i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Rio de Janeiro

STF proíbe ações policiais e crianças morrem nas mãos do tráfico de drogas

  • 13/07/2020 20:37
pmerj
Polícia Militar do Rio de Janeiro está proibida de conduzir ações nas favelas cariocas, a não ser em “condições absolutamente excepcionais”| Foto: Divulgação/PMERJ

Os homicídios cometidos por policiais dominam o noticiário. Ainda assim, no primeiro semestre deste ano, 34% de todos os assassinatos que aconteceram na cidade do Rio de Janeiro foram provocados pelo tráfico de droga, e outros 13% foram causados por grupos paramilitares, totalizando 47% de todos os homicídios.

Apurado pela Delegacia de Homicídios (DH) da capital carioca, o percentual se mantém constante ao longo dos últimos anos. No segundo semestre de 2019, organizações criminosas responderam por 51% dos homicídios investigados. No segundo semestre de 2018, a taxa era de 50%. Em São Gonçalo, 84% dos casos registrados no primeiro semestre deste ano tiveram participação de organizações criminosas; em Niterói, 63%; em Itaboraí, 70%.

Segundo a polícia civil, mais de 1.400 comunidades do estado estão dominadas por grupos criminosos, sendo que o tráfico controla 81% deste total, contra 95% das milícias. Vivem no estado aproximadamente 56.600 criminosos em liberdade, contra 44.000 policiais militares disponíveis, sendo que 22.000 são os que atuam efetivamente na rua.

Os grupos criminosos podem ser responsáveis por uma fatia ainda maior dos assassinatos, segundo Marcelo Rocha Monteiro, procurador de justiça do Estado do Rio de Janeiro. “As facções criminosas dominam os territórios onde se instalam, controlando a vida dos moradores. Não existe a menor chance de um morador de comunidade dizer que a bala perdida que matou uma criança partiu da arma de um traficante. Se ele fizer isso, será assassinado”, afirma. “Portanto, ou ele dirá que o tiro partiu da polícia ou que não sabe de onde partiu”.

Balas perdidas e chacinas

Parte desses homicídios acontece por causa de disputas por território, que resultam em balas perdidas, como a que vitimou o garoto Ítalo Augusto de Castro Amorim, de apenas sete anos. Na noite de 30 de junho, ele foi atingido na cabeça num momento em que brincava no portão de casa, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. Ítalo estava perto de outras crianças quando começou um tiroteio. Caiu no chão, e uma prima de sua mãe o levantou, imaginando que ele estava se protegendo. O menino estava ensanguentado. Foi encaminhado ao hospital, mas não resistiu.

Em outros casos, os ataques são propositais. No mesmo dia da morte de Ítalo, Maria Alice de Freitas Neves, de quatro anos, morreu baleada durante uma festa da aniversário na cidade de Três Rios. Um homem desceu de uma moto e saiu atirando. Dois dias antes, na madrugada de 28 de junho, morreu Rayanne Lopes, de 10 anos. Sua família participava de uma festa junina em Anchieta, um bairro da zona norte do Rio de Janeiro, quando quatro homens armados com fuzis desceram atirando de um carro preto.

Também morreram Josué de Oliveira Xavier, de 20 anos, além de Yuri Lima Vieira e Yan Lucas Soares Gomes, de 23 anos. A polícia trabalha com a hipótese de que a chacina foi resultado de uma disputa entre facções criminosas rivais. O pai de Yan Lucas seria traficante -- morreu em 2015, durante um confronto com a Polícia Militar.

Nesse caso em específico, a Polícia Civil se declarou de mãos atadas, porque, no início de junho, uma liminar do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin proibiu operações em favelas do Rio de Janeiro durante a pandemia, a não ser em “hipóteses absolutamente excepcionais”. Para investigar a morte de Rayanne, afirma a corporação, seria “forte aparato operacional, com blindados e helicópteros”.

