i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Opinião

STF mira nas fake news e acerta a liberdade de expressão

  • 27/05/2020 19:11
alexandre de moraes
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).| Foto: Rosinei Coutinho/STF

Devagar, sorrateiramente, a liberdade de expressão sofreu um ataque duríssimo - talvez fatal, se algo não for feito a respeito. Explico.

A CPI das “fake news”, que parecia mais um daqueles inúmeros inquéritos parlamentares que servem objetivamente - quando muito - para a produção de memes, gerou um inquérito judicial (bastante questionável) cujo desdobramento ganhou hoje um capítulo sinistro.

Mandados de busca e apreensão foram expedidos contra jornalistas independentes, blogueiros, ativistas e empresários. O que eles têm em comum? Eram todos apoiadores convictos do presidente Jair Bolsonaro e/ou conservadores. Também parlamentares próximos do Executivo como Bia Kicis (PSL-DF), Carla Zambelli (PSL-SP), Filipe Barros (PSL-PR) e Luiz Phillipe de Orleans e Bragança (PSL-SP) foram intimados a comparecer para prestar depoimentos em data próxima.

E o que esse inquérito (4781/DF) tem de tão diferente de tantos outros que obrigam a Polícia Federal a bater na porta de cidadãos brasileiros às 6hs da manhã?

Entre os muitos “furos” do processo que o fazem parecer tirado de um enredo kafkiano, poderia citar a ausência de “fato específico” (conceito jurídico fundamental porque ninguém pode ser condenado por cometer um “crime”, assim, de forma genérica, mas sim por algo objetivo e claramente determinado, como “desvio de dinheiro do órgão de governo X”), porém o que mais chama a atenção é que sequer o inquérito indica quem são os investigados. Em outras palavras, cidadãos brasileiros estão sendo levados para depor e tendo bens confiscados sem saber que parte são no processo. A deputada federal Caroline De Toni (PSL-SC) acrescentou muitos outros questionamentos jurídicos em seu Twitter pessoal para quem se interesse pelo assunto.

Mas não gostaria de discutir juridiquês, e sim valores. Boa parte dos “investigados”, se é que podemos chamá-los assim, trabalha com o que poderíamos chamar genericamente de “palavra”: Allan dos Santos mantém um canal do YouTube de notícias e comentários políticos que tem mais 800 mil inscritos; Bernardo Küster também é comentador de notícias políticas e de pautas ligadas à Igreja Católica, com número parecido de seguidores; Sara Winter é ex-feminista e hoje luta por pautas conservadoras, também de maneira muito presente nas redes sociais. A lista é extensa e pode ser vista no próprio inquérito, mas tem até humorista (Rey Biannchi).

Todas essas pessoas (com exceção dos parlamentares) tiveram seus celulares, computadores e outros dispositivos pessoais confiscados pela polícia para que o STF prossiga com essa estranha investigação.

Tudo isso por conta de “fake news”.

É preciso desmistificar um pouco esse termo que ganhou tanta notoriedade na última década.

Lembro quando o finado e saudoso jornalista Ricardo Boechat afirmou que “essa história de fake news é a maior ‘fake news’ de todas”. O argumento era mais ou menos que as redes sociais, justamente por ter dado liberdade para as pessoas, é o que ajuda a desmentir as próprias notícias falsas. Se um jornalista comete algum equívoco, alguém nas redes pode apontar, e exigir uma correção. Da mesma forma, algum youtuber pode sofrer críticas por seu trabalho.

A pluralidade de meios de expressão aumenta a liberdade; e se isso aumenta a possibilidade de se espalhar mentiras, também aumenta a velocidade que a verdade dos fatos possa afinal vir à tona. Para os excessos a lei penal e civil brasileira já prevê a possibilidade de reparação.

Muitos dos investigados do inquérito 4781/DF são cidadãos que exprimem opiniões que encontram eco em outras cidadãos, que por sua vez apoiam os primeiros das mais diversas formas. Quando o ministro Alexandre de Moraes manda apreender os equipamentos eletrônicos dessas pessoas acaba tirando o próprio ganha-pão deles.

