i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
opinião

Sete coisas que aprendi na Marcha da Maconha 

Jornalista conta o que viu e ouviu durante a manifestação deste sábado (6)

  • 06/05/2017 20:01
Cannabis: a planta mais defendida do mundo | DM/JYDAVID MCNEW
Cannabis: a planta mais defendida do mundo| Foto:

Neste sábado (06/05), em diversas capitais brasileiras e mundiais foram realizadas as famosas (ou infames) Marchas da Maconha. É a oportunidade anual para jovens — e alguns não tão jovens assim — fumarem na frente dos policiais com o beneplácito do Supremo Tribunal Federal, que autorizou a realização das marchas em 2011. Desde então, todo ano milhares de camisetas do Bob Marley com cheiro de naftalina saem do fundo dos armários para dar um passeio cheio de ares de contestação. O mote é a defesa de uma “erva natural que não pode lhe prejudicar”, embora as melhores pesquisas médicas digam outra coisa.

Abaixo, algumas impressões da marcha realizada este sábado em Curitiba.

1 - Menores estão liberadíssimos para fumar maconha

Qualquer restaurante, bar ou casa noturna pode ser multada num valor que varia de R$ 2.000 até impressionantes R$ 1,5 milhão se descumprir a lei 12.546, que proíbe o fumo em ambientes fechados. Na Marcha da Maconha de Curitiba, no entanto, a coisa mais comum foi ver menores de 18 anos — que pela mesma lei também estão corretamente proibidos de fumar ou consumir qualquer derivado de tabaco — com cigarros de maconha. A reportagem da Gazeta do Povo testemunhou uma roda de seis jovens fumando em um “bong”, um artefato geralmente de vidro ou cerâmica usado para inalar a fumaça da maconha. Dos seis, três tinham 16 anos — os outros três tinham 18, 19 (era a namorada de um deles) e 20 era o mais velho. A certa altura, eles começam a cantar a música Folha de Bananeira, do músico gaúcho Armandinho:

Fuma, fuma, fuma folha de bananeira 

Fuma na boa só de brincadeira 

Fuma, fuma, fuma folha de bananeira 

Fuma na boa só de brincadeira 

 

Seu guarda "cê" não pode me prender 

É só um fumo que eu acabo de "acendê" 

Se chegou tarde, o que posso fazer 

Sou de menor e "cê" "num" pode me bater 

2 - Os organizadores não podem fazer nada para impedir menores de fumar maconha, que é mais segura que açúcar, segundo esses mesmos organizadores

De acordo com Pedro da Nóbrega Bearzoti, escalado pelos organizadores da Marcha para falar com a imprensa, a principal providência é avisar, no “flyer” distribuído convocando todos, que menores de idade precisam de uma autorização judicial dos pais para participar. “Quando fazemos panfletagem, dizemos para a galera que é menor de idade não ir. A gente obviamente não faz panfletagem em saída de colégio, mesmo sabendo que existem muito usuários no ensino médio”, diz Bearzoti.

“A gente diz para as pessoas não usarem porque as comprovações científicas são a de que a maconha é uma droga extremamente segura, mas que ela ainda pode, levemente, menos que o açúcar, inclusive, afetar o desenvolvimento do cérebro se usada antes — aí existe uma divergência — de 18 ou 21 anos”, afirma Pedro. “Mas infelizmente aqui, na hora, na casa de milhares de pessoas, é um evento na rua e a gente não tem como conferir a identidade de todo mundo. Então, sim, a gente sabe que tem, a gente lamenta, a gente tenta fazer o máximo possível para evitar, ainda assim alguns dão um jeito, é estatístico.”

Na página da Marcha da Maconha, no Facebook, não havia nenhum aviso para os menores de 18 anos.