Liminar do STF

Enquanto a liminar reduz o alcance das ações policiais, a disputa por espaço entre diferentes grupos criminosos ligados ao tráfico de drogas, ou entre grupos milicianos, ou entre milicianos e traficantes, continua. No dia 8 de julho, por exemplo, a Polícia Militar realizou uma operação na Praça Seca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O porta-voz da Polícia Militar, coronel Mauro Fliess, explicou que a guerra declarada entre milicianos e traficantes justificou a operação como “absolutamente excepcional”, como exige o STF.

“Há dados de inteligência e um planejamento meticuloso por conta da periculosidade da área, do grande número de pessoas armadas e dessa proximidade de área de mata”, ele declarou, em entrevista à Rede Globo. “Nos 150 primeiros dias do ano, sem a decisão do ministro Fachin, aprendemos 152 fuzis, ou seja, média de 1 fuzil por dia. Esse período sem operações significa que mais de 30 fuzis deixaram de ser apreendidos”.

De acordo com o procurador Marcelo Rocha Monteiro, a melhor maneira de lidar com as organizações criminosas, diz ele, é punir os traficantes de forma efetiva. Para isso, seria necessário alterar a legislação. “Tráfico é equiparado a crime hediondo. Durante alguns anos, a lei proibia condenados por esses crimes de progredirem de regime prisional. Em 2006, o STF, por 6 x 5, considerou a lei ‘inconstitucional’ nesse aspecto, o que é um absurdo”, diz ele.

“Hoje um traficante, mesmo preso com fuzil, cumpre apenas 2/5 ou, dependendo do caso, 1/6 da pena e volta às ruas no ‘regime semiaberto’ – e, claro, foge”, acusa o procurador. “Além disso, se o ‘soldado’ do tráfico for menor de 18 anos (estima-se que a metade, aqui no Rio de Janeiro), nem preso (‘internado’) será, ou ficará cerca de três meses apenas”.

Histórico de violência

O envolvimento de traficantes e milicianos nos episódios de violência da cidade não é exatamente novo, e já deixou milhares de vítimas ao longo das últimas décadas. “As taxas de homicídio aumentaram de maneira continuada, inicialmente, no Rio de Janeiro. Passaram de dez por 100 mil na década de 1950 para 25 por 100 mil na década de 1970 e alcançaram 50 por 100 mil nos anos 1980”, escreve Michel Misse, professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), no artigo Crime organizado e crime comum no Rio de Janeiro: diferenças e afinidades.

Entre os anos 1950 e 1980, diz ele, o jogo do bicho foi um foco importante de violência. “Atualmente, apenas uma família disputa violentamente o controle de distribuição de máquinas caça-níqueis no Rio de Janeiro, mas o conflito não extravasa para além dos próprios atores envolvidos na disputa”, escreve o pesquisador.

A partir dos anos 1970, o crime organizado se estruturou e começou a ocupar espaços. “Nesse período, os presos políticos organizaram-se dentro das penitenciárias do Rio de Janeiro para reivindicar alguns direitos que lhes estavam sendo negados. A relativa vitória em suas reivindicações criou um efeito de demonstração para os assaltantes de banco comuns”, afirma Michel Misse.

“Eles também resolveram organizar-se para reivindicar direitos e impor seu domínio dentro do sistema penitenciário. Por isso, e pelo fato de alguns de seus líderes considerarem-se também de esquerda (embora não reconhecidos assim pelos presos políticos), passaram a designar-se primeiramente como ‘Falange Vermelha’ e, depois, pela imprensa, como ‘Comando Vermelho’ (CV), o nome que finalmente prevaleceu”. A partir dos anos 1980, novos grupos desafiaram o controle do Comando Vermelho, o que levou a uma corrida armamentista que disseminou episódios de tiroteios violentos.

