• Carregando...
Mulher passa por pichação que diz "Fome e Ditadura" em Caracas, 13 de junho
Mulher passa por pichação que diz “Fome e Ditadura” em Caracas: resumo do regime comunista venezuelano| Foto: Federico PARRA / AFP

Há evidências de sobra de que o comunismo leva à tirania. É só falar em Coreia do Norte, Cuba, União Soviética, Alemanha Oriental, Venezuela e a China de Mao Tse Tung que a maioria das pessoas vai pensar imediatamente em uma população oprimida, pobre e sem liberdade política. As palavras “ditadura comunista” saem da boca como se estivessem juntas desde sempre. De fato, em uma ironia extrema, o comunismo, propalado ostensivamente como a forma mais igualitária de governo, em dois casos levou à forma menos igualitária de governo: a realeza ou a uma dinastia perpétua. A família Kim na Coreia do Norte e os Castros em Cuba governam seus países como os reis e rainhas da antiguidade.

Às vezes, argumenta-se que são as pessoas envolvidas que levam à tirania, e a culpa não seria do comunismo ou do socialismo. É evidente que Joseph Stalin, Mao Tse Tung, Fidel Castro, Erich Honecker e Pol Pot são pessoas más, mas quem comanda o show é o que menos importa. A partir do momento em que uma forma comunista de governo é estabelecida, a tirania é o único resultado, independentemente de qual maluco estilo ‘Game of Thrones’ chega ao topo. Vamos examinar os elos causais que tornam o comunismo um inferno para as pessoas que precisam viver nele.

Um governo que lhe dá as coisas também pode tomá-las

Boa notícia, meu caro: agora você tem direito a moradia, educação, assistência médica e alimentação, tudo na faixa. Mas isso não significa que as pessoas não precisam mais trabalhar. O Artigo 12 da Constituição Soviética de 1936 afirmava que "o trabalho na URSS é um dever e uma obrigação honrosa de cada cidadão capaz, de acordo com o princípio: 'Quem não trabalha, não come'".

Se você insistisse em fazer valer seu direito de não trabalhar, acabava ganhando umas férias nos aprazíveis gulags. Então, dê graças a Deus ao fato de você viver em uma sociedade democrática.

A verdadeira questão que precisa ser abordada aqui é que um governo que controla tudo pode reprimir a dissidência, alterando a situação econômica de quem está apontando seus defeitos ou está envolvido com a oposição. Numa sociedade comunista, todos os empregos, todos os níveis de educação, a polícia, o sistema médico, o sistema judicial, o sistema eleitoral, as habitações, o sistema de distribuição de alimentos, as forças armadas, a imprensa e todas as formas de transporte são controlados pelo governo central.

Experimente escrever um artigo mordaz sobre como um funcionário do governo local está cometendo um grande erro (se você for capaz de encontrar um computador para escrevê-lo) e pode ser que seu apartamento seja alterado para o pior disponível em uma cidade onde você não deseja viver. Você pode ser transferido do emprego para o qual treinou anos. Para aqueles que acham paranoia a acusação de que os governos comunistas possam usar o sistema médico para promover seus próprios interesses, está aí o exemplo de Hong Kong, que não me deixa mentir: os manifestantes locais desenvolveram uma rede médica separada em vez de usar hospitais públicos.

Socialismo e comunismo são implementados à força

Quando a maioria de nós interage com o mundo exterior, esperamos o pagamento mais alto possível pelo trabalho realizado e, quando vamos às compras, esperamos alta qualidade pelo menor preço possível. Oferta e demanda, receita marginal e custo marginal, teoria do dinheiro e especialização e troca são realmente apenas regras simples que levam em consideração as ações e habilidades de todas as pessoas e chegam a uma solução que equilibra a equação geral da sociedade.

Comunistas e socialistas não gostam dessas regras econômicas simples e criam suas próprias, como "de cada um conforme seus meios, a cada um conforme suas necessidades" (as necessidades são geralmente ilimitadas), que entram em conflito com a natureza humana. Quando você implementa políticas que conflitam com a natureza humana, é necessário usar a força para implementá-las.

Um exemplo de economia socialista arbitrária é a drástica intervenção do presidente venezuelano Nicolás Maduro nos negócios de eletrônicos da Venezuela em 2013. O governo da Venezuela basicamente prendeu os gerentes de uma cadeia de lojas de eletrônicos e forçou a empresa a vender seus produtos a preços mais baixos. Algumas pessoas conseguiram uma televisão barata uma única vez, graças à intervenção coercitiva do governo, mas você pode apostar que qualquer capacidade de comprar eletrônicos de qualidade a um bom preço na Venezuela foi pro beleléu.