3 -Todo usuário é, antes de tudo, um aspirante a médico

“A maconha é, antes de tudo, um remédio”, explicava, com ares de doutor Drauzio, o ANTROPÓLOGO Sérgio Vidal, que era requisitado a todo momento por participantes da Marcha para tirar selfies. Ele representa uma associação medicinal que cadastra pacientes e os auxilia a fazer os medicamentos por conta própria. Ele montou uma barraca em frente ao McDonald’s para vender um livro de sua autoria chamado “Cannabis Medicinal - Introdução ao Cultivo Indoor”. Ao lado do livro, uma folha de maconha recortada na cartolina com os dizeres “Fora Temer” e folhetos sobre uma festa de música eletrônica em Rio Negrinho (SC).

De bermuda, tênis com meias decoradas com desenhos da folha maconha e uma camiseta regata com mais folhas de maconha, o antropólogo Vidal falou à Gazeta do Povo sobre como a maconha não é apenas um medicamento, e sim um “sistema de medicamentos”. “São os efeitos colaterais, fome, sono e prazer, que ajudam as pessoas. Em algumas pessoas, ela abaixa a pressão, e isso é bom. Algumas pessoas a buscam como automedicação para o estresse. Em poucas pessoas gera paranoia.”

4 - Os maconheiros são grandes frasistas

A reportagem da Gazeta do Povo conversou com vários participantes e colheu suas ideias. Eis algumas:

“Na verdade sou contra a liberação da maconha porque o governo vai querer ganhar em cima disso. O cigarro de “cincão” que eu gasto vai virar uma porcaria na farmácia” 

“Acho ridículo a Polícia Militar ir dar palestra falando que a maconha leva a vícios piores. As pessoas que se viciam são as que não têm psicológico forte. Por que elas não vão a uma médico bem-sucedido e se curam. Esse pessoal suja muito a nossa cara”

“Acho que deveriam proibir o álcool e o cigarro. Nunca vi ninguém chegar a casa e bater na mulher depois de fumar maconha.” 

“Minha mãe quer me internar porque eu fumo maconha, mas nunca vendi nada em casa [para comprar um cigarro da droga]. Amo fumar um verde.”

“Duvido que você não fuma um”, jovem afirmando ao repórter. O repórter não fuma. 

5 - A maconha é o remédio mais poderoso do mundo

Um dos principais objetivos da Marcha, segundo Pedro Bearzoti, é “o acesso para quem precisa da maconha como remédio, para as mais de 100 doenças diferentes que ela trata, seja na forma in natura, seja na forma essencial.”

Apesar das propaladas características medicinais da maconha, e de ser mais inofensiva que açúcar, segundo Bearzoti, pesquisas recentes, muito recentes, põem por terra toda essa eficácia e reforçam os danos e perigos da planta.

Pesquisa publicada no fim de abril no periódico Human Molecular Genetics por integrantes da faculdade de medicina de Tel Aviv, em Israel, confirma o que já é conhecido faz tempo: o uso da cannabis durante a adolescência é um gatilho para a esquizofrenia. Um outro estudo da faculdade de Psicologia Experimental de Bristol, na Inglaterra, vai além: pessoas com predisposição à esquizofrenia têm maior tendência a experimentar cannabis.

Mesmo um uso considerado consagrado para a cannabis, o alívio para a ansiedade e depressão, está em xeque. Estudo da Universidade Estadual de Colorado, nos Estados Unidos, publicado no periódico PeerJ, com 178 usuários, mostrou que a longo prazo seu uso vai perdendo efeito. “Existe uma ideia disseminada de que a cannabis diminui a ansiedade”, diz Jeremy Andrzejewski, coautor do estudo, “embora nenhuma pesquisa tenha confirmado isto de fato.”

6 - A legalização vai acabar com o tráfico e com a criminalidade

Um dos objetivos da Marcha é “o fim do desperdício inútil de vidas humanas na guerra às drogas, seja de policiais, seja de criminosos que poderiam estar fazendo algo produtivo pela sociedade no futuro, seja dos inocentes pegos no fogo cruzado.”

Bem, uma forma simples disso acontecer seria parando de consumir a droga. Isto acabaria com o tráfico. Também vamos supor que os criminosos que são traficantes atualmente vão se dedicar a fazer “algo produtivo pela sociedade” assim que a for aprovada a legalização. Impossível não dar certo.

