• Carregando...
Tropas venezuelanas participam de coletiva de imprensa concedidade pelo ministro da Defesa, Vladimir Padrino Lopez, em Fort Tiuna, em Caracas, em 14 de agosto de 2017 | FEDERICO PARRA/
AFP
Tropas venezuelanas participam de coletiva de imprensa concedidade pelo ministro da Defesa, Vladimir Padrino Lopez, em Fort Tiuna, em Caracas, em 14 de agosto de 2017| Foto: FEDERICO PARRA/ AFP

Saques, mortes, violação de direitos humanos, inflação exorbitante, fome, protestos nas ruas, anulação do parlamento, multidões buscando refúgio nas fronteiras. Notícias sobre este cenário venezuelano, já consagrado como a mais nova ditadura na América Latina, têm levado brasileiros a avaliar como insuficiente a forma como governo Michel Temer se posiciona sobre a crise no país vizinho. De acordo com um levantamento do instituto Paraná Pesquisas, um em cada quatro brasileiros é a favor que o Brasil envie tropas militares para intervir na Venezuela.

Leia também: 9 motivos pelos quais o PT, PDT e PC do B deveriam ter vergonha de apoiar Maduro

Ao todo, são 29,4% dos entrevistados favoráveis à medida, enquanto 67,4% são contrários e 3,2% afirmam não saber opinar sobre o assunto. Deste público, os homens compõem a maioria das pessoas que responderam apoiar uma intervenção militar, com 34,5% dos entrevistados. A faixa etária que se mostra mais favorável a agir internacionalmente é de 16 a 24 anos de idade, com 40,7% do público. 

Além disso, ainda de acordo com o Paraná Pesquisas, a maior parte dos apoiadores do envio das tropas para Caracas, 38,6%, é moradora do Sul do Brasil — 30,7% são do Sudeste, 27,3% do Nordeste e 20,1% do Norte e Centro-Oeste. Com margem de erro de 2% para os resultados gerais, a pesquisa envolveu uma amostra de 2.468 pessoas e foi realizada através de um questionário online, entre os dias 8 e 11 de agosto. 

Caos 

Desde que a crise venezuelana se intensificou, em abril deste ano, 163 pessoas já morreram no país durante confrontos envolvendo forças de segurança, apoiadores e opositores do regime do presidente Nicolás Maduro. O Observatório Venezuelano de Conflitos Sociais estima que, ao longo desses últimos quatro meses, tenham ocorrido 6.729 protestos em 22 de 24 estados do país. 

Leia também: ‘Boom’ de venezuelanos faz prefeitura brasileira buscar professores de espanhol

Na tentativa de fugir desse caos, uma legião de refugiados tem buscado recomeçar a vida além das fronteiras da Venezuela. Pelo menos 30 mil venezuelanos vieram para o Brasil neste ano. Destes, cerca de 9 mil pediram oficialmente refúgio à Polícia Federal, o que inclui de jovens a famílias inteiras. A principal porta de entrada é Pacaraima, Roraima, cidade de 12 mil habitantes, mas que já está no limite, com 25 mil pessoas vivendo no local. 

Suspensão 

Essa situação tem ecoado junto à comunidade internacional. Recentemente, a Venezuela foi suspensa do bloco do Mercosul por ruptura da ordem democrática. A medida ocorreu após a aprovação da Assembleia Constituinte de Maduro, que anulou o Parlamento, tomou plenos poderes no país e vai reescrever a Constituição venezuelana. 

O regime de Maduro também destituiu a procuradora-geral Luisa Ortega Díaz, que segue sob proteção do governo colombiano.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]