Mas Alexandre de Moraes foi além. Acrescentou um pedido para bloquear os perfis de internet dos investigados, limitando ainda mais a possibilidade de virem a público para se defender.

Poderia chamar isso de censura?

Tentei entrar em contato com muitos dos “investigados”, para entender melhor o que estava acontecendo com eles, mas não tive sucesso. Em alguns casos a própria assessoria de imprensa estava sem comunicação com seu assessorado. Mas, felizmente, consegui falar com Bernardo Küster que é, entre outras coisas, diretor de Opinião do jornal online Brasil Sem Medo.

Ele informou que começou o trabalho na internet justamente para enfrentar os ataques à liberdade expressão no final de junho de 2017: “No Brasil você pode ser tudo, menos conservador e anticomunista. A própria CPI da fake news, que parece ter sido a origem desse inquérito, investiga exclusivamente conservadores e quem apoia o atual governo”, afirmou ele. “É curioso como os antigos apoiadores do presidente, como Joice Hasselmann, Alexandre Frota e outros não são alvos desse inquérito, só quem o sustenta hoje. A impressão que fica é que apoiar o Bolsonaro é crime”, acrescentou.

Ao ser perguntado sobre a questão das fake news e da liberdade de expressão, Bernardo foi enfático: “D. Pedro II afirmava que só se combate os excessos da imprensa com mais imprensa. Ou seja, não pode existir alguém ou um órgão que decida o que é verdade ou o que é mentira nesse país. Para crimes contra a honra, existem leis. Agora, retirar os meios que as pessoas têm para se expressar, não é censurar notícias ou mensagens, mas pessoas. Em última análise, o que o STF está fazendo é impedir que vozes dissonantes falem. É absurdo!”, concluiu.

Toda a repercussão gerada pelo caso motivou o procurador-geral da República, Augusto Aras, a pedir ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, para que suspenda o inquérito das fake news.

Por mais que seja batida, a velha frase atribuída a Voltaire: “Não concordo com uma palavra do que dizes, mas defenderei até o ultimo instante seu direito de dizê-la”, deveria ser um norte para todos os que prezam pela democracia.

Que o pedido de Augusto Aras seja aceito pelo bem e salvaguarda da liberdade de expressão no Brasil.

56 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 56 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • J

    José Tadeu Araujo

    ± 0 minutos

    Apenas uma correção: a frase atribuída à Voltaire na realidade não é dele e sim de Evelly Beatrice Hall.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • W

      Wander Leite

      ± 2 dias

      Engraçado, enchem a boca falando em "liberdade de expressão". Mas se eu xingar publicamente aqui qualquer um pelo nome completo, vão correr no Judiciário alegando injúria, difamação etc... Como a polarização cegou vários. Já vi muitos fiéis do Bozo aqui na Gazeta gritando q estão lutando pelo BR, mas se jogar no google o nome deles, vão se surpreender... já vi caso de sonegação, processo criminal etc. Portanto, quer mostrar ideia oposicionista, faça, mas sem crimes ou mentiras.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • J

        JOSÉ CARLOS

        ± 2 dias

        Estamos vivendo um novo modelo de golpe, que não há precedentes na história do país: Golpe do STF. Surreal e inimaginável que fossem tão longe.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        1 Respostas
        • W

          Wander Leite

          ± 2 dias

          Estão gritando golpe igual aos petistas. Só muda a cor!

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

      • L

        Luiz

        ± 2 dias

        Parece que hoje a Gazeta resolveu publicar vários artigos sobre a briga executivo-judiciário - agora a coisa chegou na "liberdade de expressão" (daqui a pouco estão invadindo os órgãos de mídia que são contra os princípios filosóficos da turma do STF - nada a ver com a constituição)

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • M

          Manoel Cesar Romero

          ± 2 dias

          Gostei do artigo, poderia ser mais abrangente, quando atingir os jornalões, tv globo, cnn, band, veja, isto é,folhinha e outros o Ministro vai sair do lugar que esta, ele nunca deveria estar neste lugar. Por onde anda o Gilmar, em Portugal?

