i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Fórum Brasileiro de Segurança Pública

Os números sobre a morte de negros pela polícia no Brasil são distorção militante

  • 19/10/2020 19:09
Números sobre mortes de negros: população negra é inflada nas estatísticas
Números sobre mortes de negros: população negra é inflada nas estatísticas| Foto: BigStock

Sempre, sempre que o leitor se deparar com estatísticas acachapantes sobre negros no Brasil, aposte que está lidando com distorção de militante. Agora saiu o relatório de uma ONG chamada Fórum Brasileiro de Segurança Pública segundo o qual 79% dos que morrem em operações policiais são negros. Ao ouvir esse dado tão alardeado, um paranaense, um mato-grossense ou até um paulista achará plausível a ideia de que o racismo cause isso, pois os negros são muito poucos na população. Não sabem, porém, o significado de “negro” no jargão militante. Em 2004, após lobby do movimento negro, o IBGE passou a considerar que “negro” significa o somatório de pretos e pardos.

Como funciona o IBGE 

Classificação racial é algo que nunca fez muito sentido no Brasil, porque aqui somos muitos mestiços. Assim, o censo brasileiro tradicionalmente classifica por cor da pele, sem referência à ancestralidade. Um sarará é branco; o índio puro e o mulato são pardos. Negro, só o bem escuro. O censo do Império trabalhava com cores desde 1849. No Brasil colônia, censos mais localizados tinham termos que variavam de região para região, e que hoje deixam historiadores encafifados – termos como “cabra” para se referir a um biotipo humano.

Desde quando foi  criado, em 1940, o IBGE pergunta ao entrevistado qual a sua cor, em vez de sair com uma tabela cromática usada pelos racistas da época. Desde então, os brasileiros escolhem se autodeclarar pretos, brancos, pardos, amarelos ou indígenas. Estas duas últimas categorias são novas, feitas para caberem os descendentes japoneses e os índios que vivem em tribo.

É claro que alguém com traços indígenas pode se autodeclarar índio, como fez o vice-presidente Hamilton Mourão; mas o habitual na área de maior sangue indígena – a Amazônia – é que os cristãos descendentes de índio, mesmo puros, se declararem pardos, e os índios de reserva ambiental se declararem índios. Assim, no Amazonas 68% da população se declarava parda em 2010, 4% índia e 4% preta.

Em 2004, o IBGE aderiu ao lobby racialista, e resolveu criar a categoria de negros, que consiste no somatório dos autodeclarados pretos aos autodeclarados pardos. Dizia-se que falta consciência aos afrodescendentes para reconhecer a própria negritude, de modo que cabia ao burocrata retificar as autodeclarações por meio desse expediente que apaga o caboclo. Que a autodeclaração gera distorções, é verdade. Mas nenhum expediente foi tomado contra os pardos que se autodeclaram brancos: todo o interesse é o de inflacionar os negros.

Ao cabo, isso serviu para transformar os negros – que hoje são só 9,4% da população brasileira – em maioria (56,2%) do Brasil. E isso municiou os militantes de sempre para clamar por cotas raciais para negros, as quais são preenchidas após comparecimento num tribunal racial composto por militantes do movimento negro. O moreno que se declara pardo comparece, é recusado pelos militantes, e depois tem a sua cara estampada em jornais como falsário que quis se passar por negro. O jornalismo, amiúde engajado nas pautas identitárias, nunca esclarece que o tribunal racial usa um conceito novo e muito contraintuitivo de “negro”.

No relatório não tem pardo 

No relatório da ONG, as categorias raciais são negros, brancos, amarelos e indígenas. Sem pardo. Logo, ficamos sabendo que “negro” é usado segundo o jargão militante.

