i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Opinião

Siga o prestígio: o que há por trás do fetiche pelo impeachment de Bolsonaro

  • PorBruna Frascolla, especial para a Gazeta do Povo
  • 28/02/2020 14:47
Jair Bolsonaro faz gesto de coração com as mãos em solenidade em 20 de fevereiro de 2020. Lançamento de crédito imobiliário com taxa fixa da Caixa
Toda vez que um tuiteiro puxa as calçolas pela cabeça porque um tuíte de Bolsonaro vai acabar com a democracia, o que ele quer é prestígio.| Foto: Marcos Correa/PR

Ultimamente o Brasil tem assistido a uma coqueluche de “motivos de impeachment” para Bolsonaro. Os motivos vão desde golden shower a briga com jornalista, e toda semana aparece um. Seria um erro dizer que todos os que embarcam na onda são lulistas. Afinal, há muitos antipetistas entre eles. E, embora seja possível enxergar um movimento tucano nesse sentido, a filiação partidária é insuficiente enquanto explicação geral. Ou alguém crê que toda criatura que fala sem parar de impeachment de Bolsonaro é lulista ou tucana? Para entender o fenômeno, é preciso analisar o funcionamento geral da sociedade.

A moeda do prestígio

Pessoas de evidente e inegável utilidade para as suas comunidades são premiadas com uma moeda invisível chamada prestígio. Como qualquer moeda, as pessoas podem tê-la em variadas proporções. E, como em qualquer sistema de preço, a cotação em prestígio varia conforme a lei da oferta. Médicos e enfermeiros são ambos úteis à sociedade, mas médicos são mais raros do que enfermeiros – logo, são mais prestigiados.

Que o prestígio cresça conforme a raridade, em vez de ser algo intrínseco a uma profissão, podemos comprovar olhando para um país onde há abundância artificial de médicos: Cuba. E que o prestígio está atrelado à utilidade para a sociedade, vemos com o fato de a profissão do ladrão não se tornar respeitável à medida que caia a criminalidade.

O prestígio, portanto, se origina do bem comum – que é uma noção lentamente trabalhada pela sociedade.

Tal como as moedas financeiras, a moeda do prestígio pode ser falsificada. Um médico normal e um médico homeopata podem ser igualmente prestigiados por se presumir que ambos, igualmente, sejam muito benéficos à sociedade. Mas só um deles tem, de fato, conhecimento eficaz. Economistas que defenderam o congelamento de preços para resolver o problema da “inflação inercial” nos anos 1980 eram, todos eles, muito prestigiados – porque se estimava que o seu raro conhecimento econômico fosse importante para o bem comum.

Passar-se por inteligência benéfica implica cunhar moeda falsa de prestígio e é algo que perturba esse incessante processo social de decidir o que é bom.

Outra semelhança entre a moeda do prestígio e as moedas financeiras é que ambas podem ter validade em ambientes restritos. Um homem que chegue à Turquia com os bolsos cheios de reais se considerará pobre. Do mesmo jeito, um dervixe turco no Brasil é um Zé Ninguém porque entre nós não se prestigiam dervixes.

As moedas financeiras podem ser criadas em comunidades ainda menores que países: até bairros e escolas podem criar moedas internas. No caso do prestígio, isso é ainda mais comum do que entre as moedas financeiras. Com o Brasil tão inflamado em tribalismos políticos, isso é bem visível. Um homem pode pretender cuspir em cem “fascistas” para obter prestígio e respeito, mas esse prestígio obviamente estará restrito à sua facção. Afinal, o brasileiro comum acha reprovável sair cuspindo nos outros, pois suas mães ensinaram que isso é muito feio.

A moeda dos nichos

Podemos futucar os bolsos de um viajante estrangeiro para descobrir a moeda que ele carrega e, assim, descobrir sua nacionalidade. Do mesmo jeito, se encontramos alguém que parece se orgulhar de uma conduta estranha, devemos considerar isso a moeda do seu nicho, da sua facção. Uma jovem vereadora é assassinada no meio da rua, seus fãs colocam uma placa em sua homenagem e um homem se orgulha de arrancar essa placa e quebrá-la perante a turba. Essa é uma atitude da qual o comum dos brasileiros se orgulharia?