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • L

            Luiz

            ± 2 dias

            O artigo da Gazeta está perfeitamente correto, mas usa uma linguagem "politicamente correta", cheia de zelo ... não percam os excelentes artigos de "agora" do "Jornal da Cidade" que utilizam uma linguagem muito mais direta ... abram o olho ...

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • M

              Marcus Vinicius de Andrade

              ± 2 dias

              Editorial ensaboado e sem pulso. Tomara que vocês sejam as próximas vítimas da censura, para ver o que é bom para tosse.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                Marcia Silva

                ± 2 dias

                O STF não "acertou a liberdade de expressão" como diz o título. Este direito é respeitado, principalmente quando grupos ligados ao presidente publicam o que querem, da forma mais grotesca. Só que nenhum direito ou liberdade é absoluto. Há limites, e estes devem sim ser respeitados por todos, principalmente pelo bolsonaristas, estes que, claramente, são defensores do "ódio". Aliás, há até um gabinete dentro do Planalto com este nome, vejam só!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  Admar Luiz

                  ± 2 dias

                  É meu prezado, mas tem coleguinhas da imprensa que estão babando. Sabe por quê? Oras, como vc bem disse, porque atinge os seguidores, os apoiadores do Bolsonaro e seu governo. Aqui em Banânia pode tudo, meus caros. Juiz abre processo, manda investigar e depois ainda julga. Essa excrescência é uma tapa a liberdade de expressão. isso tudo se chama revanchismo, perseguição. Esses togados perderam a vergonha, hein?

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • A

                    Admar Luiz

                    ± 2 dias

                    É meu prezado, mas tem coleguinhas da imprensa que estão babando. Sabe por quê? Oras, como vc bem disse, porque atinge os seguidores, os apoiadores do Bolsonaro e seu governo. Aqui em Banânia pode tudo, meus caros. Juiz abre processo, manda investigar e depois ainda julga. Essa excrescência é uma tapa a liberdade de expressão.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • J

                      Juliano Torres

                      ± 2 dias

                      E ainda inocentou o Presidente , quem tem controle da polícia federal é o sr Alexandre PCC.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • A

                        Admar Luiz

                        ± 2 dias

                        Prezado qual é o crime do presidente? Inocentou? Se não há crime nenhum. Vai dar uma lambidinha nas botas do Lularapio. Certo?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • T

                      Tony Cruyf

                      ± 2 dias

                      Isso só fortalece o Presidente! O sentimento de revolta contra o STF tende a crescer. Eu aposto dizer que o STF acabou de reeleger Bolsonaro 2022.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • V

                        Vânia Coutinho

                        ± 2 dias

                        Ótimo texto. Se o pedido não for aceito o caminho estará aberto para Bolsonaro decretar estado de excessão. Seria o melhor pra ficarmos livres desta toga elitista e despreparada que escraviza o Brasil.Avante capitão!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • E

                          Eduardo Prestes

                          ± 2 dias

                          Perfeito o artigo ! Não existem “fake news”, essa é uma desculpa inventada pela esquerda para censurar seus críticos e opositores. Tanto que só a esquerda se preocupa com “fake news”. A esquerda sempre utilizou a mentira como método político, através da criação de “narrativas” e a ocupação de espaços nas instituições e imprensa. Para eles, o problema foi o surgimento das redes sociais, onde as informações circulam com ampla liberdade. As mentiras da esquerda são desmascaradas quase imediatamente. Eles não aceitam isso, tem raiva e querem controlar e censurar a internet. Surreal, mas o troco virá.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          1 Respostas
                          • A

                            Alexandre Martins

                            ± 2 dias

                            Impressionante que o bolsonarismo escreve e faz o mesmo que o petismo com sinal trocado. Realmente, o troco virá e os cidadãos de bem vão botar todo esse radicalismo de volta para os porões da história, de onde nunca deveriam ter saîdo