O relatório mete até George Floyd no meio. Cito-o: “A morte de George Floyd, em maio de 2020, reacendeu o debate sobre letalidade policial e racismo nas instituições policiais não só nos Estados Unidos, mas também no mundo. No Brasil, casos como o de João Pedro, Mizael e Rogério somam-se às recentes vítimas de intervenções policiais com resultado morte no país, cujo perfil, majoritariamente formado por jovens, negros e do sexo masculino, deve ser considerado enquanto evidência na formulação de políticas públicas de segurança e de controle do uso da força.” Os casos aludidos são o de um mulato de 14 anos morto em São Gonçalo numa operação trapalhona feita prender um traficante, um moreno claro de apenas 13 anos morto dentro de casa em uma cidadezinha do interior do Ceará dominada por traficantes que mandaram fechar o comércio por dias  e um outro moreno claro de 19 anos morto por não querer parar numa abordagem policial no bairro paulistano de Sacomã. Este último estava de capacete, e era impossível o policial ver a sua cor. De todos, o único que poderia ir para um tribunal racial sem medo de ser feliz é o fluminense.

Quem faz a classificação do morto? As secretarias de segurança pública de cada unidade federativa? Mas elas usam todas o mesmo critério? Ao registrar BO, a polícia baiana me considera parda. Certa feita perguntei como é a classificação, e o policial explicou que o procedimento da polícia baiana é considerar todo mundo pardo, a menos que seja um gringo ou um negro bem negro. Se o mesmo critério do BO é usado no óbito, ignoro. Não há nenhum esforço da parte dos pesquisadores em esclarecer quais sejam os critérios adotados.

Na verdade, nem sempre os dados do relatório são das secretarias estaduais, que em algumas tabelas sobre violência estão substituídas pelos do “Monitor da Violência, elaborado pelo G1, em parceira com o Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo (NEV-USP) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.” Ou seja, a ONG, em parceria com a Globo, subsidia a própria ONG com dados, em detrimento dos órgãos estaduais.

Cota racial pra morto 

Diz o relatório da ONG: “No que tange à raça/cor, 79,1% das vítimas de intervenções policiais que resultaram em morte eram pretas e pardas, indicando a sobrerrepresentação [sic] de negros entre as vítimas da letalidade policial. Este percentual é superior à média nacional verificada no total das mortes violentas intencionais, em que 74,4% de todas as vítimas são negras. É de destacar que padrão similar foi encontrado entre os policiais vítimas de homicídio e latrocínio, sendo que 65,1% dos agentes de segurança assassinados no último ano eram pretos e pardos.”

Qual é o grande problema apontado? A desproporção entre a quantidade de negros (pretos + pardos) mortos e a quantidade de negros (negros + pardos) no Brasil! Os “negros” são 56,2%, daí serem “sobrerrepresentados” nos números citados (79,1%, 74,4% e 65,1%). Tudo se passa como se o real problema da população não-branca no Brasil fosse a pouca morte de brancos, uma vez que, para corrigir a “sobrerrepresentação” dos não-brancos, basta matar mais brancos.

As cores dos brasileiros variam pelas regiões 

Os dados nacionais de cor mais recentes e detalhados por área no IBGE têm somente as categorias preto, pardo e branco. O maior grupo estatístico é o de pardos, com 46,8%. Três regiões do Brasil têm maioria parda: o Norte (72,2%), o Nordeste (62,5%) e o Centro-Oeste (53,4%). O Sul é a única região com maioria branca (73,2%), mas o Sudeste tem os brancos como o maior grupo, constituindo 50,0% da população. O próprio Sudeste tem uma diversidade interna muito grande, já que apenas o estado mais populoso, São Paulo, tem maioria branca (57%), enquanto que o Espírito Santo tem maioria parda (50,4%). Minas Gerais e o Rio de Janeiro não têm nenhum grupo majoritário.

Os pretos não são maioria em nenhuma região ou estado. A região com a maior proporção de pretos é o Nordeste (11,9%), e a única unidade federativa do Brasil com mais pretos do que brancos é a Bahia (cuja maioria, no entanto é parda). Populosa, a Bahia puxa pra cima a média de negros do Nordeste, assim como São Paulo puxa a de brancos do Sudeste.

Um estado de maioria parda, o Espírito Santo, já foi dos mais violentos do país, e deixou de ser. Essa mudança se deu com a ação de burocratas racialistas, ou com coisas práticas, tais como a tomada do controle dos presídios e o combate a criminalidade?

