• Carregando...
Rami Malek, Olivia Colman, Regina King and Mahershala Ali vencedores dos prêmios para atores do Oscar 2019; a Academia incluirá critérios de “diversidade” para o prêmio de melhor filme.
Rami Malek, Olivia Colman, Regina King and Mahershala Ali vencedores dos prêmios para atores do Oscar 2019; a Academia incluirá critérios de “diversidade” para o prêmio de melhor filme.| Foto: Starfrenzy/Bigstock

Contar uma história interessante, por meio da atuação de ótimos atores guiados pelas mãos de um excelente diretor, embalados por uma trilha sonora envolvente e uma fotografia impactante pode não ser mais suficiente para que um filme ganhe um Oscar.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas vai passar a exigir que os candidatos ao prêmio de Melhor Filme cumpram “pré-requisitos de diversidade” – na prática, isso interfere na liberdade de ação dos estúdios e na criação dos roteiristas, que terão de se preocupar mais com a presença de representantes de “minorias étnicas” do que com a criação de um bom enredo cinematográfico.

A medida faz parte da campanha Academy Aperture 2025, que é descrita pelos organizadores do Oscar como “a próxima fase na iniciativa de equidade e inclusão da Academia, alavancando os esforços contínuos da organização para promover a inclusão na indústria do entretenimento e aumentar a representatividade de seus membros na maior indústria cinematográfica.”

A Academia criou quatro critérios de inclusão e diversidade, dos quais dois precisarão ser cumpridos integralmente a partir da premiação do Oscar de 2024. O primeiro dos quatro critérios chama-se “Representação na Tela, Temas e Narrativas”, e exige dos produtores do filme a presença de protagonistas ou coadjuvantes que sejam de uma “raça ou etnia sub-representada”.

Para detalhar quais seriam essas raças, a Academia escolhe a infame língua do X para citar a hispânica ou “latinx”. Nativos do Alaska, do Oriente Médio ou de alguma ilha do Pacífico também são bem-vindos, assim como asiáticos, negros, indígenas, povos do norte da África, havaianos e quaisquer outros que se sintam na mesma condição de estar sub-representados nas telas.

Se não quiser mostrar um protagonista seguindo esses parâmetros, os produtores então precisam garantir que o elenco como um todo conte com pelo menos 30% de integrantes que sejam deficientes físicos, surdos, mulheres, representantes de grupos étnicos ou raciais (sem especificar aqui quais etnias estariam contempladas) ou pessoas LGBTQ+.

Se a escolha não for mexer nos atores, então o que precisa mostrar diversidade é a história principal do filme, que precisa ser centrada nesses mesmos grupos identitários.

A partir do segundo critério, “Liderança Criativa e Equipe de Projeto”, todos os outros três são focados nos bastidores da produção. Pelo menos duas das posições de chefia em categorias como direção de elenco, fotografia, composição, design de figurino, direção, edição, maquiagem, produção e design de produção, cenografia, som, supervisão de efeitos sonoros e roteiro precisam cumprir o mesmo critério de diversidade.

Estarão liberados de mudar as posições de chefia e os atores quem garantir que pelo menos 30% da equipe que trabalha por trás das câmeras siga as determinações de inclusão.

A contratação de estagiários e aprendizes e a oferta de treinamentos aos integrantes dos mesmos grupos identitários é a base do terceiro critério, “Acesso à Indústria e Oportunidades”.

Por fim, o quarto critério, “Desenvolvimento do Público”, cobra dos produtores dos filmes a presença de representantes dessas minorias nas áreas de marketing, publicidade e distribuição.

A Academia garante que nas outras categorias não serão feitas exigências de inclusão ou diversidade. Mas aqueles que, sendo de outras categorias – Melhor Animação, Melhor Documentário e Melhor Filme Estrangeiro –, ainda podem concorrer ao prêmio de Melhor Filme serão tratados separadamente. Ainda não há detalhes sobre como será esse tratamento diferenciado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]