• Carregando...
Por que o feriado Corpus Christi sempre muda de data?
| Foto: Alexandre Mazzo

Você sabe qual é o seu significado do Corpus Christi? E por que a celebração, assim como a Páscoa, muda de data todos os anos?

O professor do curso de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) Márcio Luiz Fernandes explica que a festa surgiu para afirmar a presença de Jesus no ritual da Eucaristia. A celebração é fruto da devoção medieval dos fiéis católicos à hóstia consagrada, que representa o corpo de Cristo no momento da comunhão.

“Na celebração da missa nos falam que Cristo é o pão vivo descido do céu e nos lembram da ceia de despedida, na qual Jesus ofereceu o pão como seu corpo e o cálice de vinho como o sangue derramado em favor de muitos”, explica Fernandes.

Datas

Apesar de sempre ser celebrado em uma quinta-feira, o feriado muda de data todos os anos. Corpus Christi tem ligação direta com a Páscoa cristã – comemorada no primeiro domingo de lua cheia após o equinócio de primavera no Hemisfério Norte – e com a festa da Santíssima Trindade. Essa ocorre no segundo domingo depois da celebração de Pentecostes, que comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e a Virgem Maria e acontece no quinquagésimo dia após o domingo pascoal.

O feriado de Corpus Christi, por sua vez, é celebrado na quinta-feira seguinte à festa da Santíssima Trindade. Fernandes explica que a quinta foi o dia convencionado por fazer referência à Quinta-feira Santa, data em que Jesus instituiu o sacramento da Eucaristia e do sacerdócio na Última Ceia.

Procissão e tapetes de serragem

Quando se fala em Corpus Christi, é comum vir à memória as procissões e os tapetes feitos com serragem colorida que tomam conta das ruas. Por meio da procissão, os fiéis dão um testemunho coletivo de sua fé na presença de Jesus. Já os tapetes coloridos, repletos de símbolos referentes à Santa Ceia, servem para adornar o caminho pelo qual a hóstia consagrada – o corpo de Cristo – passa.

Márcio Fernandes afirma que a solenidade do “corpo de Cristo” tem a marca de ser um exercício de piedade do povo cristão. Segundo o professor, a festa teria o objetivo de “alimentar a certeza da liberdade que a vida em Cristo dá aos fiéis e a santificação por meio da comunhão do seu Corpo e Sangue”.

Colaborou: Mariana Balan

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]