Lembrando que uma boa pesquisa que acaba de ser publicada pelo Centro Médico e pela faculdade de Saúde Pública da Universidade Columbia, dos EUA, concluiu que o uso ilícito de maconha e desordens públicas relacionadas ao uso da droga cresceram em um índice maior nos estados americanos que legalizaram o uso medicinal da cannabis. O estudo foi publicado no respeitado periódico médico JAMA, da Associação Americana de Medicina.

7 -Plantar maconha em casa também vai acabar com o tráfico

Um dos argumentos mais utilizados foi o de que, com a hipotética legalização, será possível matar o tráfico de inanição. Os próprios usuários poderão plantar em casa. Isso da geração que não conseguia manter seus tamagotchis vivos.

43 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 43 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • E

    Eric Reis

    ± 939 dias

    Não sou nem de longe o maior apoiador a legalização recreativo da Cannabis. Mas medicinalmente não questão de droga, trafico, lucro, preconceito; é questão de bom senso, pensar no próximo, questão de saber viver em sociedade. https://www.facebook.com/plugins/post.php?href=https://www.facebook.com/caru.real.7/posts/293084587814561&width=500&hc_location=ufi

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • E

      Eric Reis

      ± 939 dias

      https://www.facebook.com/caru.real.7/videos/293084114481275/

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

  • G

    Gilliatt Hauer Queiroz Telles

    ± 940 dias

    Que matéria radical, tendenciosa, mal intencionada, parcial, preconceituosa e mal escrita. Me senti pessoalmente ofendida, como mãe de uma criança de 4 anos de idade, portadora de síndrome epiléptica gravíssima e que usa desde um aninho medicação derivada da canabis. Quem são vocês da ala extrema direita da Gazeta para nós julgar desta forma. A reportagem da Gazeta, assim como os comentários da cobertura da rádio CBN sobre o evento foram de tamanho mal gosto que foram o assunto do almoço de domingo da família! Me senti insultada, ofendida pelo colunista arrogante faz Gazeta, por isso estão falidos e o jornal está agonizando.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • G

      Gilliatt Hauer Queiroz Telles

      ± 939 dias

      Mas a minha revolta parte realmente por que nós pais participamos da Marcha da maconha, e somos muitos ali naquele contexto. E somos julgados como adolescentes com comportamento abusivo, hippongas com síndrome de Peter Pan. Quando digo que estamos sendo julgados, me refiro a famílias que querem plantar a maconha em casa legalmente, para poder extrair o óleo ( e não colocar seus filhos para " fumar um baseadinho"), porque não tem dinheiro para pagar U$ 2000,00 por mês para importar o remédio para seus filhos. Felizmente não é o meu caso, mas sinto a dor destas famílias, e sim, me sinto ofendida por ser tratada com uma adolescente que só quer ficar risonha e faminta.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • H

      HADDYB TRAD SOUZA

      ± 940 dias

      Você não deve ter lido a matéria. Jovens de menos de 18 anos usando droga, que pode causar esquizofrenia. Você acha que o antropologista maconheiro está preocupado com o uso medicinal ou em ficar doidão sem ser incomodado? Aquelas pessoas defendem uso recreativo. Seu filinho de quatro anos vai continuar podendo usar a medicação dele sem que pra isso precise conviver com drogado na rua. Você só deve se sentir ofendida usa a planta de forma "recreativa".

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

  • J

    José Leonel

    ± 940 dias

    Essa guinada conservadora da Gazeta vai ser suicida, um pouco de equilíbrio não faz mal pra ninguém.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      Rafael

      ± 940 dias

      Pior são bestas em achar que fumando o baseadinho deles não estão prejudicando ninguém, e o não estão financiando o tráfico de drogas e muitas mortes resultante deste? Bando de ftp.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • D

        DANILO JOSE DA SILVA

        ± 940 dias

        PIOR É O CIGARRO E A CERVEJA,NINGUÉM FALA NADA!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • D

          DANILO JOSE DA SILVA

          ± 940 dias

          reportagem mais ******* que eu já vi até hoje! em vez de noticiar o caso com imparcialidade,o redator imbecil escreve contra .É UM ZÉ RUELA MESMO!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • L