“Traficantes pertencentes a comandos inimigos ou policiais versus traficantes engajam-se em conflitos armados constantemente, o que passa a ser percebido como uma guerra”, descrevem Alba Zaluar e Christovam Barcellos no estudo Mortes prematuras e conflito armado pelo domínio das favelas no Rio de Janeiro. “Nela, os ‘soldados do tráfico’ ou ‘falcões’ formam um ‘bonde’ que responderá ao ataque de outro ‘bonde’ constituído da mesma maneira. Por isso, os vizinhos não têm permissão de cruzar as fronteiras entre as favelas rivais”.

Guerra aberta

Já as milícias surgiram com o Grupo de Diligências Especiais, nos anos 1950, que depois ficaram conhecidos como Esquadrão da Morte. Foi só na década de 1990, com a disseminação do controle do tráfico pelas comunidades cariocas, que esses grupos paramilitares passaram a cobrar dos comerciantes e moradores para garantir a proteção.

“O modelo passou a disseminar-se em outros bairros da Zona Oeste do Rio de Janeiro”, prossegue o pesquisador Michel Misse, da UFRJ, “dando origem a uma organização de tipo mafioso intitulada Liga da Justiça, cujo braço político estava representado por deputados e vereadores e o braço armado por grupos de policiais militares e civis da ativa e aposentados, agentes penitenciários, bombeiros e guardas municipais, chamados pela imprensa, a partir de 2006, quando se constituíram, de ‘milícias”.

A partir da virada do século, portanto, traficantes e milicianos passaram a lutar para controlar espaços. O resultado é que as comunidades cariocas se veem, há décadas, dominadas por uma rotina marcada por ações violentas, incluindo homicídios e chacinas.

“Milícia e tráfico cada vez se confundem mais”, afirma o procurador Marcelo Rocha Monteiro, “e até se associam”.

53 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 53 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    Ricardo Maia

    ± 0 minutos

    O STF é verdadeiro teatro dos horrores. o pior STF da história

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • V

      Valmir Gonçalves Garcia

      ± 44 dias

      Sem as ações da polícia nos morros as mortes de inocentes continuam acontecendo mas não vejo ninguém nas ruas protestando e queimando ônibus aos gritos de "Queremos justiça" .

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • R

        Rodrigo Bertozzi

        ± 45 dias

        Nos últimos anos foi ao Rio com frequência a trabalho. A população é refém de sistemas cíclicos de corrupção e violência do tráfico, milícia e política. Médicos com treinamento de zona de guerra. E vem o STF e libera a guerra franca e sem proteção dos bons policiais. A visão esquerdista mata sem dó!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • J

          JJP

          ± 45 dias

          como essa decisão, faccim passou recibo que é 'o homem do tráfico e do crime organizado no supremo'.... mais um, o pcc já tinha implacado outro

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • S

            Stefan

            ± 46 dias

            STF CORRUPTO. ESQUERDOPATA

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • G

              gilberto kistner

              ± 46 dias

              A culpa destas mortes e totalmente culpa do ministro do stf que deu carta branca aos seus comparsas criminosos para roubar e vender drogas a vontade nas favelas.tem que ser denunciado a corte de haia por genocidio

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • M

                MICHAEL GUSTAV ADOLF MULL

                ± 46 dias

                Sugestão: O STF deveria realizar seus Plenos no meio das favelas cariocas. Podem levar lagosta , mas sem proteção policial e sem colete à prova de balas.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  Ana Luiza

                  ± 46 dias

                  Só alguém que mora na BrasILHA da fantasia poderia julgar assim.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • D

                    Denis Sebascon

                    ± 46 dias

                    Essa notícia você nunca verá no grupo Globo...

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • D

                      Denis

                      ± 46 dias

                      STF...

