• Carregando...
Cybertruck
Cybertruck, da Tesla: tecnologia de ficção científica| Foto: Divulgação/Tesla Motors

Com a década de 2020 chegando, agora é o momento perfeito para refletir sobre os imensos avanços tecnológicos que a humanidade fez desde o início do novo milênio.

Este artigo explora, em nenhuma ordem específica, 20 dos avanços tecnológicos mais significativos que fizemos nos últimos 20 anos.

Smartphones: os telefones celulares existiam antes do século XXI. No entanto, nos últimos 20 anos, suas capacidades melhoraram enormemente. Em junho de 2007, a Apple lançou o iPhone, o primeiro smartphone touchscreen com apelo de massa. Muitas outras empresas se inspiraram no iPhone. Como conseqüência, os smartphones se tornaram parte integrante da vida cotidiana de bilhões de pessoas em todo o mundo. Hoje tiramos fotos, dirigimos sem mapas, pedimos comida, jogamos, mandamos mensagens para amigos, ouvimos música… tudo em nossos smartphones. Ah, e você também pode usá-los para ligar para as pessoas.

Flash drives: primeiramente vendidos pela IBM em 2000, os flash drives USB permitem armazenar facilmente arquivos, fotos ou vídeos com uma capacidade de armazenamento tão grande que seria impossível apenas algumas décadas atrás. Hoje, uma unidade flash de 128 GB, disponível por menos de US$ 20 na Amazon, tem mais de 80.000 vezes a capacidade de armazenamento de um disquete de 1,44 MB, que foi o tipo de disco de armazenamento mais popular nos anos 90.

Skype: lançado em agosto de 2003, o Skype transformou a maneira como as pessoas se comunicam através das fronteiras. Antes do Skype, telefonar para amigos ou familiares no exterior custava muito dinheiro. Hoje, falar com pessoas do outro lado do mundo, ou mesmo fazer videochamadas com elas, é praticamente gratuito.

Google: o mecanismo de busca do Google estreou no final dos anos 90, mas a empresa tornou-se pública em 2004, levando a um crescimento colossal. O Google revolucionou a maneira como as pessoas pesquisam informações online. A cada hora, existem mais de 228 milhões de pesquisas no Google. Hoje, o Google faz parte da Alphabet Inc., uma empresa que oferece dezenas de serviços, como traduções, Gmail, Docs, Chrome e muito mais.

Google Maps: em fevereiro de 2005, o Google lançou seu serviço de mapeamento, que mudou a maneira como muitas pessoas viajam. Com o aplicativo disponível em praticamente todos os smartphones, o Google Maps tornou praticamente impossível se perder. É fácil esquecer que, apenas duas décadas atrás, a maioria das viagens envolvia um extenso planejamento de rotas, com mapas em papel quase sempre necessários ao se aventurar em lugares desconhecidos.

Projeto Genoma Humano: Em abril de 2003, os cientistas sequenciaram com sucesso todo o genoma humano. Através do sequenciamento de nossos aproximadamente 23.000 genes, o projeto lançou luz sobre muitos campos científicos diferentes, incluindo tratamento de doenças, migração humana, evolução e medicina molecular.

YouTube: em maio de 2005, o primeiro vídeo foi enviado para o que hoje é o site de compartilhamento de vídeos mais popular do mundo. Das palestras da Universidade de Harvard sobre mecânica quântica e episódios de TV favoritos aos tutoriais de "como fazer" e vídeos engraçados de gatos, conteúdo quase infinito pode ser transmitido no YouTube gratuitamente.

Grafeno: em 2004, pesquisadores da Universidade de Manchester se tornaram os primeiros cientistas a isolar o grafeno. O grafeno é um alótropo de carbono com a espessura de um átomo que pode ser isolado do grafite. Embora os humanos usem grafite desde a era neolítica, o isolamento do grafeno era anteriormente impossível. Com suas propriedades condutoras, transparentes e flexíveis, o grafeno tem um enorme potencial para criar painéis solares, sistemas de filtragem de água e até defesas mais eficientes contra mosquitos.

Bluetooth: embora a tecnologia Bluetooth tenha sido revelada oficialmente em 1999, foi apenas no início dos anos 2000 que os fabricantes começaram a adotar o Bluetooth para uso em computadores e telefones celulares. Hoje, o Bluetooth está presente em uma ampla gama de dispositivos e se tornou parte integrante do dia-a-dia de muitas pessoas.

Facebook: Desenvolvido pela primeira vez em 2004, o Facebook não foi o primeiro site de mídia social. Devido à sua simplicidade de uso, no entanto, o Facebook rapidamente ultrapassou as outras redes sociais existentes, como o Friendster e o Myspace. Com 2,41 bilhões de usuários ativos por mês (quase um terço da população mundial), o Facebook transformou a maneira como bilhões de pessoas compartilham notícias e experiências pessoais.