            Luiz Schuwinski

            ± 940 dias

            O que mais assusta nos estudos médicos sobre os efeitos deletérios da maconha é que ela potencializa tendências esquizofrênicas! Então já dá para imaginar o que um portador dessa síndrome fará depois de fumar um 'baseado'! Alguns estudos associam o uso intensivo da cannabis a alguns tipos de câncer. Além do mais, essa erva está inserida na escala ascendente do vício. O indivíduo começa com o cigarro comum, passa ao álcool, à maconha, crack, cocaína, opiáceos...hospital e...morte! Evidentemente cada um escolhe o caminho a seguir. Mas, mesmo sabendo o final do jogo, muitos querem pagar para ver!!!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • H

              Henrique Bellini

              ± 940 dias

              Dessas sete coisas que o ilustre jornalista aprendeu nenhuma delas ainda assim justifica a maconha estar proibida e o "maconheiros" ser tratado como criminoso, sendo que esse vota, estuda, trabalha, paga imposto. Portanto mais respeito, você é jornalista se atenha a noticiar e não envolver sua opinião medíocre e preconceituosa.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • R

                Rafael

                ± 940 dias

                Paga impostos e financia o tráfico de drogas...sai pra lá seu maconheiro lixo da socidade

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • L

              Luiz

              ± 940 dias

              Excelente! A quantidade de pessoas doídas nos comentários aqui e no facebook mostra que o jornalista pegou onde dói nesse pessoal, é difícil ouvir a verdade as vezes...

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • G

                GUSTAVO P. K.

                ± 940 dias

                Joni Rossi, quanta imparcialidade não? Acredito que antes de emitir uma opinião discriminatória sobre o assunto devesse se especializar mais. Quanto imparcialidade não!? Será que nenhum de seus colegas de trabalho fumam? Pense nisso...

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • G

                  Geraldo

                  ± 940 dias

                  A gazeta assumiu una postura de ultra direita. Esta mais radical que a esquerda. Por via das duvidas, nao fume, faz mal a sua saude, assim como ler esse jornal.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • T

                    Thiago Nievola Sokalski

                    ± 940 dias

                    Péssima escrita, vá fazer outra coisa da vida por favor.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • L

                      Luis Felipe tasca

                      ± 940 dias

                      Sinceramente matéria mais ridícula e alienadora que eu já vi. Utilizando sarcasmo pra fazer piada com um assunto muito serio. Além de desvalorizar a luta de milhares de pessoas, que independente de suas eventuais contradições deveriam ter o direito de consumir a Canabis mesmo que recreacionalmente. Se os alcoólatras estupradores podem continuar bebendo por que que as pessoas que gostam da erva não podem fuma-la. Por favor se retrate Gazeta, pois esse artigo está ridículo.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • C

                        Christian

                        ± 940 dias

                        maconheiro=*********=desocupado. O pior é que está praga está em todo os lugares.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        2 Respostas
                        • G

                          Gilliatt Hauer Queiroz Telles

                          ± 939 dias

                          Concordo Luis Felipe. Meu filho de 4 anos usa o CBD desde 1 aninho. Tem uma doença epiléptica gravíssima, poderia não estar sequer sustentando a cabeça, e hoje frequenta a escola regular. Quem pode nos julgar?

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                        • L

                          Luis Felipe tasca

                          ± 940 dias

                          Que ignorante você. Tomara q ninguém da sua família tenha uma das doenças que melhoram absurdamente com o uso da canabis, e tenha q usar algum opióide q destrua seu corpo.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • S

                        Sofia Klinke

                        ± 940 dias

                        Argumentação muito boa, a última então dos tamagotchis, genial! Quando você começa no tópico sobre o fim da criminalidade faz uma crítica social ****, porque não tentamos convencer um país inteiro a simplesmente não consumir mais maconha ao invés de legalizar? Como nunca pensamos nisso antes?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        1 Respostas
                        • L