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • J

                        JJP

                        ± 46 dias

                        gazetinha censurando os assinantes, VERGONHA, só porque a verdade foi dita, facin é dilmista, petista, e essa decisão prova que é mau caráter, liberou a bandidagem.... isso não é genocídio? stf vergonha do brasil, facin, vergonha do Paraná, gazetinha, vergonha em fazer censura privada de seus assinantes!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • C

                          Carlos Roberto

                          ± 46 dias

                          O STF é uma brincadeira de mau gosto. Se acham os deuses do fazendão.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • Z

                            Zyss

                            ± 46 dias

                            Já podemos colar o selo de genocídas ao STF?

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • R

                              Renato Fonseca do Amaral

                              ± 46 dias

                              Pena que a grande maioria do povo brasileiro não pode conhecer um pais de primeiro mundo, portanto cabe conhecermos a declaração daqueles do primeiro mundo que vem ao Brasil, e relatam ao descer no aeroporto: "recebi um choque", vivenciam espanto..

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • F

                                FRANCIELY

                                ± 46 dias

                                parabéns STF!!! continue assim, ajudando afundar o Brasil!

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • L

                                  Luiz

                                  ± 46 dias

                                  stf, uma decepção atrás da outra

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Meg Litton

                                    ± 46 dias

                                    Por quê a "população" carioca não sai às ruas "protestando" contra o tráfico como faz com a polícia? Chega a ser engraçado...

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    1 Respostas
                                    • M

                                      Marco Polo

                                      ± 46 dias

                                      O Rio, por ter sido a Capital Federal durante anos, foi fruto de migração intensa de brasileiros atrás de emprego, fora os lobistas e corruptos que se alimentam do poder. Nosso legado é esse, milhões de pessoas não preparadas onde milhares de outras se aproveitam exatamente disso para se sobressaírem (Benedita, Jandira, Frexo, Glauber, Cabral, Pezão, Garotinho, Moreira Franco, Maias, Lindberg, Brizola, ... ).Como o carioca de bem pode contornar isso tudo, num País inteiro que se submete a poucos marginais corruptos mas colocados em pontos chaves?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Marco Polo

                                    ± 46 dias

                                    O STF é constituído por ex-advogados de partidos de esquerda, de sindicatos e de facções criminosas, que não possuem a mínima competência e experiência. Atuando apenas com viés político-partidário, em benefício próprio, de seus padrinhos, ou dos partidos de esquerda, falam o que a ideologia e o fisiologismo ditam as regras e condutas, produz em o que sabem e podem. Seria como se optássemos por cirurgiões que nunca fizeram cirurgia, nem se especializaram e muito menos que tenham se submetido a qualquer exame para aferir suas competências. Ora, esperar que atuem com eficiência seria, por analogia, dispensarmos os requisitos para que médicos possam realizar cirurgias.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • S

                                      Sérgio Guerra

                                      ± 46 dias

                                      Afinal de contas porque wste assunto foi parar na mão do STF? Quem pediu para que eles se manifestem? A policia tem um comando e este comando esta subordinado ao executivo. Que ***** este STFesta fazendo neste pais?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      1 Respostas
                                      • J

                                        João Carlos Carvalho

                                        ± 46 dias

                                        Foram políticos do PSB ,um partido de esquerda que entrou com essa ação no STF ! O Fachin como sempre esquerdista manifestou-se monocraticamente contra o povo carioca !

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                    • R

                                      Ricardo Martins Ribeiro

                                      ± 46 dias

                                      Sera que tem alguma relação com aquele Ministro Careca do STF que ja foi advogado do PCC?

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • J

                                        Jorge Dias

                                        ± 46 dias

                                        *** STF

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • A

                                          Adriano

                                          ± 46 dias

                                          Faltou acrescentar na matéria quais foram as alegações do ministro Fachin para suspensão das operações, esse argumento de que é por causa da pandemia não é suficiente para justificar. E não foi contestada por ninguém essa decisão? Não foram à PGR para levar o assunto ao plenário?