Os estados da Amazônia, agora, têm taxas altíssimas de violência. Chegaram à área as facções narcotraficantes para se somar aos antigos conflitos de índios, posseiros e grileiros. A FDN surge, disputa novas rotas de cocaína, banha a floresta de sangue, mas ativistas tarados por raça insistem em pegar os “negros” pardos da Amazônia e colocá-los na conta do racismo estrutural. Bom pra pedir cota depois.

O relatório da ONG até toca no assunto do narcotráfico, menciona o escândalo de André do Rap, e cita grandes operações da PF de apreensão de drogas. Por que boa parte da imprensa resolve aderir à narrativa interesseira de militante, é um mistério.

Até porque, se as mortes desproporcionais de “negros” provam o racismo estrutural, então deveríamos concluir que o Brasil é estruturalmente misândrico. Se os homens eram 48,9% dos brasileiros em 2019, e foram 91,2% dos que tiveram morte violenta, só poderíamos concluir que estão “sobrerrepresentados”, e que vivem oprimidos pelo machismo estrutural. Nada que uma epidemia de feminicídio não resolva, se for a proporção que importa.

55 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 55 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    Ricardo Maia

    20/10/2020 16:11:27

    Ainda bem que existem jornalistas que buscam se ater aos fatos, e lograram êxito em escapar do ativismo político. Você Bruna honra a profissão e nos faz ter mais esperanças em relação a mídia no futuro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • P

      Pedro

      20/10/2020 14:52:17

      Muito bom!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        João Martins Donizete

        20/10/2020 14:47:41

        No meu pensar só de ser ONG aqui no Brasil já desconfio. Essa praga depois do governo pária do FHC em diante isso e sindicatos contam-se aos milhares. E o papo é sempre o mesmo. Ajudar os mais necessitados, os pobres, os negros, o meio ambiente. Ou seja transita em tudo numa generalidade abrangente num só objetivo arrecadar dinheiro e doações para "suprir" os idealizadores e esses com a mídia mainstream fazer barulho do tipo do objeto de estudo muito bem esclarecido pela articulista de ser o mais puro engodo. Há exceções? Sim. Mas, são exceções.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • P

          Paulo Roberto Pinheiro

          20/10/2020 14:40:48

          É isso aí Bruna, fala-se muito no alto percentual de negros e pardos entre as vítimas de assassinatos. Alguém já procurou saber qual é a percentagem de negros e pardos entre os autores desses assassinatos?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • S

            sansão

            20/10/2020 14:38:41

            gripezinha, a terra é plana ,etc,etc. esse governo mente que nem sente e recruta gente para disseminar essas coisas, gente perigosa como essa bruna.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            1 Respostas
            • E

              Eduardo

              20/10/2020 17:29:44

              Perigosa para quem gosta de viver no mundo da fantasia socialista

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

          • P

            Paulo Roberto Leal Vardana

            20/10/2020 14:13:52

            Belissimo artigo. Parabéns a autora. Desnuda a farsa dos números apresentados com o único propósito de distorcer a realidade.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • R

              Renato dos Santos Taborda

              20/10/2020 13:45:04

              É evidente que qualquer excesso de autoridades deve haver responsabilidade, no entanto potencializam muito a questão étnica, considerando que em nosso país a maioria tem pele escura, o que as pessoas devem avaliar é a conduta errada prática não a COR das pessoas, dessa forma nunca iremos superar questões do passado que a maioria de hoje não tem nada haver.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                Meg Litton

                20/10/2020 13:27:22

                Não tem muita lógica esta "estatística": se a maioria da população é negra, então os policiais seriam negros também... É ridículo o critério de estabelecer que os mortos são negros e os policiais, brancos...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                1 Respostas
                • M

                  Marco Polo

                  20/10/2020 13:44:41

                  Perfeito, fora o fato de que os policiais não saem da classe média nem da esquerda caviar daqui do Rio , como exemplos, saem justamente dos extratos mais pobres da sociedade, do meio de onde, atualmente e depois de Brizola, o Estado se viu obrigado a não botar as mãos nos traficantes como devia e, caso isso aconteça, o nosso amado STF os livra!

