• Carregando...
O número de sem-tetos aumenta em níveis alarmantes em Los Angeles, e esse é apenas um dos problemas.
O número de sem-tetos aumenta em níveis alarmantes em Los Angeles, e esse é apenas um dos problemas.| Foto: Ulu_bird/Bigstock

Minha família e minha empresa estão deixando a Califórnia.

É de partir o coração.

Meus pais se mudaram para a Califórnia há quatro décadas. Eu cresci aqui. De 33 dos 36 anos que já passei neste planeta, vivi aqui.

Eu nasci no Hospital St. Joseph's em Burbank; frequentei o ensino fundamental na Escola Edison Elementary; fui para a faculdade na UCLA. Eu co-fundei uma grande empresa de mídia aqui em Los Angeles, com 75 funcionários. Conheci minha esposa aqui. Todos os meus três filhos são californianos nativos.

Este é o estado mais bonito do país. O clima é incrível. O cenário é fantástico. As pessoas são em sua maioria bastante acolhedoras, e há uma enorme quantidade de coisas para se fazer.

E nós estamos indo embora.

Estamos partindo porque toda a parte boa da Califórnia vem sendo constantemente corroída — e, de repente, tudo entrou em colapso. Enquanto isso, o custo de tudo na Califórnia vem aumentando constantemente — e, de repente, os preços dispararam.

Quando uma doença terrível vai se alastrando aos poucos, pode ser bem difícil de ser detectada, mas quando tudo começa a ruir e a destruição parece total, torna-se óbvio que a doença é fatal. É assim com a Califórnia, onde a má governança transformou um paraíso em uma distopia crescente.

Eu tinha 11 anos quando minha família se mudou para North Hollywood. Vivíamos em um bairro no subúrbio, seguro e limpo. Sim, Los Angeles tinha sérios problemas de crime e habitação, com muitas pessoas sem-teto, mas esses eram problemas relegados a alguns poucos locais da cidade — problemas que, com boa governança, pensávamos, poderiam eventualmente ser curados. Em vez disso, o governo permitiu que esses problemas entrassem em uma verdadeira metástase.

A degradação de Los Angeles

Em 2011, o condado de Los Angeles contava com menos de 40.000 desabrigados; a partir de 2020, esse número subiu para 66.000. Áreas suburbanas tornaram-se locais de acampamentos de sem-teto. Quase todos os viadutos da cidade viraram espaços repletos de tendas e barracos; a cidade, no ápice de sua gentileza, disponibilizou banheiros químicos nesses locais como forma de tentar reduzir a possibilidade de propagação da Covid-19.

A polícia é proibida, na maioria dos casos, de lidar com esses transeuntes ou até mesmo mexer no seu lixo. Quase todos os espaços públicos de Los Angeles se tornaram lixeiras a céu aberto, repletas de agulhas e lixo. As áreas mais bonitas de Los Angeles, da praia de Santa Mônica ao meu subúrbio, estão totalmente destruídas.

Meus filhos testemunharam pessoalmente o uso de drogas, pessoas urinando em público e outras andando sem roupas pelas ruas. Aos saqueadores parece que lhes foi dada autorização para reinarem livremente no meio da cidade durante os motins do Black Lives Matter; a Rodeo Drive é fechada à uma hora da tarde, e os cidadãos enfrentam toque de recolher a partir das 18h.

Para combater essa situação, os governos locais e estaduais têm brincado com as estatísticas, reclassificando as ocorrências e deixando os presos livres. Enquanto isso, a polícia se tornou alvo de ira pública. Em julho, a cidade de Los Angeles cortou o financiamento da polícia, reduzindo a força policial para seus níveis mais baixos em mais de uma década.

Ao mesmo tempo, os impostos aumentaram. A maior alíquota de imposto de renda da Califórnia é agora de 13,3%; legisladores querem subir esse número ainda mais, para 16,8%. A Califórnia também abriga um imposto sobre vendas de 7,25%, um imposto sobre o gás de 50 centavos e uma série de outros impostos que drenam nossas carteiras e sobrecarregam os negócios.

A Califórnia tem o pior clima regulatório da América, de acordo com uma pesquisa da revista CEO Magazine, feita com 650 CEOs. Os sindicatos do setor público essencialmente criam as políticas públicas, aumentando a dívida e fornecendo cada vez menos serviços reais.

O sistema de educação pública da Califórnia é um fracasso maciço, e até mesmo suas faculdades outrora grandes estão agora sobrecarregadas pela estupidez do politicamente correto, incluindo uma relutância em usar os testes padronizados.

E sim, o Legislativo estadual é dominado por democratas. A Califórnia não está em uma trajetória de recuperação; está em uma trajetória rumo ao esquecimento. Os contribuintes estão se mudando — incluídos aí minha família e minha empresa. Em 2019, antes da pandemia e dos tumultos e saques generalizados, a emigração saltou 38%, subindo pelo sétimo ano consecutivo, número que vai aumentar novamente este ano.

Quero que meus filhos cresçam seguros. Quero que cresçam em uma comunidade com futuro, com mais liberdade e segurança do que eu cresci. É impossível ter isso na Califórnia. Então, adeus, Golden State. Obrigado pelas lembranças.

Ben Shapiro é apresentador do " Ben Shapiro Show" e editor-chefe do DailyWire.com.

© 2020 The Daily Signal. Publicado com permissão. Original em inglês.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]