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • R

                                            Rogério R

                                            ± 46 dias

                                            Mais uma vez os juízes do STF agem para criar problema e não solução! Mais uma vez os integrantes do STF atuam para proteger bandidos e legalizar o crime! Transformaram o STF num sindicato do crime! Eles se revezam para tomar decisões absurdas para favorecer criminosos e perseguir cidadãos de bem que protestam contra as injustiças do judiciário. Desta vez a aberração coube a Fachin, a vergonha do Paraná!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • A

                                              Alcir Carlos Sereni

                                              ± 46 dias

                                              O QUE PODERIA ACONTECER COM O BRASIL SE NÃO TIVESSE STF?

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              1 Respostas
                                              • M

                                                Mirtão

                                                ± 46 dias

                                                Ordem e Progresso.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                            • I

                                              IvoHM

                                              ± 46 dias

                                              A luta do Governo Bolsonaro é contra o Foro de São Paulo e o Partido Comunista Chinês, que disputam o butim chamado República Federativa do Brasil. São duas frentes na disputa, a turma do Lularápio e Zé Dirceu, associados ao tráfico de cocaína, e a turma do Ciro Gomes, associado ao embaixador Yang Wanming, que querem transformar o país numa colônia chinesa. E quem dá apoio ao Presidente são os generais cotovelinho do Comando Maluco. Muito difícil...

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • J

                                                JOAO CARLOS JOLY ASSUMPCAO

                                                ± 46 dias

                                                Parabéns Fachin.....coloca na sua conta as mortes nas áreas livres para o tráfico criado por vsa senhoria.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • M

                                                  Marcos Ctba

                                                  ± 46 dias

                                                  Tem de falar com o chefe do Sr FaCHIN ESPECIALISTA EM AÇÃO POLICIAL CONTRA O TRAFICO, SABE TUDO. Para revogar essa aberração . O Rio de Janeiro infelizmente é cidade perdida , culpa do seu povo que escolhe ter essa vidinha boêmia e prazerosa sem responsabilidade.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • J

                                                    JJP

                                                    ± 46 dias

                                                    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • N

                                                      Nm

                                                      ± 46 dias

                                                      O Rio de Janeiro está um caos... não existe a presença do estado. e os "deuses" do STF colaboram para que o caos continue.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • V

                                                        VBSB

                                                        ± 46 dias

                                                        STF DP da injustiça

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • J

                                                          JJP

                                                          ± 46 dias

                                                          Quem foi que deu a liminar EXDRÚXULA? o facin, dilmista, petista, esquerdista, 'humanista', lulista..... cade a Comissão de Diretos humanos da ONU? vergonha ministrinho, vergonha...

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • C

                                                            Cristian carla a. Volski cassi

                                                            ± 46 dias

                                                            Excelente matéria! O STF é a pior instituição no momento! Que tal Fachim e cols passarem uma temporada nos morros e nas "comunidades" sem polícia? Seria interessante não?

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • C

                                                              Celso

                                                              ± 46 dias

                                                              Tudo começou com a esquerda, Leonel Brizola foi pioneiro em proibir a polícia de subir o morro!

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              1 Respostas
                                                              • N

                                                                Nico Gavelick

                                                                ± 46 dias

                                                                É verdade. Roberto Campos fala um pouco sobre isso em suas memórias.

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                            • J

                                                              Juan Pablo da Cruz

                                                              ± 46 dias

                                                              Que o STF é uma usina de injustiça todos já sabemos. E que a imprensa tradicional assassina a reputação da polícia diariamente, também. A Gazeta tem sido a última trincheira para salvar a credibilidade do jornalismo sério.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • V

                                                                VICTOR NAKAMURA

                                                                ± 46 dias

                                                                Esse Fachin é um criminoso!!! Os ministros do STF são uma vergonha!!!

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • M

                                                                  Mário Kume

                                                                  ± 46 dias

                                                                  Eu chego à triste conclusão que este país dificilmente terá jeito mesmo. Quando o próprio STF proíbe a ação de policiais no morro, soltam bandidos perigosos aos montes com o pretexto do Covid, governadores armados até os dentes para saquear o governo federal e a nação... o que podemos esperar de um país deste !? Quando se fala no artigo 142 arrepiam imaginando que os militares vão estabelecer a ditadura militar. Nem sei não seria melhor porque do jeito que está com esta "democracia" camuflada não vai dar certo...