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • M

                Marco Polo

                20/10/2020 13:23:59

                Essa distinção só interessa aos inescrupulosos que se esforçam para nos manter divididos e assim poderem criar verdadeiros grupos, tais como sindicatos, de cada segmento da divisão. Como consequência, a imprensa tem matéria, os artistas tem motivos, os cientistas sociais, filósofos e similares idem, bem como os acadêmicos para fazerem suas teses e pós graduação. É interesse de inescrupulosos se aproveitando da maior parte de ignorantes do País demonstrando, inequivocamente, a falta de instrução promovida sistematicamente pelo MEC em prol da doutrinação marxista. O MEC é o Ovo da Serpente, enquanto se mantiver com sua base de funcionários públicos marxista, o Brasil continuará tropeçando!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • C

                  CAMILO NUNES

                  20/10/2020 13:20:28

                  Só não mencionam que os policiais também são, em grande maioria, negros ou pardos...

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  1 Respostas
                  • J

                    João Mauricio

                    20/10/2020 16:41:23

                    Grande maioria? Doa que morrem ou dos que matam? Pois nas corporações eles não são a grande maioria não. esclarece melhor o seu ponto de vista Camilo.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                • K

                  Klin

                  20/10/2020 13:11:27

                  O que eu posso dizer? Estatísticamente no Congo, no Zaire . Ruanda etc, etc... A maioria absoluta das mortes violentas são de negros e por negros. Porque será? Estatísticas fidedignas não mentem. Mais de 60% da população brasileira se declara negro ou pardo. Então é óbvio que morrem mais negros e pardos do que brancos, amarelos, azuis etc, etc...Existem muitos outros parâmetros, além da pigmentação da pele que influenciam nas mortes violentas.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • R

                    Renata de Paula Xavier Moro

                    20/10/2020 13:07:38

                    Sugiro a leitura do livro Uma Gota de Sangue, de Demétrio Magnoli. Com a evolução do conhecimento do genoma humano, os conceitos tradicionais de “raça” estão caindo por terra. Independente de onde ou como o conceito de “negro” é usado, como enquadrar tantas nuances de cor de pele que temos nesses rótulos que se baseiam no fenótipo? Usando uma paleta de cores oficial? Medindo o percentual de melanina? E como fica o ingresso na Universidade do branco pobre que existe no sul e sudeste do Brasil? Esses são duplamente excluídos: por serem pobres e não terem acesso a uma educação de qualidade, e por serem brancos e ficarem de fora das cotas.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      mup

                      20/10/2020 12:52:38

                      Bruna, que belo artigo. Valente, preciso e convincente¹ A lamentar, apenas o fato de serem poucas as folhas da mídia impressa que abordem - sem militância como alerta você¹ - mais um dos mitos forjados ao longo da dominação da esquerda. Lamentável também que o próprio IBGE se curve e aceite legitimar uma gritante distorção da nossa etnia.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        jose rodorval ramalho

                        20/10/2020 12:31:34

                        Essa é a farsa que devemos desconstruir, a manipulação estatística, antes de qualquer outra. Mais uma vez, a menina baiana acertou.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • K

                          Kátia Fraga

                          20/10/2020 12:18:11

                          O pior é que até as secretarias de segurança pública, acredito, estejam tomadas por ideólogos que compram essa ideia de racismo estrutural. Aqui em MG é item obrigatório colocar a cor da vítima e até de testemunhas, mas não do autor e grande parte dos crimes é cometida por negros ou então tem branco se pintando de negro para cometer crimes. Sem falar que os policiais, em 99% dos casos colocam pardo na cor do sujeito. Branco ou negro só se for bem característico.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Maquiavel

                            20/10/2020 12:14:55

                            Parabéns pelo artigo! O mimimi esquerdista já encheu o ****

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • M

                              Maquiavel

                              20/10/2020 14:07:26

                              Nossa, agora a censura cai em cima de palavras comuns??? Se eu falar s a c o de cimento vai ser censurado?? O dia que esquerdista trabalhar na GP cancelo minha assinatura