Não. Logo, para descobrir por que ele se orgulha disso, é preciso encontrar a sua turma. Encontrando-a, entendemos que essa turma acredita que contra uma psolista vale qualquer coisa, que ela é incapaz de pensar na deputada apenas como um ser humano assassinado, uma pessoa que até tem uma família e pessoas que gostam dela por razões não-políticas. Quebrar um símbolo daquela pessoa é algo benigno dentro dos estreitos limites daquela facção, que entende a destruição do Inimigo como o bem da sua diminuta e facciosa comunidade. O mesmo raciocínio vale para a conduta dos cuspidores de “fascistas”.

No entanto, as facções políticas às vezes convencem a sociedade de que elas lhe são benignas e de que tudo o que fazem tem em vista o bem comum. Esse, definitivamente, não é o caso da direita que surgiu após o PT.

Por mais que, com razão, se afirme que a democracia se faz de pluralidade, o máximo que a direita conseguiu foi o reconhecimento de sua legitimidade. E ninguém de fora da facção a reconhece como benéfica em si mesma. Trocando em miúdos, nunca deu muito prestígio ser de direita — nem mesmo quando Bolsonaro se elegeu.

Já a esquerda, ao contrário, teve a cotação em prestígio altíssima desde quando os militares, movidos pelo anticomunismo, decretaram o AI-5. A partir daí, opor-se a opressões arbitrárias passou a ser algo identificado com a esquerda. A esquerda descobriu junto com os militares que, por alguma razão, o Brasil gosta de democracia. Ela largou as diatribes contra a democracia burguesa. Munida de muitos professores em suas fileiras, a esquerda pôde fraudar a história e passar-se por defensora perene da democracia brasileira, mesmo que tenha conspirado contra Jango para implantar uma ditadura totalitária.

Felizmente, a esquerda perdeu esse prestígio. O processo começou com a descoberta do Mensalão e culminou com a redução da esquerda ao culto da personalidade de Lula. O politicamente correto lançou a pá de cal e a esquerda deixou de ser identificada com a defesa da democracia ou mesmo com a defesa dos pobres para se tornar fiscal de fantasia carnavalesca.

Hoje, a esquerda nada mais é que um catecismo dogmático que inclui a fé inabalável na Inocência de Lula e na malignidade de todos os homens brancos que não são Lula, Ciro Gomes, Freixo, etc. A esquerda está se tornando aquilo que a direita mais xucra nunca deixou de ser: uma facção de malcriados, sem nenhum respeito fora do nicho.

A moeda comum

Transformar a esquerda em passado seria mais fácil se o Anti-Esquerda que venceu o PT nas eleições não fosse um simplório. É verdade que ele defende ditadura, mas, infelizmente, é só mais um político brasileiro a fazer isto. Homenagens a Cuba infestam a vida escolar dos alunos há décadas e a catástrofe da Venezuela, sob o nosso nariz, também encontra defensores perenes. Uma coisa, porém, é um elegante Professor Doutor da USP defender ditaduras que outros intelectuais também defendem – outra, completamente diferente, é um simplório defender uma ditadura que não conta com simpatia de intelectuais.

A universidade e o mundo das artes funcionam como Casas da Moeda de prestígio da sociedade brasileira. Desde a última ditadura, elas passaram pelo mesmo processo de esquerdização que a classe média. Mas, durante o petismo, seguiram o rumo contrário do grosso da classe média e se aprofundaram na partidarização. (Explicar isto envolveria um estudo do Reuni e dos editais para artista). Gostemos ou não, queiramos ou não, o Brasil não tem uma vida intelectual independente de agentes estatais.

Essa emissora de moeda franca passou a se colocar a favor do item mais bem-aceito no Brasil fora de nichos: a democracia. Defenda a democracia e encontrará no Brasil um apoio de setores amplos.

Agora, definir democracia é outra história. Nessa operação, joga-se a água junto com o bebê. A democracia virou, na cabeça de gente aspirante a prestígio, coisa refinada e chique. Dizer “sou democrático” está se tornando o novo análogo de dizer algo como “leio um tratado filosófico por semana”. Aí é muito fácil chamar o atual chefe do Executivo de antidemocrático. O chefe do Executivo, os taxistas mal-humorados, os tiozões do zap-zap, o pai de Tati Bernardi e todos os merecedores das cusparadas de Zé de Abreu.