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                        • P

                          Paulista

                          ± 2 dias

                          Será que mira nas fake news? Eu acho que está mirando na liberdade dos cidadãos.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • A

                            All Jr

                            ± 2 dias

                            Parabéns pelo artigo! Esse é mais um capítulo da triste história do STF na sua, talvez, pior composição de todos os tempos! Ver a Democracia sob ataque justamente do Tribunal que deveria garanti-la é muito triste! É bom que os senhores ministros saibam que romper a ordem democrática estabelecida pela CF/88 com certeza trará consequências nefastas ao nosso ordenamento. Acorda Brasil!

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • A

                              APJr

                              ± 2 dias

                              O problema no Brasil, é que o STF e o legislativo macomunados se protegem, de modo a que pacificamente desfrutem as benesses da república. O legislativo não se mete nas falcatruas dos ministros e os ministros não se metem na corrupção dos políticos. Aí então, o que se vê é isso: os ministros violentando a ordem constitucional enquanto o senado permanece calado. Por outro a corrupção rola solta no congresso e nenhum político é indiciado. O melhor dos mundos pra eles que nos violentam, e uma vida maculada pra nos povo que diuturnamente somos, como agora, por eles violentados ...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • C

                                Cidadão Brasileiro

                                ± 2 dias

                                Há um importante detalhe deixado de lado no texto: a disseminação de falsidades criadas com propósito específico de confundir, difamar, induzir a comportamentos de ódio. Isso NÃO é mero uso da liberdade de expressão, mas ABUSO e LIBERTINAGEM. A substituição da realidade pela narrativa do gosto de fanáticos, muitos simplórios crédulos com instintos de torcedor de futebol aplicados à política, é uma potente arma de engenharia social, e deve ser exemplarmente e prontamente combatida com a lei, a tempo de impedir o sufocamento da democracia por milicianos digitais imbuídos de projetos autoritários e, ultimamente, bem lucrativos - somente para eles.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                3 Respostas
                                • W

                                  Wander Leite

                                  ± 2 dias

                                  Na verdade os Bolsonaristas viraram petistas às avessas.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • C

                                  Cidadão Brasileiro

                                  ± 2 dias

                                  E. Prestes: mesmo que se tome por 1 especialidade da “esquerda”, c/ o advento das novas tecnologias de comunicação rápida e de data analytics foi a chamada “direita” quem rapidamente fez uso dessa verdadeira arma. Steve Bannon, Roger Stone (preso!) e sua Cambridge Analytica surfaram a onda de explorar o ódio q aflora nas pessoas quando submetidas a reconstruções tendenciosas da realidade c/ fakes, o msm sentimento q desenvolvem pelo vilão de um filme. Some-se a isso fanatismo, e tem-se 1 exérc. de zumbis hipnotizados a seu serviço, + ou - como os desfiles q o PT fazia com seus militantes nas campanhas nos anos 90. Ao cabo, ambas ideologias satisfazem a sanha do centrão por verbas.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • E

                                  Eduardo Prestes

                                  ± 2 dias

                                  Criação de notícias falsas (narrativas) sempre foi uma especialidade da esquerda. As redes sociais, com sua liberdade, permitem desmascarar as mentiras de esquerda, reduzindo a influência da extrema-imprensa. Nas redes sociais, a gente chama ladrões pelo nome, xingamos e desmoralizamos os corruptos que nos roubam.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • A

                                Alexandre Martins

                                ± 2 dias

                                Acho que entendi o texto. Pode-se usar dinheiro público para criar e difundir notícias falsas, difamar, ofender e ameaçar, desde que seja operado pelo governante de plantão. Crime é só quando for feito pela oposição. Pode-se criar redes de apologia ao nazismo e incitar o fechamento do Congresso e do Supremo, mas só quando feito pelos sabidamente democráticos deputados bolsonaristas, agora alinhados ao Centrão. Isso é liberdade de expressão. Agora, se for para criticar o Governo, o jornal deve perder anunciantes e ser fechado, por ser contra os valores morais da Nação. E assim vamos nos avenezuelando...