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • M

                            Marcelo E L

                            20/10/2020 12:07:23

                            Vixi!!! Vai ser metralhada pela militância! Vai ser acusada de racismo por este artigo... PARABÉNS! Muito bom o artigo!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • P

                              Paulo

                              20/10/2020 12:05:01

                              Pouco importa a cor. A afirmação singela de que essa ou aquela raça morre mais em confrontos quer dar a impressão que a polícia sai atirando a esmo pela cor, seja num restaurante, numa loja pu num lugar qualquer. Se é bandido, que morra de uma vez ou querem fazer igual ao Marco Aurélio? que só faltou mandar um buque de rosas ao amigo André...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • P

                                Pedro Silva

                                20/10/2020 11:40:59

                                Apesar da militância de boteco, pensei que viria algum argumento decente.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                2 Respostas
                                • K

                                  Kátia Fraga

                                  20/10/2020 12:10:58

                                  É difícil mesmo interpretar corretamente números, estatísticas, dados... Imagina se você ia conseguir entender os argumentos.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • S

                                  Senor Rodriguez

                                  20/10/2020 12:07:01

                                  Acho que vc não entendeu...

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • D

                                Demetrius Giovanni Santos Pessanha Soares

                                20/10/2020 11:35:59

                                A pergunta q nao quer calar (e q provavelmente so faz sentido num país extremamente ressentido racialmente como o nosso) é: "'moreno médio' está mais para branco ou para negro? 'Moreno medio' é algo entre mulato e branco?". SENHORA INSPETORA DE PELES, TENHO UMA MANCHA DE NASCENÇA RELATIVAMENTE SUTIL NO BRAÇO ESQUERDO A QUAL COMEÇA NO MEU OMBRO E SE ESTENDE ATÉ A EXTREMIDADE INTERNA DO MEU PULSO DIVIDINDO COM IGUAL PERFEIÇÃO MEU BRAÇO EM DUAS CORES DISTINTAS. OLHANDO PARA MEU BRAÇO É POSSÍVEL DISTINGUIR SE A SUPRACITADA MANCHA É A COR MAIS CLARA OU A COR MAIS ESCURA? O dia q alguma ONG se interessar pelo meu caso particular favor entrar em contato no meu e-mail.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • H

                                  Henrique Barros

                                  20/10/2020 11:34:07

                                  Que texto massa! Meus parabéns. Tem coisas (boas) que a gente só consegue achar na Gazeta do Povo.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • T

                                    Thiago

                                    20/10/2020 11:06:41

                                    Excelente artigo. Lembrou-me o Não Somos Racistas, do Ali Kamel. Mas salvo engano o termo cabível lá pelo final, onde se lê "misógeno" seria "misândrico". Misandria é ódio patológico aos homens, enquanto misoginia é o mesmo ódio dirigido às mulheres. A imensa quantidade de mortes violentas de homens, e a subrepresentação das mulheres no nosso sistema carcerário podem ser indicativo de que a sociedade brasileira é misândrica, mas não de que ela seja misógena.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • W

                                      wilmar scoz

                                      20/10/2020 11:00:23

                                      Belo artigo. Tem que se desmontar as ideologias de grupos. Esse tem por objetivo ganhar poder, dominar e obter privilégios. Falsificam dados e, distorcem conceito para seu próprio benefício. Pior é que políticos cegos, para obterem votos, cedem as chantagem e manipulações do movimento dos negros. As cotas é racismo legalizado, promovido pelo estado.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • E

                                        Eduardo Carvalho

                                        20/10/2020 10:58:07

                                        Excelente! Excelente mesmo! Só apareceu um maluquinho até agora reclamar!