Um exemplo mais sério da economia comunista é a coletivização agrícola soviética da década de 1930. Todas as fazendas particulares da União Soviética foram convertidas em grandes fazendas coletivizadas. Stalin admitiu em particular a Churchill que 10 milhões de pessoas morreram de fome ou resistindo à coletivização forçada de fazendas. Em uma ditadura comunista, quando um líder sai dos trilhos, não há forças moderadoras que cobrem ou permitam a negociação de caminhos alternativos que levem a sociedade a atingir seus objetivos.

Toda pessoa que trabalha em uma sociedade comunista é paga pelo governo e sabe que será paga se a organização para a qual eles trabalham fornecer bens ou serviços aos clientes ou não. Isso é muito diferente de uma sociedade em que a maioria das empresas é privada e os funcionários sabem que se a empresa ou a parte da empresa em que trabalham não vender produtos que pagam as despesas da empresa, eles não serão mais empregados. Uma sociedade comunista também não tem concorrência de empresas privadas para fornecer bens e serviços melhorados, mais baratos e de maior qualidade.

A produtividade de uma sociedade comunista é uma mera fração da produtividade de uma economia baseada no capitalismo e na livre empresa. A ética do trabalho deteriorou-se tão severamente na União Soviética que um ditado começou a circular entre os trabalhadores: "Eles fingem nos pagar e nós fingimos trabalhar". Uma sociedade que opera em um nível econômico muito inferior ao seu potencial de geração significa uma perda que nunca pode ser recuperada.

Polícia local versus nacional

Um grande fator que garante a liberdade nos Estados Unidos e nunca recebe muito crédito são os departamentos de polícia locais. Eles aplicam as leis com as quais todos nos preocupamos — assassinato, agressão, roubo —, mas são subordinados ao prefeito e são pagos pelos impostos locais.

As sociedades comunistas têm departamentos de polícia em nível nacional, com nomes ameaçadores que reforçam a única ideologia verdadeira em todo o país. Em muitos países comunistas, essas forças policiais de nível nacional se voltam contra os membros da família, pedindo às crianças que entreguem seus pais se disserem ou fizerem algo contra o governo. Um telefonema selará seu destino se você é um dissidente ou alguém que está questionando como o governo está fazendo as coisas.

Para pensar sobre isso concretamente, imagine um alto funcionário do governo nos Estados Unidos dizendo que outro partido político precisava ser erradicado pela força e/ou seus membros condenados à prisão. Eles teriam que aprovar uma lei e, em seguida, fazer com que milhares de departamentos de polícia locais a aplicassem — uma tarefa quase impossível. O poder descentralizado é um poder que defende a liberdade.

O socialismo pode levar ao comunismo

O socialismo é o comunismo-light. Eles acreditam em nacionalizar algumas indústrias e/ou importantes funções da sociedade, mas não todas. Os socialistas geralmente nacionalizam serviços públicos, transporte e grandes indústrias que tendem a ter problemas trabalhistas. Aqui, as personalidades envolvidas são muito importantes. Os governos socialistas respeitam as regras governamentais anteriores de eleições livres, separação de poderes e escolha individual, ou pressionam pelo controle governamental completo de tudo por seu partido político e acabam não permitindo partidos ou indivíduos políticos dissidentes.

Para entender se o socialismo leva ao comunismo, estudaremos dois casos. O primeiro caso é a Grã-Bretanha após a Segunda Guerra Mundial, quando partidos socialistas foram eleitos para cargos políticos nacionais. O segundo caso é a Venezuela, onde Hugo Chávez foi eleito presidente em 1999 defendendo uma plataforma socialista.

Esses socialistas britânicos do pós-guerra levaram isso muito a sério. Nacionalizaram carvão, eletricidade, aço e ferrovias e criaram o Serviço Nacional de Saúde para fornecer serviços de saúde administrados pelo governo. Fazendas e mercearias podiam ser privadas, e o sistema eleitoral britânico continuou a permitir eleições livres e justas. Depois de vários anos, a economia britânica teve um desempenho ruim sob o socialismo, e o povo britânico elegeu políticos que acreditavam na livre iniciativa e mudaram as coisas. O socialismo nem sempre leva ao comunismo, e a Grã-Bretanha recuou quando viu que a utopia socialista fazia com que todos ficassem na pior.

