• Carregando...
 | ReproduçãoYouTube
| Foto: ReproduçãoYouTube

The Try Guys, um quarteto de figuras do BuzzFeed cujos membros se filmam em situações geralmente absurdas e humilhantes (esquiando de calção de banho, posando para fotos quase pelados, sofrendo as dores simuladas do parto), se submeteram, no ano passado, a uma experimento corporal diferente: os testes genéticos. 

O vídeo mostra os caras cuspindo em tubos de ensaio e enviando-os para a 23andMe, empresa que faz mapeamento de DNA através da obtenção de dados genealógicos da saliva, e depois grava um de seus representantes fazendo a revelação dramática dos resultados, sempre incríveis. 

Só que quando Zach Kornfeld descobre sua constituição étnica com precisão – que é 99,6 por cento europeia –, fica bem chateado. "É muito estranho eu ficar decepcionado porque não sou mais misturado?", questiona. O colega, Eugene Lee Yang, levanta a questão com o analista da 23andMe: "Você sempre se depara com gente branca desapontada por não ser mestiça, tipo, 'Bem que eu queria ser mais picante, mas sou só baunilha mesmo, como sempre achei que fosse'?". 

A 23andMe está entre os novos serviços que chegaram para nos ajudar a inspecionar nosso material genético e responder às dúvidas que a gente nem sabia ter. Os algoritmos ancestrais dessas empresas se baseiam em estimativas e probabilidades, mas mesmo assim elas alegam destrinchar a pessoa em uma série de dados específicos interessantes, na qual pode-se inserir uma narrativa pessoal. 

Leia também: A manipulação genética agora pode ser feita em casa, e alguém ainda vai se machucar

A Helix criou o que chama de "primeira loja de aplicativos para DNA", oferecendo informações sobre uma série de tópicos, desde "como a dieta de seus ancestrais influenciou a sua", até suas harmonizações de vinho geneticamente ideais. A AncestryDNA, filial de testes do serviço online de genealogia do Ancestry.com, garante que "seu DNA é apenas uma parte da história que resulta em você". E também tem o aplicativo de paquera Pheramor, que combina os usuários baseado no que classifica como "a ciência da atração humana baseada na genética". 

Consequências

Todo esse foco na pessoa deixa em segundo plano as consequências mais amplas da popularização dos testes de DNA. Outro dia mesmo, dados genealógicos e genéticos foram usados para rastrear um assassino em série na Califórnia, gerando dúvidas sobre quais outras ocasiões nossas informações mais íntimas podem ser divulgadas pelo Estado. E quando as respostas são divulgadas publicamente, criando um gênero todo próprio no YouTube ("Será que sou MESMO hispânico? Veja o resultado do teste de DNA!") e memes no Twitter, elas se transformam em um instrumento não só para falarmos de nós mesmos, mas de raça, geralmente de uma forma que esconde suas realidades. 

É bem provável que não seja coincidência o fato de esses mecanismos de autodescoberta biológica estarem em alta agora, em uma época de tensões causadas por racismo, imigração e a definição de "norte-americano verdadeiro". Os supremacistas são atraídos por esses testes para provar sua "pureza" racial, publicando, eufóricos, a ancestralidade exclusivamente europeia; (ou culpando qualquer traço alternativo de genética nas conspirações judaicas.) já os brancos progressistas parecem estar usando-os de forma diferente, ou seja, como método de geração de harmonia racial e dissipação da culpa branca. 

Leia também: O primeiro animal da Terra surgiu em meio a uma explosão de DNA

Esses espetáculos de DNA oferecem um fórum público raro, onde pessoas de todas as ancestralidades são encorajadas a falar sobre suas heranças de forma semelhante, com um senso comum de suspense e empolgação, a respeito de suas "origens". 

Durante a última década, programas que combinam educação, entretenimento e genealogia – incluindo "Who Do You Think You Are?", do TLC, e "Finding Your Roots", do PBS – vêm se proliferando. A tendência explodiu no YouTube, onde você pode assistir a "Asiáticos-americanos fazem o teste de DNA", "Irlandeses fazem o teste de DNA" e "Latinos fazem o teste de DNA". Em cada um, as imagens de um processo físico – seja o cuspe no tubo de ensaio ou a raspagem da bochecha – cortam rapidamente, como em um passe de mágica, para os resultados computadorizados. Vemos as pessoas por fora e aí (surpresa!), descobrimos quem "realmente" são por dentro. 