                          Luis Felipe tasca

                          ± 940 dias

                          Pois a maconha se fosse de qualidade não causaria quase nenhum prejuízo. Por essa mesma lógica pq invés de multar as pessoas q dirigem bêbadas a gente n convence elas a n beber.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                      • F

                        Fernando Markowicz

                        ± 940 dias

                        Sério mesmo? Que reportagem de ***** e cheia de opinioes proprias... Gazeta foi comprada pela universal? Alguém me responde plz...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Maria Akai

                          ± 940 dias

                          Interessante o pessoal esquecer de falar de Harry Anslinger e outros motivos econômicos para proibir a maconha. E em alguns países, não se tem violência relativa a ela, pois é legalizada. Para uso pessoal, pode em: Bangladesh, Canadá, Chile, Islândia, Portugal, República Tcheca, e até na Coréia do Norte... Além disso, o princípio ativo é importante para ajudar contra inúmeras doenças, ao contrário do álcool (que, além disso, torna a pessoa descontrolada). Então, a discussão deve ser aprofundada, não baseada em preconceitos. As drogas devem ser tratadas como questão de saúde pública, não de polícia.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • E

                            exclui

                            ± 940 dias

                            Eu não fui mas tenho certeza que lá só tinha maconheiro.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • R

                              Rodrigo Farias

                              ± 940 dias

                              "Isso da geração que não conseguia manter seus tamagotchis vivos." E a sua geração pelo jeito não aprendeu a ser humilde e pesquisar (isso que você é jornalista) as coisas. Matéria cheio de preconceitos históricos. ETA BRASIL

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • L

                                Larissa Gabriel

                                ± 940 dias

                                Sete coisas que aprendeu? Da Real não aprendeu nada! Leiturinha barata, sem informação e cheia de preconceito!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • L

                                  Lucas Maia Coelho de Assis

                                  ± 940 dias

                                  O autor do texto precisa de mais informação e menos preconceito... Tá triste esse texto.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • C

                                    Celito Medeiros

                                    ± 941 dias

                                    Eu gostaria de ver também uma Reportagem séria e consciente sobre as DROGAS LEGAIS, isto mesmo, a que gera para o Brasil o segundo lugar em consumo do mundo! São mais de 100 milhões de relacionados, Opiáceas (derivadas do Ópio) e Benzodiazepínicas (as sintéticas similares). Então dizem ser necessário, especialmente em casos de depressão ou saúde mental. E aí, são lícitas, claro que precisam atacar as ilícitas, DROGAS DO MESMO MODO!... Não sou a favor de nenhuma, mas em dar as pessoas condições de consciência, foco e independência. O que aconteceu na Craquelândia em SP? Hum...

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • S

                                      Só a Eng Salva

                                      ± 941 dias

                                      AHAHAH A ultima constatação do repórter é a mais engraçada...não manter o tamagochi vivo e quer manter a planta... já vi um vizinho com a danada no quintal e todo faceiro se gabava, então, solidária à mae triste e desesperada pq o filho passou a ser agressivo e tomar pau em tudo na UFPR (claro que eles dizem que ela é inofensiva enquanto seus neurônios são cozinhados)...ensinei uma solução que na agronomia todo mundo sabe que mata até praga de soja: agua com sal toda noite. A plantinha tomba em poucos dias. Fica a receita para quem tem um pançudo em casa querendo cultivar a dita cuja para consumo..

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • H

                                        Henrique Bellini

                                        ± 940 dias

                                        Pq VC não taça água com sal na sua cachaça?

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • A

                                      Alexandre Alves de Macedo

                                      ± 941 dias

                                      O engraçado é que existem DVDs, CDs e cigarros "originais", mas as pessoas mesmo assim compram os similares piratas, porque são mais baratos (e, lógico, de qualidade inferior). Isso já é o bastante para saber que não haverá redução do tráfico com a virtual legalização, porque a população de menor renda continuará comprando dos traficantes, os quais, por outro lado, não procurarão se legalizar para não ter de pagar impostos.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • L

                                        Luis Felipe tasca

                                        ± 940 dias

                                        Nesse caso, essa lógica n se aplica muito, pois as pessoas compram coisas "piratas" pq n faz nenhum mal físico pra elas, diferente da maconha vendida pelo tráfico cheia de amônia, fungos e mofo. Então eu realmente creio que se legaliza-se iria acabar ou pelo menos diminuir muito, pois eh questão de saude do usuário.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • E

                                      Elcio

                                      ± 941 dias

                                      QUEM FUMA É TONGO !