Democracia, mesmo, só quando todos os votantes e votados beberem chá com o mindinho esticado.

A cunhagem falsa

Toda vez que um tuiteiro puxa as calçolas pela cabeça porque uma declaração, tuíte ou compartilhamento de Bolsonaro vai acabar de vez com a democracia, o que ele quer, com essa ação extravagante, é o prestígio. “Olhem como sou democrático e chique!” é o subtexto. Assim o antipetista de outrora mostra a todos que sua própria imagem é muito diferente daquele simplório do Planalto. Serve unicamente ao propósito de cuidar de sua própria imagem.

Isso prejudica a sociedade porque passa a falsa impressão de que há uma vigilância sobre o presidente e um incansável zelo pelas liberdades democráticas (que nem dependem só do presidente). Se há muita gente fazendo estardalhaço a cada coisa dita ou não dita por Bolsonaro, parece difícil crer que este governo não esteja sob vigilância de liberais autênticos.

Mas não está. O maior exemplo disso talvez seja o fato de Weintraub ter criado em 12 de dezembro, numa única canetada, nada menos que 5 universidades federais: “a Universidade Federal de Jataí (UFJ), Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (Ufape), Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) e Universidade Federal de Catalão (UFCat).” Nem Dilma fez isso! Lula passou 8 anos no poder, e criou 14 federais; Bolsonaro, em apenas 1 ano, criou 5!

Então o estado de coisas é o seguinte: a esquerda grita que Bolsonaro é um novo Pinochet (um ditador com Chicago boys), e os antibolsonaristas egressos do antipetismo, que se dizem liberais, engolem a lorota. Como cobrir declaração e inventar teoria conspiratória é mais divertido do que ler diário oficial, ficamos, em meio a essa gritaria, achando que narcisistas simulando pânico são vigias da democracia. Mas quem vigia?

O Brasil não tem um ditador. Tem apenas mais um presidente democrático. Nossos presidentes, democráticos ou não, são patrimonialistas e fazem demagogia com empregos públicos. Bolsonaro, porém, é o primeiro presidente brasileiro a contar com fiscais de declarações em vez de fiscais de ações. Se a imprensa e a opinião pública fossem assim em 1967, Costa e Silva não precisaria de um AI-5.

42 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 42 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • J

    João Victor

    ± 2 dias

    Texto *****.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • S

      Silvia regina boroni martins de paiva

      ± 4 dias

      “Narcisistas simulando pânico” é a melhor síntese da minha percepção dos episódios das últimas semanas envolvendo jornalistas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • C

        Cyro

        ± 4 dias

        Que textinho bonitinho, inteligentinho, pra dizer nem-sim-nem-não- muito-pelo-contrário que "esquerda" e "direita" ao fim e ao cabo se igualam. Quanta babaquice pedante!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • G

          Gustavo Augusto Druziki

          ± 5 dias

          Preciso e claro. A esquerda não tem nada para se agarrar além de narrativas fajutas.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • P

            PAULO C.P.

            ± 5 dias

            Um texto que tenta passar a sensação de ser escrito por um intelectual que com uma retórica cheia de melindres foge do tema o tempo todo e esconde suas intenções. Primeiro: é fato que o Bozo não é um Ditador “oficialmente”, porém se comporta como um deles. Segundo: um impeachment é um processo que surge quando uma liderança política da motivos suficientes. Parece que isso é um desejo do Bozo. Por fim, o autor se revela no último parágrafo (o que me fez rir) quando colocou a culpa do AI-5 (ao mesmo tempo que a legitimou) na sociedade, imprensa, oposição. Texto de um extremista brincando de esconde esconde.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • F

              FERNANDO BITTENCOURT VARGAS

              ± 5 dias

              Foram cometidos pelo menos uma dezena de crimes de responsabilidade pelo presidente, entre quebras de decoro e ameaça às instituições, desde sua posse. Está muito claro na lei 1079, que o jornalismo bajulador ignora, e nem cita, porque é conveniente. Mesmo sendo criminoso, o presidente tem maioria no congresso, e o impeachment não seria possível agora. A cortina de fumaça é continuar batendo na esquerda, apesar dela estar mortinha da Silva. Governo não tem projeto, e politicamente é um desastre. Na economia, patina. Reformas terão de ser feitas, mas Bolsonaro continuará atrapalhando, sendo o estatista e corporativista que sempre foi. Foi assim na Previdência, que foi mérito do congresso