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                2 Respostas
                                • A

                                  Alexandre Martins

                                  ± 2 dias

                                  Governo que pressiona anunciantes privados a tirar verba de jornal por fazer oposição é ditadura! Governo que manda banco estatal torrar dinheiro en site de notícia falsa é ditadura! Mas os bolsonaristas não estão nem aí. Pode roubar, matar ou estuprar, desde que seja para proteger a família e ferrar com os inimigos. Aloprados!

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                • E

                                  Eduardo Prestes

                                  ± 2 dias

                                  Jornal deve se financiar no mercado, e não depender de verbas públicas. Está certíssimo o Bolsonaro em cortar o financiamento público para a imprensa, votei nele para isso. E com seu dinheiro privado, ganho com trabalho, cada um faz o que quiser, inclusive militar contra a esquerda.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                              • N

                                NAILSON

                                ± 2 dias

                                Belíssima articulação. Excelente artigo. Quem pára l STF?

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • C

                                  Cris Bispo

                                  ± 2 dias

                                  Medo. Alguém precisar parar o STF.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • I

                                    Ivan Carlos MIranda

                                    ± 2 dias

                                    Parabéns pelo editorial. Normalmente veículos de comunicação ligados à Rede Globo aplaudem qualquer coisa contra o governo Bolsonaro, mas esta vez a Gazeta, diferentemente do Globo e do nefasto Jornal Nacional, está enxergando um perigo real contra a liberdade de expressão, perigo este vindo de um ministro do STF que tem justamente o dever de proteger a constituição da República. Espero que outros jornais e jornalistas sérios também atentem para esta ameaça, que no futuro poderá prejudicar a todos nós.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      Juliano

                                      ± 2 dias

                                      Tadinhos, eles só querem se aproveitar da ignorância do povo pra conquistar apoio político, quem sabe até para um golpe nas instituições democráticas, com base em mentiras e na destruição de reputações. Deixa os meninos trabalharem, STF!

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • A

                                        Akollyka

                                        ± 2 dias

                                        Confundem críticas e opiniões que não bajulam com difamações que caluniam. Quem só quer ouvir elogios não aceita verdades desaprovadoras.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • T

                                          Teixeira

                                          ± 2 dias

                                          A ditadura não é do STF, é do Judiciário, em todas as instâncias.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            Rogério R

                                            ± 2 dias

                                            Não gazeta, o STF e o congresso nunca miraram fakenews; como toda narrativa esquerdista isso não passa de uma mentira repetida!!! A intenção é derrubar o Presidente eleito pelo Povo e retirar o direito dos cidadãos de se manifestarem, ainda que pelas redes sociais! A partir daí estão criadas as condições finais para a instalação do socialismo e a escravidão do Povo! Eles estão acertando exatamente no que miraram, ou seja, na nossa liberdade!!! O STF e o congresso com a ajuda e o silêncio da maioria de nossos deputados e senadores estão tramando contra a nossa LIBERDADE! E não é apenas a liberdade de expressão!!!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • M

                                              Marcus Vinicius de Andrade

                                              ± 2 dias

                                              O recado está dado: é proibido criticar o STF.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              2 Respostas
                                              • H

                                                Heider Fábio do Amaral Torres

                                                ± 2 dias

                                                CSG: então a gente tem que assistir o stf soltando e deixando de prender ladroes sem poder nem reclamar ????? Soltando traficantes , corruptos ??? Não podemos mais nos manifestar ????

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                              • C

                                                CSG

                                                ± 2 dias

                                                Criticar pode , arrecadar dinheiro para fazer manifestações ( ridiculas ) pedindo o fechamento não

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • R

                                              Rogerio Barao

                                              ± 2 dias

                                              Chegou a hora de dar um basta no STF. Esses ministros mequetréfes metidos a governantes sem voto têm que receber a reprimenda que já está tardando. Ótima análise Gazeta!