Antecedentes étnicos são diferentes das construções sociais de raça, ligadas a percepções de cor da pele, culturas comuns e opressão histórica – e essas revelações públicas de resultados de testes de DNA geralmente são vistas como tentativas de transcender a raça, revelando detalhes ocultos, dando a impressão de serem científicos, que expõem nossas "verdadeiras" origens. Em "Latinos fazem o teste de DNA", Gadiel Del Orbe, produtor do canal Pero Like, do BuzzFeed Latino, descobre que mais de 50 por cento de seu DNA é europeu e exclama, meio brincando: "Pera, calma aí. Quer dizer que sou branco?". 

Leia também: Todas as células do seu corpo têm o mesmo DNA. Só que não

Enquanto isso, para os usuários brancos, o serviço ajuda a identificar a "branqueza" em uma série de porcentagens discriminadas de vários países europeus. (O episódio do Try Guys brincou com essas associações; a revelação de que Kornfeld tinha genes ibéricos foi pontuada por uma musiquinha espanhola animada.) E também permite que lancem mão de uma narrativa étnica ainda mais transformadora. A 23andMe, por exemplo, alega que vai tão fundo nas linhas genealógicas a ponto de poder identificar ancestrais que saíram da Sibéria ou do Oriente Médio há até dez mil anos. Nesses casos, a dinâmica racial moderna se nivela em uma história de origem meio compartilhada. 

Celebração multicultural

Ao contrário dos fãs supremacistas, muitos usuários brancos vibram com qualquer vestígio de origem não europeia em seus resultados. Em "Irlandeses fazem o teste de DNA", uma mulher faz a festa quando descobre que é 4,2 por cento judaica. "Sabia que tinha alguma coisa diferente em mim! Bom descobrir que sou meio misturada. Que surpresa boa." 

E no episódio do Try Guys, Keith Habersberger, que se apresenta como "o mais branco da turma", acaba descobrindo que 0,2 por cento de seu DNA remonta à África subsaariana. Para Yang, que apostava que ele fosse cem por cento europeu, Habersberger diz, todo feliz: "Aí, toma!". Mas quando o representante da 23andMe revela que o DNA africano foi introduzido na linhagem de Habersberger entre 1720 e 1810, o clima azeda. Kornfeld resume bem: "Achei bem legal até me lembrar do que os britânicos estavam fazendo em 1700 e pouco; agora já não acho tão bom assim." 

Mesmo nos vídeos que procuram eliminar o racismo através da celebração multicultural, a realidade histórica se revela – o que leva a outra forma de desempenho, na qual os brancos negam os aspectos grotescos de sua herança com um senso de justiça social autodepreciativo. Quando Kornfeld menciona o espectro do passado ancestral de Habersberger, este, na defensiva, sugere que "o amor acontece em vários lugares" e que "uma cuspida nunca vai revelar esse tipo de coisa". 

Leia também: Pesquisadores estão descobrindo como os seres humanos se espalharam pelo mundo

Se esses vídeos do YouTube tratam os testes genéticos com seriedade e respeito, o meme do Twitter que faz paródia com os resultados da 23andMe e mexe com a certeza científica ilusória, refutando a ideia de que essas especificações de ancestralidade étnica não dizem nada sobre o nosso lugar no mundo. 

Uma versão brinca com a estratégia de retórica frequente do governador de Nova York, Andrew Cuomo, alegando proximidade de grupos menos favorecidos, revelando seus resultados na 23andMe como 9,2 por cento muçulmano, 10,1 por cento gay e 21,7 por cento "mulher tentando controlar a saúde". 

Essas piadas ridicularizam a noção de que qualquer coisa verdadeiramente relevante a respeito de nossas realidades sociais pode ser medida em frações de porcentagem. O fato é que os testes de DNA revelam muita coisa sobre nós – só que não é bem o que as empresas alardeiam.

©2018 The New York Times. Publicado com permissão. Original em inglês

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]