• Carregando...
A liberdade de expressão está sob ataque, mas parece que começamos a ver uma pequena, porém firme, reação a essa ofensiva
A liberdade de expressão está sob ataque, mas parece que começamos a ver uma pequena, porém firme, reação a essa ofensiva| Foto: Imagem de <a href="https://pixabay.com/pt/users/tama66-1032521/?utm_source=link-attribution&amp;utm_medium=referral&amp;utm_campaign=image&amp;utm_content=4170449">Peter H</a> por <a href="https://pixabay.com/pt/?utm_source=link-attribution&amp;utm_medium=referral&amp;utm_campaign=image&amp;utm_content=4170449">Pixabay</a>

Meio século atrás, os progressistas costumavam defender a liberdade de expressão ilimitada, criticando os conservadores por seu tradicionalismo alegadamente cego. Eles se gabavam de obliterar fronteiras outrora normais na arte, música e literatura para permitir nudez, profanação, sexualidade e clichês antiamericanos.

Agora?

A esquerda é vitoriana — cada vez mais puritana, regressiva e hipersensível. Mesmo a censura totalitária e a queima de livros estranhamente se tornaram parte de seus métodos por todos os meios necessários.

Na Universidade da Califórnia, em Berkeley, a professora Grace Lavery ficou tão indignada com o último livro da autora Abigail Shrier, Irreversible Damage: The Transgender Craze Seducing Our Daughters, que foi muito além dos apelos usuais para proibir a obra. Lavery defendeu a queima do livro de Shrier.

“Eu encorajo os seguidores a roubar o livro de Abigail Shrier e queimá-lo em uma pira”, Lavery tuitou no mês passado.

O autoproclamado cão de guarda do liberalismo, a American Civil Liberties Union, interveio para defender a liberdade de expressão?

Não. Em vez disso, um funcionário da ACLU jogou gasolina na fogueira.

“Parar a circulação deste livro e dessas ideias é 100% uma causa pela qual morrerei”, twittou Chase Strangio, o vice-diretor da ACLU para justiça transgênero.

Observe todos esses verbos humanitários melodramáticos, como "roubar", "queimar" e "morrer".

Funcionários da filial canadense da Penguin Random House confrontaram recentemente a administração sobre a publicação do novo livro do libertário Jordan Peterson, Beyond Order, uma sequência de seu best-seller anterior 12 Regras Para a Vida: Um Antídoto para o Caos.

Quais foram suas objeções ao livro? Peterson, que criticou a noção de privilégio branco e afirma que a masculinidade está sob ataque, foi acusado de "supremacia branca", "discurso de ódio" e "transfobia". Estes são simplesmente sinônimos de nossa geração para os rótulos de bicho-papão de seus predecessores "herege", "bruxa" e "comunista".

Amazon, Facebook, Google e Twitter são mais refinados em suprimir livros, filmes, comunicações e ideias de que não gostam — e também não querem que outros gostem.

O autor Alex Berenson publicou uma série de panfletos na Amazon que oferecem uma visão divergente sobre a eficácia dos lockdowns contra coronavírus. De repente, a Amazon bloqueou seu investimento mais recente — pelo menos até que a pressão pública forçou a empresa multibilionária a ceder.

A Amazon fez algo semelhante ao colega sênior da Hoover Institution, Shelby Steele, recusando-se a transmitir seu documentário "What Killed Michael Brown?" sobre o tiroteio fatal de Brown em 2014 pela polícia em Ferguson, Missouri, e as relações raciais na América. Mais uma vez, a indignação pública forçou a empresa a recuar do que parece ser um esforço sistemático e ideologicamente dirigido para interromper a disseminação de livros e filmes que não promovem a causa progressista.

Observe o padrão. Editoras e plataformas não estão argumentando que esses livros e filmes são medíocres. Afinal, eles concordaram inicialmente em publicar ou divulgar todos eles.

Seus fracassos subsequentes surgem da pressão fundamentalista progressista do tipo usado pela mídia social para desmoralizar e cancelar políticas e ideologias indesejáveis.

Portanto, a Primeira Emenda da nação antes mais livre do mundo está em coma. Desta vez, seus inimigos não são homens da Klan encapuzados que procuram intimidar afro-americanos ou teóricos da conspiração de direita que estão erradicando supostos comunistas.

Não, os culpados são os progressistas e as elites de esquerda no setor editorial, na mídia, no Vale do Silício, na academia, no entretenimento e no governo. Eles têm tanta falta de confiança na lógica e na capacidade de persuasão de seus próprios argumentos que, com medo, tentam cada vez mais banir tudo o que os incomoda.

O clássico To Kill a Mockingbird e outros livros sobre questões raciais foram banidos do currículo no Burbank Unified School District, na Califórnia, no mês passado.

A esquerda não se opôs apenas à nomeação do juiz da Suprema Corte Brett Kavanaugh; procurou destruir sua carreira e reputação por meio de difamações.

Os professores da Universidade de Stanford perseguiram o colega da Hoover Institution e especialista em saúde pública Dr. Scott Atlas. Seu crime aparente foi alertar o presidente Trump que bloqueios e quarentenas poderiam causar mais danos do que o próprio Covid-19. Atlas renunciou ao cargo de conselheiro de Trump para o coronavírus no início desta semana.

Os esforços para censurar, cancelar, desacreditar ou destruir o trabalho de qualquer pessoa com pontos de vista contrastantes são canonizados pelas ricas e poderosas elites de esquerda e suas instituições.

À maneira orwelliana, eles redefiniram ser iliberal e vingativo como sendo conscientes, iluminados e progressistas - e para o bem público, não para seus próprios interesses.

É irônico que os espíritos aliados dos progressistas de hoje não sejam Sócrates, Galileu e Harper Lee, mas a multidão ateniense, Joseph McCarthy e o Talibã.

No passado e no presente, todos esses fanáticos e assassinos do caráter disfarçaram sua intolerância com a pretensão de que estavam promovendo a verdade destruindo-a.


0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]