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • J

                                                Juliano

                                                ± 2 dias

                                                Ainda bem que são sem voto. Imagina o bando de mulas bolsonarista escolherem ministros do STF. O critério seria coisas como "terrivelmente evangélico" e afins.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • H

                                              Herman Weksler

                                              ± 2 dias

                                              Obrigado por este jornal existir. Enfim uma voz sensata que pensa no Brasil e não escolhe uma "cor".

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • E

                                                Eden Lopes Feldman

                                                ± 2 dias

                                                Excelente analise. Corajosa e realista. E o que me impressiona deste ato de uma ditadura jurídica é pensarem que com isto irão abafar os protestos nas redes sociais. Não entenderam que nos livramos da imprensa ideológica e vivemos a era da liberdade de expressão. Para desespero da esquerda e do STF.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • R

                                                  Renato Borba

                                                  ± 2 dias

                                                  Justapo

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • F

                                                    Freitas

                                                    ± 2 dias

                                                    Os fanatizados fingem não entender que a ação não é contra pessoas que emitem opiniões sobre políticos, ministros, etc. É uma ação contra uma INDÚSTRIA DE NOTÍCIAS, fabricadas para assassinar reputações. Este é o objetivo do inquérito e, no final, veremos se dinheiro público não foi usando para “incentivar" certos blogueiros e colunistas. Estatais brasileiras financiando com o nosso dinheiro blogueiros, colunistas e afins, que atacam a reputação dos que se opõem ao governo. Estamos na Venezuela?

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    2 Respostas
                                                    • F

                                                      Freitas

                                                      ± 2 dias

                                                      RoCS é alguma abreviação esquisita de ES-RO-TO? A indústria está instalada no 3. andar do Palácio do Planalto.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                    • R

                                                      RoCS

                                                      ± 2 dias

                                                      Deixa de ser otário Adélio de Freitas. 'indústria', 'assassinar reputações'... não tem nada disso. É pura censura. Inquérito fake sem objeto, aberto desde março de 2019. Já censurou a Crusoé por causa do amigo do amigo de meu pai.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                  • M

                                                    Marcos Souza

                                                    ± 2 dias

                                                    ÓTIMO TEXTO.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • E

                                                      Eduardo M

                                                      ± 3 dias

                                                      Gostei muito. Pena que já entramos na ditadura do STF, onde não podemos chamar os ministros de ********... pena.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • J

                                                        JHGL

                                                        ± 3 dias

                                                        ISSO SIM É UMA DITADURA!!!

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • R

                                                          RoCS

                                                          ± 3 dias

                                                          Errado. O STF mirou na liberdade de expressão e na cassação da chapa de Bolsonaro/Mourão. Mas, a arma vai explodir na cara dos ministros.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • P

                                                            Pedro Silva

                                                            ± 3 dias

                                                            Só lembrar que liberdade de expressão não significa falar o que quiser, ou não responder pelo que fala.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • G

                                                              Gonzaga

                                                              ± 3 dias

                                                              Para um juiz que mandou tirar a do ar a revista Crusoé e o site antagonista este inquérito caiu na mão dele como uma luva. Todos mundo pode falar de impechement do Bolsonaro que não é crime, mas se fala de impecheatment de um juiz do STF aí é crime

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • L

                                                                Luzalvo

                                                                ± 3 dias

                                                                Uma investigação onde a vítima é o juiz, quem investiga é o juiz e quem julga é o juiz. Só.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • S

                                                                  SUELI APARECIDA FERREIRA DE GODOY

                                                                  ± 3 dias

                                                                  Será que já tivemos ditadura no Brasil???? Acho que estamos entrando numa.

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • Z

                                                                    Zyss

                                                                    ± 3 dias

                                                                    Finalmente algo lúcido na gazeta do moro, parabéns!

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • G

                                                                      Gabriel Henrique Knüpfer

                                                                      ± 3 dias

                                                                      Ótimo texto, parabéns!

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      Fim dos comentários.