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • D

                                          DENISSON HONORIO DA SILVA

                                          20/10/2020 10:57:39

                                          Bruna, pensei a mesma quans os tais iluminados e militantes apresantaram os daoss estatisticos sobre policiais mortos negros. Fiquei observando os comentarios. Todos hipocritas e de nenhuma profundidade. Estava aguardando alguem dizer que os numeros indicavam que os negros eram cooptados para matar negros para provocar a limpeza etnica e também sendo salarios mais baixos era o que sobrava para essa pobre raça fazer esse trabalho sujo. Meu Deus. Aonde vamos parar. Fiquei fuçando os numeros sobre os estados do sul e não achei. Os numeros não batem. Por que categorizar pardos como negros? Não demorará muito, todo o pais será pardo. E daí faz como?

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • K

                                            Kátia Fraga

                                            20/10/2020 12:20:44

                                            pardo é a carta na manga: se for como vítimas de policiais ou de discriminação, os pardos inflam os números de negros; se for como autores de crimes, os pardos entram na conta dos brancos.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • A

                                          Admar Luiz

                                          20/10/2020 10:57:23

                                          Uma boa pergunta: Por que cargas d'água a imensa maioria de jovens - e não tão jovens - morrem em conflitos com a polícia ou vão presos? Oras, porque delinquem. É culpa do branco, da polícia, do governo, da sociedade? Ou é a propensão para o crime? E o livre arbítrio? Ser pobre lhes dá o direito de roubar, matar? Fazemos escolhas. E somos responsáveis por elas. Para bem ou para o mal, né não?

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            Maria Lúcia Maranhão Bezerra

                                            20/10/2020 10:50:03

                                            25 % da cor da pele talvez se deva à variabilidade de apenas um único gene , SLC24A5. A cor da pele não é biologicamente diferença nenhuma e raça, neste contexto, não existe.O desafio é alcançarmos a plasticidade de " desver" a cor da pele entre nós, irmãos

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • A

                                              Admar Luiz

                                              20/10/2020 10:49:43

                                              Quem bom que temos uma Bruna para botar as coisas nos devidos lugares, né? Os tais negros, que essa cambada fala, na realidade são os pardos. O Brasil é pardo. Ponto final. A maioria dos que morem, dos que estão na prisão, não são negros, repito, são pardos. Oras, inflam as estatísticas, chamando-os de negros, para depois saírem por aí a gritarem que o Brasil é racista e sei lá mais o quê. Pura pilantragem para o discurso do "ódio do bem" e cotas para minorias identitárias.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • L

                                                LUIZ FERNANDO DE FREITAS SALDANHA

                                                20/10/2020 10:37:50

                                                Opa! Um artigo que não segue a bunda da vaca da frente, parabéns!

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • N

                                                  Nm

                                                  20/10/2020 10:35:55

                                                  Bandido é bandido seja qual seja sua cor... bandido bom é bandido morto.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • D

                                                    Diz

                                                    20/10/2020 10:33:15

                                                    Antes o bandido do que eu. Não me interessa se é escuro, cor de rosa ou azul.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • C

                                                      Carlos Tadeu Furquim

                                                      20/10/2020 10:29:34

                                                      Os ativistas que sempre querem levar vantagem em tudo. Parabéns pela coragem em dar nomes aos bois.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • M

                                                        Márcio

                                                        20/10/2020 10:26:58

                                                        Não creio que seja um mistério esta narrativa militante da imprensa. Alguns poucos anos atrás minha filha se formou em jornalismo (UFMG), a paraninfa da turma, uma de suas professoras, lembrou aos formandos, em seu discurso, que eles tinham fundamentalmente uma função revolucionária! Terminou seu discurso com um "FORA TEMER"! É isto que passa na cabeça destes jovens bocós de grande parte da imprensa - somos profissionais da revolução.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • M

                                                          Márcio

                                                          20/10/2020 10:26:07

                                                          Não creio que seja um mistério que esta narrativa de imprensa. Alguns poucos anos atrás minha filha se formou em jornalismo (UFMG), a paraninfa da turma, uma de suas professoras, lembrou aos formandos, em seu discurso, que eles tinham fundamentalmente uma função revolucionária! Terminou seu discurso com um "FORA TEMER"! É isto que passa na cabeça destes jovens bocós de grande parte da imprensa - somos profissionais da revolução.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • M