Mars Rover: Lançado em novembro de 2011, o Curiosity está procurando sinais de habitabilidade em Marte. Em 2014, o veículo espacial fez uma das maiores descobertas espaciais deste milênio, quando encontrou água sob a superfície do planeta vermelho. O trabalho do Curiosity pode ajudar os humanos a se tornar uma espécie interplanetária em apenas algumas décadas.

Carros elétricos: Embora os carros elétricos não sejam uma invenção do século XXI, foi somente na década de 2000 que esses veículos passaram a ser construídos em larga escala. Os carros elétricos disponíveis comercialmente, como o Tesla Roadster ou o Nissan Leaf, podem ser conectados a qualquer tomada elétrica para carregar. Eles não precisam de combustíveis fósseis para funcionar. Embora ainda sejam considerados uma moda passageira para alguns, os carros elétricos estão se tornando cada vez mais populares, com mais de 1,5 milhão de unidades vendidas em 2018.

Carros sem motorista: em agosto de 2012, o Google anunciou que seus veículos automatizados haviam completado quase 500 mil quilômetros sem acidentes. Embora os carros autônomos do Google sejam os mais populares no momento, quase todos os fabricantes de automóveis criaram ou planejam desenvolver carros automatizados. Atualmente, esses carros estão em fase de testes, mas, desde que a tecnologia não seja prejudicada por regulamentos excessivamente zelosos, os carros automatizados provavelmente estarão disponíveis comercialmente nos próximos anos.

Interior do Model 3, da Tesla: sem volante
Interior do Model 3, da Tesla: sem volante

O Grande Colisor de Hádrons (LHC): com seu primeiro teste realizado em 2013, o LHC se tornou o maior e mais poderoso acelerador de partículas do mundo. É também a maior máquina do mundo. O LHC permite que os cientistas realizem experimentos sobre algumas das teorias mais complexas da física. Sua descoberta mais importante até agora é a partícula de Higgs-Boson. A descoberta dessa partícula dá forte apoio ao "modelo padrão da física de partículas", que descreve a maioria das forças fundamentais do universo.

Coração Artificial AbioCor: Em 2001, o coração artificial AbioCor, criado pela empresa AbioMed, com sede em Massachusetts, tornou-se o primeiro coração artificial a substituir com sucesso um coração humano em procedimentos de transplante cardíaco. O coração artificial AbioCor, ao contrário dos corações artificiais anteriores, não precisa de fios intrusivos que aumentam a probabilidade de infecção e morte.

Impressão 3D: embora as impressoras 3D como as conhecemos hoje tenham começado na década de 1980, o desenvolvimento de métodos de fabricação mais baratos e software de código aberto contribuiu para uma revolução na impressão 3D nas últimas duas décadas. Hoje, as impressoras 3D estão sendo usadas para imprimir peças de reposição, casas inteiras, remédios, membros biônicos e até órgãos humanos inteiros.

Amazon Kindle: em novembro de 2007, a Amazon lançou o Kindle. Desde então, uma infinidade de leitores eletrônicos mudou a maneira como milhões de pessoas leem. Graças aos leitores eletrônicos, as pessoas não precisam carregar pilhas de livros, e autores independentes podem levar suas obras a milhões sem passar por uma editora.

Pesquisa com células-tronco: As células-tronco (ou seja, células básicas que podem se tornar quase qualquer tipo de célula no corpo) estão sendo usadas para cultivar, entre outras coisas, células de rins, pulmões, cérebros e corações. Essa tecnologia provavelmente salvará milhões de vidas nas próximas décadas, pois significa que os pacientes não terão mais que esperar pelos órgãos de doadores ou tomar remédios agressivos para tratar suas doenças.

Foguetes reutilizáveis: em novembro e dezembro de 2015, duas empresas privadas, a Blue Origin (fundada por Jeff Bezos) e a SpaceX (de Elon Musk), pousaram com sucesso foguetes reutilizáveis. Esse desenvolvimento reduz muito o custo de chegar ao espaço e aproxima as viagens espaciais comerciais da realidade.

Edição de genes: em 2012, pesquisadores da Universidade de Harvard, da Universidade da Califórnia em Berkeley e do Broad Institute desenvolveram independentemente uma técnica conhecida como CRISPR. Ela pode ser usada como uma ferramenta de edição de genes para alterar o DNA de um organismo. Ao cortar pedaços de DNA prejudicial, a tecnologia de edição de genes provavelmente mudará o futuro da medicina e poderá eventualmente erradicar algumas das principais doenças.

©2020 FEE. Publicado com permissão. Original em inglês 
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]