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • Z

                Zzz

                ± 5 dias

                Na democracia vale a opinião da maioria, e a maioria não queria mais ser roubada. O Bolsonaro como indivíduo é muito raso, mas tivemos governos PT onde os presidentes eram megalomaníacos. Bolsonaro é extremo para um lado conservador, Lula extremo bandido, quem sabe o próximo seja mais ponderado. Mas que é melhor que a esquerda, qualquer um seria.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • E

                  Edivaldo S

                  ± 5 dias

                  Mais um jornalista que esta somando na gazeta do povo. Parabéns pelo artigo, bem construído, argumentativo, e o melhor, matéria isenta....

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • T

                    Terrivelmente

                    ± 5 dias

                    Você tá iludido. Coitado! Não é por mal, eu sei.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • R

                      renato mello

                      ± 5 dias

                      Texto lúcido e com argumentos bem colocados. Para mim, o que importa é que, enquanto o Presidente continuar com esses Moros, Damares, Salins da vida, ele pode falar todas as barbaridades que ele quiser. Não vejo as palavras dele como ameaças à democracia e sim o que muitos de nós já estamos cansados e gostaríamos de ver uma figura pública fazer que é peitar esse maldito politicamente correto.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • T

                        Terrivelmente

                        ± 5 dias

                        Acorda meu caro! O cara parasitou por 28 anos dentro do Congresso Nacional sem apresentar nada de bom. Saia da propaganda midiática que eleva o teu “prezidente” aos altares da moralidade e do civismo. No Exército foi escorraçado como 1o Tenente. Acorde da propaganda midiática enganosa. O homem passou 30 anos na política, se dando bem as custas do bobo do povo Fluminense.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • J

                      Jonsimar Tadeu Catapan

                      ± 5 dias

                      A princípio, achei um pouquinho fora do propósito o início do texto, mas logo compreendi que estava sendo "criado" uma espécie de ambiente para as colocações e conclusões. É muito bem argumentado e, PRINCIPALMENTE, sóbrio. Parabéns!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • E

                        Eden Lopes Feldman

                        ± 5 dias

                        Um texto realista e corajoso que define o que o brasileiro está vivenciando. Que entende que para existirem mudanças necessita uma voz forte e que embora pareça autoritária é apenas representativa do que pensam os brasileiros. Não será apenas com negociações políticas entre os poderes, mas com demonstração de insatisfação como esta manifestação prevista para 15 de março que façam com que os congressistas entendam o que queremos. Temos apenas esta única chande de corrigirmos os rumos da nação. E não podemos titubear.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • S

                          Sérgio Guerra

                          ± 5 dias

                          Gastou tantas palavras para o óbvio. Bolsonaro e sua equipe estão pondo o congresso no seu devido lugar. Cadeia

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          2 Respostas
                          • T

                            Terrivelmente

                            ± 5 dias

                            Hahahahaha Rio para não chorar. O povo e trouxa!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                          • J

                            Jonsimar Tadeu Catapan

                            ± 5 dias

                            Eu, no entanto, já achei muito interessante a "construção" do ambiente de figuras que a Bruna usou para construir o meio onde ela faria suas colocações. De fato, é o óbvio, mas às vezes, para fundamentar a tese, é preciso construir bem os fundamentos.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • S

                          salcutrim

                          ± 5 dias

                          Bolsonaro é o cara. Votarei nele novamente e pra mim, que se dane o Lula, os petistas e esquerdistas. Viva o Guedes, Moro, Wintraube, Damares e outros que nao tao nem ai pra esses tontos e têm coragem de expressar o que pensam. Tamo junto

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            José Airton Gernano da Silva

