• Carregando...
Foto postada em conta do ligada à facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP)
Foto postada em conta do ligada à facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP)| Foto: Reprodução

Horas depois de a Gazeta do Povo revelar o uso ostensivo do Twitter por organizações criminosas como o Comando Vermelho, a plataforma retirou do ar algumas das páginas que fazem apologia ao crime. Parte dos perfis, entretanto — incluindo o de bocas de fumo que divulgam seus “produtos” por meio de fotos e vídeos — continua ativa mesmo após a denúncia.

Em nota enviada à Gazeta do Povo na manhã desta quarta-feira, o Twitter afirmou: “Temos sido cada vez mais proativos em detectar possíveis comportamentos abusivos.” A empresa anunciou ter removido os perfis @CvComunidades, @FUBA_CV, @juramentoemidia, @TCPMDOSJ e @troppadoguandu. Estas contas faziam ameaças explícitas de violência contra a polícia e facções rivais.

Apesar de afirmar que a monitoração do conteúdo violento é constante, a plataforma tolerou o funcionamento dessas páginas por um longo período - em alguns casos, mais de dois anos.

Além disso, mesmo após a publicação da reportagem, algumas contas que fazem apologia ao crime continuam ativas. Uma delas é o perfil “Boca do Azul”, que, como mostrou a Gazeta do Povo, é controlada pelo Comando Vermelho. Nesta quarta-feira (20), a página começou o dia como de costume: com um vídeo que mostra, “ao vivo”, o trabalho dos traficantes na boca de fumo. “Vem rapaziada começo os trabalho pela manhã maconha de 20 a forte boca do azul jacaré parte alta a mais falada do momento”, escreveu o perfil. O vídeo que mostra os criminosos preparando a droga ultrapassou rapidamente as 3.000 visualizações.

A “Boca do Guarani” também continua fazendo suas postagens diárias normalmente. Além de divulgar fotos de tablets de maconha, o perfil publicou ontem fotografias que ajudam os “clientes” a localizar o ponto de venda de drogas, que fica no morro do Jacarezinho.

Outros perfis ligados a organizações criminosas, como o do “Complexo do Chapadão”, “Favela do Castelar”, também continuem no ar. O Twitter informou que vai continuar a fazer uma “análise contínua” dos perfis.

Veja a nota do Twitter na íntegra: 

"O Twitter tem regras que determinam os conteúdos e comportamentos permitidos na plataforma, incluindo a Política contra organizações violentas, a Política contra ameaças violentas e a Política Contra Glorificação da Violência. Violações a essas regras estão sujeitas às medidas cabíveis. Temos sido cada vez mais proativos em detectar possíveis comportamentos abusivos, mas também contamos com as denúncias das pessoas nesse esforço. Para saber como denunciar, veja este link: https://help.twitter.com/forms/abusiveuser

Além disso, gostaríamos de avisar que as seguintes contas foram suspensas e que seguiremos com nossa análise contínua dos perfis e sua possível ligação com organizações violentas:

@CvComunidades

@FUBA_CV

@juramentoemidia

@TCPMDOSJ

@troppadoguandu.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]