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • J

                                        JOSÉ DE PAULA

                                        ± 941 dias

                                        A MAIOR NAÇÃO LIBEROU SOB CONTROLE EM ALGUNS ESTADOS E ESTA DANDO CERTO ..........MAS NO BRASIL JAMAIS VAI FUNCIONAR .....LIBERAÇÃO NUMA SOCIEDADE PODRE E VIOLENTA ONDE MORREM 60 MIL ANO NA VIOLENCIA URBANA ,,,,SÓ VAI PIORAR,,,,,,,NÃO BASTA OS ROUBOS E A FALTA DE SEGURANÇA, A COISA VAI PIORAR......

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • M

                                          Maria C Silva

                                          ± 941 dias

                                          Eu creio q a questão das drogas e do aborto parta da seguinte análise. Proibir e prender resolve? Impede o acesso a quem queira usar ou realizar? Os presídios estão entupidos de pessoas q venderam drogas e milhares estão nas ruas vendendo e serão presos... A quem interessa a criminalização? Sei lá...

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          2 Respostas
                                          • S

                                            Só a Eng Salva

                                            ± 941 dias

                                            Seu comentário segue uma logica. O aborto machuca muito a mulher que não teve saída e o fez, algumas não, nem sentem nada emocionalmente falando e tocam a vida, mas algusm saem da infeliz experiência dilaceradas. Eu sou favorável as pessoas poderem tomar misoprostol ou cytotec até 7 semanas de gravidez pq elas conseguem se recuperar pq não "há" nada além de um bolo de células, mas passou disso, a coisa começa a tomar forma e o sangue começa a circular e aí as coisas começam complicar emocionalmente, organicamente, moralmente, começa uma baita confusão na cabeça da moça na situação que não queria estar. Quem as condena não faz idéia de como elas foram parar na situação e as julgam e apedrejar

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • E

                                            Elcio

                                            ± 941 dias

                                            e .......??????

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • P

                                          Pensatore

                                          ± 941 dias

                                          Jonis Rossi! Tá parecendo que o texto foi escrito por quem deu "um tapa na macaca". Será? Kkkkkkkkkk

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          4 Respostas
                                          • A

                                            Alessandra A M Barbosa

                                            ± 940 dias

                                            Texto pobre, sem discussão sobre o monopólio das maiores indústrias do mundo que perderiam milhões com uma política mais eficaz - indústria farmacêutica, cigarros e bebidas (todas chamadas como drogas lícitas). O jornalista deveria ao menos procurar se inteirar sobre os índices de criminalidade envolvendo o álcool. Por outro lado nada de extraordinário pois o texto faz parte do contexto desse jornal, simplesmente medíocre !!!!!!!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • S

                                            Só a Eng Salva

                                            ± 941 dias

                                            toa pensando que foi a maconha que te fez feliz...os pontos do cérebro onde ela atua tem exatamente essa função. Maconha é tipo vc enroscar o parachoque e não arrumar o carro, vai batendo batendo e quando ve, perda total. Eu apoiaria a liberação e o uso, desde que eu não soubesse que uns provam e dao risada, mas outros provam e tem eclosão de doenças mentais que eles eram propensos. ninguém merece se tornar esquizofrênico se pode evitar.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • S

                                            Só a Eng Salva

                                            ± 941 dias

                                            Eu tenho uma opinião sobre a maconha ser boa ou ruim com relação a vc ficar alegrão...na verdade a maconha potencializa o estado de espirito que vc já está...se vc está bodado vai ficar ´pior ainda, neurótico e retardado, se está feliz vai ficar rindo a

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                          • ± 941 dias

                                            e parecia ser da ruim , pois tentou ser engraçado mas não conseguiu!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        Fim dos comentários.