• Carregando...
Devemos levar em consideração os dano às crianças quando se trata de analisar as restrições à pandemia; não apenas a contagem de casos.
Devemos levar em consideração os dano às crianças quando se trata de analisar as restrições à pandemia; não apenas a contagem de casos.| Foto: Pixabay

Bilhões de pessoas em todo o mundo continuam a viver sob confinamentos ou ter uma vida fortemente restringida. E para quase todos nós, a vida em meio à pandemia de 2020 foi um ano difícil e isolado. No entanto, os médicos estão alertando que as crianças estão enfrentando graves consequências para a saúde mental como resultado dos lockdowns — levando a uma “epidemia internacional” de suicídio infantil.

A Associated Press entrevistou o Dr. David Greenhorn, que trabalha no departamento de emergência da Bradford Royal Infirmary, na Inglaterra. O número de crises de saúde mental que ele presenciou, como tentativas de suicídio, passou de alguns por semana antes da pandemia para vários por dia.

“Esta é uma epidemia internacional e não a estamos dando atenção”, disse Greenhorn. "Na vida de uma criança de oito anos, um ano é muito, muito, muito tempo. Eles estão fartos. Eles não conseguem ver o fim disso."

Dr. Richard Delorme chefia o departamento psiquiátrico de um dos maiores hospitais infantis da França e fez um aviso semelhante à AP.

Delorme destacou que são claramente as restrições e lockdowns cobrando seu preço às crianças que acabam em seu hospital: "Eles falam sobre um mundo caótico, de 'Sim, não estou mais fazendo minhas atividades' ' Não estou mais fazendo minha música', 'Ir para a escola é difícil de manhã', 'Estou tendo dificuldade para acordar','Não aguento mais a máscara'."

O hospital de Delorme passou de cerca de 20 tentativas de suicídio por mês envolvendo pacientes de 15 anos ou menos, relata a AP, para mais do que o dobro. As tentativas são, perturbadoramente, feitas com mais determinação do que nunca.

“Estamos muito surpresos com a intensidade do desejo de morrer entre as crianças de 12 ou 13 anos”, disse Delorme. “Às vezes vemos crianças de nove anos que já querem morrer. E não é simplesmente uma provocação ou chantagem por suicídio. É um desejo genuíno de acabar com suas vidas."

Este é um dos parágrafos mais dolorosos que já li, e mais ainda sobre o qual tive que escrever. O simples ato de digitar esta história inundou meus olhos de lágrimas. Mas as consequências involuntárias com risco de vida das medidas de restrição drásticas durante a pandemia são muito importantes para serem negligenciadas.

Restrições governamentais que seriam impensáveis ​​dois anos atrás foram forçadas em meio ao medo e à incerteza que o surto da pandemia compreensivelmente causou. Os defensores, sem dúvida, esperavam salvar vidas. No entanto, as restrições governamentais têm se mostrado duvidosas em sua eficácia, com estudos e exemplos do mundo real demonstrando pouca relação clara entre o rigor do lockdown e as mortes por Covid-19.

Nesse ínterim, lockdowns e outras restrições reduziram drasticamente a interação social e, tragicamente, catalisaram a crise de saúde mental dos jovens mencionada anteriormente. Nos Estados Unidos, os Centros de Controle de Doenças (CDC) relataram que 25% dos jovens adultos consideraram o suicídio durante os confinamentos, enquanto as taxas gerais de saúde mental e suicídio parecem ter disparado também.

O suicídio de uma criança é apenas a última revelação mortificante que mostra quão grande é o preço que essas políticas têm sobre nós. Devemos levar em consideração esse dano humano quando se trata de analisar as restrições à pandemia; não apenas a contagem de casos.

Como qualquer política, as ordens de saúde pública devem ser avaliadas em seus resultados. Como disse o economista ganhador do Prêmio Nobel Milton Friedman: "Um dos grandes erros é julgar as políticas e programas por suas intenções e não por seus resultados." Os lockdowns podem ser resultado de um desejo sincero de proteger o público; mas suas consequências têm feito o oposto.

Por quê? Bem, qualquer ação governamental não tem apenas o efeito pretendido, mas também as consequências não intencionais de segunda e terceira ordem.

“Toda ação humana tem consequências intencionais e não intencionais”, explicam o economista Antony Davies e o cientista político James Harrigan. "Os seres humanos reagem a todas as regras, regulamentos e ordens que os governos impõem, e suas reações resultam em resultados que podem ser bastante diferentes dos resultados pretendidos pelos legisladores."

Quando se trata de bloqueios, documentamos amplamente as consequências não intencionais, incluindo isolamento, depressão, suicídio, desemprego, uso de drogas, violência doméstica e muito mais. Esses graves efeitos de segunda ordem oferecem um doloroso lembrete de por que os formuladores de políticas devem ser humildes no escopo de suas ações. Lockdowns radicais são tudo menos humildes: eles presumem que os burocratas em um escritório em algum lugar podem salvar a sociedade com ordens de cima para baixo e nada dará errado.

Os governos em todo o mundo devem considerar mais do que as contagens de casos de Covid-19 ao avaliar as políticas de lockdown e restrições atuais e futuras. O dano que estamos infligindo às crianças é devastador demais para ser descartado em nome da saúde pública — é uma emergência por si só.

© 2021 Foundation for Economic Education. Publicado com permissão. Original em inglês

ONDE PROCURAR AJUDA

  • CAPS e Unidades Básicas de Saúde (Saúde da família, Postos e Centros de Saúde)
  • UPA 24H, SAMU 192, Pronto Socorro; Hospitais
    CVV - Centro de Valorização da Vida
    Site: http://www.cvv.org.br
    Email: atendimento@cvv.org.br
    Telefone: 188
  • Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio
    Site: https://vitaalere.com.br/
    email: contato@vitaalere.com.br
  • Associação Brasileira de Estudos e Prevenção de Suicídio - ABEPS
    Site: https://www.abeps.org.br/
    Email: faleconosco@abeps.org.br
  • Setembro Amarelo
    Site: http://www.setembroamarelo.org.br/
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]