pra lá. Esquecer. Começar a vida por outra perspectiva...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • 12/03/2019 12:08:58

                      Eu sou a favor de paredão e metralhadhora...

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • D

                        DANIEL DAMMSKI HACKBART

                        12/03/2019 12:08:58

                        Que bela reportagem gazeta! Parabéns!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • J

                          Julio Cesar

                          12/03/2019 12:08:58

                          O segredo dos países mais honestos do mundo , NÃO TEM POLÍTICOS BRASILEIROS !!! PONTO FINAL , O BRASIL E UM PAÍS IMUNDO!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • R

                            Rubens Farias

                            02/01/2021 0:50:49

                            Julio César: o Brasil só mudará de rumo o dia que o povo entender que a corrupção começa de baixo ,NÃO são só os políticos que são corruptos,o POVO é Corrupto

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Flavio Teixeira

                          12/03/2019 12:08:58

                          Por que quase todos corruptos estão abaixo da linha do Equador? Deve ser culpa do clima...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • D

                            David Messias Martins

                            01/01/2021 22:11:50

                            É culpa do contexto histórico séculos e séculos de ignorância coletiva e, pior, no século XX acabou piorando ainda mais com o surgimento da mídia de massa.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Flavio Teixeira

                          12/03/2019 12:08:58

                          Onde existe transparência, povo educado, respeito às leis, políticos que pensam no país e não em seus futuros, punição a quem transgrediu as leis, a visa sempre será “verde”. A cor dos outros já diz tudo...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • F

                            Flavio Teixeira

                            12/03/2019 12:11:08

                            A viDa...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • F

                          Foxtrot Charlie Mike

                          12/03/2019 12:08:58

                          O problema do BR e o brasileiro... Ex.: Hoje fizeram uma "operação tapa buraco" na rua onde moro, fiquei observando... Em 30 minutos.: 4 motociclistas contornaram os cones, subiram na calçada e andaram cerca de 80 metros para sair do outro lado... 2 motoristas ficaram irritados e discutiram com os funcionários da prefeitura (que haviam sinalizado) e 1 mentecapto passou o bloqueio e prejudicou o trabalho... Me falem... Brasileiro é desrespeitoso, se acha o "espertão" e sempre tenta "ser" mais inteligente que os outros... Em tudo !!! Ai vem os "malandros" de plantão e falam que a "culpa" é só do "governo"... Ahhhhhh !!!

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          2 Respostas
                          • R

                            Rubens Farias

                            02/01/2021 0:54:27

                            Marcos A. Ridícula sua afirmação, a EDUCAÇÃO vem de casa, princípios são aprendidos em casa com o exemplo dos pais .

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Marcos A.

                            12/03/2019 12:11:08

                            A culpa é do governo, uma vez que o próprio Estado é quem cria o cidadão para ser mal educado. Quanto menor o Estado, melhor o cidadão.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • S

                          ssneumann

                          12/03/2019 12:08:58

                          A ONG TRANSPARÊNCIA INTERNACIONAL só pode estar de brincadeira. Brasil em 96º lugar. Pare tudo. Com certeza está entre os cinco primeiros.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • C

                            Cidadão Brasileiro

                            02/01/2021 1:43:48

                            Ironia?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • J

                          JOSÉ DE PAULA

                          12/03/2019 12:08:58

                          O PROBLEMA DO BRASIL É POLITICO....MUITOS PARTIDOS , 4 PARTIDOS JA SERIA O IDEAL ...A FISCALIZAÇÃO EM CIMA DELES PELO POVO E A TAL DA FICHA SUJA COLOCAR EM PRATICA ....LIMITAR O NUMERO DE POLITICOS POR PARTIDO E A JUSTIÇA FICAR EM CIMA FISCALIZANDO NÃO DEIXANDO MARACUTAIAS E ROUBO DO DINHEIRO PUBLICO ...AÍ JA SOBRA GRANA PARA INVESTIR NO POVÃO ABANDONADO PELA POLITICA ...É SÓ POLITICO O PROBLEMA MAIS NADA.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          2 Respostas
                          • J

                            J. Carlos

                            12/03/2019 12:11:08

                            A Nova Zelândia tem cerca de 20 partidos e uma população quase 50 vezes menor. Definitivamente, o número de partidos não é o problema. Mas reduzir/acabar com os recursos públicos concedidos a eles é parte da solução.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Foxtrot Charlie Mike

                            12/03/2019 12:11:08

                            O problema do BR e o brasileiro... Ex.: Hoje fizeram uma "operação tapa buraco" na rua onde moro, fiquei observando... Em 30 minutos.: 4 motociclistas contornaram os cones, subiram na calçada e andaram cerca de 80 metros para sair do outro lado... 2 motoristas ficaram irritados e discutiram com os funcionários da prefeitura (que haviam sinalizado) e 1 mentecapto passou o bloqueio e prejudicou o trabalho... Me falem... Brasileiro é desrespeitoso, se acha o "espertão" e sempre tenta "ser" mais inteligente que os outros... Em tudo !!! Ai vem os "malandros" de plantão e falam que a "culpa" é só do "governo"... Ahhhhhh !!!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • W

                          William Munny

                          12/03/2019 12:08:58

                          O Brasil nunca chegará ao nível de honestidade dos países escandinavos, pois, somos o país da malandragem, onde ser esperto é o máximo de conduta em sociedade, visto que já está enraizado culturalmente.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          2 Respostas
                          • C

                            Cidadão Brasileiro

                            02/01/2021 1:52:35

                            Vc inverte causa e efeito: se há mecanismos de coibição de vícios, em particular aqueles que obrigam a altas transparência e probidade, as pessoas melhoram de comportamento. Atribuir uma impossibilidade de mudança a um mau caratismo inato do povo é iniciativa de quem vê vantagens em que tudo permaneça ad eternum como é. Um problema essencial no Brasil é a forma consolidada do povo de buscar melhoria de vida emprestando confiança a determinados políticos: esse é um erro crasso que facilita muito a perpetuação do patrimonialismo, do coronelismo, do lobbyismo e outros defeitos graves da democracia.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • F

                            Foxtrot Charlie Mike

                            12/03/2019 12:11:08

                            Boa Willian... Simples assim...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • L

                          Lucas Jansen

                          12/03/2019 12:08:58

                          Na lista do países mais corruptos do mundo os 20 primeiros estão na África. Só tem um nesse meio que é da américa latina: O Haiti.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          Fim dos comentários.