                                                            Márcio

                                                            20/10/2020 10:25:04

                                                            Não creio que seja um mistério que a narrativa de imprensa seja um mistério. Alguns poucos anos atrás minha filha se formou em jornalismo (UFMG), a paraninfa da turma, uma de suas professoras, lembrou aos formandos, em seu discurso, que eles tinham fundamentalmente uma função revolucionária! Terminou seu discurso com um "FORA TEMER"! É isto que passa na cabeça destes jovens bocós de grande parte da imprensa - somos profissionais da revolução.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • E

                                                              Eduardo Oliveira

                                                              20/10/2020 10:17:46

                                                              Todo negro e todo pardo é considerado negro em todo o mundo, menos na bolhinha da Bruninha. Bruninha, aliás, que tal saber o que o ocidente considera ser white. Dica: nem você é ;)

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              3 Respostas
                                                              • L

                                                                LSB

                                                                20/10/2020 13:21:57

                                                                Nenhum lugar no mundo é tão miscigenado qto o Brasil, portanto NÃO FAZ O MENOR SENTIDO utilizar critérios adotados em “todo mundo”. Saia vc da sua bolha progressista, papagaio!

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                              • S

                                                                Senor Rodriguez

                                                                20/10/2020 12:11:51

                                                                Então por que razão os tribunais raciais, que deliberam quem pode ou não aproveitar as cotas, tem uns "critérios" diferentes? E a moça que não foi aprovada pelo tribunal racial porque "era bonita demais"? Descansa militante.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                              • T

                                                                Thiago

                                                                20/10/2020 10:32:49

                                                                Considerado pardo na hora de criar e citar estatísticas. Na hora de desfrutar dos privilégios neo-feudais "conquistados" com o uso político dessas estatísticas a "negritude" dos pardos depende (aqui no Brasil) do humor da aristocracia negra. Aí atrizes pardas são impedidas de representar papeis por não terem melanina suficiente na pele, e irmãos gêmeos podem cair em categorias opostas quanto ao direito à cota. O mundo é muito grande, coisa demais nele para um "no mundo todo" ter muita chance de ser válido.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                            • R

                                                              RPM

                                                              20/10/2020 10:04:56

                                                              Agora vão querer também estabelecer cotas para preto morto?

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • I

                                                                IvoHM

                                                                20/10/2020 9:48:49

                                                                Comentei ontem, em outra matéria da Gazeta: "Se analisarem esses dados por região, e não pelos dados absolutos, verão que na Região Sul é maior o número den mortes de jovens brancos. Sabem por quê? Pelo fato de serem estes a maioria da população nesta porção do País. Ou seja, na verdade, morrem BANDIDOS, não importa a cor." Parabéns, Bruna, pela coragem.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • M

                                                                  Mirtão

                                                                  20/10/2020 9:17:05

                                                                  Vitimistas.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • J

                                                                    Jeremias Mariano

                                                                    20/10/2020 9:13:54

                                                                    O artigo esclarece bem as distorções que são apresentadas na mídia. Esclarece com estatística esse tema tão polêmico. Mostra como o IBGE e outros órgãos não tem critérios mais científicos. Parabéns!

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • Á

                                                                      Álvaro

                                                                      20/10/2020 9:12:09

                                                                      Excelente. Parabéns à articulista.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • A

                                                                        ABD58

                                                                        20/10/2020 5:52:45

                                                                        Bem explicado, refutando com número, realidades regionais e fatos, toda narrativa dos militantes.

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • J

                                                                          João Carlos Carvalho

                                                                          20/10/2020 5:27:03

                                                                          Essa Bruna é maravilhosa e corajosa em seus artigos ! Sempre escreve verdades e desmitifica as mentiras dos esquerdistas ! Meus parabéns ! Cada dia eu tenho mais prazer em ler a Gazeta do Povo !

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • F

                                                                            F.Neto

                                                                            20/10/2020 3:12:44

                                                                            Corajosa. Vai se indispor com muitos colegas, incluindo a Maria do Rosário II.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • L

                                                                              LSB

                                                                              20/10/2020 2:48:06

                                                                              Excelente artigo!!! Parabéns!

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              Fim dos comentários.