• Carregando...
Ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama vem ao Brasil nesta quinta-feira | EDUARDO MUNOZ/REUTERS
Ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama vem ao Brasil nesta quinta-feira| Foto: EDUARDO MUNOZ/REUTERS

O ex-presidente americano Barack Obama vem ao Brasil nesta quinta-feira (5). Ele vai palestrar no Fórum Cidadão Global, promovido pelo jornal Valor Econômico e pelo banco Santander. O encontro, que reunirá diversos líderes empresariais, tem como tema “Mudar o mundo? Sim, você pode”, em referência ao famoso lema da campanha de Obama para presidente nos Estados Unidos.

Confira abaixo 9 frases inspiradoras do democrata: 

1 - Defesa de ideais

A verdadeira força de nossa nação não vem do poderio de nossas armas ou da escala de nossa riqueza, mas do poder permanente de nossos ideais: democracia, liberdade, oportunidade e esperança inabalável.” (Discurso da vitória na noite da eleição. Chicago, 4 de novembro de 2008) 

2 – Mão estendida

Aos que se prendem ao poder através da corrupção, da fraude e da repressão da oposição, fiquem sabendo que estão do lado errado da história, mas que estenderemos a mão caso se dispuserem a descerrar os punhos.” (Primeiro discurso de posse. Washington, 20 de janeiro de 2009) 

3 – Defesa da diversidade

Precisamos encontrar uma maneira de reconciliar nosso mundo, que parece cada vez menor, com sua diversidade cada vez maior – diversidade de pensamento, de culturas e de crenças”. (Pronunciamento durante entrega de diplomas em Notre Dame. South Bend, 17 de maio de 2009) 

4 – Igualdade para todos

Estou convencido de que nossas filhas são tão capazes de contribuir para a sociedade quanto nossos filhos. Nossa prosperidade comum será promovida ao permitirmos que toda a humanidade – homens e mulheres – realize todo o seu potencial”. (Pronunciamento na Universidade do Cairo. Egito, 4 de junho de 2009) 

5 – Oportunidades pela paz

Uma paz justa inclui não apenas direitos civis e políticos: é necessário abranger também segurança e oportunidades econômicas, pois a verdadeira paz não é apenas estar livre do medo, mas também da pobreza.” (Discurso na Conferência do Prêmio Nobel da Paz. Oslo, Noruega, 10 de dezembro de 2009) 

6 – Compromisso com a posteridade

Nós, o povo, ainda acreditamos que nossas obrigações como americanos não dizem respeito apenas a nós mesmos, mas a toda a posteridade. Vamos reagir à ameaça das mudanças climáticas, sabendo que deixar de fazê-lo significaria trair nossos filhos e as futuras gerações”. (Segundo discurso de posse. Whashington, 21 de janeiro de 2013) 

7 – Riqueza para todos

Sabemos que o progresso nas regiões mais pobres do nosso mundo enriquece a todos nós – não só por criar novos mercados e uma ordem mais estável em certas partes do mundo, mas também porque é a coisa certa a se fazer”. (Discurso do Estado da União. Washington, 12 de fevereiro de 2013) 

8 – Regra de Ouro

Cabe lembrar que se existe uma lei que, com certeza, parece unir pessoas de todas as religiões, além de pessoas que ainda tentam encontrar o caminho para a própria fé, mas já trazem um senso de ética e moral, essa lei é a Regra de Ouro segundo a qual devemos tratar os outros como gostaríamos de ser tratados”. (Pronunciamento no Café da Manhã da Oração Nacional. Washington, 5 de fevereiro de 2015) 

9 – Diferenças e democracia

Democracia não requer uniformidade. Nossos fundadores discutiam. Esses brigavam. No fim, entraram em acordo. E esperavam que nós fizéssemos o mesmo. Sabiam que a democracia de fato exige um senso básico de solidariedade – a ideia de que, apesar de nossas diferenças externas, estamos todos juntos nisto; de que subimos ou caímos como um só”. (Pronunciamento de despedida. Chicago, 10 de janeiro de 2017).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]