                            ± 5 dias

                            Um presidente tresloucado, ministros patéticos. O Congresso Nacional, por incrível que pareça, tornou-se a tábua de salvação do país. Fico imaginando o que teria ocorrido com o país se o Congresso estivesse aprovando literalmente tudo que viesse do governo: homens e mulheres não teriam diferenciais na aposentadoria, o filho Carlos estaria c embaixador nos EUA s saber ler e escrever inglês, as terras indígenas já estariam a disposição de garimpeiros, os PMs estariam impondo suas armas em benefícios próprios, o Queiroz estaria na Casa Civil. IMAGINAR um governo com mais Bolsonaros e menos Congresso, as mulheres seriam serviçais, o homens ogros, aos jovens a lavagem cerebral.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • J

                              Jonsimar Tadeu Catapan

                              ± 5 dias

                              Quer que eu responda? O Brasil teria fechado 2019 com um PIB maior, o desemprego teria diminuído, a criminalidade e a corrupção estariam (talvez ainda em alta, porque isso é do humano, não tem jeito) sendo combatidas, as escolas estariam ensinando alunos (e não militantes comunistas)... Preciso realmente continuar? A ideologia seguida pelo Governo também não é a minha preferida, mas esses "tresloucados" estão fazendo MUITO melhor que os "tresloucados" petistas que estiveram no Planalto e quase destruíram o País. Eu diria um placar de 7 x 1 a favor do Bolsonaro e seus "tresloucados" ministros.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • J

                            JOSANE

                            ± 5 dias

                            Brilhante análise, e isso que o Brasil precisa, jornalistas e reporteres isentos. Deixem o homem trabalhar.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            1 Respostas
                            • J

                              Jonsimar Tadeu Catapan

                              ± 5 dias

                              Excelente e essencial, seu comentário!!!

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                          • P

                            Pedro Zanoni

                            ± 5 dias

                            Boa Matéria.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • R

                              RGB

                              ± 5 dias

                              O congresso esta se borrando com a ameaça da pressao popular, coisa que na historia recente nao se viu. Entao o jeito é fazer algum barulho para tentar equilibrar as forças. Agora falar em empeachment De um presidente que até o momento nao teve nenhuma acao anticonstitucional é só blá, blá, blá. Povo não aprova e nem esta nas ruas solicitando, ou seja, que tal este povo votar o que é importante para o Brasil crescer.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              1 Respostas
                              • C

                                CSG

                                ± 5 dias

                                E se a tal pressão popular no fundo não passar de agitação de robôs de internet...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                            • D

                              DENISSON HONORIO DA SILVA

                              ± 5 dias

                              A Gazeta do Povo foi na contramão do mainstream jornalistico brasileiro. Todos sem exceção defenestraram o comportamento simplorio do presidente. Como ele se ressente de um verniz intelectual e por caracteristicamente ser intempestivo, apenas proporcionou alegações aqui e lá fora de ser antidemocrático. Ele está sofrendo pressões que poucos presidentes neste país se depararam. Mas a cooptação de todas esferas da vida brasileira por uma visão esquerdista, aflorou a revolta de que um ser diferente estava no poder. Agora, tal qual como a esquerda se armou com intelectuais para embasá-la, a direita também deverá fazê-lo. Acabemos com o materialismo histórico, conceitos gramcianos, etc.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • J

                                JAMC

                                ± 5 dias

                                ToperaSONARO, ícone da velha política brasileira, fala muita besteira e resultado zero.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                1 Respostas
                                • J

                                  Jonsimar Tadeu Catapan

                                  ± 5 dias

                                  Vai estudar um pouquinho e ler jornal que preste, JAMC. Pela primeira vez em muitos anos, as contas públicas estão tendendo a fechar em azul.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • O

                                Orlandino Mariussi

                                ± 5 dias

                                Apenas li o título da matéria e entendi que se trata do xororô da imprensa marron insatisfeita pelo desmame e dos ptistas pão com mortadela famintos pelo poder. É B382022!!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                2 Respostas
                                • J

                                  Jonsimar Tadeu Catapan

                                  ± 5 dias

                                  Acho importante, Sr. Orlandino, ler a matéria com atenção. Vale a pena!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  Austragésilo

                                  ± 5 dias

                                  Se tivesse lido tudo não teria feito papel de burro com esse comentário.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • pradojoseeduardo@gmail.com

                                ± 5 dias

                                Texto provocativo e inteligente, alguém falou por aí, assim como a musiquinha caneta azul é provocativa e inteligente, a caneta vermelha da crônica é igualmente provocativa e inteligente, coitados dos brasileiros com a inteligência de certos formadores de opinião.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • P