Na Venezuela, os chavistas democraticamente eleitos pressionaram pelo controle governamental e trouxeram agentes de inteligência cubanos para ajudá-los a reprimir a dissidência e controlar a população. Para piorar, o governo tentou forçar as empresas a vender bens e serviços com prejuízo e implementou controles monetários draconianos. Quando isso fez com que as empresas parassem de funcionar, o governo ficou surpreso. O resultado foi que as lojas não tinham mercadorias em suas prateleiras, os hospitais não tinham remédios ou máquinas que funcionassem, e as pessoas comuns passavam a procurar alimentos no lixo. Várias manobras políticas foram implementadas pelos chavistas, o poder legislativo foi reestruturado (a favor do governo), o judiciário foi aparelhado e o sistema eleitoral foi comprometido.

Agora, qualquer alternativa política para mudar o governo na Venezuela se foi, e eles passaram a ter uma ditadura típica das sociedades comunistas, junto com uma economia que funciona muito mal, até mesmo para os padrões comunistas. Se você deseja implementar o comunismo, inicie a produção em massa de produtos desnecessários, implemente o racionamento e faça de conta que os mercados negros que surgem não existem. Na Venezuela, os socialistas abriram caminho para a ditadura e a tirania, e o resultado foi um colapso econômico completo.

A maioria dos políticos usará o poder à sua disposição para proteger seus interesses

Uma sociedade comunista controla quase todos os aspectos pessoais, educacionais, políticos e econômicos da sociedade. Quando confrontado com um governo que possui todas essas alavancas de controle, você pode ser a pessoa mais dura, mais malvada, mais inteligente e ter pessoas que concordam com você — e mesmo assim sua chance de mudar as pessoas encarregadas do governo é muito baixa.

Uma vez que o partido comunista em qualquer país domina quase todos os pontos de controle, todos parecem ter competência suficiente para usar essa autoridade para permanecer no poder. Alguém brincou comigo uma vez que o comunismo é o Hotel Califórnia dos sistemas políticos — uma vez que você esteja nele, nunca poderá sair. São poucos os casos em que "o povo" derrubou um governo comunista. Quando um governo comunista passa para uma sociedade mais aberta e pluralista, é quase sempre porque as pessoas no topo decidem que o comunismo é uma má ideia e é hora de seguir em frente.

Gorbachev abriu a porta e o comunismo caiu na União Soviética. Quando o comunismo caiu na União Soviética, os países da Europa Oriental aos quais o comunismo foi imposto aproveitaram e pularam fora. Na China, as pessoas no topo decidiram permitir que um pouco de livre iniciativa e oportunidade individual surgissem sem abrir mão do controle político.

Como é uma sociedade saudável

Uma sociedade saudável evita proativamente concentrar toda a força e recursos em um partido ou pessoa. Isso é mais do que apenas ter vários partidos políticos e eleições. É a estrutura deliberada da sociedade, de modo que camadas do governo local, empresas privadas, instituições educacionais privadas ou locais, organizações cíveis, sistemas judiciário e policial, indivíduos com riqueza pessoal, organizações sem fins lucrativos e organizações religiosas atuem como um freio a qualquer partido ou pessoa que saia dos trilhos e tente implementar uma ditadura. Uma sociedade saudável possui empresas privadas que precisam servir os clientes para permanecer nos negócios.

Em uma sociedade saudável, os políticos recebem poder relacionado apenas à sua função: legislar, executar julgamentos legais ou gerenciar uma parte muito específica e bem definida do governo. Pesos e contrapesos com outras áreas do governo são implementados para reduzir ainda mais o poder oficial. Da próxima vez em que você ficar zangado com a pessoa que seus colegas eleitores colocaram no cargo, lembre-se de que o governo limitado é a ferramenta que faz com que o líder possa fazer menos coisas que afetam sua vida.

O canto da sereia do socialismo e do comunismo é atraente. Talvez seja um aspecto da natureza humana desejarmos ser cuidados em todas as circunstâncias e ter certeza de que nenhuma outra pessoa tenha muito mais bens materiais que os nossos. Mas a história é clara. O socialismo e o comunismo levam a economias com baixo desempenho, perda de oportunidades individuais por gerações, igualdade implementada por todos serem pobres, exceto os figurões do partido, falta de inovação e progresso e incrível opressão política e religiosa. Na próxima vez em que votar, escolha alguém que entenda de onde vêm a liberdade e a liberdade.

Thomas Gordon é engenheiro de software no Vale do Silício, com extenso treinamento em Economia e Finanças na UCLA.

©2020 Foundation for Economic Education. Publicado com permissão. Original em inglês 
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]