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • A

                                                                    André Sena Pereira

                                                                    ± 46 dias

                                                                    Para que serve o stf. Para insegurança, em todos os níveis.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • R

                                                                      ROGERIO MARQUES SANTOS

                                                                      ± 46 dias

                                                                      Trabalhei no tribunal do júri por quase 10 anos em Manaus. Não tenho qualquer problema de consciência em promover o arquivamento de um inquérito quando a investigação é bem feita e permite concluir pela legítima defesa por parte dos policiais. A questão é que na maioria dos casos a investigação é mal feita e os delegados não atendem nossas requisições de diligências. A bala usada pela PM vc tem como comparar com a arma de onde saiu. Ninguém precisa mentir sobre isso. Precisamos aperfeiçoar a atuação policial e não ficar com este discurso fácil de que a polícia mata menos que bandido.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • Z

                                                                        Zenão

                                                                        ± 46 dias

                                                                        Estamos perdidos!

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • E

                                                                          Edivaldo S

                                                                          ± 46 dias

                                                                          Parabéns pela matéria. Informativa, isenta e realista, como sempre deveria ser...

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • I

                                                                            Intruso

                                                                            ± 46 dias

                                                                            Sejamos realistas, o mercado de entorpecente jamais vai deixar de existir, por representar a galinha de ovos de ouro. Pra curto e grosso, compra e usa quem quer, e o Estado tem q cuidar é da saúde de quem quer viver, e não de quem deseja o seu suicídio.. Gasta-se fortuna em razão desse mercado (com salários de autoridades e funcionários e ainda com honorários de advds dativos). Dinheiro esse q poderia salvar vidas de quem merece viver..

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • P

                                                                              Paulo Sérgio GUSSON

                                                                              ± 46 dias

                                                                              Acho que o Fachin deve ter trânsito livre nos morros do Rio de Janeiro. Quando nos livraremos dessa quadrilha do STF? Que

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • S

                                                                                ssm.gauss

                                                                                ± 46 dias

                                                                                O STF é uma verdadeira desgraça para o país. Deveria servir como guardião da constituição, mas a cada dia que passa fica comprovada sua inutilidade.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                • L

                                                                                  LUIZCARLOS

                                                                                  ± 46 dias

                                                                                  STF. Tenho nojo dessa instituição. Não representa a sociedade. Presta um desserviço à nação. E está aquém de ser "guardiã da constituição" como trombeteiam os ministros dessa corte.

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                  • P

                                                                                    Paulo Henrique

                                                                                    ± 46 dias

                                                                                    Difícil dizer o que é mais revoltante: se a conduta de ministros que privam comunidades inteiras daquele direito fundamental básico à segurança, e com isso claro dão azo a essas mortes; se a cumplicidade do presidente do Senado, que engaveta os pedidos de impeachment de ministros do STF; ou se a omissão da grande imprensa em alardear fatos como este.

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    • A

                                                                                      André R.

                                                                                      ± 46 dias

                                                                                      Esse é o stf que taí ; não votei nessa inutilidade, nesse desservico. Democracia tem lava toga ?

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                      • R

                                                                                        Roberto Garcia

                                                                                        ± 46 dias

                                                                                        Os novos 11 reis do pedaço. Mandam no executivo usurpam suas funções e o legislativo que tem o rabo preso fica quietinho.

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                        • L

                                                                                          Luiz Maia

                                                                                          ± 46 dias

                                                                                          Parabéns!

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                          • A

                                                                                            ABD58

                                                                                            ± 46 dias

                                                                                            Como diz o Siquêira: ''Silêncio na lacrosfera''

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                            Fim dos comentários.