                                  PT NUNCA MAIS

                                  ± 5 dias

                                  A grande maioria que defende o impeachment é petista, muitos envergonhados, ou peessedebistas. Os que não são, são simplesmente lunáticos.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • A

                                    Anderson Candido Moraes

                                    ± 5 dias

                                    Gostei do texto! Mas... O que é a democracia senão o legítimo direito de ver a vontade da maioria levada à cabo? Se a maioria acha que o congresso não presta, é porque os anseios desta maioria não está adequadamente representada, oras! Naquilo que se refere ao presidente e governadores, vale a mesma regra, ou seja, eles estão ou não atendendo os anseios da população? A "*****" toda começa no excesso de confiança dos ignorantes que se acham capazes de opinar com a bunda ao mesmo tempo em que não sabem nem diferenciar as atribuições de um presidente e de um deputado. Por fim, cada povo tem o governo que merece.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • H

                                      Herman Bruhns

                                      ± 5 dias

                                      Há muitos anos tenho uma opinião e convicção firmada. "O Brasil não está pronto para uma democracia" Democracia requer um povo com um mínimo de discernimento que não vote em Renan, Maia, Alcolumbre, Frota, Tiririca, Collor etc. E votam uma vez, e de novo, e de novo... Como uma criança que não está apta a brincar com um brinquedo e se machuca, alguém responsável é obrigado a colocar uma ordem na situação e tomar seu brinquedo até que tenha amadurecimento para brincar novamente.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • E

                                        Eduardo Prestes

                                        ± 5 dias

                                        A direita não quer ditadura, isso sempre foi o objetivo da esquerda, que não admite oposição, dissidência ou contestação. A direita quer estado mínimo, governo pequeno, mercado forte, capitalismo, baixos impostos, pouca burocracia, funcionalismo sem privilégios, poder dividido, órgãos públicos técnicos e sem aparelhamento partidário, harmonia social, bandidos e corruptos reprimidos e presos, população responsável e armada. Um excelente modelo é a capitalista Suíça, ima sociedade excepcional. Ou os EUA, Canadá, Reino Unido... E a essência da esquerda está resumida em Cuba, Venezuela, Coréia do Norte, etc.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • D

                                          Decio mango

                                          ± 5 dias

                                          Mal comparando e comparando bem...igual ao partido democrata nos EUA..passaram quatro anos tentando tirar o Trump..esqueceram de trabalhar para fazer algo novo.. deu no que deu mais 4 anos de Trump...por aqui serão mais 4 anos de Bolsonaro...seus ,militrouxas

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • C

                                            CLEUSA

                                            ± 5 dias

                                            A palavra "democracia" soa desacreditada na boca da maioria dos políticos da atualidade! Tipo aquele advogado cheio da grana que quando diz que seu cliente é inocente, td mundo sabe que está atolado em corrupção!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • V

                                              voz que clama no deserto

                                              ± 6 dias

                                              well tirando a arrogância de uma intelectualidade artificial que se pretende ser superior ao simplório do planalto, texto razoável, nota 7. Nem tudo está perdido, valeu o esforço. Mas é o simplório do planalto que ganhou as eleiçõesn o 1o. turno mas pelas fraudes teve um 2o. turno e a fim de não ganhar tentaram matá-lo pportanto fascistas assassinos ódio além de discursos é prática comum e método da esquerda. A esquerdista pseudo-intelectual do texto, continua emburrecida.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              3 Respostas
                                              • A

                                                Austragésilo

                                                ± 5 dias

                                                Vc só vai poder dizer que um texto é nota 7 no dia em que aprender a usar vírgula.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • D

                                                Decio mango

                                                ± 5 dias

                                                Rodrigo: tudo neste pais e uma fraude...vc e uma fraude ..seu pensamento e uma fraude.. estar escrevendo nesta joça e uma fraude...

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • R

                                                Rodrigo

                                                ± 5 dias

                                                Fraude... sei, sei. Depois de tomar seus medicamentos, reveja o absurdo q escreveu.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • G

                                              Geraldo Pereira do Valle

                                              ± 6 dias

                                              Texto provocativo e inteligente. Parabéns!!!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              Fim dos comentários.